Uma Força Medonha

Uma Força Medonha C. S. Lewis

Resenhas - Uma Força Medonha

Canteli Marcio 12/06/2022

Conclusão da trilogia cósmica
Esse livro tem muito mais trama e mistérios do que os anteriores, que funcionam como um prólogo para esse livro.
Gostei muito de tê-los lidos na sequência.
DANILÃO1505 13/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gui do Amaral 09/03/2021

Não falo sobre a sinopse. Falo sobre minha opinião.
Em comparação com os outros dois livros da trilogia, esse foi o melhor. Em alguns momentos, houveram diálogos e descrições cansativas, mas a história foi mais empolgante, mesmo não tenho uma conexão tão intensa com as histórias anteriores. Foi interessante. Dá pra ler sem ter lido as demais.

Arthur Peixoto 14/01/2021

Fim da guerra...
O livro é bom como os dois volumes anteriores, porém como percebi nesta trilogia, há uma enorme carga filosófica e teológica, que para mim deixa um pouco a leitura pesada e difícil de se concentrar muito tempo nela. Este livro é quase o triplo do tamanho dos outros, com uma história muito grande, porém, tirando todas as partes de reflexão, se fica com pouco material da história em si. É bom, mas não é o estilo de livro que me prende muito ao ler, tenho que me concentrar muito.
Bruno 14/01/2021minha estante
Quero ler. Gosto dessa parte filosófica e teológica.

Marcos Antonio 16/09/2019

Medonha Força.
C.S. Lewis a pelo menos quinze anos esperei para ler essa Trilogia Cósmica que fala sobre o Filólogo que tem sua vida mudada pela viagens a outros mundos, nunca nem tinha ouvido a expressão "Filologia" na minha vida e Lewis coloca na minha vida as aventuras de Ranson o Filólogo. Nesse último livro da série quando ele começa a introdução do livro ele diz: "Esse livro não é sobre viagem a outros mundos, porém um livro de contas de fada e ogros", senti raiva, pois esperava uma Trilogia de Viagem a outros planetas.E a cada momento que lia via que o livro ficava cada fez mais distante daquilo que eu imaginava que seria, porém as coisas que os personagens faziam para ter fama, trabalho, dinheiro de e reconhecimento foi me mostrando que as pessoas de hoje estão não ligados as coisas do mundo que me parecem burros como as pessoas do livro, exemplo: "Você não vê? a evolução é tão boa que nós deixaremos de ter corpo e seremos apenas uma cabeça, porém com conhecimento, só precisamos destruir tudo para nos elevar no conhecimento".
De repente o livro começa a ver menção a Ranson e as coisas começam a voltar para a Trilogia como eu imaginava. O livro para mim foi maravilhoso.

alexiamc 18/01/2021

O melhor da trilogia!
Esse livro foi, realmente, uma surpresa agradável. Eu achei os dois primeiros livros da Trilogia Cósmica bastante monótonos e demorei dias para terminar a leitura. No entanto, eu li esse livro em 3 dias. A história me cativou bastante desse o início e eu gostei do estilo do autor.

lalidesu 27/07/2021

ESPETACULARMENTE MARAVILHOSO
Eu vou me abster de fazer comentários mais profundos sobre a história, pois estou tão intensamente imersa nela que provavelmente acabarei dando vários espoileres. Mas posso dar algumas dicas: Uma Força Medonha pode, sim, ser lido individualmente, mas tem um gosto de "eu faço parte dessa história, vocês não sabem ainda, mas eu sei bem de onde vem isso" quando lido na ordem da trilogia. Leiam os três livros e apreciem, saboreiem esta obra prima da ficção científica com suspense que é encantadoramente forte e que nos faz pensar e repensar, analisar e discernir, inclusive na nossa realidade, os fatos que achamos tão absurdos, que podem ser até que sejam reais, e o que eles acarretam.

oswaldocavalcante 17/08/2016

Acabo de concluir a leitura deste que é o último volume da trilogia espacial de Lewis. Leitura obrigatória para quem esteve em Narnia e já ouviu falar da amizade de Lewis com Tolkien, representado na trilogia pelo Dr. Ransom.

Este é, até o momento, o livro de Lewis que menos gostei. A história é extensa, com uma trama bem desenhada e estranhamente emaranhada. Com complexidades que só a realidade costuma apresentar.

Passei a maior parte do livro esperando aquele momento em que a história finalmente parece caber na minha mente e começa a desenhar um sentido para dar desfecho a trilogia, mas esse momento veio aos poucos e não com um desfecho como os que presenciei em As Crônicas de Narnia.

Na verdade, esse Lewis da trilogia espacial não me pareceu o mesmo que desenhou Aslam. Uma rápida investigação me mostrou que Lewis ainda amadureceria muito do aspecto ficcional até chegar em Narnia. Essa trilogia foi escrita muito antes, e tem propósitos mais específicos, especialmente filosóficos com algum cunho cristão. Provavelmente, Lewis tinha a intenção de nos fazer refletir sobre o conflito cósmico entre o bem e o mal. E fez-me refletir sobre minha posição nesse conflito várias vezes.

A linguagem não é a mais clara, mas possivelmente pela tradução da editora. A leitura, como observa Lewis no prefácio, pode até ser feita independente das obras anteriores, a saber Além do Planeta Silencioso e Perelandra. Pode-se observar a paixão de Lewis pela literatura medieval e lendas arturianas - algo que já tinha lido a respeito na biografia de Lewis escrita por Alister McGrath (excelente, por sinal).

A trilogia vale muito mais à pena pelos dois volumes anteriores que são muito interessantes, e a leitura deste último, torna-se portanto, obrigatória.

samu 01/09/2018

Uma força medonha ultimo livro da trilogia cósmica, que S.C.Lewis escreveu brilhantemente.Com diálogos inteligente, filosóficos e espirituoso, e personagens cativantes. Sem duvida e o livro da série com mais ação. Uma história magistral.

Brenda.Brandao 03/01/2024

Uma força medonha
Acho que a tal Força medonha quase me impediu de ler. ?? demorei horrores pra conseguir chegar ao fim, mas venci! O livro começa bem parado, e só mais lá pra metade, é que vai tendo um desenvolvimento melhor das ideias. Mas, é interessante ver até que ponto algo pode nos levar, sem o devido consentimento total. O estar em cima do muro, dividido entre as decisões, muitas vezes já acaba sendo a escolha de um lado.

Dâmares Dias 23/03/2018

Uma força medonha - o último e melhor
"Uma força medonha" é o terceiro livro da Trilogia Cósmica, escrita por C S Lewis e, na minha opinião, o melhor deles...
Mesmo quem não leu "Além do Planeta Silencioso" e "Perelandra" pode ler esse livro; porque apesar da história ser sequencial, não é preciso ter lido as duas primeiras para entender bem essa...

Após o Dr Ranson realizar duas viagens interplanetárias, uma para Malacandra (em Além do Planeta Silencioso) e outra para Perelandra (livro de mesmo nome), sua próxima batalha, vivida em "Uma força Medonha", acontece em seu próprio planeta.
Há uma grande diferença desse livro para os dois primeiros: sem espaçonaves e planetas distantes, sem descrições longas de lugares e seres estranhos, sem diálogos ou aprendizagem de vocabulário de outra lingua (mais presente em Além do Planeta Silencioso)... Em "Uma força medonha", C S Lewis faz com que o leitor viaje pelo conhecido: pelos corredores de uma faculdade, pelos altos e baixos de um casamento, pelas ruazinhas de um povoado inglês... Tudo isso com uma boa dose de fantasia... Imagine minha surpresa ao encontrar o mago Merlin como personagem de peso nesse livro?
No prefácio do livro, encontramos uma fala do próprio autor que afirma: "Chamei este livro de conto de fadas na esperança de que aqueles que não gostam de fantasia não sejam persuadidos a continuar sua leitura, pelos dois primeiros capítulos, para depois virem queixar-se decepcionados." Acredito que isso foi dito pelo autor porque o livro incia-se como uma história "normal": uma esposa entediada que tem pesadelos, a reunião de um faculdade pra vender um terreno... Só beeeem depois, lá pela metade de suas 500 e poucas páginas, encontramos a figura conhecida do Dr Ranson.
Basicamente toda a narrativa se divide em dois cenários: os fatos vividos por Jane, a esposa, que busca ajuda para entender o porquê de ter tantos sonhos que parecem reais; e os que se passam com Mark, o marido, que tenta se adaptar ao novo emprego no Instituto INEC, no qual ele não sabe bem qual a sua função...
Além de tratar das questões sobre batalha espiritual que nos rodeia, Lewis chama atenção (de forma espetacular) para o "jugo desigual"... E quando a guerra começa dentro do nosso próprio lar? Com aqueles com quem temos de ser uma só carne segundo a Bíblia?
A narrativa do livro tem mais ação que os dois primeiros, e os diálogos são mais fáceis de acompanhar. Por outro lado, há algumas partes do livro em que não ficou claro pra mim o que o autor queria dizer com aquilo...
Fora esse pequeno porém, o livro é ótimo e recomendo. Terminei a leitura com gosto de quero mais... Pois depois desse volume só temos "A torre negra" (que ainda não li), mas que é um esboço do que seria a continuação das aventuras de Ranson...
Resenhas Cristãs 24/03/2018minha estante
Fiquei com vontade de ler :) troca comigo no futuro? Rsrs

Dâmares Dias 30/03/2018minha estante
Acabei de emprestar... Vou pensar kkkk :)

Nat 20/06/2019

Mark e Jane Studdock são recém-casados. Suas vidas mudam de repente quando são arrastados para acontecimentos completamente estranhos e fora de controle. Após ter um pesadelo com uma cabeça decapitada, Jane vê o rosto do seu sonho no jornal e fica com a sensação cada vez maior de estar sendo alertada de algum fato real e ameaçador. Enquanto isso, Mark é induzido a entrar para o Instituto Nacional de Experimentos Coordenados, cujo objetivo real é controlar a sociedade humana.

O terceiro livro da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis e um dos livros mais difíceis de engatar na leitura. Logo no início se diz que ele pode ser lido independentemente de já ter lido (ou não) os dois primeiros, e pelo que vi, dá certo (um pouco) porque quem aparece no início da trilogia não é tão presente neste livro. Diferente dos outros, eu achei esse livro bem complicado, só lá pela metade consegui captar o teor da história. Eu sempre fico abismada pela paixão que Lewis e Tolkien tinham pelos mitos arturianos, e como eles conseguem “encaixá-los” em suas histórias, seja utilizando elementos presentes nos mitos, seja utilizando os personagens principais. Indico o livro só por isso, mesmo que a leitura seja obrigatória para poder continuar a história.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/06/uma-forca-medonha-cs-lewis-dls-2019.html

Lais.Souza 05/07/2020

Lewis com sua forma única de escrever, em seu último livro da trilogia cósmica aborda de forma mais profunda o cientificismo e a religiosidade em ficção onde a própria ficão é um mero detalhe e faz você olhar para as realidades e trivialides do mundo . Afinal, o que há de mais trivial do que um casal recém casado, que descobre que o casamento não é primavera prometida?!