Viagem Espírita em 1862

Viagem Espírita em 1862 Allan Kardec

Resenhas - Viagem Espírita em 1862

Sandra.Aguzzoli 06/09/2022

O melhor general não é aquele que se atira de peito aberto na confusão da batalha, mas o que sabe esperar e estudar as aproximações.

Lidia 24/07/2022

Interessante
É um livro muito interessante mas diferente do que pensei. Imagine que contaria sobre as viagens e os locais em si,mas é mais uma coletânea dos discursos de Kardec durante a viagem. Mesmo assim nós traz bons ensinamentos e acho que vale a leitura.

jumorgensten 29/04/2022

O mesmo é tipo um compilado de atividades e viagens realizadas pelo codificador na propagação inicial da Doutrina Espírita.

Sendo assim, o livro possui 6 grandes capítulos, além do prefácio do tradutor. Inicia comentando sobre as impressões gerais e depois discorre por 3 discursos feitos por Kardec aos espíritas de Lyon e Bordeaux.

O primeiro pronunciamento aborda sobre as questões religiosas, Deus e o próprio Espiritismo. Também fala sobre as três categorias distintas dos ideias espíritas, dos próprios espíritas e médiuns.

O segundo discurso comenta sobre a propagação do Espiritismo pelo mundo e sobre os mesmos que estavam mais concentrados na Áustria, Polônia, Rússia, Itália, Espanha e Constantinopla. Além disso, relembra sobre a importância da fé e os pré-conceitos com a Doutrina Espírita.

Já o terceiro pronunciamento fala sobre a necessidade da caridade, o egoísmo e o progresso dos indivíduos e os grupos e os seus convívios.

Chegando no quarto capítulo, Kardec dá algumas instruções e respostas, em vários subtópicos, aos grupos em resposta a algumas das questões propostas por eles. Ao todo são 11 questionamentos e nesta parte lembra muito a diagramação do O Livro dos Espíritos e dos Médiuns, onde existe uma pergunta e ele responde em cima da mesma. A diferença é que, desta vez, são argumentos vindos do próprio e toda a sua bagagem de conhecimentos já adquiridas ao longo de muitos estudos e pesquisas.

Por fim, enumera itens de um projeto de regulamento para uso de grupos e pequenas Sociedades Espíritas. E como trabalhadora de um Centro Espírita e participante de um grupo de estudo, comprovo que muitos fatos colocados ainda estão em funcionamento, principalmente em relação ao número de participantes no grupo, a importância dos conhecimentos espirituais para participar e retirar quem não esteja em sintonia com o todo.

Ao contrário das obras da codificação, por aqui já temos um Allan Kardec totalmente consciente das suas funções e cargos na sociedade e dentro do Espiritismo. E o mesmo consegue transmitir os seus conhecimentos com muita clareza, praticidade e segurança.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, sendo necessárias pausas para reflexões. Viagem Espírita em 1862 é um livro para quem já esteja inserido dentro da Doutrina e conhece suas questões. Para quem é de fora, a grosso modo vai parecer entrar dentro uma empresa e ficar observando seus funcionários trabalhando e todo o modus operantis do local.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/04/29/viagem-espirita-em-1862-allan-kardec