O contrato social

O contrato social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Nathany 19/04/2024

O contrato social é uma daquelas obras que eu me sinto na obrigação de ler. Adquiri o quando cogitei estudar direito, naquela época fazia mais sentido eu ter comprado ele.

Enfim, é um bom livro de filosofia assim como O príncipe de Maquiavel. Achei Rosseou realmente um subversivo para aquela época porque muitas das ideias presentes no livro são difíceis de ser aceitas até os dias de hoje por uma parcela mais conservadora da população.

O livro deixa algumas lições sobre humanidade e sobre o papel de soberania do povo. Dá dicas de como se deve ser exercido o cargo de legislador, indica formas de governo e suas corrupções.

Eu recomendo essa leitura para quem está cansado de ler o que está lendo e quer sair um pouco da sua rotina de leitura, pois é um livro de filosofia e você pode acabar tirando lições importantes sobre a vida.

mhsmaran 17/03/2024

Fiquei muito supresa com a quantidade de temas diferentes abordados na obra! Uma leitura bem interessante?

lis 11/03/2024

Muito bom, eu não achei a leitura tão difícil, pensei que seria mais. A perspectiva de Rousseau é incrível.

kaká 03/03/2024

Vi muitas resenhas comentando que O Contrato Social é arrastado, difícil, chato... Não é um livro fácil, obviamente, mas esses não são os adjetivos que eu usaria para caracterizar o livro.

Comparado a Maquiavel, por exemplo, eu achei a escrita mais simples e compreensível, provavelmente pelo fato do autor não utilizar tantos exemplos de sua época. Inclusive, Rosseau parece aproximar-se do leitor, como se fosse um palestrante aberto à dúvidas. Infelizmente, como um livro é uma via de mão única, isso não é possível ? o que não torna o clássico menos impactante.

O conteúdo escrito pelo suíço, apesar de redigido há séculos, continua atual, permitindo ao leitor inúmeras reflexões e possibilidades de traçar paralelos com a atual. Diversos trechos, inclusive, me impactaram muito. Também gostei muito da escrita de Rosseau, por sinal. Além disso, a apresentação dessa edição também foi muito útil.

O Contrato Social é uma obra escrita em 1762 que fala sobre Direito e Política, uma união que faz com que muitas pessoas tenham certo desinteresse pelo livro. Mesmo assim, é um trabalho incrível que vale muito a pena ser lido, especialmente se você já tem algum conhecimento sobre os contratualistas/filosofia política em geral.

Giselle 27/02/2024

Difícil mas importante.
Livro traz um vocabulário difícil que exige um dicionário vez ou outra para entender alguns termos técnicos ou antigos.
Mas, achei importante. Traz explicações sobre a organização social e a forma como funcionava no passado que faz refletir o presente e também traz a reflexão de erros que repetimos enquanto pessoas e seres humanos.
É uma leitura curiosa, mas pouco envolvente.

Carlos531 25/02/2024

O Contrato Social, de Jean-Jacques
"O Contrato Social" explora a ideia da formação de sociedades civis e propõe um contrato entre os cidadãos, visando estabelecer ordem justa e equitativa.
Sendo uma boa e rápida leitura, passando a mesma vibe de "O príncipe" do Maquiavel, e "A Arte da Guerra" de Sun Tzu

Eliane406 12/01/2024

Essa sociedade
? Leitura obrigatória para todos que querem entender o fundamento e a legitimação da sociedade. Publicado em 1762, dividido em quatro partes, consiste em um tratado de concepção política que interliga questões sobre a liberdade e a lei. A obra defende que o homem nasce livre, estando, contudo, " acorrentado em toda parte".
???? Rossseau foi um dos mais considerados pensadores europeus do século 18, sua obra inspirou reformas políticas e educacionais e tornou-se mais tarde a base do chamado Romantismo.
? "Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo sistema de legislação, achar-se-à que se reduz a estes dois objetos principais: liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda dependência particular é outro tanto de força tirada ao corpo do Estado, a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela"

Viny 09/01/2024

Só online as que leram na aula de sociologia
E ainda vem bicha me falar de john locke e thomas hobbes qnd o rou tá na estante? por favor monas falem de filósofos de verdade

anakaroliners 09/01/2024

Por ser o primeiro livro técnico que li, achei a leitura meio arrastada e ?chata?, estive acostumada com livros de aventuras e demorei meses lendo porque além de não entender de primeira, tinha que estar com a cabeça aberta e descansada pra conseguir ler, entretanto em visão do conteúdo apresentado, sem duvidas não deixa a desejar, abrange com clareza os temas que apresenta e fundamenta cada ponto.

JosA225 31/12/2023

Do Contrato Social
A mais importante obra de Jean-Jacques Rousseau. Fala sobre o contrato invisível entre o homem(o bom selvagem) e a sociedade. Os homens mais influentes sempre arrumam um jeito de escravizar os mais fracos.

Bi Bueno 22/12/2023

O Contrato Social
Tenho uma sobrinha leitora que me enche de orgulho. Outro dia fui na casa dela e ela me mostrou clássicos no formato de quadrinhos. Tive que dar um confere. Achei bem legal pra que a gurizada tenha o primeiro contato e já se familiarize com os conceitos desses autores.

Mavi 21/12/2023

O Contrato Social
Eu comecei a ler para agregar no curso que eu faço e também para minha vida profissional, mas a sensação que eu tive foi a mesma quando li O Príncipe, são informações que eu irei levar para a vida! A leitura é densa, há momentos que são complexos os exemplos citados mas fora isso muito enriquecedor o livro.

Camila.Lima 04/12/2023

Li por causa da faculdade
Ajuda a compreensão sobre o conteúdo das aulas, porém tem vocabulário um pouco chatinho? Deu vontade de largar várias vezes

Salim 01/12/2023

Clássico chato
Sei que é um clássico do pensamento político, mas que livrinho chato... demorei uma eternidade para concluir essa leitura!

Arthur614 24/11/2023

Uma leitura essencial para quem quer ter uma melhor compreensão do Direito na sociedade contemporânea. O Contrato Social foi uma das obras que exerceram maior influência nos ideais da Revolução Francesa e forneceu parte considerável dos alicerces para a sociedade atual. Apesar de ser uma leitura um pouco mais difícil e que em alguns momentos perde tempo demais com certos pontos desnecessários, vale muito a pena para aqueles que se interessam em direito e política.