Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

larissa 21/10/2021

uma sucinta apresentação à essência de virgínia!
palavras não são suficientes para expressar o quão brilhante virgínia foi, pelo menos não as minhas (palavras). a sua escrita era sem igual; a facilidade com que ela traz os fatos e argumentos, cria metáforas e nos faz compreender os problemas que ela trata é impressionante. apesar de em alguns momentos de sua vida ter considerado a si própria como "louca", nestes artigos reunidos percebemos que ela foi mais lúcida que muitos jamais conseguiram ser. esse livro é ideal para quem quer ter um primeiro contato com a autora mas não sabe por onde começar e essencial àqueles que querem se aprofundar em sua escrita.

Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.

Diessica 12/10/2021

Achei ok!
Já tive a oportunidade de conhecer ensaios melhores da Virgínia, achei que o livro "um teto todo" seu é bem superior. Um pouco cansativo em alguns momentos.

Juj 09/10/2021

eita bbs
ler é como entrar na cabeça do autor. no caso desse livro, entrei na mente de uma mulher nascida no século retrasado e que ainda pude me identificar e aplicar as mesmas situações descritas com o meu dia a dia. definitivamente viva a literatura! e definitivamente mais um favoritado.(acho q vou ler mais livros feministas)( minha parte preferida: quando ela fala da hipocrisia das ""feministas"" que não lutam por todas)

Vitoria 01/10/2021

profissões para mulheres e outros artigos feministas
AMEI imensuravelmente a Virgínia Wolf e seus pensamentos atuais. (Mal posso esperar para ver o ápice da sua escrita, já que esse foi apenas uma coletânea de artigos).

Muito do que eu li, precisa ser discutido e amadurecido no meu intelecto, mas felizmente amanhã tenho discussão do clube do livro e vou "entende-li melhor".

Ps: sem sombra de dúvidas "duas mulheres" foi o meus favorito - impecavelmente bem escrito. ?

Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.

lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher

Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.

Geisalanis 15/08/2021

Acho que o livro não era o que eu esperava. Tinha um outro entendimento do teor do livro embora o conteúdo tenha me agradado

Amanda 13/08/2021

Essência de Virginia
Já li alguns livros da autora. Este tem a essência de sua escrita nos artigos de opinião publicados em jornais e revistas da época. Recomendo por ser uma leitura rápida e fluida.

Heitor.Dias 14/07/2021

Necessários até os dias de hoje
Essa coletânea de curtos ensaios nos apresenta uma análise histórica e social de como a mulher fora e ainda se encontra silenciada em locais como a Arte, literatura e até mesmo nas profissões "mais comuns". Sobre não haver mulheres Artistas na época do Renascimento à mulheres que passaram a lutar pelo seu direito ao voto, a estudar, a terem senso critico e de exercer profissões que outrora eram exercidas apenas por homens, Virgínia Wolf discorre sobre a posição que a mulher tenta não mais ocupar no anonimato social, bem como a de projetar seus desejos pessoais e matrimoniais frente as condições sociais das quais vivíamos e, de certa forma, ainda vivemos.

Laura Cazarini 06/07/2021

Interessante
São escritos aleatórios que não se conectam muito. Alguns são bem interessante, outros mais massantes. Como é um livro rápido, vale a pena.

tália 08/06/2021

Adorei o livro! Meu primeiro contacto com a escritora mas adorei as pequenas histórias da mesma. Achei que fosse ser mais teórico mas continua a ser igualmente bom :) Recomendo

Juddy 22/05/2021

Durante muitos anos ansiei por ler alguma obra - qualquer obra de Woolf. Comecei por este livreto. Que apesar de simples, é intenso e profundo e dialoga com meu ser feminista. No entanto, confesso que fui intensamente feliz com ele somente até a página 65 mais ou menos. Depois disso, nos dois últimos textos (um prefácio de livro e um "artigo") senti que não era exatamente o que eu buscava ler - o que é uma falha minha, e não dá autora logicamente. Há de se posiciona-la em seu tempo, espaço e origem material. Isto dito, este livro é uma ótima fonte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a autora, a época e os primórdios do feminismo ocidental.