Os deixados para trás

Os deixados para trás Tom Perrotta

Resenhas - Os deixados para trás

1 | 2 | 3 | 4

.Igor 02/04/2024

E se - de repente, sem nenhuma explicação - algumas pessoas simplesmente desaparecessem? Alguém pensaria em Arrebatamento? Alguns se descontrolariam? Outros continuariam, um passo de cada vez, como faziam antes do mundo virar de cabeça para baixo?

É isso que os perplexos moradores de Mapleton, que perderam vizinhos, amigos e companheiros no evento conhecido como Partida Repentina de 14 de Outubro, precisam descobrir. Porque as coisas não são mais as mesmas desde o ocorrido, sejam elas casamentos, amizades ou até mesmo o relacionamento entre pais e filhos.

Kevin Garvey, eleito recentemente o novo prefeito da cidade, quer acelerar o processo de cura, trazendo um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. A família de Kevin desmoronou com a Partida: sua esposa, Laurie, o deixou para se juntar aos Remanescentes Culpados, um culto cujos membros fazem voto de silêncio. Seu filho, Tom, também partiu. Abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne. Apenas a filha adolescente de Kevin, Jill, ficou, e ela não é mais a estudante exemplar que costumava ser. Kevin quer ajudá-la, mas está ocupado com o desenrolar de seu relacionamento com Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a família no 14 de Outubro e ainda está se esforçando ao máximo para seguir adiante e recomeçar a vida.

Falar de "The Leftovers" é um tanto complexo; não há um grande conflito, mistérios misteriosos, fantasias fantásticas ou algo do tipo. É apenas um relato da vida das pessoas afetadas por esse acontecimento inexplicável, especialmente sob a ótica da família Garvey, uma das poucas famílias de Mapleton que não perderam nenhum membro. Mas aí é que está a beleza sutil desse livro, na forma em que retrata o dia a dia dessas pessoas tentando entender o que aconteceu, cada uma da sua forma.

Quem vê Kevin Garvey, pode pensar que ele não se importa nem um pouco com o que aconteceu. Todo dia acorda bem cedo para correr e se exercitar, está sempre sorridente e um tanto leniente quando se trata de sua filha, mas é exatamente o contrário. Kevin acorda todo dia sem saber o que fazer, especialmente quando toda sua família, ainda que presente, está se desfazendo a cada instante que passa. Mas diferente de muitos na cidade, ele tem esperança, não em esquecer o que aconteceu, mas em retomar a vida de alguma forma. Laurie, esposa de Kevin, tem um arco semelhante, mas com diferenças marcantes. Os motivos que a levaram a entrar no culto dos Remanescentes Culpados são tão fascinantes quanto o culto é perturbador, ainda que, de certa forma, compreensíveis. Tom e Jill vivem situações tão complexas quanto a dos pais, mas, assim como falar mais alguma coisa sobre os Remanescentes Culpados, abordar seus dramas aqui seria um desserviço com essa obra fantástica.

É um livro sobre relações humanas incrivelmente "humano". Sobre pessoas que, apesar de tudo o que as cercam, lutam para sustentar sua crença no próprio futuro... Está bem longe de ser uma leitura fácil, mas vale a pena.

Endri 28/01/2024

Expectativas criadas e não exatamente alcançadas
No geral achei o livro bom, mas poderia ser melhor, acho que eu esperava mais

O livro é muito bem escrito e os personagens são muito interessantes, complexos e compreensíveis, mas acho que faltou alguma coisa, faltou um TCHAM, pq a premissa do livro é muito boa.

O livro me trouxe uma sensação um pouco estranha, um estranho bom, mas não sei se totalmente bom, pq a história é meio que apenas um recorte na vida daquelas pessoas, só um espio na janela, um espio tão curto que não senti que foi desenvolvido o suficiente, pq ele instiga tua curiosidade, caminha pra algum lugar, mas meio que acaba sem muito objetivo, só pessoas saindo e entrando e saindo das vidas umas das outras sem qualquer explicação satisfatória o suficiente.

O livro é bom o suficiente pra fazer com que vc queira mais, mas não bom o suficiente pra te entregar oq se quer

Victor Daniel 08/12/2023

É?
Particularmente foi uma luta terminar o livro, não por ser ruim, é ok, na média não mais que isso. O problema mesmo é que a série é fantástica e uma das minhas favoritas, logo comparando as obras o livro fica anos luz aquém do show da HBO

b4rbarase 02/07/2023

Livro meio sem sal. A premissa é interessante, a escrita é boa e cativante, porém nada acontece.... vc só acompanha a vida dos personagens e é isso.

Gabriel 11/02/2023

Os diversos ângulos do Luto
O livro - que originou a série da HBO e cobre a primeira temporada - descreve uma espécie de "arrebatamento" em que algumas pessoas (2% da população segundo a série - não me lembro se no livro é dado um número exato ) desaparecem sem mais sem menos.

Seguimos os diversos pontos de vista da família Garvey (que não perdeu nenhum membro) e da personagem Nora Durst (que paralelamente, perdeu todos os seus).

Somos apresentados aos ângulos do Luto em suas diversas formas, ou estágios (Negação, Barganha, Revolta, Resignação...), cada um descrito por um personagem - e muitas vezes simultâneamente.

Não espere qualquer tipo de explicação de porque as pessoas sumiram (o objetivo do livro a meu ver não é esse, e grande parte das pessoas que não gostou me parece que não entendeu isso) ou um plot twist Hollywoodiano (não me entenda mal, existe uma climax no fim do livro, que não é WOW mas não é ruim, é agridoce)

Aliás o livro inteiro é assim, agridoce, o agridoce das sobras, de quem ficou para trás.

Renan 17/01/2023

A vida retratada na sua forma mais ordinária.
Li esse livro porque achei a resenha interessante. Na época nem sabia da adaptação da HBO. Bem, o livro retrata o ponto de vista de vários personagens que foram deixados para trás depois de um grande arrebatamento (não lembro se usam essa palavra no livro). Basicamente é isso. Não existem grandes reviravoltas ou uma super trama de suspense. Não existe sequer um personagem interessado em descobrir pra onde uma porcentagem da humanidade foi. Eles simplesmente continuam vivendo, tentando ignorar que tudo aquilo aconteceu. Apesar de transarem, beberem, amarem, se matarem ou mudarem completamente o visual, a ordinariedade de suas rotinas sempre os lembram de sua mediocridade como humanos.

E é por isso que esse livro é tão bom.

Marcal4 29/08/2022

Identificação com os personagens
O livro termina como começa, ele mostra ser apenas um fragmento da vida cotidiana das pessoas depois de perderem seus familiares. É uma boa leitura

dionisocastro 07/08/2022

Minhas aulas presenciais haviam acabado de voltar. A pandemia estava amenizada e a maior parte das atividades presenciais estavam como antes de tudo. Mas tudo tinha mudado. Foi com esse sentimento que assisti a série homônima que foi inspirada pelo livro. Parecia que a haviam previsto que algo assim fosse acontecer, os paralelos são intermináveis.

Depois de assistir à primeira temporada da série, que achei excelente, resolvi ler o livro que foi o material base. Após ler, vi que esse foi um dos cada vez mais raros casos em que a adaptação conseguiu fazer muito melhor que o inicial. Viram o potencial mal aproveitado que a história tinha e conseguiram deixar bem melhor.

Entre os pontos positivos ressalto o seu foco no dia a dia dos personagens. Não precisa ter explicações ou uma história fantástica, é um livro sobre luto e que o retrata muito bem, com suas diferentes manifestações. Acredito que uma das melhores escolhas foi a de selecionar uma família que não havia perdido nenhum membro, mas que ainda assim sofre o luto e, de certa forma, perdeu tudo.

Não achei um livro ruim, por mais que tenha ficado cansativo para mim em alguns pontos. Gosto do desenvolvimento de diversos personagens e acredito que algumas das ideias presentes aqui sejam geniais. Infelizmente a comparação pesou muito para mim, então, pensando no que esse livro poderia ter sido, acredito que deixa muito a desejar.

Reichertrar 12/05/2022

Como seguir em frente quando se é deixado para trás.
Um livro sobre um grande luto coletivo. Pessoas vulneráveis tentando seguir em frente e encontrar respostas, os que ficaram pra trás são arrebatados por como fanatismo, depressão, vicios, poder, etc... O autor nos deixa sem resposta tal qual seus protagonistas. É um livro bom mas não consegui me conectar a nenhum personagem.

Lucas 12/04/2022

Um título para pensar
O livro não é o que a gente imagina ao vermos o título e se transforma ainda mais quando iniciamos a leitura. É um mundo completamente desconstruído, que nos oferece várias situações em que nossa interpretação dos fatos apresentados é o mais importante.

Cibeli Sebajes 07/02/2022

Para além da tristeza e depressão há esperança
Antes de começar a ler o livro eu já sabia que ele cobre apenas a primeira temporada da série The Leftovers, e inevitavelmente fui fazendo comparações e notando as modificações que a série fez (pra melhor), e no final das contas cheguei a mesma conclusão de quando li os livros dá série Hannibal de Thomas Harris: a série é melhor por expandir a história que o material base dá, e não digo isso com intuito de diminuir o livro "Os Deixados Para Trás", esse foi o primeiro livro que li de Tom Perrotta, e gostei da escrita e senso de humor ácido dele, valeu a pena.

Luan 09/01/2022

Comece pela série
Se você se interessou pelo livro... Siga o título acima.

Fiz a compra desse livro após eu amar tudo dessa série - minha top 5 favoritas

Foi um bom complemento. A história não é tão assim como a série.

Kamilla 07/06/2021

Legal
Acredito que podemos concordar que o seres humanos no geral tendem a ficar mais abertos as ideias mesmo as absurdas quando estão vulneráveis, e estão sempre dando significados as coisas, dito isso temos um acontecimento grande, escala mundial, repentino e sem explicação científica pois era algo nunca presenciado.

Claro que teve as pessoas que se voltaram ao estudo do evento mas o foco não foi nessa galera, esse evento traumatizou praticamente todo mundo (até quem não foi diretamente afetado, provocando uma vulnerabilidade mental geral), juntando com essa questão primitiva de fantasiar uma explicação sem embasamento, vemos um monte de gente “metendo o louco”, surgiram um monte de novas religiões, gente safada se aproveitando da situação, gente bacana tentando não surtar, todo mundo na tentativa de juntar os cacos.

Uma coisa fica clara, a sociedade no geral não sabe lidar com questões psicológicas de maneira saudável. O livro é bom os personagens principais foram desenvolvidos e a escrita é fácil de ler, mesmo assim devido ao tema esse livro me cansou.

1 | 2 | 3 | 4