O Homem a procura de si mesmo

O Homem a procura de si mesmo Rollo May

Resenhas - O Homem a procura de si mesmo

Rangel 15/12/2009

Uma psicanálise filosófica do amadurecimento da personalidade
O livro “O homem à procura de si mesmo”, de Rollo May, publicado pela Editora Vozes, São Paulo, 2002, 230 p., aborda sobre a solidão e a ansiedade do homem moderno, as raízes da perda do senso do Self, sua redescoberta, com a autoconsciência e empreendimento, com a luta de o ser humano ser independente e atingir metas de integração com o exercício da sua liberdade, força interior, criatividade, coragem para ser autêntico e maduro com capacidade de distinguir a verdade e transcender o próprio tempo. Na parte I, fala-se sobre o dilema da ansiedade e suas raízes. No capítulo 1, a solidão e a ansiedade são faladas como sentimentos do homem atual, decorrente de uma sensação de vazio e perda de senso do seu próprio Self (Eu). A ansiedade é constatada como decorrente do medo e da ameaça por várias maneiras de situações ou de perigo, o que oprime a pessoa quando assim sente. Portanto, a ansiedade é na verdade uma reação básica do ser humano a um perigo que ameaça sua existência, ou um valor que ele identifica com sua existência. O medo é uma ameaça a uma parte do Self, o que precisa se analisar sua neurose em si quando se torna ansiedade e percebê-la como normal, quando se um conflito psicológico não foi resolvido e tomar consciência de se procurar uma solução plausível. No capítulo 2, fala-se a respeito das raízes da ansiedade e solidão como doenças psicológicas, que têm origem na competição individual e o anseio por estar adequado ao “progresso” que a sociedade incute como valor, o que nesses casos, a solução é reavaliar e transvaliar valores. Outra raiz da doença é a perda do senso do Self, que é a perda do sentido de valor e dignidade humana, o que faz a pessoa se sentir desumanizada, julgando-se impotente e insignificante. Sabe-se que isso é um fator que gera os movimentos sociais, liderados por pessoas messiânicas. Percebe-se que para retomar o prórpio Self, a própria pessoa deve retomar sua auto-expressão, retomar em ser autêntica, e que para isso tem que se retomar a consciência de si mesma. A perda do Self faz a pessoa não ser comunicar normalmente com a outra pessoa. A linguagem comunicacional inter-pessoal torna-se mais pobre até com as pessoas mais próximas. As experiências emocionais são abafadas e a sensação de vazio e solidão aumenta mais. A perda do Self também faz a pessoa perder sua própria identidade e, por isso, sua ansiedade aumenta, sua natureza intra-pessoal não deixa fazer uma retrospectiva de sua própria vida, sua imaginação se isola, sua personalidade se empobrece e se debilita por causa disso. A forma de combater essa perda seria procurar a própria força interior. Na Parte II do livro, trata-se da redescoberta do Self, o que a pessoa deve fazer um empreendimento por ela própria e para ela própria, a fim de recuperar sua identidade como pessoa humana e se tornar pessoa humana. A autoconsciência que ajuda a procurar a própria força interior, a mais alta qualidade humana, que proporciona ao ser humano contemplar sua própria história e seu próprio desenvolvimento. Portanto, a autoconsciência é uma aptidão e ver a si mesmo e sentir empatia, imaginar em planejar sua maneira de agir. É portanto, a capacidade de amar o próximo, ter sensibilidade ética, considerar a verdade, admirar e construir a beleza, dedicar-se a ideais, o que faz a pessoa se auto realizar com suas potencialidades. O Self faz a pessoa se tornar independente, o que faz o indivíduo sair da dependência principalmente dos seus pais e procura superar a impotência da vida adulta. O adulto possui o selfhood, ou seja, um quadro retrospectivo da sua própria vida para melhor compreender no que falhou na busca do seu self. É nos relacionamentos interpessoais que o ego se torna self, como simples reflexo do contexto social que o rodeia. E isso ocorre quando há um modo especial de conformidade que pode destruir o selfhood, quando se adapta aos padrões como norma a ser aceita, a fim de a pessoa “ser estimada” para ser sua própria salvação. Quando isso acontece, a própria pessoa perde a capacidade de criar a si própria. A experiência da própria personalidade é a convicção básica de que o ser humano é um ser psicológico, pois sua autoconsciência assim aponta como percepção de si próprio com dados que o envolve e se faz auto-indagar a respeito para empenhar mais sua autoconsciência. O self é a função organizadora no íntimo do indivíduo, por meio do qual um ser humano pode relacionar-se com o outro. É, portanto, anterior e não um objeto da ciência e ele é um pressuposto de o cientista ser cientista. E para compreender o Self, deve-se compreender a própria identidade, examinar a experiência pessoal, ter consciência da própria individualidade para se descobrir a própria existência humana. O self é a capacidade de representar as facetas da própria personalidade e não a soma dos papéis que são representados na sociedade. Quando se perde o Self, a própria pessoa se condena a si mesma, o que pode acarretar uma maneira mais rápida de obter um substituto para senso do próprio valor. Quando a pessoa perde sentimento de seu próprio valor, em geral tem grande necessidade de se autocondenar, a fim de abafar seu sentimento de indignidade e humilhação. E na verdade, a autocondenação é um disfarce de arrogância. Por isso que a autocondenação é considerada de forma equívoca de se autovalorizar nesse sentido. Também, a autoconsciência não é uma introversão. Muitas vezes, a introversão não proporciona a pessoa a capacidade do seu “eu atuante”, o que faz a pessoa não ser espontânea e cordial. A experiência do próprio corpo e dos próprios sentimentos é grande importância para a vida, pois tal percepção faz a pessoa ter consciência de si. Muitas vezes, a atitude impessoal com o próprio corpo faz a pessoa adoecer. É através do corpo que se busca o prazer. O corpo sente desejo sexual, paixão, vontade de comer, descansar, satisfazer-se. E o Self não é separado do corpo, principalmente, quando se trata do desejo sexual e de conversar com as pessoas. É através do corpo que se verifica a saúde e a doença, tanto males físicos ou psicológicos. A dificuldade do self neste caso seria para se encontrar a si mesmo no mundo, com a finalidade de se combater a doença e integrar o Self na consciência e saber o que se quer. E quando se integra o self, a pessoa deve evitar o passivismo (a conformidade) e o ativismo (atividade sem percepção). No capítulo 4, a luta para o indivíduo ser parte da autoconsciência dos conflitos interiores e psicológicos, que através de experiências anteriores, o ser se torna pessoa independente, sente a necessidade de se libertar do cordão umbilical psicológico com a família e das massas, para ser um humano individualizado, o qual se liberta na escolha de todas as decisões de sua própria vida e o torna capaz de se relacionar com seus semelhantes em um plano escolhido com amor, responsabilidade e trabalho criador. Os estágios da autoconsciência passa: 1) pela inocência, quando criança; 2) rebeldia, quando a pessoa luta para se libertar e com sua força interior independente, o que acontece entre a infância e a adolescência, portanto, uma necessária transição de se romper velhas cadeiras e buscar novas; 3) autoconsciência comum: quando se distingue erros e concessões, utilizando-se de sentimentos de culpa e ansiedade como experiências anteriores e tomar decisões com responsabilidade – é o que determina a personalidade sadia da maioria das pessoas. É no terceiro estágio da autoconsciência que as pessoas recebem um insight, uma súbita solução para determinados problemas, que na verdade são revelações em sonhos ou em momentos de devaneio, como algo que surge no plano subconsciente da personalidade, o que seria, o despertar das idéias ou inspiração. Essa fase é também chamada de autoconsciência objetiva, a qual ultrapassa a ela mesma e se autotranscende e poderia ser chamada de autoconsciência criativa. Poderia ser chamada de êxtase, ficar fora de si mesmo, que pode ser considerada algo que ultrapassa a subjetividade e objetividade do contato do ser humano com o mundo. É algo que temporariamente transcende a personalidade consciente, também chamada de intuição o insight, o que vislumbra uma verdade objetiva ou nova possibilidade ética. E geralmente isso acontece quando a consciência está em estado de tranqüilidade. Na parte III do livro, fala-se sobre as metas de integração como: a liberdade e força interior (capítulo 5), a consciência criativa (capítulo 6), a coragem como virtude da maturidade (capítulo 7) e a capacidade humana de transcender o tempo (capítulo 8). A liberdade é a capacidade de o homem contribuir para sua própria evolução, uma aptidão de autoconsciência de se afastar da cadeia de estímulos e reações para avaliar e decidir qual a resposta. A espontaneidade seria a medida certa da consciência em liberdade para orientar a própria vida dentro de uma margem de reflexão na realidade determinista da vida. E para isso, a liberdade não se adquire, se conquista e faz a pessoa optar por si mesma e ver métodos de optar durante toda a sua vida. A consciência criativa do self é a capacidade de explorar os próprios níveis mais profundos de insight, sensitividade ética e percepção, onde a tradição e e a experiência imediata não se opõem uma outra, mas integram-se. Quando se avalia, cria e quando se decide, assume-se o risco da opção – elemento criativo e dinâmico da decisão. Cada indivíduo é seu próprio centro e o universo gira à sua volta porque o conhecimento de si mesmo é o conhecimento do que o transcende. E a coragem para ser autêntico e maduro é uma virtude necessária para o ser humano atravessar sua própria história. É portanto a capacidade de enfrentar a ansiedade para conquistar a liberdade, a inclinação para diferenciar e sair do reino da dependência familiar para novos planos de liberdade e integração. É a fase do rompimento da dependência psicológica e nascimento da autoconsciência e não temer de ficar isolado, sozinho, esquecido, ridicularizado ou rejeitado. É, portanto, então a coragem da compreensão amigável, cordial, pessoal, original e construtivista do crescimento pessoal de se tornar autêntico, que antecede a capacidade para doar-se. É a capacidade de construir as próprias convicções com base no relacionamento criativo, coragem não só para afirmar-se mas também para doar-se. A coragem conserva a liberdade íntima na jornada interior para novas conquistas em desafiar o mundo exterior, o que caracteriza uma evolução firme, paciente, em direção à liberdade externa – o que é a mais difícil de todas as tarefas do ser humano, portanto, um bem valioso maior. E o maior bloqueio no desenvolvimento da coragem é adotar um modo de vida que não se bia nas próprias aptidões – o que acarreta vários problemas psicológicos. A liberdade é conquistada pela responsabilidade, autoconsciência, autodisciplina, capacidade de avaliar e decidir por si próprio, consciência e relacionamentos criativos com a sabedoria da experiência do passado da vida – o que se considera então a integração e a maturidade da personalidade. O amor se aprende sem se colocar no patamar da ilusão e irrealista do que seja, mas sim como se experimenta. A verdade é uma busca , integrante do self, que não pode separar o sujeito ser humano do objeto da realidade em todos os seus aspectos. Portanto, tanto a verdade como o amor é algo que se pensa, sente e age. A verdade é somente alcançada na liberdade, e que se relaciona com ela e se abre para novos aprendizados e novas descobertas da verdade no futuro. Quanto à perspectiva de integração pela transcendência do tempo, é perceber que o ser humano não vive só no presente, mas é o que busca no passado a sua identidade e busca no futuro, sua finalidade. Os relacionamentos interpessoais acontecem no presente e quando o homem se lança em atos criativos, ele imortaliza sua essência nas suas expressões. É algo que vai além da quantidade de tempo, mas sim na qualidade de suas obras. A eternidade, neste caso, seria o ato original, único, interior que se individualiza nas próprias decisões com liberdade e responsabilidade, com autoconsciência e de acordo com seu caráter pessoal singular. A liberdade, a responsabilidade, a coragem, o amor e a integridade interior são as qualidade ideais para as metas psicológicas que dêem significado para a integração. A idéia central se firma na questão da liberdade pelo self, com objetivos claros, lógicos e consistente do autor. O padrão organizacional é em partes e em capítulo de forma didática. A importância da obra é de extrema relevância para a filosofia e a psicologia, com um referencial teórico muito bem que contempla e problematiza o assunto. Os fatos são apresentados de forma mais científica, histórica e filosófica. Há várias exemplificações genéricas e específicas. O público-alvo é para o meio acadêmico e estudiosos de filosofia, psicologia e teologia. Há muitas citações e o autor faz bom uso delas. Os resultados são claros, com a conclusão coerente, convincente e memorável do autor. O texto é didático e o estilo do autor é mais filosófico psicanalítico, com uso de uma bibliografia perspicaz.

cid 22/06/2009

pensar-sentir-querer
Rollo May diz que cada tempo traz as suas aflições. Assim , Freud estudou e diagnosticou sobre o seu tempo. As preocupações das pessoas hoje, são diferentes das da época de Freud.Ele coloca que as crenças fundamentais dos tempos modernos são competição individual e fé no indivíduo. A pessoa tem que ser uma unidade pensar-sentir-querer . E termina com o antigo conselho : Para melhorar o mundo , devemos melhorar a nós mesmos , cultivando em nosso interior a força necessária.

Ana Paula 25/11/2019

Li esse livro, mas acredito que não consegui terminar de entender tudo o que o autor tenta explicar ao longo das páginas.
O que mais me marcou foi o capítulo sobre a solidão do homem moderno que não sabe quem é, que não sabe o que busca, e que muitas vezes tem uma visão de si amparada apenas pelo olhar do outro.
Outro ponto de destaque é quando Rollo May fala sobre a eternidade e sobre o fato de vivermos nossas vidas esperando por um futuro melhor ou mesmo a recompensa da eternidade e que justamente por isso acabamos não vivendo, e não viver não nos torna dignos de recompensa.
Ele fala principalmente que a liberdade interior nasce da harmonia entre o pensar, o querer e o sentir.

Lilica Britto 03/10/2021

À procura de si
É uma longa jornada a autoconsciência e o autoconhecimento para viver de forma plena e consciente. O livro nos leva a muitas reflexões sobre sua existência e os passos na busca pela liberdade pessoal com base no que se é e não no que os outros nos impõe ser. Para mim foi uma leitura demorada pois ajuda na autoanálise. Foi muito proveitoso para esse avanço nos desafios diários de viver com base nas descobertas pessoais, independentes e responsáveis.

renanlp 15/03/2022

Boa leitura
O autor, pelo viés da psicanálise e da filosofia, traz importantes reflexões acerca da sociedade, do homem e as repercussões presentes na constante relação mantida entre as partes ? tanto externas como internas. Um livro escrito na década de 50 com pontos ainda bastante atuais.

Jandira.Antunes 29/08/2023

Cuidado de se mesmo.
Meu interesse foi através do autoconhecimento, um livro difícil ,essa é a segunda vez que leio.
Mas finalizando com maior satisfação e recomendo aos demais.

O conteúdo é muito profundo e aborda questões existenciais muito pertinentes, tais como a ansiedade, o vazio e perda de valores do indivíduo contemporâneo.

Ótimo para quem estuda e se interessa por psicologia, como para quem busca autoconhecimento.

Carla.Parreira 11/10/2023

O homem à procura de si mesmo
O autor comenta que o maior problema do ser humano é o vácuo. Se não estivermos voltados para alguma coisa, acabamos por estagnar e as potencialidades transformam-se em morbidez e desespero. A sensação de vazio provém, em geral, da ideia de incapacidade para fazer algo de eficaz a respeito da própria vida e do mundo em que vivemos. A apatia e a falta de emoções são defesas contra a ansiedade. Quando alguém continuamente defronta-se com um perigo que é incapaz de vencer, sua linha final de defesa é evitar a sensação de perigo. O medo de estar só deriva, em grande parte, da ansiedade de perder a consciência de si mesmo. Essa consciência, em verdade, perdemos quando não entramos em contato com nosso Eu interior, quando nos deixamos ser dominados por nossas personas inconscientes. A maioria das ansiedades neuróticas provêm de conflitos psicológicos subconscientes.
A pessoa se sente ameaçada como que por um fantasma; não sabe onde se encontra o perigo, como combatê-lo e dele fugir. Esses conflitos inconscientes em geral se iniciaram numa situação ameaçadora anterior donde a pessoa não teve forças para enfrentar um determinado problema ou perigo. Fico imaginando quantas dessas situações eu já não sofri. Além disso, diz o livro que a vaidade e o narcisismo (ambos geram a necessidade compulsiva de ser admirado e louvado) minam a coragem, pois então a pessoa luta baseada na convicção de outrem e não na sua própria. Quando se age para obter o elogio de alguém, o ato em si mesmo é um lembrete dos sentimentos de fraqueza e indignidade; de outro modo não seria preciso prostituir as próprias atitudes.

Fabio Shiva 22/09/2019

Transição Planetária
Li há muitos anos “Eros e Repressão”. Em resumo, Rollo May faz nesse livro uma comparação entre a sociedade vitoriana e a sociedade de sua época moderna (por volta dos anos 1950), mostrando que nos dois casos há uma incapacidade patológica de lidar com o sexo. Na era vitoriana, o sexo era reprimido de forma doentia, assim como na era moderna o sexo é exacerbado de forma doentia. Foi uma leitura que me marcou profundamente, e cujos ensinamentos têm me ajudado a entender muita coisa estranha que tenho visto desde então.

Por isso fiquei tão feliz ao me deparar com “O Homem à Procura de Si Mesmo”. Aqui a proposta do autor é mais abrangente e mais ambiciosa, como o próprio título do livro já mostra. Talvez por isso, algumas das ideias e argumentos desta obra de 1953 pareçam um pouco defasados a um olhar de 2019. Contudo, encontrei muito mais “gols certeiros” que “bolas para fora” nesse livro, e fiquei muito impressionado sobre como alguns trechos parecem ter sido escritos para descrever o Brasil de hoje:

“Quando uma nação é presa de insuportável crise econômica e se encontra vazia psicológica e espiritualmente o totalitarismo surge para preencher o vácuo e as pessoas vendem a liberdade pela precisão de livrar-se da ansiedade demasiado intensa.”

“A característica de um período de transição como o atual é precisamente o fato de todos fazerem perguntas erradas.”

“Outra prova de que as pessoas que renunciam à liberdade precisam odiar está evidente no fato de que os governos totalitários fornecem ao povo um objeto de ódio, sentimento gerado pela suspensão da liberdade.”

“Quando as pessoas se sentem ameaçadas e ansiosas tornam-se mais rígidas, e quando em dúvida tendem a tornar-se dogmáticas, perdendo assim sua vitalidade.”

“A perda da eficácia da linguagem, por estranho que pareça, é sintoma de uma época histórica conturbada.”

Além dessas passagens, anotei outras que pretendo reler no futuro:

“O fato central é vivermos num daqueles momentos da história em que um tipo de vida se encontra em agonia e outro começa a surgir, isto é, os valores e objetivos da sociedade ocidental encontram-se em estado de transição.”

O autor assinala que o que está em crise é o valor da competição:
“Aprendemos a esforçar-nos para passar à frente dos outros, mas na verdade o êxito de cada um depende muito mais, hoje em dia, de saber trabalhar em equipe.”

Sobre a perda do senso trágico na sociedade moderna:
“Pois a visão trágica indica que levamos a sério a liberdade do homem e sua necessidade de realizar-se; demonstra ainda nossa fé na ‘vontade indestrutível do homem para realizar sua humanidade’.”

“A ciência pode ser utilizada como fé rígida e dogmática, por meio da qual a pessoa foge à insegurança emocional e às dúvidas, ou pode ser uma busca sincera de novas verdades.”

“O homem moderno perdeu em grande parte a capacidade de crer e afirmar qualquer valor.”

Citando Meister Eckhart: “Ninguém conhece a Deus antes de conhecer a si mesmo. Voe para a alma, o lugar secreto do Altíssimo.”

“Recebemos amor – tanto dos filhos, como de todos os demais – não na medida de nossas exigências, sacrifícios ou necessidades, e sim na proporção de nossa capacidade de amar.”

Citando um autor de sucesso: “Quem quiser ter sucesso escreva o que bem entender.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Lucas1429 14/11/2021

Reflexivo e interessante
Proposta bastante interessante onde Rollo May se debruça sobre diferentes questões do humano. Ali já é visível seu processo de transição da psicanálise para a psicologia existencial, com o seu foco caindo cada vez mais sobre questões íntimas do homem.

Rollo May faz uso constante de análises a partir de histórias famosas e mitos que tornam a explicação concisa. É um convite a uma vida mais sincera, atenta a si e aos arredores que não procura fornecer tantas respostas quanto pareceria, a partir do título da obra.

Particularmente, em determinados momentos o livro foi cansativo e houve um trecho que talvez pudesse ter sido cortado, pois ficou bastante mal situado no conjunto da obra. Todavia, vale a experiência e o contato, especialmente se há o interesse nessa intersecção da psicologia com uma reflexão existencial.

Fabio 13/05/2022

O livro que me ajudou à procurar pela grande questão
Este livro foi difícil de ler. Não estava acostumado (estou começando a me acostumar agora) a fazer leituras um pouco mais profundas... E acho que esse livro abriu uma... porta? Não, está mais para uma escavação monumental de um buraco sem fim, uma busca infinita e interminável de mim mesmo. É tão bom ter a sensação de que você não está sozinho, ou melhor, de que todos nós estamos sozinhos, juntos. Com reflexões extremamente pertinentes sobre o tema, fazemos uma viagem aos mitos gregos, à grandes filósofos, à nossa própria vida (se você estiver lendo, a meu ver, corretamente), aos perigos que corremos se não buscamos a grande questão, e somos convidados a refletir sobre aquela máxima que ninguém tem certeza sobre, exatamente, o que ela quer dizer, e cada um busca sua própria resposta: conhece a ti mesmo.

Magno 14/06/2023

O conteúdo do livro é muito profundo e aborda questões existenciais muito pertinentes, tais como a ansiedade, o vazio e perda de valores do indivíduo contemporâneo. Ótimo para quem estuda e se interessa tanto por psicologia, como para quem busca autoconhecimento.