Unison Andy Marino

Resenhas - Unison

Douglas.Augusto 20/06/2020

Final decepciona um pouco
O desenrolar da história prende bastante o leitor, porém o final é vem fraco.
Livro mediano.
Rener 24/10/2020minha estante
Concordo Douglas! O Hype é muito bom no início, gera expectativas... Mas o final... da vontade de reescrever!

Neko 25/02/2020

Decepcionada...
O livro estava muito bom e envolvente, mas o final é realmente fraco e decepcionante. Eles não resolvem o problema, não explica os mistérios, e é só mais um momento confuso e desconexo de toda a história.

NatAlia406 20/05/2023

Unison
A ideia é muito boa mas má executada. A leitura foi bem arrastada durante o livro todo, os capítulos por serem separados cada um para um personagem e a Mistletoe ser uma personagem ruim, (?) não sei se essa é a palavra, os capítulos dela faziam eu ter vontade de largar o livro. Esse final me deixou confusa, que nem no resto do livro todo.

@APassional 02/10/2012

Unison - A Rede Social do Futuro * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
A belíssima capa, logo de início já nos transporta ao universo que queremos mergulhar, a garota da trança azul em atitude de combate similar a um escorpião, o que quer nos sugerir?

Picada Fatal?

No primeiro capítulo conhecemos Anna, a garota da trança azul, que se auto-nomeia Mistletoe, uma jovem “rebelde” que busca conhecer suas origens, e seu inesperado encontro com Ambrose, que está em fuga, em perigo, então ela toma a si o encargo de salvá-lo.

Ambos tem 15 anos e muitas coisas em comum apesar da diferença social, mas principalmente, é a dúvida que os une, ao passo que ela quer descobrir quem é, ele passa a questionar quem ele pensa que é.

Confuso? Claro que não, o autor dedica praticamente metade do livro, às descrições de Ambrose sobre sua vida de mapeador de fluxo de processo na Unison, e de seu procedimento de nível sete, no decorrer de longas conversas, entre uma fuga e outra dos agentes que rastreiam Ambrose na Pequena Saigon, para levá-lo de volta à Cidade Litorânea do Leste, sede da Unicorp.

Na segunda parte da trama, somos enfim apresentados à Unison, pois tanto Ambrose, como Mistletoe fazem suas incursões na rede Unison que é um “programa” onde o usuário “logado” através de um avatar vive outra realidade, virtual, nos moldes de perfeição que queira idealizar, "a lá Secund Life" e, como o enigma da origem de ambos é solucionado antes da metade do livro, findo o mistério, voltamos ao tema inicial: mais uma vez Ambrose, em perigo, agora na rede Unison. Conseguirá Mistletoe salvá-lo?

No geral, os parágrafos são longos entrelaçamentos de descrições, pontuadas de pensamentos ou ponto de vista pessoal, um tanto caótico, o que causa certo estranhamento.

Com exceção de Ambrose e Mistletoe, as personagens Jiri, Dita, Sliv, Len, Marti Truax, Ivor, Magnus e Deirdre são rasas, pouco desenvolvidas ou só mencionadas, podiam render muito se não houvessem sido abandonadas em prol de protagonistas que não dão conta da trama, por sua precocidade de desenvolvimento.

Realmente, Unison contém muitos elementos interessantes, cenários mirabolantes, um tema atualíssimo, poderia ser uma grande história, mas algo falhou na transmissão da ideia pelo autor.

Talvez, esse fosse o caso de maturar as personagens e a ideia antes de transcrevê-la e publicá-la, para não desperdiçar a ótima trama.

Pode ser que na continuação o autor nos surpreenda, porque da forma que acaba a história... só pode haver um Unison 2.

Recomendado aos aficionados em redes sociais!
Rosem da Casa de Ferr.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 02/10/2012:

Jacqueline 09/10/2012minha estante
oba, vou economizar um dim dim rs
já estava meio pé atrás com o livro, e sua resenha me esclareceu muito!

Psychobooks 15/10/2012

Classificado como 2,5 estrelas no Psychobooks

Unison tem uma premissa que tem tudo para agradar: Ação com possibilidades tanto no “mundo real” quanto no “mundo virtual”. No futuro, houve uma guerra e algumas pessoas ficaram morando abaixo de uma cúpula. Não é permitido que os moradores da subcúpula subam e se misturem com os moradores de cima. Na parte de cima, os moradores usam e abusam da Unison, a rede social que imita a realidade e vai além, deixando todos os sentidos da vida real mais pungentes e agradáveis. O proprietário da Unison é Martin Traux, e seu filho, Ambrose de 15 anos é um de seus herdeiros.

Na subcúpula conhecemos Anna, que ao completar 15 anos, decide que será chamada de Mistletoe, ela vive na pobreza, e é criada por seu tutor, Jiri. Já perceberam a ideia da apresentação do livro? Dois personagens distintos, mas parecidos, cada qual em um local, vivendo uma realidade à parte e prontos para se encontrarem e a narrativa ter início. É o que acontece, mas o enredo não me prendeu totalmente, explicarei meus motivos.

Mistletoe e Ambrose se conhecem quando o garoto, sem um motivo palpável (pelo menos a mim foi o que pareceu), decide se revoltar e ver qualé que é a da subcúpula movido por uma informação que recebeu. A situação em que os dois se conhecem é trágica e marca o início da jornada do herói, (a Separação, lembram que já falei sobre isso em outra resenha?). Esse início da jornada dos dois se dá com a morte de Jiri e a consequente perseguição que os dois garotos se envolvem posteriormente.

A partir desse ponto o enredo fica completamente confuso e as ações que se dão são tão repletas de coincidências que não consegui me convencer em nenhum momento. Tudo dá certo – ou para um lado ou para o outro, vejam bem – todos os lugares visitados, mesmo ao acaso, têm um motivo e levam a alguma descoberta.

A rede social, que dá nome ao livro, ficou envolta numa névoa para mim. Não consegui me conectar completamente à forma que o autor a apresentou e nem me senti completamente convencida de sua atração aos usuários. Faltou um melhor desenvolvimento do mundo virtual, em minha opinião.

Ambrose e Mistletoe também são personagens sem características muito marcadas. A forma com que a menina lida com a morte de Jiri foi, para mim, fria demais, o que não é condizente com a construção da personagem. Em nenhum momento me senti conectada com os dois ou até mesmo angustiada, torcendo para que alcançassem o que almejavam.

O autor também opta pela apresentação de capítulos salteados entre as visões de cada um dos protagonistas. Há quebra da ação com essa escolha de apresentação de enredo, já que ele começa o capítulo seguinte bem mais à frente de onde estávamos no anterior. Isso fez com que eu me sentisse continuamente perdida na história, sempre com a sensação que faltava alguma informação essencial para a trama que discorria.

Apesar dos pesares, a narrativa é rápida. Li o livro em horas e o final da história valeu 0,5 estrelas. Não sei se continuarei a leitura da série, mas o desfecho de trama aguçou um pouco a minha curiosidade.

"Os propulsores pegaram. A scooter quicou no colchão estático justo antes de colidirem. De imediato Mistletoe calculou a próxima ação. Seu cérebro se movia numa sequência de cenas rápidas, seus atos controlados por algo que não era seu pensamento consciente."
Página 51

Marina.Ramos 27/01/2018minha estante
undefined

Sat 22/08/2019

Ideia boa, mas muito mal utilizada e desenvolvida. Não consegui ter empatia pelos personagens e nem pelas situações. Achei o enredo confuso e raso, mas o final foi pior ainda. Não recomendo.

Amanda 09/02/2022

Unison
Uma história muito interessante para quem gosta de jogador número um por exemplo, é um universo bem criado, porém não tem a evolução dos personagens, acontece tudo muito rápido.

Luh 17/10/2012

Um livro um pouco complicado, mas perfeito para os que gostam de uma ação inteligente.
Resenha retirada do blog Fome de Livros:

A Trama: Anna, mais conhecida como Mistletoe, é uma garota pobre que cresceu na subcúpula (o equivalente a favela nos dias de hoje) e nunca pôde aproveitar as revoluções da Era Unison: Uma rede social em que os usuários conseguem 'entrar' em um novo mundo, lá você pode ser quem quiser, fazer milhões de amigos, curtir festas sem que seu corpo saia da segurança de sua casa.
A menina nunca conheceu os pais, foi criada por seu tutor Jiri e sua 'tia' Dita, até certo dia quando Jiri recebe uma ligação misteriosa e tem que sair às presas de casa. A protagonista o segue e assiste enquanto ele é assassinado por um policial, ela tenta interferir e consegue resgatar um garoto que ela nunca havia visto, mas que é o motivo da morte de Jiri.
O garoto se chama Ambrose e é o filho mais novo de Martin Traux, criador e dono do império Unison. Mistletoe e Ambrose descobrem que tem mais em comum do que pensavam, agora eles querem saber de onde vieram e o que Martin está tramando com a nova versão da Unison.

O Protagonista: No início a única protagonista é Anna, mas quando conhecemos Ambrose ele se torna um segundo protagonista e a história começa a ser contada alternadamente entre os dois. A menina é determinada, teve uma criação humilde e é o tipo de pessoa que tem poucos amigos, mas que faria tudo por eles. Ela não tem medo de se aventurar, tem apenas 15 anos mas foge do tipo "garota bobinha que acredita em tudo o que dizem".
Ambrose no começo parece só mais um riquinho mimado que se importa unicamente com seu nariz, mas quando ele vai parar na pequena Saigon, cidade da Mistletoe, mostra que é muito mais que um rostinho bonito, está disposto a abandonar o luxo para conseguir respostas.

Os Personagens Secundários: Ao contrário da maioria dos livros, esse tem poucos personagens secundários que não ganham muito espaço durante a trama. Jiri é um homem misterioso que tem uma loja de conserto de eletrônicos antigos, ele cuida de Mistletoe desde bebê e dá uma scooter pra ela nomeada de Nelson, mas não chegamos a conhecer muito do homem devido à sua morte no começo da história.
Tia Dita é uma mulher carinhosa que ajudava Mistletoe como se fosse sua mãe. Sliv (meu personagem favorito) é um bom amigo da garota e talvez até futuro namorado, é fofo e muito bom com tecnologia, ajuda ela nos momentos mais difíceis.
Martin Traux (como citado acima) é criador e dono da rede Unison, sempre tramando alguma coisa, vive (literalmente) no Unison, ninguém sabe a real localização de seu corpo. Ele é distante e misterioso, mas no começo engana muita gente com o sorriso amigável.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu não sou muito fã das capas que trazem o protagonista, como essa traz a Mistletoe, pois te impede de criar uma imagem própria, mas tenho que admitir que tanto a capa quanto a sinopse me deixaram muito curiosa a respeito do livro. A história é toda narrada em terceira pessoa com narrador onisciente (que tudo sabe), a letra tem um tamanho bom pra leitura e não reparei em nenhum erro de digitação, sem palavras complicadas, mas algumas gírias como Ma Buh que depois de algum tempo fui entender que equivale ao "mas bah" dos gaúchos.

Concluindo: Uma leitura meio complicada, tive que reler alguns pedaços e prestar muita atenção durante toda a história, não foi meu livro preferido devido a complexidade, levei uma semana pra ler, mas para os que gostam de uma ação inteligente talvez valha a pena a leitura.

Quotes:
"- Primeiro inventaram o aço plástico. Então os prédios começaram a chegar até as nuvens. Ninguém com grana para viver no alto queria ficar na parte baixa. Daí os andares de baixo ficaram pra gente como eu e Jiri, mas depois de um tempo gente como você decidiu que era muito perigoso ter ricos e pobres no mesmo prédio. Evacuaram os primeiros 30 andares e encheram tudo com vigas extras de suporte de aço plástico para ninguém voltar. No fim todos ficaram assim. A gente construiu casas subindo encostadas nos prédios de vocês, e aí vocês instalaram a cúpula. Foi tudo um enorme toma lá da cá."

AndyinhA 10/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Nesse futuro, o mundo gira em torno da Unison (e suas versões) e quem não tem um perfil online fica para trás e perde tudo que está acontecendo e claro deixa de ser aquela pessoa ‘cool’ e descolada.

Nós acompanhamos a vida de duas pessoas distintas – uma é o filho do criador da Unison (ou melhor da concepção da ideia) e a outra é uma menina do povo (ou seja, ela não tem tantas condições de se manter online quanto gostaria) e quando eles se encontram, começam a se questionar se viver online tanto tempo é bom e se é bom, quem ganha com isso?

A história é repleta de ação, aventura, mergulhar no desconhecido, perseguição. Um Matrix no mundo literário, o que irrita é que o autor não fez uma explicação básica no prólogo ou no primeiro capítulo do livro, então a narrativa é irritante e bem arrastada. Ele fica explicando coisas básicas como se nós não soubéssemos o básico de ficção. E isso acaba deixando o leitor irritado.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/11/poison-books-unison-andy-marino.html

Rosem Ferr 26/02/2015

Unison : a rede social do futuro.
A belíssima capa, logo de inicio já nos transporta ao universo que “queremos” mergulhar, a garota da trança azul em atitude de combate similar a um escorpião, o que quer nos sugerir ?

Picada Fatal ?

No primeiro capitulo conhecemos Anna, a garota da trança azul, que se auto-nomeia Mistletoe, uma jovem “rebelde” que busca conhecer suas origens, e seu inesperado encontro com Ambrose, que está em fuga, em perigo, então ela toma a si o encargo de salva-lo.

Confuso ? Claro que não, o autor dedica praticamente metade do livro, às descrições de Ambrose sobre sua vida de mapeador de fluxo de processo na Unison, e de seu procedimento de nível sete, no decorrer de longas conversas, entre uma fuga e outra dos agentes que rastreiam Ambrose na Pequena Saigon, para leva-lo de volta à Cidade litorânea do leste, sede da Unicorp.

Na segunda parte da trama, somos enfim apresentados à Unison, pois tanto Ambrose, como Mistletoe fazem suas incursões na rede Unison que é um “programa” onde o usuário “logado” através de um avatar vive outra realidade, virtual, nos moldes de perfeição que queira idealizar, tipo a la secund life e, como o enigma da origem de ambos é solucionado antes da metade do livro, findo o mistério, voltamos ao tema inicial, mais uma vez Ambrose, em perigo, agora na rede Unison, conseguirá Mistletoe salva-lo ?

Com exceção de Ambrose e Mistletoe, as personagens Jiri, Dita, Sliv, Len, Marti Truax, Ivor, Magnus e Deirdre são rasas, pouco desenvolvidas ou só mencionadas, podiam render muito se não houvessem sido abandonadas em pró de protagonistas que não dão conta da trama, por sua precocidade de desenvolvimento.

Realmente, Unison contém muitos elementos interessantes, cenários mirabolantes, um tema atualíssimo, poderia ser uma grande historia, mas algo falhou na transmissão da ideia pelo autor.

Talvez, esse fosse o caso de maturar as personagens e a ideia antes de transcreve-la e publica-la, para não desperdiçar a ótima trama.

Pode ser que na continuação o autor nos surpreenda, porque da forma que acaba a historia...Tem Unison 2 sim.

Recomendado aos aficionados em redes sociais !

Rosem da Casa de Ferr.

Rita Nunes 04/01/2016

Este livro superou minhas expectativas. Apesar de ser dirigido ao público jovem, não pude deixar de apreciá-lo. A história é bem estruturada e conduz a um final que me surpreendeu.
Recomendo.

Nubay 11/09/2020

Neste livro de ficção cientifica, Andy Marino cria uma rede social
aonde o MUNDO real é insignificante,  a rede social, "UNISON" apresenta um mundo perfeito. Imagine você viver em um mundo aonde tudo o que você quisesse acontecesse? Se você não gosta de azul, poderia tirar o azul de qualquer local, ou se você não gosta de rosa poderia tirar esta cor também? Imagine isso!

"UNISON"  a rede social do futuro pode fazer tudo isso, por isso Mistletoe no fundo de seu coração sonha em ter acesso a este novo universo. Misthetoe vive na pequena Saigon, local isolado de toda esta tecnologia, lá para você conseguir obter um aparelho tecnológico é praticamente impossível, pela modo sem recursos que eles vivem. Quando Misthetoe ajuda Ambrose Truax herdeiro do império "UNISON" mal sabia ela que eles tinham MUITAS coisas em comum, muito menos sabia o quanto de perigosos e aventuras iria passar para descobrir os verdadeiros segredos escondidos atrás da "Uni Corp" criadora do "UNISON".

Ambrose que sempre viveu pelo império de seu pai, sempre fazendo tudo o que ele desejava. Quando conhece Mistheloe descobre coisas inimagináveis. Vive aventuras e MUITOS perigosos junto com Mistheloe..... Descobre o verdadeiro mundo!

koob 02/01/2022

Divertido por conta do mundo mas poderia ser melhor
O conceito é muito interessante, tem um mundo bem detalhado e protagonistas com motivações compreensíveis, mas falha no fim pq tem um final sem sentido e deixa a esperar por um segundo livro sendo q a história poderia ter acabado ali sem problemas

Luis 18/08/2022

Venha para Unison ser um você melhor!
Unison foi uma daquelas leituras que te pegam de surpresa e te fazem pensar sobre o mundo à sua volta. Uma crítica as ilusões e vazio que as redes sociais proporcionam, mesmo quando a ideia disso parece paradoxal. A trama chega a ser previsível em alguns pontos, mas acho que a ideia geral da trama foi uma boa sacada por parte do autor e os personagens são carismáticos o bastante para prender o leitor com facilidade. É uma leitura boa e que te ajuda a pensar na sua vida nas redes sociais. Será que você escolheria acordar ou iria viver na Unison 3.0 sem nem pensar duas vezes?