Tão Mais Bonita

Tão Mais Bonita Cara Hoffman

Resenhas - Tão Mais Bonita

naniedias 13/08/2012

Tão Mas Bonita, de Cara Hoffman
Claire e Gene desistem de morar na cidade grande e se mudam para Haeden, uma pequena cidade no interior do estado de Nova York, onde pretendem criar Alice, sua filha.
Os anos passam e a menina cresce - é inteligente, bonita, uma excelente esportista. Mas é bastante diferente de todas as crianças.
Stacy Flynn foi para Haeden atrás de um grande furo de reportagem, mas durante algum tempo suas principais matérias são sobre Alice, a menina-prodígio. Até que Wendy White, que trabalhava como garçonete, some.
Stacy sente que precisa ajudar a resolver o caso, precisa encontrar a menina com vida.

O que eu achei do livro:
Confusa a sinopse?! Não tanto quanto o livro.
Não gostei de Tão Mais Bonita. O livro não só não conseguiu me conquistar, como me deixou sem vontade de ler outras coisas.
A escrita de Cara Hoffman é gostosa e ágil, mas a forma como a história foi narrada não é. Os capítulos estão bastante bagunçados na história - que cada hora é contada do ponto de vista de um personagem, alternando narrativas em primeira e terceira pessoa. Como se isso já não fosse confuso o bastante, a autora ainda bagunçou completamente a cronologia dos capítulos. Entretanto, não há uma grande diferença de narrativa - marcando cada personagem -, o que, na minha opinião, deixou a leitura ainda mais lenta e menos interessante.
Você começa o livro sem saber o que aconteceu exatamente e chega ao final sem receber muitas explicações e isso é extremamente frustrante. Terminar uma história sem saber o que realmente aconteceu não é bacana, ao menos na minha opinião não é. Passar o livro inteiro sem saber exatamente do que se trata a história também não é algo legal.
Chris Cleave achou o livro "impressionante... Uma obra apaixonante, inteligente e louvável" e talvez essa seja a sua opinião também. Mas eu achei o livro chato, entediante e extremamente confuso. Fiquei muito decepcionada quando a autora não revelou tudo o que eu queria saber (na verdade, ela não revela quase nada). Não consegui me prender aos personagens e quase me perdi tentando acompanhar a história e montar o quebra-cabeça em minha mente - encaixar os capítulos desconexos para mim foi uma tarefa impossível e, na minha opinião, algumas peças essenciais ficaram faltando. A constante mudança de foco narrativo não dá ao leitor espaço para embarcar na trama e vivenciar a história, deixando-o ainda mais distante e menos envolvido.
Enfim, Tão Mais Bonita não conseguiu me ganhar e eu não recomendo o livro. Apesar disso, vale saber que o livro foi apreciado por muitos e, inclusive, foi eleito o melhor livro de suspense de 2011 pelo The New York Times Book Review.

Nota: 2
Dificuldade de Leitura: 8

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
carool 17/08/2012minha estante
eu não entendi o livro,não sei oq o primeiro capitulo tem a ver com a final.se souber por favor me responda,achei o livro confuso e tinha que vooltar pra ver as datas pra ver os lugares e isso me deixou irritada ainda mais com o final q eu n entendi.

naniedias 18/08/2012minha estante
carool, o livro acaba sendo bem confuso, né?! Essa bagunça cronológica nos capítulos realmente tornou a leitura lenta e complexa - não gostei da forma como a autora fez isso.
A maioria dos capítulos nem mesmo está diretamente ligada a conclusão da história, apenas conta algumas coisas sobre o passado dos personagens.

carool 18/08/2012minha estante
o primeiro capitulo diz uma coisa no final que me deixou intrigada,no qual fala na voz de Clarie q tinha uma pessoa nua no mato aguardando-a.

naniedias 21/08/2012minha estante
Carool, acho que esse ele no final do primeiro capítulo refere-se ao medo que os aguardava. Só isso. Não é alguém em si.

Consuelo 29/08/2012minha estante
Acabei d ler a pág. 112 e parei!! Foi o pior livro q comprei até hoje - exceutando o Cemitério de Praga (Umberto Eco) q foi uma surpresa p mim pq depois d O Nome da Rosa pensei q seria fantástico, q nada! A narrativa em forma d diário e com um personagem com dupla personalidade q vc não quem era quem..
Com relação ao livro Tão Mais Bonita, achava q era um livro q prenderia minha atenção pelo suspense, mas se tornou as vzs um 'porta-voz' ambientalista radical e propaganda das condições do estilo d vida americano q está corroído atualmente em algumas cidades-fantasmas... então parei, comecei a ler outro ...

naniedias 29/08/2012minha estante
Consuelo, ainda tem mesmo esse lado - embora ele não tenha me incomodado...
O livro, para mim, acabou sendo muito fraco. Não acho que tenha perdido nada por parar a leitura.

Blackassia 07/09/2014minha estante
Livro pior que péssimo,história se nenhum nexo,mas consegui ir até o final depois de ler juntei as peças e ainda me faltaram algumas.Não recomendo de forma alguma...
Ainda não sei bem em que lugar foi parar o suspense.

João 14/10/2014minha estante
Até que enfim achei alguém que ficou tão indignado como eu por o assassinato do livro não ter quase nenhuma explicação!!Gostei da resenha!Expressa o mesmo que senti ao ler esse livro.

Mari M. 19/03/2020

Impactante
Fluido,bem escrito.
Capitulos alternados com vários personagens, e saltos no tempo(atenção nestes detalhes)
Um crime, revela uma reação de quem menos se espera.

Karine 03/05/2013

Tão Mais Bonita
Hoje trago para vocês a resenha de "Tão mais bonita". Um livro que devorei em um dia. Simplesmente porque não conseguia parar de lê-lo. Li durante as aulas, no ônibus, em pé. Mas li. Foi uma leitura que me prendeu bastante. Pessoalmente, surpreendi-me com o livro. Esperava um romance policial estilo Harlan Coben ou James Patterson. Contudo, a trama vai além de uma busca policial por um criminoso, vai além da descoberta de quem cometeu o crime.

A história se passa em Haeden, uma cidade do interior de Nova York. Claire e Gene decidem se mudar para lá e criar sua filha, Alice. Ela, claro, não é uma menina comum. Extremamente inteligente, o destaque da turma e o orgulho de seus pais. Além de ser uma inventora e esportista em ascendência. Alice, desde a infância, possui um melhor amigo que está sempre com ela nos momentos de brincadeiras e em suas aventuras científicas.

Por outro lado temos Wendy White, uma garota cujo paradeiro é desconhecido. Há quem diga que ela fugiu, outros acham que ocorreu um crime. E em uma cidade pequena como Haeden onde não acontece um escândalo nunca, o misterioso caso de Wendy nunca deixa de ser comentado. É aí que entra a jornalista Stacy Flyn, quem não está só disposta a desvendar tudo isso, mas como está obcecada por entender o que aconteceu. Para ela, é óbvio que se trata de um crime.

Cara Hoffman cria uma trama piscológica que te prende durante a leitura. É claro que houve pessoas que acharam o livro super confuso e tudo mais, e, de certo modo, ele é sim, de fato. Cada capítulo é narrado por um personagem diferente, desde os mais importantes até os simples moradores da cidade. Além de ser cheio de depoimentos policiais sobre o caso. A narrativa também intercala o passado e o presente. No fim, essa mistura toda acaba dando uma certa confusão. Mas eu adoro essas idas e vindas do passado e o fato de ter as impressões de vários personagens, já que a narração por cada personagem acontece em terceira pessoa, com um narrador onisciente.

Acredito que seja por isso que a sinopse do livro diga um monte de coisas e no fim não diga nada realmente. Se você só gosta de livros em ordem cronológica, descarte já este. Todavia, se já é como eu e não se importa, ou chega até a gostar, leia. É um livro extremamente diferente e interessante. A forma como a história é ligada por todos os moradores da cidade é surpreendente. Então fica a dica aqui e eu espero que você considere pelo menos a leitura
adenilza.rodrigues.5 07/07/2015minha estante
Concordo com vc. Livro é otimo, Historia Incrivel. No comeco fiquei meio confusa, mas depois comecei a prestar mais atencao as datas. Uma trama maravilhoso e com um final surpreendente. Tem ate um gancho para talves uma trilogia.

Cami 21/09/2012

[Equalize da Leitura] Resenha de Tão Mais Bonita
Claire e Gene trocam o barulho e a correria da cidade grande por Haeden, uma cidadezinha no norte de Nova York, em busca de mais conforto e paz para eles e a pequena Alice. Haeden é a típica cidade onde as pessoas criam raízes e moram ali com sua família por muito tempo. Apesar do clima tranquilo, anos após a mudança dos Piper, um crime deixa todos em alerta: Wendy White, a doce e preocupada Wendy, havia sumido.

"Acontece o tempo todo: uma mulher desaparece, a família se lamenta, e o caso permanece sem solução."

Cinco meses após o desaparecimento, encontram o corpo de Wendy e a suspeita se torna fato: ela fora assassinada. Mas por quem? As pessoas estavam acostumadas a ver isso em cidades grandes e violentas mas não em Haeden. Apesar disso, todas elas parecem não querer se envolver com isso, deixando o caso sem solução mesmo. Obviamente Stacy Flynn, a repórter que estava na cidade fazendo pesquisas sobre os impactos ambientais, não ia deixar um crime como esse passar despercebido.

Ao ler a reportagem de Flynn sobre a violência contra as mulheres, a pequena Alice, que agora já era uma adolescente assustadoramente inteligente e precoce, liga os pontos e decide pesquisar um pouco mais sobre o assassinato de Wendy, entrelaçando assim o seu destino ao dela quando um outro crime acontece na cidade.

"O que sabemos sobre Alice Piper? Tecnicamente, ela é um gênio. O QI é de 158. Obteve 2.300 pontos no Exame de Aptidão Escolar. É atleta. Agora, pense no que isso significa. Pense no que isso significa para uma garota em Haeden."

Tão Mais Bonita é o primeiro livro da autora Cara Hoffman e confesso que achei que seria uma história totalmente diferente. A sinopse é confusa, mas não tanto quanto o próprio livro. A história é narrada por diversos pontos de vista e isso prejudica muito a leitura. O passado é intercalado com o presente e, muitas vezes, você tem que ler a mesma coisa de novo e de novo para entender. Cada capítulo é narrado por uma pessoa diferente e em tempo diferente, fora que se o título do capítulo não dissesse quem está narrando, eu estaria mais perdida do que quando estava lendo.

Me senti extremamente burra ao ler essa história. Fiquei pensando comigo mesma: será que só eu não consigo entender esse livro?. Eu lia e relia algumas partes e acabava por me distrair por causa da minha dificuldade em entender a história. Não acho que eu seja burra, mas até o meio do livro a minha mente só dava mais nó. Até que finalmente as coisas começaram a fazer um pouco de sentido e a história foi pra frente. A melhor parte do livro, na minha opinião, foi o final, onde a autora finalmente mostra do que é capaz! Ainda assim, não conseguiu salvar o desastre do começo. Tão Mais Bonita tinha tudo pra causar uma ótima reação nos leitores, mas o excesso de mistério e as frequentes mudanças de narrador e tempo acabaram deixando o livro chato e confuso.

A capa é simples e muito bonita, mas não acho que tenha muita a ver com a história. A diagramação não teve nada demais, além da revisão impecável. E o título... Não fez sentido nenhum pra mim até agora me sentindo burra novamente. Enfim, sendo objetiva: não recomendo. Mas se vocês quiserem ler, não desistam logo no começo, porque é na metade do livro que ele fica bom. Se vocês já leram, deixem suas opiniões nos comentários e se alguém entendeu tudo rapidinho e me achou burra mesmo, me comunique, por favor, porque eu ainda estou um tanto frustrada com esse livro!

Resenha originalmente postada no Blog Equalize da Leitura.

site: http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/2012/09/resenha-tao-mais-bonita.html
Aisla 14/11/2013minha estante
Eu concordo totalmente com voce. Ate agora nao entendi o nome do livro. E achei extremamente confusa a historia.

João 14/10/2014minha estante
Também estou me sentindo burro Camis!!Nem a tradução do título original faz sentido pra mim..e concordo com você.MUito confuso esse livro.

gleicepcouto 31/08/2012

Boa trama, mas que peca pelo excesso de mistério e início arrastado

***

Tão Mais Bonita (Intrínseca) é o romance de estreia da escritora norte americana Cara Hoffman. Não precisava saber mais nada da autora quando li na capa que Chris Cleave (Pequena Abelha) indicava o livro, considerando-o impressionante. Gosto do cara. O cara gosta da Cara (trocadilho MEGA tosco). 'Bora ler, então!

A história se passa na pacata Haeden, no estado de Nova York. O casal Claire e Gene, juntamente com sua pequenina filha Alice, se mudaram para lá em busca de uma vida mais simples, menos estressante e mais comunitária. Anos após chegarem, algo de ruim acontece com uma moradora exemplar da cidade: Wendy desapareceu sem deixar rastros. Teria fugido? Foi assassinada? Ninguém sabe, mas a jornalista Stacy Flyn está disposta a descobrir. De forma corajosa, Flyn vai em busca da verdade, tentando desvendar o mistério em volta do sumiço de Wendy. Este acontecimento não só afetará a família da moça, mas cada um dos moradores da cidade de Haeden - para o bem, ou para o mal.

Vocês me acham burra? Eu não me acho, mas sei lá, né? Posso estar enganada, não sei. Essa dúvida pintou quando comecei a ler esse livro. Os motivos foram muitos.

Há vários PDVs no livro e todos bem parecidos. Só sabia que era a voz de determinado personagem porque vinha indicado no início do capítulo. O problema é que os PDVs vinham fora de ordem, intercalados por provas do tal acontecimento, que de início, você pensa que é um somente, mas depois percebe que são dois.

Além disso, a história mescla presente e passado, e este, diversos anos. Novamente: mesmo sinalizado no início dos capítulos é confuso. Você vai e volta no tempo e ainda com PDVs diferentes, com o plus dos muitos mistérios.

Pois é. Muitos mistérios. A grande maioria deve estar pensando 'Ah, mas um suspense é bacana.' Eu concordo, mas tem que ser utilizado com cautela. Cansa o leitor. Faz com que ele se sinta burro. Acho que esse foi o meu caso.

Isso, porém, acontece até a primeira metade do livro. Depois, você se situa e a história começa a fazer sentido. Na verdade, a história muda da água pro vinho e temos a impressão de que estamos lendo outro livro (muito melhor). A narrativa fica mais ágil e a trama sofre uma reviravolta interessante.

Os personagens foram bem elaborados, mas não espere nada muito profundo, com background muito sólido. Conseguimos entrar na cabeça de apenas alguns personagens, não de todos. Muitos PDVs em uma história, quando não perfeitamente arquitetado, dá nisso...

O grande mérito da obra fica por conta das cenas finais. A autora conseguiu um grande êxito ao ter a coragem de desconstruir completamente um personagem com uma ação inesperada. E o mais impressionante: o personagem não pareceu bipolar. Após essa ação, recapitulei os fatos relacionados a ele e tudo fez sentido.

A única coisa que, definitivamente, não fez sentido foi o título. Sem comentários.

Tão Mais Bonita, por fim, é um livro bom, que poderia ter sido ótimo, se o início fosse mais nítido e mostrasse claramente para o que o livro veio. É uma leitura válida? É, mas nada que você não possa deixar pra depois.

Andrea 27/12/2013

A primeira coisa que você deve saber sobre esse livro é: não acredite na sinopse. Comprei achando que seria policial e bem, passa longe disso. É só um romance que tinha tudo pra ser bom. Você termina de ler com essa sensação: poderia ter sido melhor.

O livro é relativamente curto (tem 288 páginas), mas que tirando as partes desnecessárias (as lamentações do Constant, as redações/os trabalhos da Alice, o teatro do cão na manjedoura WTF FOI AQUILO???), poderia ter metade do tamanho e ainda assim obter o mesmo resultado. (Mas menos entediante, claro.) A autora conseguiu encher muita linguiça, rodear eternamente o tema principal e insistir em assuntos sem relevância pra história. Ela poderia ter falado da fábrica de laticínios, por exemplo, com uma investigação mais profunda. Ou falar mais da Alice, mas falar mesmo, sem inserir aqueles textos pretensiosos que ela escrevia pra escola. Aliás, acho que essas coisas envolvendo a suposta genialidade da Alice, foram as partes mais chatas da narrativa, até mais que as partes envolvendo Claire, Gene e Constant.

Num geral, é um livro meio confuso, entediante e bastante chato, pra ser sincera, mas com um tema excelente e personagens que definitivamente poderiam ter sido mais bem explorados. No final das contas, é isso que fica: tudo que poderia ser e não foi.
João 14/10/2014minha estante
Perfeita sua resenha Andrea!!Teve muito enchimento de linguiça e o assassinato foi muito mal elucidado!

Jessyca 14/03/2022

Tão mais bonita...
Já adianto que é uma leitura confusa, não me agradou por diversos motivos. Li a sinopse e achei super interessante, mas não foi aquilo que eu estava esperando. A sinopse passa uma informação bastante chamativa e te deixa curioso. Mas, a partir do momento em que você começa a ler, essa curiosidade vai diminuindo. Eu só terminei pq não gosto de abandonar livros (só em casos que realmente n da mesmo). Mas é isso ai, esperei algo e o livro não entregou o que eu queria.

Tayana Alvez 10/12/2014

Tão, (mas tão) mais bonita
- É o melhor livro que lí esse ano, sem a menor sombra de dúvida.

Tão mais bonita é o primeiro livro da autora Cara Hoffman, e saber disso dá vontade de ler QUALQUER COISA que ela escreva!

Tão mais bonita é sem duvida um livro que deveria ser paradidático, o livro é um alerta para o que tem acontecido com as mulheres na nossa sociedade, sem parecer ser algo do gênero, concordo com o Publishers Weekly quando dizem que o livro se configura como "Uma história arrebatadora, que permanecerá por muito tempo na memória do leitor".

No início do livro somos apresentados a alguns dos personagens que configuram-se como os principais: Claire, Gene, Alice,Flynn e Wendy White.

A história se passa em Haeden, uma cidadezinha Nova Yorquina, o prólogo nos diz que estão procurando uma mulher, pode ser uma mulher específica ou qualquer mulher, isso não importa realmente, a questão é que ela desaparecera, pelo simples fato de ser mulher.

Desapareceu e ninguém sabe como ou porque, já que essa menina é a Wendy White, uma menina dócil, inocente de cidade pequena, que diferente da maioria das meninas de cidade pequena que conhecemos pelos livros e filmes, sonha em continuar na sua cidadezinha e construir sua vida por lá mesmo.

O desaparecimento de Wendy choca a todos, mas Flynn que é a repórter da cidade e Alice são especialmente afetadas.

Flynn mudou-se para essa cidade no interior com fins de descobrir algo sobre o processo de industrialização de uma fábrica, pertencente a uma das mais tradicionais e ricas famílias da cidade, infelizmente suas intenções foram frustradas.

Alice Piper, filha de Claire e Gene é uma pequena Genia que analisa todas as relações sociais de uma forma peculiar e muito própria, sempre utilizando o custo x beneficio. Quando Wendy White desaparece e Alice é afetada da forma que acompanhamos ao longo das páginas, somos apresentados a rotina que a família Piper dividia com dois amigos, Constant, amigo de longa data dos Piper e padrinhos de Alice e Theo melhor amigo, irmão, primo, namorado OU SEI LÁ O QUE de Alice.

O livro faz um link acontecimento passados e presentes. Que nos levará ao futuro. COMPLETAMENTE INIMAGINÁVEL.

É necessário entender alguns pontos sobre a história:

-Wendy White desapareceu, sem mais nem menos, meses depois de ter saído de casa e começado a namorar.
-O namorado de Wendy White é filho dos donos da fábrica que seria investigada por Flynn na cidade.
-Alice não demonstra todo o tempo, mas, a morte de Wendy White mexeu com ela tão profundamente, que ela seria capaz de qualquer coisa para "resolver este caso."
-Diferente de Alice a polícia não é capaz de resolver o caso, pois as provas de DNA foram alteradas/destruídas MISTERIOSAMENTE.
-Flynn, apesar de não conseguir sua sonhada matéria, consegue uma muito maior.
-Wendy White foi encontrada com sinais de violência física e sexual.
-"A" pessoa, "O" pessoa ou "as" pessoas que estavam com Wendy proporcionam mais de um trauma a cidade.

Agora que vocês já entraram na teia desse Thriller deleitem-se com as aventuras vividas por esses personagens e orem por um filme SERIA INCRÍVEL.

-FRASE DO LIVRO: Como sabemos, para uma mulher que se encaixe nessa descrição (QUALQUER MULHER), é muito fácil simplesmente DESAPARECER.

Como não poderia deixar de ser, CINCO ESTRELAS finalmente, CINCO COM MUITO MÉRITO!

site: http://tayletitshine.blogspot.com/2014/12/hello-everybody-nao-acredito-que-chegou.html

João 14/10/2014minha estante
Resenha pequena e perfeita!!Falou tudo!!

Janaina Alves 07/11/2014

Muito bom!!!
Ao contrario de outras resenhas que lí sobre este livro, eu gostei, e gostei muito! O livro me envolveu como a algum tempo nenhum outro o fez. Uma trama muito intrigante e inteligente, que não vai te dar todos os desdobramentos, mas vai aguçar sua imaginação. Ela não detalha tudo no final, não precisa.
Super indico.

Whitewolfella0 21/08/2022

Tão mais bonita - Cara Hoffman
Livro não me prendeu, me deixando desmotivada à continuar a leitura, muitos pontos de vista e personagens que não eram necessários. No geral, achei a história extremamente confusa e tive que me esforçar e colocar muita paciência para que conseguisse terminar de lê-lo.

Ana 07/08/2015

NÃO CONSIGO LER!