A Suavidade do Vento

A Suavidade do Vento Cristovão Tezza

Resenhas - A Suavidade do Vento

Marcos Aurélio 29/11/2021

Um Paspalho que eu adoraria encontrar
Josilei Maria Matôzo, ou Jordan Mattoso, busca no I-Ching o empurrão para o caminho já está determinado a tomar.
Falta-lhe força, determinação, ousadia, falta-lhe coragem.

No apartamento pequeno, desconfortável, ao som de Pink Floyd, encorajado pelo whisky do Paraguai, Matôzo se transforma Mattoso.

Não um super herói, mas um retrato de tanta gente. De respostas caladas, de tapas na cara da vida sofrida, do sofrimento, da vida atormentada.

Matôzo, que alimenta os monstros, pode ser um paspalho, mas é genuinamente um ser humano do bem.

Outro destes exemplares que se contenta com pouco, e se conforta com o que tem, como se fosse o que merece.

O I-Ching, a bebida, o jogo, os montros, só fazem mal a si mesmo. Inofensivo, não se dá conta que vive uma solidão acompanhada, que é sua melhor companhia.

Sim, Matôzo, amigo de Mattoso, e não os outros que lhe dedicam migalhas de carinho, e respeito. Os outros que retratam um ser humano que prefere dar esmola, a ajudar o próximo a vencer.

Matôzo é um dos meus personagens preferidos. O primeiro livro que reli na vida. Cristovão Tezza, um belo escritor. Eu jogaria uma partida de caneco, numa mesa com Matôzo, Cristovão e os monstros. Quem sabe eu levasse os meus próprios monstros.

Fabio DOliveira 22/07/2012

IMPRESSÕES DE UM LEITOR COMUM...
Um livro que comecei sem grandes expectativas. Encontrei-o por acaso na biblioteca de minha escola e, como adoro explorar autores que desconheço, peguei-o.

Em "A Suavidade do Vento" é contada a história de Matôzo, um simples professor de português duma pequena cidade do interior paranaense. Homem solitário, amante de jogos e bebidas, que encontra na escrita um lindo refúgio.

Com uma narrativa deliciosa, o autor nos faz mergulhar na mente do protagonista. E quando digo mergulhar, estou dizendo pra valer. O envolvimento é tão grande que é possível sentir seus triunfos e suas frustrações. É uma verdadeira tempestade de emoções. E isso é ótimo!

Além de envolvente, a história é bem imprevisível. Toda hora vemos rumos que realmente não esperávamos, ou, sinceramente, não queríamos. É impossível não desejarmos pelo clichê, pela resolução dos problemas, pela felicidade do professor.

E o final... Nossa! Tão bom que me deixou estático por belos dez minutos, olhando pro nada, pensativo.

De fato, "A Suavidade do Vento" é o tipo de livro ideal para aqueles que adoram degustar a obra por inteira. Não apenas suas palavras, mas também os sentimentos embutidos nelas.

Lu Tibiriçá 17/05/2020

Relativizando a suavidade do vento
O que se precisa fazer pra realizar o seu sonho? E quando ele se realiza e os frutos não são bem o que você idealizou por tanto tempo? Do que precisamos desistir pra conquistar ou desistir de um sonho?
É bem por aí o enredo desse livro. Aliás, um livro sobre livro... Chega de spoiler. Boa leitura.

Daniel Andrade 04/12/2023

Uma leitura ok.
Meu quarto livro do Cristóvão Tezza, e foi o que menos gostei. Apesar de bastante melancólico, é engraçado também. O Matôzo é todo errado, pedante e insuportável, mas..... terminei gostando dele.

ViagensdePapel 29/08/2017

Já faz algum tempo que eu queria ler algo do autor Cristovão Tezza e, quando surgiu a oportunidade de ler a nova edição de A Suavidade do vento, não hesitei. Na verdade, esta é a minha segunda experiência de leitura com o autor que nasceu em Lages, Santa Catarina, mas vive em minha cidade, Curitiba, desde pequeno. A primeira obra que li do aclamado autor foi “O filho eterno“, há uns seis anos. Porém, creio que a falta de maturidade da época impossibilitou o entendimento do livro e tornou a experiência pouco proveitosa.

Dessa vez, embarquei nas páginas do romance publicado originalmente em 1991 e me deixei guiar pela jornada de Josilei Maria Matôzo, o protagonista desta história. Dividido em Prólogo, Primeiro Ato, Entreato, Segundo Ato e Cortina, o livro fala sobre este personagem bem peculiar, que com problemas de se relacionar com outras pessoas e encontrar um espaço nos diferentes círculos sociais, sente-se inseguro e isola-se em seu próprio mundo. Como uma maneira de buscar aceitação e provar-se para si mesmo, Matôzo, que é professor, resolve escrever um livro, esperando tornar-se reconhecido e valorizado pela população da pequena cidade paranaense na qual vivia.

Quando por fim termina o romance, intitulado A suavidade do vento, ele consegue publicá-lo em uma editora de São Paulo e pensa que sua vida melhorará muito, já que poderá mostrar seu valor para os amigos, que o consideram um tanto esquisito. O problema é que o resultado não sai como o esperado, parece, inclusive, surtir o efeito contrário, o que faz com que o autor/professor repense suas decisões e busque reverter a situação.

Em capítulos curtos, com um narrador que conversa tanto com o leitor, quanto com o personagem principal, Tezza guia o leitor em uma narrativa envolvente, que apresenta um protagonista muito interessante e verossímil. Matôzo possui angústias e inquietações que geram identificação, assim como sua busca pela aceitação. Além disso, a história instiga e surpreende, misturando humor e melancolia ao falar sobre a realidade.

Outro ponto positivo do livro é a maneira com a qual o autor insere a metalinguagem. A obra fala sobre o processo de escrita do autor, seu refúgio no livro que acha que será capaz de salvá-lo. Mostra etapas importantes desse processo, como a finalização da obra e a divulgação após a publicação, e a relação de Matôzo coTem a escrita. A ligação com o teatro apresentada em A suavidade do vento também é muito legal. Narrado em prosa como se fosse uma peça teatral, a relação com essa arte enriquece a narrativa e surpreende na conclusão do livro.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/06/15/resenha-a-suavidade-do-vento-de-cristovao-tezza/