Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia Martin Heidegger

Resenhas - Introdução à Filosofia

Kelevra 07/01/2017

Martin Heidegger (Filósofo). https://goo.gl/search/Martin+Heidegger INTRODUÇÃO A FILOSOFIA.
Seria a filosofia uma ciência ou ela estaria subordinada a essa mesma ciência? São essas algumas das perguntas que esse livro de Martin Heidegger busca responder. Para Descartes a filosofia seria uma ciência do qual todos os outros ramos estariam subordinados. Heidegger nega que a filosofia seja uma ciência e quer dignificá-la situando-a acima de qualquer área da ciência. A filosofia, ao contrário da ciência, permite ao filósofo dar aquilo que Heidegger chama de ?salto na transcendência?, e isso permite elevar a filosofia a um nível que a ciência jamais poderá alcançar. Para ele, a ciência só é possível como filosofia, mas somente a filosofia permite o Dasein (ser-aí) a possibilidade de questionar o próprio ser-no-mundo. Equiparar a filosofia à ciência é denegrir a primeira, pois no sentido original dos gregos era as ciências que foram chamadas de ?filosofias?, segundo Heidegger. A ciência sempre foi considerada desde os gregos como uma prática da vida contemplativa, e sempre continuará sendo assim, segundo Heidegger. Assim sendo, Heidegger define a ciência no sentido grego como a investigação ?das sombras das coisas que estão por vir? por oposição ao real. A contemplação, para ele, é uma experiência mística, e a própria atitude ?teórica? da ciência revela o seu lado ?prático?. A filosofia exerce a transcendência, algo que a ciência jamais poderá fazer. Para Heidegger, a filosofia preocupa-se com a formação, enquanto a ciência está mais preocupada com o desempenho. A ciência torna-se obsoleta com o passar do tempo, algo que não acontece com a filosofia, que é atemporal. O livro reflete a preocupação do filósofo alemão com o problema do Ser, que ele classifica como o próprio problema do mundo. Ele faz a diferenciação entre Ser e Ente da mesma forma que em sua obra principal Ser e Tempo. Heidegger pergunta se o ente pode ser dito que é, então como podemos dizer que ele é manifesto? Ele responde que é preciso haver o nada, e que para que o nada exista, é preciso que haja o mundo ou a transcendência. O problema do mundo é o problema está posto em perguntas como o espaço pode se expandir, ou o tempo se atualizar, o problema da liberdade, o problema do nada ou da irrupção da transcendência no ente, segundo Heidegger. Para resolvermos o problema do Ser e o problema do mundo, diz o filósofo, é preciso filosofar, pois quando filosofamos estamos exercendo a transcendência. Introdução à Filosofia não é um simples resumo das disciplinas filosóficas como outros livros do gênero. O livro requer um conhecimento mais avançado da filosofia, pois já vai fundo no tema da Ontologia. Heidegger trata da separação entre ciência e filosofia colocando o problema do Ser como eixo central. Nem sempre ele é muito claro, mas por muitas vezes ele é profundo. Ler essa obra de Heidegger é um ótimo prelúdio de Ser e Tempo.

Cristian 29/12/2017

Isso não é uma resenha
O estilo de escrita por vezes é muito criptico, em outros momentos te leva por alguma vereda do pensamento e te deixa maravilhado. Não é um autor com que se começa o caminho do pensar, mas alguém com o qual vc deveria se encontrar em algum momento de sua própria história de amadurecimento intelectual. Heidegger provoca, esclarece - e também obscurece. Cala onde queremos que explique mais, porém abre perspectivas inusitadas. Essa não é uma introdução à filosofia como estaríamos propensos a acreditar através do título. É uma experiência do pensamento. Incômoda, às vezes; bela por outras. Podes terminar a leitura com a sensação de ter tido acesso à própria experiência do pensar (daí "uma introdução à filosofia"); mas saímos certamente com muito mais duvidas e perguntas - contudo, não é isso mesmo o que de mais valioso te dá a filosofia? Saímos com perguntas e não respostas.
Nelson Rodrigues 29/12/2017minha estante
É um texto bem profundo e velado. Já li para meus alunos de graduação, mas não conseguiram entender muita coisa. Mesmo assim eu gosto de aplicar pois Heidegger demonstra o rigor de um pensar filosófico.

Cristian 29/12/2017minha estante
Bem verdade, Nelson. Vale a pena enfrentar esse texto, ainda que saiamos sem compreender tudo o que está em jogo.