A Catastrófica História de Nós Dois

A Catastrófica História de Nós Dois Jess Rothenberg

Resenhas - A Catastrófica História de Nós Dois

Jonas.Pereira 06/11/2015

A estória incrível e maravilhosa da garota que morreu de coração partido
A Catástrofica História de Nós Dois é simplesmente um dos melhores livros que já li em toda a minha vida.Ele conta a história de Brie Eagan,uma jovem de 15 anos,que morre de coração partido,isso mesmo,quando seu namorado Jacob diz a ela que não a ama,o coração de nossa querida personagem parte-se ao meio.Com a ajuda de Patrick ela passará pelas cinco fases do luto:Negação,raiva,barganha,tristeza e aceitação.O livro é narrado em primeira pessoa por Brie,ela é inteligente,sagaz e hilária.Sério,ri várias vezes de certos comentários de Brie e de seu relacionamento com Patrick.Um cara dos anos 80,que não cala a boca e que vai ajudar Brie em sua jornada.Também gostei bastante de Patrick,foi um personagem bem elaborado,que nos faz dar boas risadas,junto a Brie.

Os personagens são críveis e apaixonantes,suas histórias dolorosas e cativantes.A escrita da autora é absolutamente única,sincera e divertida.Brie e Patrick me conquistaram irreversivelmente,com sua maneira de ser,pensar e agir.A autora tratou de temas como:morte,perdão,negação,raiva,suicídio,aceitação e vários outros temas delicados de uma forma carismática e ágil.Fiquei muito surpreso com o livro,os personagens,com tudo.Absolutamente eu amei A Catástrofica História de Nós Dois,o título não poderia ser melhor.Enfim,imaginei que o livro seria bom,só não imaginei que ele me surpreenderia tanto e que seria tão maravilhoso.Li ele doente,porque não consegui me desgrudar,e valeu a pena,porque,enquanto o lia me esqueci da minha doença,ela foi desaparecendo,mesmo voltando depois que acabei de ler.A Catástrofica História de Nós Dois é INCRÍVEL,amei por demais esse livro,vocês não tem ideia.LEIAM!ele é lindo demais,tem importantes mensagens a passar,maravilhosos personagens e um final espetacular.
Apaixonante,sincero,doloroso,emocionante,divertido e surpreendente.A Catástrofica História de Nós Dois vai ficar gravado em meu coração.

P.S:Queria ter escrito mais,mas me faltam palavras diante dessa leitura fantástica.

Eri Guimarães 29/04/2013

Amor Além da Vida... Literalmente!
Brie Eagan tem tudo o que uma garota poderia desejar. Ok, talvez nem todas queiram ter nome de queijo e apelidos envolvendo esse alimento, mas, mesmo assim, ela pode se considerar uma garota sortuda. Ter uma família feliz com um irmão mais novo que a idolatra, três amigas incríveis e inseparáveis, participar do grupo de salto ornamental do colégio e ter um namorado maravilhoso realmente é um privilégio. A vida vai indo muito bem, obrigada. Mas então, pouco antes de completar 16 anos, Brie recebe de cortesia do namorado outra coisa que as garotas não gostariam de ter: um coração partido. E morre. De coração partido, literalmente.
Chegando ao "céu", não é bem um céu, mas é o lugar para onde algumas pessoas jovens, assim como ela, foram após perder suas vidas. Lá Brie conhece Patrick - Alma Perdida Residente - o qual torna seu amigo e guia, ajudando-a, e mostrando que a morte pode ser um novo começo, mas para isso muitas coisas ainda devem se resolver.
Quando Brie volta à sua cidade (como um fantasma), percebe que tudo está diferente de antes, sua família se desintegrou, sua melhor amiga esconde um terrível segredo sobre Jacob, e a verdade disso tudo pode partir seu coração novamente. Mas como será possível recomeçar uma pós-vida com a sensação de que seu coração está sendo quebrado novamente? E como ajudar quando tecnicamente não se pode mais?
O livro é narrado em primeira pessoa por Brie, uma garota doce, com sentimentos puros, uma pessoa que acredito que todos gostariam de ter como amiga. Como toda adolescente ela tinha seus sonhos, amores, e de repente vê que sua vida acabou. A forma como a autora construiu a personagem e como ela narra a sua morte e ida para a pós-vida é emocionante, não é nada muito melancólico, mas nos toca. Mesmo narrado em primeira pessoa temos uma dimensão do impacto que a morte da jovem causou nas outras pessoas e como isso repercutiu em suas vidas.
No decorrer da história, vamos descobrindo aos poucos o que causou a morte de Brie, porque, e como há coisas muito além por trás daquilo que Jacob a disse. Mas como todo ser humano às vezes fazem julgamentos precipitamos, ou através de uma informação criamos ou pensamos saber toda uma história, com a personagem não foi diferente. Ela pensou uma coisa, e nos levou também a pensar aquilo, mas a autora nos surpreende, e muito.
É um livro doce, sensível, leve, muito bem construído que consegue interligar a história dos personagens e os atos de uma forma que não deixa o leitor com dúvidas e ainda o surpreende. No início acreditei que o título da obra referia-se a um primeiro acontecimento, mas ao terminá-lo percebo que não, ele vai além.
Outra coisa legal sobre o livro é que cada capítulo tem como título uma música, principalmente sucessos dos anos 80 e ao final do livro há uma playlist com as músicas e os álbuns em que estão.
A catastrófica história de nós dois se junta aos demais livros de literatura infanto-juvenil de ótima qualidade e de histórias originais, que tem algo a mais a mostrar ao leitor, além, muito além, de apenas um romance adolescente. O amor pode estar em cada detalhe, e talvez ele nunca acabe, mesmo quando nos vamos. Esse livro entrou pra minha lista de favoritos. É mais um que recomendo com segurança!

Critérios de Avaliação

a) Arte da Capa:
A capa é simples, Uma garota com vestido roxo e expressão serena (que logo no inicio no livro sabemos que é a Brie) flutuando entre as nuvens com uma ponte de cabeça pra baixo às suas costas. Com uma mistura de branco e azul bem claro passa a leveza da ‘paz eterna’ e o ‘caminho para a eternidade’.

b) Trama:
A trama é bem criativa, mostrando o que aconteceu no pós-morte da protagonista. Baseada nas cinco fases do luto, o desenvolvimento varia muito de intensidade conforme Brie vai passando por cada uma delas. E os toques cômicos dão uma leveza essencial pra um tema que por si só já é pesado.

c) Caracterização das Personagens:
A autora construiu bem o universo adolescente, seus personagens têm personalidades bem ativas e as emoções bem complexas. Mesmo os que pouco aparecem tem suas características bem marcadas e definidas, criando uma identidade única, mesmo para os coadjuvantes. E a evolução da Brie, o abrir de olhos que ela tem nessa trajetória, a transformação interior foi muito bem trabalhada.

d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc.):
O livro tem as folhas porosas em uma cor de creme bem clarinha. A diagramação é bem simples, gosto muito do tamanho da fonte que usaram, ajuda muito na leitura. Gosto muito das revisões da editora Rocco, são ótimas e nesse caso não é diferente.

e) Comparação com outras obras do gênero:
A história é o clichê de um romance adolescente com todo o mar de insegurança e o ar de descoberta da vida adulta de sempre. O inovador é que esse desabrochar acontece na morte. Tem seu lado cômico, mas ao mesmo tempo implica pra muitos valores profundos, como família, amizade e a aceitação de si mesmo.

Essa resenha pode ser vista e comentada no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/04/resenha-catastrofica-historia-de-nos.html

simone 17/12/2019

O que fazer se você morre justamente quando sua vida parece estar perfeita? O que Brie descobriu foi que a vida não era perfeita e que não tinha "acabado" como ela pensava era tudo muito mais complicado, muito mais.......

Daiane251 30/01/2013

A catastrófica história de nós dois
Resenha publicada em meu blog No Universo da Literatura

"Morrer de coração partido é só o início...Bem-vindo à eternidade"

O livro A catastrófica história de nós dois, é escrito por Jess Rothenger, a qual passou parte da ultima década editando livros para crianças e adolescentes, atualmente mora em Nova York e passa o tempo escrevendo.
Dessa vez nossa protagonista é Brie, uma adolescente que faleceu aos 15 anos. Sua morte fora causada em um encontro romântico com Jacob, seu namorado, o qual lhe dera uma notícia que partiu seu coração - literalmente. Agora que está morta, ela pode sentir e rever sua vida e os acontecimentos que antecederam sua morte, percebendo então que o amor não é algo tão simples, mas que envolve uma profundidade de demais sentimentos.
Chegando ao "céu", não é bem um céu, mas é o lugar para onde algumas pessoas jovens, assim como ela, foram após perder suas vidas. Lá Brie conhece Patrick, o qual torna seu amigo e guia, ajudando-a, e mostrando que a morte pode ser um novo começo, mas para isso muitas coisas ainda devem se resolver.
Então Brie quando volta a sua cidade (como um fantasma) e percebe que tudo não está diferente de antes, sua família se desintegrou, sua melhor amiga esconde um terrível segredo sobre Jacob, e a verdade disso tudo pode partir seu coração novamente. Mas como será possível recomeçar uma pós-vida com a sensação de que seu coração está sendo quebrado novamente? E como ajudar quando tecnicamente não se pode mais?

"Eu estava caindo. Caindo no tempo e no espaço, nas estrelas e no céu, e em tudo que existe entre as coisas. Cai durante dias, semanas, e sentia como se fossem vidas e mais vidas. Cai até esquecer que estava caindo"

Ao começar a história, vamos descobrindo aos poucos o que causou a morte de Brie, porque, e como há coisas muito além por trás daquilo que Jacob a disse. Mas como todo ser humano às vezes fazem julgamentos precipitamos, ou através de uma informação criamos ou pensamos saber toda uma história, com a personagem não foi diferente. Ela pensou uma coisa, e nos levou também a pensar aquilo, mas a autora nos surpreende, e muito.
É um livro doce, sensível, leve, muito bem construído que consegue interligar a estória dos personagens e os atos de uma forma que não deixa o leitor com dúvidas e ainda o surpreende. No início acreditei que o título da obra referia-se a um primeiro acontecimento, mas ao terminá-lo percebo que não, ele vai além.

"Na verdade, descobri que o inferno não é uma chama queimando, fogo e miséria. é muito, muito pior do que isso. O inferno é quando as pessoas que você mais ama alcançam a sua alma e a arrancam de você. E fazem isso porque podem"

A autora é experiente, e isso deve ser um dos fatores para o livro ser tão bom, e muito bem escrito. A estória consegue te envolver, de início pode parecer pesada, mas não é. O cenário, as cenas, foram muito bem montadas. Você se emociona, ri, é como se Brie nos levasse além das páginas, nos fizesse pensar também em nós, nossas relações familiares, amizades, e embora possa parecer clichê demais, nunca se esquecer de dizer a essas pessoas o quanto a amamos e são importantes para nós, pois não sabemos o dia de amanhã, nem a próxima hora, nem minuto...
A catastrófica história de nós dois se junta aos demais livros de literatura infanto-juvenil de ótima qualidade e de estórias originais, que tem algo a mais a mostrar ao leitor, além, muito além, de apenas um romance adolescente. O amor pode estar em cada detalhe, e talvez ele nunca acabe, mesmo quando nos vamos.
Cada capítulo tem como título uma música, ao final do livro há uma playlist com as músicas e os álbuns em que estão. O tratamento que a Editora Rocco deu ao livro, também não deixa a desejar, além do cuidado com a capa, vemos um cuidado ótimo com a tradução, revisão e a diagramação interna que está belíssima.
Livro recomendado para quem quer uma leitura leve e ao mesmo tempo emocionante, com certeza não o esquecerei.

Link da resenha em meu blog: http://www.nouniversodaliteratura.com/2013/01/resenha-catastrofica-historia-de-nos.html

Nat 03/02/2022

Esse livro é muito bom!!!
Se você acha que é impossível morrer de coração partido, esse livro mostra a você o quanto você está enganado...

Sobre o livro: Aubrie, mais conhecida como Brie (sim, tipo o queijo) tem uma vida relativamente boa para uma garota com um sopro no coração. Tem um namorado, faz natação, tem melhores amigas incríveis e mantém sua vida esportiva ativa desde pequena. O sopro era apenas um detalhe, nunca a incomodou ou a impediu de fazer alguma coisa. Mas a rachadura que fez o seu coração se partir a matou...
Agora que está no seu pedacinho do céu, ela quer se vingar do responsável por sua morte, e o único jeito dela conseguir fazer isso é pedindo ajuda a um dos garotos de lá para pregar uma peça em seu ex-namorado...

Minha opinião: Eu amei demais. Tanto o enredo dele quanto a maneira que o casal se desenvolve, o livro não é um livro sério e muito menos pesado, vc consegue ler ele em um dia e com certeza vai rir em boa parte. O suspense sobre o sonho dela te prende o livro todo sem nem perceber, e ao longo de tudo ela te dá algumas dicas sobre mas eu nem percebi kkkk

Apenas leiam, não vão se arrepender.

"Morrer de coração partido é só o início... Bem vindo à eternidade"

Larissa 12/01/2023

Livro bom, capa feia
Adorei os personagens, a história é fofa e com alguns mistérios que são até previsíveis, o que não é de todo ruim já que a emoção se encontra em ler a forma como as coisas vão se desenrolando. Eu gostei bastante, principalmente pelos capítulos terem títulos de músicas dos anos 80, e a história ser definida pelos 5 estágios do luto, mas se eu tivesse julgado pela capa, jamais teria lido.