O Brilho da Lua

O Brilho da Lua Lian Hearn

Resenhas - O Brilho da Lua

Virginia 10/12/2023

As cinco batalhas
Depois do balde de água fria que levei com O desafio do guerreiro, as kinhas expectativas para este terceiro livro baixaram consideravelmente. E ainda bem, pois embora o livro seja bom, existem alguns aspetos que foram mal explorados ou que simplesmente irritaram.

Takeo e Kaede estão agora casados e mais decididos do que nunca unir os Três Países sob uma única bandeira, e assim iniciar uma nova era de paz e prosperidade. Uma era que possa ser abençoada pelo mítico Houo. Para tal, eles primeiro devem fortalecer os seus domínios e buscar novos aliados. Contudo, Arai Daichii e o Senhor Fujiwara não estão muito satisfeitos com o seu casamento e ascensão na cena política.

As cinco batalhas retoma bastante do que era o andamento narrativo da primeiro livro: um ritmo tenso e um tanto alucinante. Mais do que nunca Takeo e Kaede devem se unir. Contudo, não é isso que vemos. Os dois encontram-se demasiado ocupados a lutar as suas próprias batalhas, nunca conversando sobre as coisas ou partilhando informações que possam ser úteis. É Kaede quem fica mais debilitada no que toca ao seu desenvolvimento enquanto personagem. Se no livro anterior, a personagem dominava a cena e comandava todas as atenções; aqui, ela é quase relegada a uma personagem secundária, regredindo para a sua posição inicial do primeiro livro - uma menina que não sabe nada do mundo.

Como foi referido na crítica anterior, pessoalmente não via como a profecia poderia ter algum peso na narrativa, acreditando até que esta se revelaria problemática. E assim foi. A profecia revelou ser um estorvo para a narrativa, ao ponto que a própria personagem decide ignorá-la. A própria aura de mistério que encerrava em si termina abruptamente, quando a meio do livro o leitor consegue praticamente resolvê-la.

A escrita de Hearn continua interessante e fluída, porém desde a primeira página que é possível sentir uma certa pressa por parte da autora em concluir o livro. A meu ver, o que terá salvado este livro foram as aparições das personagens secundárias, que acrescentaram essa incógnita à história.

Em suma, s cinco batalhas não deixa de ser um livro bom, contudo é possível notar-se os seus vários problemas.

Thais645 12/11/2021

Bom final (que não é o final) da série
A Saga Otori é uma série muito boa! Adorei a contextualização da política e sociedade japonesas feudais, além se ser uma linda história sobre lealdade e amor. Eu demorei para ler o terceiro livro da série (que achava que era o último, mas aparentemente tem um quarto, apesar do final do terceiro aparentar ser o fim da série). Fiquei com muito medo da autora "estragar" a história mas no fim curti esse livro e como ele terminou

César Ricardo Meneghin 11/03/2021

Muita gordura
A trilogia é interessante, porém o autor se deixou levar demais.

A história tem muitas passagens que a deixam lenta demais e fica aquela impressão de que não se tem assunto. O primeiro livro é ótimo, mas os dois seguintes vão diminuindo a velocidade e chegam a parar na metade do terceiro. Tive que fazer muita força para terminar de ler o terceiro livro. Na metade do segundo livro você sabe o final do terceiro por dedução óbvia.

O autor tentou escrever um livro nos padrões dos autores japoneses, que descrevem a cena com sutileza e delicadeza, porém não consegui alcançar este objetivo.

Matheus 31/12/2020

Gostei bastante do livro
No final já era de se esperar o que ia acontecer
A minha leitura fluiu muito bem e gostei muito da escrita da autora e do tanto de detalhes que ela usa pra descrever o Japão
Recomendo bastante pra quem gosta de livro de fantasia

barbs 09/11/2020

Da trilogia foi o que menos me agradou mas ainda sim é um livro muito bem escrito e detalhado perfeitamente, Lian Hearn você tem todo meu coração com essa saga ?

Andylsz 18/04/2020

A Saga Otori: O Brilho da Lua.
O Brilho da Lua, é o terceiro livro da saga otori, onde se conclui a trilogia principal da saga.

Lian Hearn, a autora, deixa alguns núcleos meio que em abertos, que com certeza serão abordados no "O grito estridente da garça" que é o livro onde realmente a história de Otori Takeo irá se encerrar.

O livro tem uma narrativa muito boa, com capítulos extensos e cheios de detalhes, para que o leitor tenha uma leitura emerciva no Japão fictício da autora.

Rafa - @espaco_dos_livros 28/03/2018

Simplesmente maravilhoso!!
Comecei a ler A Saga Otori ano passado, e demorei cerca de quase um ano pra ler o segundo volume, pensando por várias vezes em desistir da série. Graças a Deus não desisti! Que série maravilhosa! Apaixonante, escrita excelente e objetiva, sem rodeios e personagens cativantes. Sem dúvida, um dos meus livros favoritos que fazem referência ao Japão medieval.

Paulo.Monteiro 08/11/2016

Magnifico!!!
O Terceiro livro desta trilogia é simplesmente muito louco!!!

Borges 17/02/2016

Parabéns
Dos três volumes iniciais, esse sem dúvida é o melhor dos três, o desfecho de Takeo e Kaede é emocionante, os últimos capítulos deixou com ar quero mais.

Ewerton.Carvalho 09/01/2016

A SAGA OTORI, O Brilho Da Lua.
A terceira parte continua deslumbrante.
O mergulho nas fortalezas medievais japonesas é recheado de tramas proféticas, românticas, traições e vinganças.

Mey 22/09/2014

Takeo e Kaede finalmente conseguiram ficar juntos, porém tem que lidar com suas decisões precipitadas. Os dois juntos são perfeitos, conseguem crescer e fortalecer seus domínios. Porém é quando se separam os dois só tomam decisões equivocadas, e é nesse momento que você tem que segurar na mão de Deus e ter paciência, porque você vai passar muita raiva isso é fato.

O começo do livro temos o casal principal tentando se firmar, os dois juntos conseguem conquistar muitas coisas juntos, mas Takeo é aterrorizado pela profecia de sua vida. E Kaede não consegue controlar o ciúme que tem de seu marido. E é por causa desses dois pontos que a vida dos dois é complicada. Takeo prefere acreditar que não vai morrer nas mãos de mais ninguém e Kaede toma decisões erradas por estar cega. É aí que começa o terror.

A escrita de Lian Hearn continua incrível, lembro de que em alguns momentos me consumi de nervoso e ansiedade. Mas acho que um dos pontos que eu gostei que era a objetividade, foi o que prejudicou o livro, acho que ela correu com o final e tudo se resolveu muito facilmente demais. Mesmo assim gostei do rumo da estória e de algumas pontas que ficaram soltas, como se ainda tivesse as portas abertas para uma continuação.

As personagens de A Saga Otori, tiveram um ótimo desenvolvimento, vemos uma evolução e um crescimento, não uma mudança total de personalidade. Nesse terceiro livro a estória começa a mostrar mais das outras personagens destaque pela Shizuka que ganhou meu carinho e por Fujiwara que me fez detestá-lo profundamente.

Indico A Saga Otori demais, principalmente para os fãs de anime, livros como GoT, Senhor dos Anéis e literatura de qualidade, vale muuuiiitoo a pena. Entrou com certeza pra lista de queridinhos.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2014/09/resenha-saga-otori-o-brilho-da-lua.html

Anderson Tiago 09/08/2014

[RESENHA] O Brilho da Lua (A Saga Otori #3) - Lian Hearn
O Brilho da Lua, publicado pela editora WMF Martins Fontes, é o terceiro livro da Saga Otori e narra a história de Takeo e Kaede, dois jovens que sofrem nas mãos do destino desde o primeiro volume da série. Em um mundo fortemente influenciado pelo Japão feudal, com todos os seus costumes e tradições, os jovens estão no centro de uma disputa pelo poder e enfrentam tudo apenas para permanecerem juntos.

Ao final de A Relva Por Travesseiro, Otori Takeo e Shirakawa Kaede finalmente se reencontram e parece que tudo está correndo da maneira certa, apesar das tentativas de assassinato sofridas por Takeo por membros da Tribo. Eles se casam às pressas, mesmo com todos aconselhando prudência aos jovens, mas o amor e o desejo que sentem um pelo outro impedem que vejam as consequências que esse casamento pode trazer ao casal. Após o casamento, Takeo assume de vez a descedência Otori e junto de Kaede rumam para Maruyama, onde Kaede é a herdeira por direito, a fim de assegurar o domínio do território. Após algumas batalhas contra alguns dissidentes, o casal consegue se instalar e reconstruir Maruyama.

Os documentos da Tribo que foram deixados por Shigeru são de grande ajuda e permitem que agentes da organização sejam punidos, porém a perseguição de Takeo a essas pessoas, assim como a maneira como ele se relaciona com lavradores e párias, é vista com maus olhos por alguns nobres de Maruyama. Essa situação gera um clima de desconfiança e o jovem não vê a hora de partir para reconquistar Hagi, o lar ancestral dos Otori, agora nas mãos dos primos corruptos e traidores de Shigeru.

Kaede é, durante a primeira metade do livro, ofuscada pela presença de seu marido. Como já foi dito na resenha anterior, o livro é contado por Takeo através de suas memórias, por isso a diferenciação entre as narrativas, primeira pessoa para o jovem Otori e terceira pessoa para Kaede. Então, o fato de eles estarem unidos faz com que o ponto de vista apresentado seja apenas o de Takeo. Para suprir essa ausência, temos o ponto de vista de Muto Shizuka, a ex-acompanhante da senhorita Shirakawa e membro da Tribo, uma grata surpresa e uma bela adição a história. Em o Brilho da Lua, Shizuka está cada vez mais dividida entre sua obediência para com a tribo e sua lealdade à Kaede.

Na segunda metade do livro, quando seu marido parte em uma missão importante, Kaede reassume a função de narradora. Para mim, que gosto da personagem, foi um alento logo transformado em angústia, pelo que o destino reservou para a jovem mais bonita dos Três Países. Takeo, por outro lado, mesmo dividido entre a sua criação entre os Ocultos e a sua atual situação entre os nobres, só pensa na vingança contra os assassinos de Shigeru e no que fará após isso quando tiver que confrontar Arai Daiichi, o senhor do restante dos Três Países. Será que uma aliança pode ser arquitetada? Enquanto isso, Shizuka e Kenji, antigo tutor de Takeo, discutem o futuro da Tribo, mas uma tragédia se abate sobre eles.

O Brilho da Lua é o romance mais frenético e angustiante que já li. Quase toda a sutileza dos volumes anteriores é abandonada em prol da ação e reviravoltas, que me deixaram boquiaberto e sem acreditar que aquilo realmente aconteceu. A autora Lian Hearn merece todos os elogios por ter encerrado o ciclo principal da Saga Otori de maneira primorosa, me fazendo ler as últimas duzentas páginas de uma vez adentrando a madrugada e sem conseguir parar de virar as páginas mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte.

Por conter mais cenas de ação, O Brilho da Lua perde um pouco da poesia e suavidade encontrada nos volumes anteriores, porém, em contrapartida, ganha em ritmo e velocidade de leitura. A sexualidade, algo explorado também nos dois primeiros livros, é tratada abertamente aqui, principalmente a homossexualidade entre os guerreiros, algo comum a todas as civilizações. Para saber o que acontece após o fim de O Brilho, mais precisamente dezesseis anos após o seu fim, precisamos aguardar o lançamento de The Last Cry of the Heron (ainda sem nome em português) pela Editora WMF Martins Fontes, mas, enquanto isso, podemos acompanhar o que aconteceu antes, dezessete anos no passado em A Rede do Céu é Vasta.

Ao terminar um livro estamos tão empolgados com a história que dizemos, algumas vezes levianamente, que aquele foi um dos melhores que já lemos, que irá marcar a nossa vida para sempre. Porém, posso afirmar de maneira categórica que A Saga Otori sempre terá um espaço especial nas minhas recordações literárias. Espero que vocês possam ler e sentir o mesmo que eu senti.

Resenha assinada por mim para o site INtocados

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/327-resenha-o-brilho-da-lua-a-saga-otori-3-lian-hearn

ednapaula 25/12/2013

Meu romance preferido.
A Saga Otori com certeza roubou meu coração :) Todos os personagens são super bem elaborados e explorados, "mocinhos e bandidos" são bem humanizados e o enredo é apaixonante. No último livro da trilogia me vi economizando a leitura para não acabar o livro e morrer de saudades depois, além do medo de um final que eu fosse chorar até todas as minhas lágrimas secarem (nada dramática). Aliás o final não deixou nada a desejar ao desenrolar maravilhoso da história. A autora consegue mesclar com perfeição a descrição de um cenário rico de detalhes com o tempo certo dos acontecimentos da história, sem te deixar entediado ou ser superficial ao enredo. Simplesmente amei. Vou sentir muita saudade de Takeo e Kaede...

Elba Mara 22/11/2012

ótimo livro, divertido... e mais
Como sempre muito envolvente, sinto vendo uma anime XD espero poder continuar a ler , quero muito ler esse final *v*
se você gosta de japão feudal, personagens cheios de vida e história esse é um bom livro. Nunca pensei que fosse gastar tanto quanto de musashi.

Carol Amaro 22/02/2009

Parte 3 e última da Saga Otori.
Final surpreendente e referências interessantes ao contato do ocidente com o oriente.