Microtendências -  As pequenas forças por tras das grandes mudanças de amanhã

Microtendências - As pequenas forças por tras das grandes mudanças de amanhã Mark J. Penn

Resenhas - Microtendências

Israelteixeira 15/04/2022

Uma pena não ter conhecido antes
O livro revela mudanças nos padrões comportamentais que estão transformando o mundo. As 75 microtendências citadas me ajudaram a compreender melhor como as mudanças ocorrem de fato.

A obra é muito pautada no mercado americano, que tem grande influência no resto do mundo, então não vejo esse fato como um ponto fraco do livro.

Vale a pena a leitura.

Silvio 14/02/2011

Mérito do livro é fazer com que fiquemos atentos às nossas microtendências
Microtendência é um fenômeno restrito a menos de 1% da população, mas que é capaz de influenciar fortemente toda a estrutura de um país (ou mesmo do mundo) e ganhou popularidade com o livro “Microtrends: The Small Forces Behind Tomorrow´s Big Changes” (Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã). Para comprovar sua tese, o autor Mark Penn, profissional da área de pesquisa de mercado nos EUA, levantou 75 microtendências ocorridas em seu país, sendo uma das principais o papel preponderante de uma minoria religiosa na reeleição do presidente George Bush em 2004.
O livro mostra diversas destas microtendências e,embora seja totalmente voltado para o mercado norte-americano, vale uma consulta por parte de marketeiros e sociólogos. Afinal, queira ou não os EUA continuam ditando tendências no nosso mundo globalizado e o que acontece lá fatalmente terá reflexos aqui com maior ou menor intensidade.
Outra importante contribuição do livro é fazer com que fiquemos atentos às nossas próprias microtendências. Sobre isso escrevi um artigo no ano passado que pode ser lido pelo link http://wp.me/s11GHm-410

André Goeldner 15/09/2010

O livro revela alguns dos novos grupos que estão surgindo devido aos novos hábitos e comportamentos das pessoas. A maioria dos exemplos são dos EU, mas muito também se aplicam ao Brasil. Entretanto, esta parece ser a época de maior oportunidade para negócios de todos os tempos. Acho que o livro pode ser resumido em: abra o olho e aproveite as chances.
Vale a pena ler.

Claus 03/01/2009

Muito voltado para o mercado norte americano
O livro realmente apresenta algumas coisas novas, mas em sua grande maioria são tendências que já se leu em uma Veja. Por exemplo: o crescimento da participação de homossexuais, filhos que saem tarde de casa, namoros online, etc. Várias outras, são muito voltadas ao mercado norte americano, como o aumento da participação política dos imigrantes ilegais, características do eleitor, movimentos e pesquisas que nos dão uma idéia do que acontece na sociedade de lá, mas é difícil imaginar aplicado aqui. Talvez não tenha atendido de forma satisfatória à minha expectativa, que esperava uma abrangência internacional ... de qualquer forma, sempre é válido e acrescenta.
Hércules 06/01/2009minha estante
Concordo com você em alguns pontos, pois realmente se trata do mercado americano, mas vale como pontapé para azermos o mesmo por aqui!