Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf




Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas


88 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


larissa 21/10/2021

uma sucinta apresentação à essência de virgínia!
palavras não são suficientes para expressar o quão brilhante virgínia foi, pelo menos não as minhas (palavras). a sua escrita era sem igual; a facilidade com que ela traz os fatos e argumentos, cria metáforas e nos faz compreender os problemas que ela trata é impressionante. apesar de em alguns momentos de sua vida ter considerado a si própria como "louca", nestes artigos reunidos percebemos que ela foi mais lúcida que muitos jamais conseguiram ser. esse livro é ideal para quem quer ter um primeiro contato com a autora mas não sabe por onde começar e essencial àqueles que querem se aprofundar em sua escrita.
comentários(0)comente



Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.
comentários(0)comente



Diessica 12/10/2021

Achei ok!
Já tive a oportunidade de conhecer ensaios melhores da Virgínia, achei que o livro "um teto todo" seu é bem superior. Um pouco cansativo em alguns momentos.
comentários(0)comente



Juj 09/10/2021

eita bbs
ler é como entrar na cabeça do autor. no caso desse livro, entrei na mente de uma mulher nascida no século retrasado e que ainda pude me identificar e aplicar as mesmas situações descritas com o meu dia a dia. definitivamente viva a literatura! e definitivamente mais um favoritado.(acho q vou ler mais livros feministas)( minha parte preferida: quando ela fala da hipocrisia das ""feministas"" que não lutam por todas)
comentários(0)comente



Vitoria 01/10/2021

profissões para mulheres e outros artigos feministas
AMEI imensuravelmente a Virgínia Wolf e seus pensamentos atuais. (Mal posso esperar para ver o ápice da sua escrita, já que esse foi apenas uma coletânea de artigos).

Muito do que eu li, precisa ser discutido e amadurecido no meu intelecto, mas felizmente amanhã tenho discussão do clube do livro e vou "entende-li melhor".

Ps: sem sombra de dúvidas "duas mulheres" foi o meus favorito - impecavelmente bem escrito. ?
comentários(0)comente



Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.
comentários(0)comente



lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher




Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.
comentários(0)comente



Geisalanis 15/08/2021

Acho que o livro não era o que eu esperava. Tinha um outro entendimento do teor do livro embora o conteúdo tenha me agradado
comentários(0)comente



Amanda 13/08/2021

Essência de Virginia
Já li alguns livros da autora. Este tem a essência de sua escrita nos artigos de opinião publicados em jornais e revistas da época. Recomendo por ser uma leitura rápida e fluida.
comentários(0)comente



Heitor.Dias 14/07/2021

Necessários até os dias de hoje
Essa coletânea de curtos ensaios nos apresenta uma análise histórica e social de como a mulher fora e ainda se encontra silenciada em locais como a Arte, literatura e até mesmo nas profissões "mais comuns". Sobre não haver mulheres Artistas na época do Renascimento à mulheres que passaram a lutar pelo seu direito ao voto, a estudar, a terem senso critico e de exercer profissões que outrora eram exercidas apenas por homens, Virgínia Wolf discorre sobre a posição que a mulher tenta não mais ocupar no anonimato social, bem como a de projetar seus desejos pessoais e matrimoniais frente as condições sociais das quais vivíamos e, de certa forma, ainda vivemos.
comentários(0)comente



Laura Cazarini 06/07/2021

Interessante
São escritos aleatórios que não se conectam muito. Alguns são bem interessante, outros mais massantes. Como é um livro rápido, vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tália 08/06/2021

Adorei o livro! Meu primeiro contacto com a escritora mas adorei as pequenas histórias da mesma. Achei que fosse ser mais teórico mas continua a ser igualmente bom :) Recomendo
comentários(0)comente



Juddy 22/05/2021

Durante muitos anos ansiei por ler alguma obra - qualquer obra de Woolf. Comecei por este livreto. Que apesar de simples, é intenso e profundo e dialoga com meu ser feminista. No entanto, confesso que fui intensamente feliz com ele somente até a página 65 mais ou menos. Depois disso, nos dois últimos textos (um prefácio de livro e um "artigo") senti que não era exatamente o que eu buscava ler - o que é uma falha minha, e não dá autora logicamente. Há de se posiciona-la em seu tempo, espaço e origem material. Isto dito, este livro é uma ótima fonte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a autora, a época e os primórdios do feminismo ocidental.
comentários(0)comente



88 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR