Amor Invertido MAXIMILIANO SOUZA

Resenhas - Amor Invertido

Fabi 02/01/2013

O Amor contra preconceitos
A capa de Amor Invertido trás a figura de uma arara. Achei muito bonita, mas com pouca relação com a história. Em uma breve passagem do livro, no cenário da cidade natal de Diego, durante uma excursão elas são citadas. Ou talvez um pássaro revele a vontade que o ser humano tem de ter sua liberdade, sem estar preso a preconceitos e convenções sociais.

Diego conseguiu ingressar em uma universidade pública e para iniciar seus estudos se muda para São Paulo. Ao chegar ao apartamento de sua irmã Juliete, que é aeromoça, ele encontra apenas um bilhete em que ela diz que está trabalhando e voltará em breve. Cansado resolve tomar um banho e ao sair se depara com uma visita inesperada.

“Sai do chuveiro enxugando a cabeça, ao chegar à sala de estar, me deparei com um homem desconhecido. Paramos os dois surpreendidos. Eu, por estar nu em pêlo com a toalha na cabeça devo ter levado um pouco mais de tempo para perceber a sua presença do que ele à minha. Quando o vi ele já me observava com um ar sério e, em ato reflexo, tirei a toalha da cabeça e a meti entre as pernas sentindo as orelhas ficarem vermelhas.” (trecho página 8)

Mais tarde Diego descobre que o desconhecido é Vinicius, um vizinho que trabalha com fotografias profissionais. E desconfia que ele e sua irmã tenham um relacionamento. Surge uma oportunidade de trabalho com Vinicius e Diego, embora não simpatize muito com o vizinho, aceita a proposta. Já que está precisando de dinheiro.

“Era estranho ver aquele sujeito sempre tão quieto e taciturno sorrindo por isso fiquei um pouco admirado. Ele já falara naquele dia mais do que em todos os dias que havíamos nos encontrado.” (trecho página 22)

O envolvimento com Vinicius deixa Diego muito confuso em relação aos seus sentimentos e sobre sua sexualidade. Sua família preconceituosa e a criação conservadora que recebeu, torturam o jovem rapaz. Pois ele deseja estar com Vinicius, mas sua consciência não admite que ame outro homem.

“Eu não sabia se isso era amor. Infelizmente ainda não inventaram uma régua de sentimentos então fica difícil de saber. Mas ficava repassando cena por cena tudo o que já havíamos feito juntos. As coisas boas e as coisas ruins. E isso ia criando um turbilhão em minha cabeça. E eventualmente sentia raiva das coisas boas e ria das coisas ruins. E quando percebia minha contradição me sentia cada vez mais confuso.” (trecho página 166)

Minhas Impressões

Amor Invertido é uma história narrada em primeira pessoa pelo personagem principal Diego. Através da narrativa bem feita, acompanhamos não somente sua vida, mas seus pensamentos, conflitos e reflexões (inclusive com sua voz interior que o acusa algumas vezes) sobre esse amor inusitado por outro homem.

Eu que não me considero uma pessoa preconceituosa, fiquei imaginando qual seria minha reação se de repente me visse apaixonada por uma pessoa do mesmo sexo. Realmente, vários tabus e preconceitos deveriam ser derrubados, para viver esse amor.

O livro ainda analisa outros tipos de preconceitos, além dos existentes contra os homossexuais. Como preconceitos sociais e raciais. Afinal, esse nobre sentimento que é o Amor deve ser cego mesmo, pois não escolhe e nem se importa com cor, sexo ou condição social.

Rafaela 09/01/2013minha estante
Olá, adorei sua resenha!!!
Estou louca pra ler esse livro desde que descobri ele por acaso ao fazer uma pesquisa na internet sobre o anime yaoi Junjou Romantica em que esse livro é inspirado. *_*
Só tenho uma dúvida: quantas páginas tem esse livro?
Pq aqui no Skoob diz que são 258 mas no site da Livraria Cultura diz que são 196.
Então não sei. Você pode me ajudar? D:

Obrigada!

Bjs

Fabi 09/01/2013minha estante
Oi Rafaela o livro tem 196 páginas, muito bem escritas. A leitura flui rapidamente, li em três dias.E recomendo!

Rafaela 09/01/2013minha estante
Obrigada!!!
Bjs

Illyana HimuraW 09/01/2013minha estante
Olá, Fabi!

Amo livros M&M, ou, como são mais conhecidos, romances com temática gay.

Eu não conhecia este livro, mas graças à fofa da Rafaela, fiquei maluca quando ela me avisou sobre ele *.*

Gostei imensamente de sua resenha, por ela ter sido clara e honesta o/.

Em suas impressões, você compartilha um pouco dos sentimentos que o livro te fez sentir e isto é ótimo, pois a gente sente isso e passa a querer o livro ainda mais ^~

Como já disse, sou mesmo fã dos romances M&M e os leio como respiro, heehehhe E sempre me toca qdo vejo que o romance entre dois homens emocionou tanto uma outra pessoa *___*

Outra coisa legal é ver você analisando sobre o que aconteceria se o inverso fosse verdade com você.

É isso o que torna uma resenha capaz de nos fazer refletir, também.

Muito obrigada por seu texto!!!

E também por responder à Rafaela o total de pgs. Nós duas estamos maluquinhas para comprarmos o livro, hein?

Suuuuuuuuuuuper mega abraços de panda fofinhos neste início de ano, Fabi!!

Illy

Illyana HimuraWakai
illyana.himura@gmail.com
@IllychanHimuraW

Carla 29/06/2013minha estante
Oi, Fabiana.

Conheci este livro buscando informações pela internet e o único site que achei a respeito dele foi o da editora.

Você tem o site do autor para que eu possa me informar mais a respeito?

Este livro me instigou pela temática e por me recordar de um romance que li há muitos anos atrás.

Agradeço e parabenizo-a pela sinceridade na resenha.

Fabi 29/06/2013minha estante
Oi Carla, obrigada, eu recomendo a leitura. Não conheço o site do autor, mas vou te passar o perfil do livro no facebook. Assim você pode saber mais sobre a história e conversar com o autor.
Segue o link:

Kleyson.Soares 28/05/2020

Um amor por livros com Temática LGBT
Esse livro é simplesmente FANTÁSTICO. Acho que foi o primeiro assim que li sendo de um romance entre dois homens, e eu amei ambos os personagens, o romance deles, passa pela aceitação de se descobrir gostando de alguém do mesmo sexo, mas eu achei um livro tão lindo e leve, te prende demaisss.

Lala 05/08/2013

Diego é um rapaz de 20 anos, que se muda para SP para morar com a sua irmã Juliete e fazer faculdade lá, morou a vida inteira em Bonito (MS) ajudando a cuidar da pousada com os pais. Ele é um rapaz comum, alegre, inteligente, divertido, e heterossexual.

Logo quando o Diego chega, vai tomar um banho, e quando sai do banho pelado o que ele encontra? Um cara na sala da irmã dele olhando para ele. Logo depois ele descobre que esse cara é o vizinho deles, o Vinicius, e que ele de alguma forma está envolvido com a sua irmã.

Com o tempo Diego passa a trabalhar para o Vinicius que é um fotografo, muito sério e rico. De repente rola aquela faísca sabe? Mas como assim rolou uma faísca com um marmanjo que tá envolvido com a irmã dele? O Diego começa a surtar com isso, e quem não surtaria né? Mas ele faz o melhor que pode para ignorar isso, claro que o Vinicius não ajuda em nada e continua provocando ele.

Eventualmente ele descobre que Vinicius não tem nada com a Juliete, mas isso não tira as paranoias do Diego. Ele sempre gostou de mulher então por que agora ele não consegue parar de pensar no Vinicius? Acima de tudo isso tem outro problema envolvendo o falecido irmão do Diego, o Júlio que eu não vou contar para vocês.

"Mas eu não posso deixar de perguntar. Esta ferida não sangra quando você cutuca?"

Para mim a essência toda desse sentimento confuso é percebida por ele enquanto está em Bonito, em um determinado momento ele está abraçado com a ex e continua achando aquilo bom, ele diz que aquilo tudo é familiar. Com o Vinicius é tudo novo, e apesar de gostar ele tem medo do preconceito e não consegue desistir do ideal de família.

"E além do mais, aquele tipo de relacionamento era algo sem frutos futuros. Mesmo tendo me relacionado com ele, não queria abrir mão de minhas idéias de ter uma família, de ter filhos. Não queria saber de ninguém cochichando pelos cantos a respeito dos dois bichas. Não queria ser anormal. O que havia me deixado curioso a princípio era saber qual dos sentimentos era mais forte: meu instinto ou meu medo. Aparentemente, este último estava vencendo. E, no final das contas, esta parecia ser a melhor opção. Eu tinha mais é que tocar a minha vida."

A família do Diego também não ajuda em nada, são extremamente preconceituosos, enlouquecem quando a Juliete se envolve com um negro. Imagina o que eles vão fazer quando descobrirem que o filho está envolvido com outro homem?

Eu tenho muito orgulho da educação livre de preconceitos que eu recebi, minha mãe sempre me ensinou que somos todos iguais, homem, mulher, cachorro, gato, sapo, e que eu tenho que amar todos os seres vivos da mesma forma. O mundo seria um lugar muito mais pacifico se todos pensassem assim. É tudo amor.

"Não existiam fitas métricas para sentimentos e nem um manual que nos ensinasse a calcular amor. Amor? Quem é que falou que aquilo era amor? Amor por um homem? Faça-me o favor!"

Amor Invertido para mim é um livro maravilhoso, com um romance lindo, li em uma tarde, na hora que ele chegou pelo correio eu parei o que estava fazendo para lê-lo e só parei quando terminei. Como já falei aqui eu gosto de livros que me surpreendam, livros que sejam diferentes, e AI com certeza fez isso muito bem feito. Podemos ver o preconceito que o Diego tem pelo que ele mesmo sente, e o preconceito dos outros contra algo tão lindo e puro como o amor.

A narração é em primeira pessoa, pelo Diego, então podemos acompanhar todo o momento de descobrimento da sexualidade dele. Como já falei é uma leitura rápida e leve que me encantou. Amei a trama, a escrita do autor (que virei fã), se pudesse mudaria apenas uma coisa: triplicaria o tamanho do livro. Achei muito pequeno e acho que a historia poderia ser muito mais desenvolvida sem se tornar cansativa, as palavras do Maximiliano + a história envolvente são incapazes de cansar alguém, tenho certeza que independente do tamanho, o livro continuaria leve e emocionante, ou talvez seja apenas eu querendo mais do Vinicius e do Diego.

"E eu, o que será que eu era? Nunca havia gostado de outros homens. Só dele. Isso o fazia especial? O quanto especial ele era?"

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/07/resenha-amor-invertido.html

Will 08/08/2013

Amor sem fronteiras
Me envolvi profundamente com a história. O livro é muito bem escrito, fazendo com que a leitura se desenvolva de forma leve. Foi muito bom ler Amor Invertido. Envolvente, prendendo-me da primeira a última página. Impossível de largar...

Jess 17/10/2013

Maximiliano Souza - Amor Invertido
Este foi mais um livro que ganhei em uma das promoções do Every Little Book e posso dizer que foi um dos melhores, pois ele envolve algo totalmente polemico; a homossexualidade. Eu sei que hoje em dia tal opção sexual não está sendo tratada mais com tanto preconceito, porém ainda existem as pessoas “caretas” que vivem ainda em um mundo onde o homossexual é um ser alienígenas, vagabundo que não tem Deus no coração e por isto vai para o inferno quando morrer. Eu odeio essas pessoas! Acho sua forma de pensar extremamente pequena e antiquada, o mundo está evoluindo e essas pessoas estão ficando para trás em vez de crescerem junto. Enfim, eu amo uma polemica então este livro é único para mim.

Diego é um jovem de 20 anos que acaba de conseguir adentrar a universidade publica de São Paulo e para isto tem que se mudar de Bonito, sua cidade natal, para ir morar com sua irmã, uma jovem alegre e extremamente extrovertida. Logo quando chega em São Paulo e parte em rumo ao apartamento onde vai morar, descobre que Juliete (sua irmã, ao qual é aeromoça) teve que ir trabalhar, na verdade fora substituir uma amiga já que aquele era seu dia de folga. Sendo assim, ele vai tomar um banho para relaxar da longa viagem. Ao sair completamente pelado se depara com um homem estranho ao qual tem a gata de sua irmã no colo e esta está ronronando para ele, o que significa que o homem não é tão estranho quanto ele achava.

Quando Juliete volta do trabalho ela apresenta Vinicius a Diego e este descobre que o estranho que o viu pelado é seu vizinho, que trabalha como fotografo profissional. Com o decorrer do tempo, observando a forma como sua irmã e Vinicius se tratam ele desconfia que ambos tem algo a mais do que amizade, mas nada disto foi mencionada e ele espera pacientemente que Juliete acabe lhe contanto.

Diego é convidado a trabalhar com Vinicius sem pensar duas vezes ele aceita, afinal de contas, a grana estava curta ele não podia recusar. É apartir daí que as coisas começam a ficar confusas, seus sentimentos e sexualidade são questionados quando seu corpo e coração começa a reagir as investidas de seu vizinho, extremamente confuso Diego tenta recuar e tenta fingir que não estava realmente sentindo aquilo, mas as coisas não saem bem como Diego esperava e quando ele menos nota está aos poucos se apaixonando.

É a primeira vez que vejo o foco principal do livro girar em torno de um rapaz confuso sobre sua sexualidade, pois normalmente isto apenas acontece com o secundarista, melhor amigo da mocinha que tem seu coração partido ou algo do tipo. Além deste fato ter me agradado muito, pois o autor realmente deu a cara a tapa ao escrever um livro assim, também teve a forma como ele conduziu o texto, não era algo tenso como se é de se esperar quando envolve tal assunto delicado, mas sim é um texto descontraído, que me fez ri por diversas vezes e torcer muito para que tudo desse certo para o Diego. Se você quer um livro com a leitura rápida e agradável leia Amor Invertido.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

Fala Urupês? 16/02/2014

Amor invertido - Maximiliano Souza
Diego é um garoto simples, criado em uma cidade pequena com uma família muito conservadora e trabalhadora. Para estudar, se muda para o apartamento de sua irmã que mora em São Paulo, e conhece Vinicius, um homem até que excessivamente arrogante, mas muito amigo de sua irmã. Essa amizade acaba fazendo com que os dois começassem a trabalhar juntos, e é a partir da observação do trabalho e da ligação que a irmã e Vinicius possuem, que Diego se vê em uma situação delicada, em que tem que enfrentar sentimentos estranhos à sua educação e ressalvas à relação de seu chefe e sua irmã.

Eu não tinha lido nenhum romance desse estilo, e sei muito pouco sobre o Maximiliano, então comecei a leitura com uma curiosidade dupla... Afinal, não deixa de ser uma temática polêmica ainda nos dias atuais, e fiquei muito feliz que por ter sido surpreendida! Diego é um adolescente normal, mudando sua vida para se adaptar à nova cidade e à faculdade... Conheceu Vinicius de uma forma inusitada mas ainda assim natural, e todo o enredo não deixou um minuto de ser sensato...

Quem decidiu a quem podemos amar? Até onde o que aprendemos a vida toda está correto? Alguns questionamentos feito por Diego enquanto se envolve em situações inusitadas coloca o leitor para refletir sobre seus próprios pré-conceitos, mas não de forma a tornar a leitura enfastiante... E além de tudo, esquecendo a característica 'homossexual' do romance, o romance em si é muito interessante e bem construído!

Indico, para quem tem curiosidade sobre o estilo por ser uma leitura sossegada, e também para quem gosta de um romance, que não tem exageros e envolve ao mesmo tempo o lado simples e complicado do amor.

site: http://www.falaurupes.com/2014/02/amor-invertido-maximiliano-souza-n.html

ELB 18/05/2014

Every Little Book

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lala, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/07/resenha-amor-invertido.html

Gabriele 23/08/2014

A coisa que mais gostei foi do protagonista preconceituoso. Geralmente personagens com essa característica se tornam bastante caricaturados e difíceis de você assimilar com conhecidos. Sabe aquele amigo seu que é super gente boa, mas que ai abre a boca para dizer uma besteira homofóbica? De alguma forma eu conseguia enxergar um conhecido ali, alguém que fala besteiras antes mesmo de pensar nelas, mas que no fundo é gente boa e tudo o que precisa é de mais esclarecimento. O que me lembra que na narrativa também tem um casal interracial que foi sabiamente colocado lá, dando muito no que se pensar. Mas nada de spoilers para não estragar, né?

Amor invertido eu acabei de ler em algumas horas. Resolvi ler só para passar o tempo e bum, não consegui largar mais. É bem aquele tipo de autor que tem uma escrita gostosa de ler, que te prende e não te entedia. São poucas páginas, não chegam nem a 200, então se puderem dêem uma olhada.

Gisele Galindo 08/10/2023

Amor Invertido
Tinha baixado o ebook há tempos, nem me lembro a razão, pois atualmente não optaria por um romance com esse título. Mas, enfim, propus-me a ler os e-books antigos do meu app.

A trama traz o dilema de Diego, um jovem que se percebe amando um homem, que era amigo de seu irmão. A questão aí é que Diego vem de uma família altamente preconceituosa e nesse caso, ele também possui certos pensamentos errados, tanto quanto a relacionamentos homoafetivos quanto a cor das pessoas.

Até aí, ok, o desenrolar da história, apesar de me incomodar muito algumas inconsistências. Porém, dados acontecimentos, com o passar da leitura, foram deixados de lado, em especial com os personagens secundários, muitas pontas soltas e a construção deles acaba sendo precária. Erros de português são perceptíveis, ainda que se escute pela Alexa. E o final do livro... sem comentários. Até fui procurar para ver se existia um volume dois com a continuação... nada. Só achei uma versão do ponto de vista do Vinicius.

Valeu a pena ler? Sim, mais um dos ebooks antigos que finalizo. Ainda assim, fica um gostinho de frustração.

Esdras 21/10/2016

Amor Invertido
O livro conta a história de um rapaz chamado Diego e da sua transição para uma nova fase de sua vida. Ele deixou a casa dos pais e mudou-se para a casa da irmã e também ingressou na faculdade.
Entre todos os problemas que ele poderia ter agora, nunca imaginaria que o maior deles seria o Vinícius, amigo de sua irmã Juliete. Ele é um cara bem sucedido e trabalha com fotografia e, detalhe, é gay. Os dois se conhecem de forma inusitada na casa da irmã e Diego concluí que Vinícius é namorado dela.
Ok.
Vinicius tem uma atração quase que instantânea pelo Diego, mas não demonstra assim de cara.
Por ventura, Diego acaba indo trabalhar como assistente do Vinícius. E é a partir daí que a vida do Diego vai virar de pernas pro ar.
Diego sempre foi convicto quanto a sua sexualidade. Ja namorou várias meninas e tal. Seus pais são daquele tipo ' meio preconceituosos'.
Então, quando o Vinícius, ao acaso, dá uma investida contra o Diego, ele fica abalado de todas as formas possíveis. E vários conflitos internos vão surgir.
Primeiramente, o preconceito pregado pelos seus pais e instalado nele, vai explodir. Aquela situação vai soar o mais absurdo possível, ainda mais porque, na cabeça dele acha que o Vinícius é o namorado de sua irmã.
Mas então, quando a poeira baixou e ele se sentiu mais calmo, um outro lado da situação veio a martelar sua cabeça. Ele não consegue esquecer aquele contato. Aquela situação tão absurda despertou algo nele, reações, algo que nunca poderia imaginar, algo que não poderia acontecer com ele.
E isso foi só o começo. Várias outras situações embaraçosas ligadas ao Vinícius se seguiram.
Bem, não li muitos livros desse gênero. Mas nota-se que não dá pra falar sobre a 'descoberta sexual' de uma maneira muito inovadora. Ainda assim, acho que o autor desenvolveu bem a história dentro do proposto. Criou bons personagens. Aquele super preconceituoso consigo mesmo e com os outros e também aquele bem resolvido, sexualmente falando, pra dar aquele contraste. (Muitas são as vezes que a gente quer dar um tapa no Diego e dizer pra ele acordar pra vida e não perder tempo Rs.) As vozes na cabeça do Diego, que debochavam dele tanto o criticavam quando cada vez mais ele cedia àquele novo sentimento, eram interessantes. As partes mais íntimas não ficaram nem um pouco forçadas, soaram bem naturais, considerando a personalidade do Vinícius e tal. (Meu personagem preferido. Cheio das atitudes e convicções, apesar de trazer nas costas aquelas mágoas e cargas emocionais do passado).E o desenvolver da relação dos dois foi bem legal também. Até engraçado, muitas vezes, quando implicavam tanto um com o outro é faziam toda aquela birra.rs. De toda forma, foi uma leitura leve. O Diego não teve que lidar com muitos problemas aqui, a não ser com ele próprio. A não ser, claro, aquela escrota demonstração de preconceito perto do final. Foi meio tenso. Mas creio que a tensão maior fique pro segundo livro, onde espero que o Diego venha a lidar com todas as consequências(inevitáveis!) da sua aceitação. Curioso para saber.
Fernando Lafaiete 21/10/2016minha estante
Curti a resenha. Gosto de livros desse gênero e pretendo ler este... :)

Esdras 21/10/2016minha estante
Também gosto! Mas são sempre caros! Rs. Este eu ganhei. Curti bastante. Foi divertido. Haha.

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Amor invertido

Eu não tinha lido nenhum romance desse estilo, e sei muito pouco sobre o Maximiliano, então comecei a leitura com uma curiosidade dupla… Afinal, não deixa de ser uma temática polêmica ainda nos dias atuais, e fiquei muito feliz que por ter sido surpreendida! Diego é um adolescente normal, mudando sua vida para se adaptar à nova cidade e à faculdade… Conheceu Vinicius de uma forma inusitada mas ainda assim natural, e todo o enredo não deixou um minuto de ser sensato…

Quem decidiu a quem podemos amar? Até onde o que aprendemos a vida toda está correto? Alguns questionamentos feito por Diego enquanto se envolve em situações inusitadas coloca o leitor para refletir sobre seus próprios pré-conceitos, mas não de forma a tornar a leitura enfastiante… E além de tudo, esquecendo a característica ‘homossexual’ do romance, o romance em si é muito interessante e bem construído!

Aninha de Tróia 23/08/2017

Amei o livro. Gostei muito dos personagens, principalmente da evolução do Diego. Estou ansiosa para ler a versão do Vinícius e adoraria uma continuação.