Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Tori Rios 13/03/2024

Minha primeira experiência com Virgínia
A fim de completar minha lista de mulheres consagradas na literatura eu corri para os braços de Virgínia Woolf e não há arrependimentos

Caroline.Jacoud 21/02/2024

É preciso ?matar o Anjo do Lar??
Aqui temos reunidos sete ensaios de Virgínia Woolf, os quais ela questiona diversos pontos da sociedade na época, com relação a discriminação e apagamento das mulheres.

Anos luz a frente de seu tempo, Virgínia escreve de maneira destemida, compartilhando suas inquietações e, com isso, propondo grandes reflexões acerca dos papéis femininos desde lá impostos.

A autora, descreveu com propriedade sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres que ousavam escrever, ainda que não por ambição, e sim por prazer, por respiro, por vida. Ela afirmou que "matar o Anjo do Lar" fazia parte da atividade de uma escritora e eu achei essa expressão incrível. Principalmente porque, em seguida, ela se questiona o que sobra após essa perda. Uma mulher livre? Não.

Sobra uma mulher perdida que se acostumou com a identidade que lhe foi moldada. Se acostumou tanto em ser "o outro" (Simone de Beauvoir bem disse) que agora desconhece a si mesma.

Há muitos anos mulheres vivenciam dois grandes desafios:
1º: Matar o "Anjo do Lar" (lembrando que essa expressão se refere a quaisquer performances femininas exigidas);
2º: Ao matar o "Anjo do lar" (caso consiga), lidar com a sensação de não pertencimento de si mesma, com os muitos fantasmas escondidos e descobrir quem se é de verdade.

Arrisco dizer que ler Virginia possa ser de grande ajuda rumo a essa descoberta (além de terapia, claro)!

paulapereirar 02/02/2024

Mt bom, mas tem uns ensaios que não são tão bons assim. Acho que vale mais a pena ler um dos ensaios mais elaborados dela

Desiree.Dornelles 02/02/2024

Livro tranquilo de ler. Um reflexo dos dilemas daquela época. Gostei do primeiro texto, principalmente por conta da reflexão sobre o anjo do lar.

mariwho1661 31/01/2024

Primeiro lido de Woolf
O livro traz alguns artigos escritos por Virginia Woolf - grande nome da literatura ocidental e feminista do século XIX.

Não é que eu não tenha gostado do livro, mas senti que não gostaria de ter sido essa a primeira obra que li de Woolf. Sei que era uma mulher genial, transgressora e com posicionamentos fortes e necessários. Por isso, sinto que gostaria de ter acessado primeiro outras obras.

No entanto, os pequenos artigos já mostram como, numa Europa dominada por homens ricos, as mulheres estavam dispostas a desafiar a ordem dominante e exigir seus direitos: ao voto, à revisão da lei do divórcio e à entrada no mercado de trabalho.

É interessante, principalmente no artigo denomidado "Memórias de uma União das Trabalhadoras", como a própria Virgínia demonstra reconhecer os abismos entre as classes - a ocupada por ela e a classe das trabalhadoras - e como há uma dificuldade de solidariedade política entre elas.

O livro não me surpreendeu tanto, talvez porque já tenho uma leitura mais aprofundada neste tema, com contribuições interseccionais e do feminismo negro - ignorado por grande parte das sufragistas e feministas da 1ª e 2ª ondas.

Mas, mesmo assim, é interessante ver de uma forma mais direta como essas mulheres, questionadoras da ordem masculina, se posicionavam, à medida que o feminismo ia tomando corpo.

Ainda pretendo ler outras obras de Virgínia Woolf!

Aliahtan 16/01/2024

Profissões para mulheres e outros artigos feministas
"[...] para um homem ainda é muito mais fácil do que para uma mulher dar a conhecer suas opiniões e vê-las respeitadas. Não tenho dúvidas de que, caso taus opiniões prevaleçam no futuro, continuaremos num estado de barbárie semicivilizada. Pelo menos é assim que defino a perpetuação do domínio de um lado e, de outro, da servilidade. Pois a degradação de ser escravo só se equipara à degradação de ser senhor".

Virgínia Woolf viveu de 1882 à 1941 e, apesar desse ser o meu primeiro contato com a autora, é indiscutível o quão as questões levantadas por ela estavam à frente de seu tempo. É espantoso, como mulher, perceber que essas questões de 1882 ainda se encontram presentes nos dias atuais, me choca, me espanta e me faz abrir os olhos pra realidade. Me faz perceber a materialidade das problemáticas acerca da mulher que seguem enraizadas na sociedade de maneira muito sólida, muito intrínseca. Me amedronta pensar que os anos vão seguir, mulheres irão, outras virão e tudo continue da mesma forma.

Gostei do livro, de conhecer um pouco da autora. Acho que foi uma boa escolha pra começar a saber mais sobre ela. Achei que a forma como o livro, seus capítulos, foi organizado um pouco confuso. Não sei se faltaram algumas informações no pequeno resumo que precede os capítulos, pra que ele se tornasse mais claro, ou se talvez foi uma falta bagagem minha pra poder de fato compreender todas as nuances do que estava sendo dito.

Olivia_rabelt 08/01/2024

Woolf nos ensinando a como matar o Anjo do Lar
Uma delícia ver a Virginia Woolf macetando os homens que escreviam sobre a literatura escrita por mulheres?
Homens que achavam que cabiam a eles definir o que era ser mulher, o papel da mulher na literatura e se sua literatura era de qualidade ou não.

Diante de tantas definições profundamente masculinas e machistas, Woolf provoca:
"Quer dizer, o que é uma mulher? Juro que não sei. E duvido que vocês saibam. Duvido que alguém possa saber, enquanto ela não se expressar em todas as artes e profissões abertas às capacidades humanas".

Virginia.Laurindo 03/01/2024

Esse obra é importante para conhecermos Virgínia Woolf para além da ficção. Por meio dos artigos, compreendemos que a luta das mulheres por protagonismo na sociedade é antiga. Woolf já trazia discussões que são feitas na contemporaneidade.
Obviamente, é o olhar de uma mulher privilegiada, mas não deixa de fazer sentido por esse motivo.

Lucas 01/12/2023

Curti, mas não é meu formato favorito
O texto do livro segue dividido em falas, discursos, textos e replicas e publicações de Virginia que tocam a temática do feminismo e mulheres e meio profissional. Gostei de alguns mais me perdi em outro, merece um releitura antes de maiores opinões.

Ailauany 20/11/2023

"{...} na hora em que pus a caneta no papel, percebi que não dá para fazer nem mesmo uma resenha sem ter opinião própria, sem dizer o que a gente pensa ser verdade nas relações humanas, na moral, no sexo. E, segundo o Anjo do Lar, as mulheres não podem tratar de nenhuma dessas questões com liberdade e franqueza; se querem se dar bem, elas precisam agradar, precisam conciliar, precisam — falando sem rodeios — mentir."

Cynthia 14/10/2023

Continuemos a matar os anjos
Triste lembrar que críticos e maridos não consideravam nada que mulheres faziam minimamente superior nunca, triste ter que matar os anjos que diziam para mulheres como Woolf escreverem para os homens de suas vidas, para que pudessem seguir qualquer coisa, tristes as alcunhas masculinas utilizadas por grandes autoras à época. As questões são outras hoje, mas o ?segundo sexo? permanece.

LuizaSH 08/10/2023

Um pequeno compilado de resenhas de obras e outros textos da Virginia Woolf, sobre mulheres e suas realidades nos séc. XIX e XX, e outros tempos passados. Como muitas escritora, atrizes, entre outras artistas muita vezes se viam afastadas de seus talentos, pois deveriam cumprir o papel de esposa, mãe, dona de casa, enfim.

arrobasamara 04/10/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas; sete ensaios onde a autora expõe as dificuldades de ser mulher, principalmente em sua época. Aqui ela responde, de forma bem argumentada e irônica, homens que escreveram sobre a "inferioridade intelectual da mulher" e da ideia de que precisamos ser sempre meigas, amáveis e sem nenhuma opinião própria.

Ótimo ponto de partida pra conhecer a autora, um livro pequeno com vários insights, meu artigo preferido foi "A posição intelectual das mulheres".

"Penso eu, que ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem encontrar com um fantasma que precise matar, uma rocha que precise enfrentar..."

Ingrid.Visentini 02/10/2023

Leitura rápida e de fácil compreensão sobre as experiências profissionais e outras questões sobre a visão tradicional do papel da mulher. Sinceramente não foi um livro que agregou muito para mim, visto que estudo teoria feminista e já tinha lido algumas obras da autora, mas devo pontuar que não deixa de ser importante, apesar da minha avaliação.

Giovanna1242 02/10/2023

Gostei muito da compilação de textos, ensaios e cartas desse livro. Adoro a escrita da Virgínia Woolf, tanto nos livros de ficção quanto nos ensaios. Em especial a temática feminista, acho muito interessante ver como ela já estava à frente de seu tempo.