Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Laura Cazarini 06/07/2021

Interessante
São escritos aleatórios que não se conectam muito. Alguns são bem interessante, outros mais massantes. Como é um livro rápido, vale a pena.

Talia.Moniz 08/06/2021

Adorei o livro! Meu primeiro contacto com a escritora mas adorei as pequenas histórias da mesma. Achei que fosse ser mais teórico mas continua a ser igualmente bom :) Recomendo

Juddy.Garcez 22/05/2021

Durante muitos anos ansiei por ler alguma obra - qualquer obra de Woolf. Comecei por este livreto. Que apesar de simples, é intenso e profundo e dialoga com meu ser feminista. No entanto, confesso que fui intensamente feliz com ele somente até a página 65 mais ou menos. Depois disso, nos dois últimos textos (um prefácio de livro e um "artigo") senti que não era exatamente o que eu buscava ler - o que é uma falha minha, e não dá autora logicamente. Há de se posiciona-la em seu tempo, espaço e origem material. Isto dito, este livro é uma ótima fonte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a autora, a época e os primórdios do feminismo ocidental.

Sabrina758 21/05/2021

Meu primeiro contato com Virginia Woolf, apesar de já admirar de longe lendo algumas coisas sobre a vida e citações, amei ter iniciado por este livro. Mesmo curtinho, já nos mostra a grande mulher e militante que ela foi, sobretudo, muito apaixonada pelo que fazia. Ansiosa para pegar outras obras da autora.

isabellebessaa 17/05/2021

Meu primeiro contato com a escrita de Virgínia Woolf. Gostei bastante do conto que dá título ao livro e outro que ela discute o que seria uma escrita feminina. Curtinho de ler, foi ótimo para se distrair do ead

Julia Oneda 15/05/2021

O livro reune diversos ensaios e o primeiro que abre este livro foi lido por Woolf para a Sociedade Nacional de Auxílio às Mulheres em 21 de janeiro de 1931. Nestes ensaios, Virginia demonstra como era à frente de seu tempo, questionando e trazendo criticas sobre a mulher ser colocada no papel de ?anjo do lar? (alusão a um poema de Coventry Patmore que celebrava o amor conjugal e idealizava o papel doméstico das mulheres) e a dificuldade da inserção das mulheres no mercado de trabalho. Woolf relembra também grandes escritoras de anos anteriores aos seus, que enfrentaram questões sociais da época para percorer e criar o caminho das mulheres na literatura. É um livro importante e incômodo, que te faz comparar quantas injustiças as mulheres passaram e passam até os dias de hoje.
Gostei muito do livro, principalmente por trazer referências de mulheres que são pouco exploradas na história e por deixar tão claro o pensamento da autora em relação ao papel da mulher na sociedade.

Jeanine 14/05/2021

Virginia Woolf foi uma escritora do século passado que apresentava em suas obras questões políticas, sociais e feministas. Sabe-se que devido às traumas durante sua vida teve depressão, levanto ela ao suicídio em março de 1941. Ainda assim, com seu falecimento precoce, deixou um legado em seus livros.
Esse é o segundo livro que leio da autora (o primeiro foi "Um teto todo seu"). Nele tem sete ensaios em que ela faz questionamentos sobre a visão tradicional da mulher. Logo no primeiro ensaio ela traz a denominação da mulher como “anjo do lar”. Mas o ensaio “A posição intelectual das mulheres” que ela dialoga com um editor foi o que mais chamou minha atenção. Percebe-se que Virginia constrói argumentos contra a condição feminina em uma capacidade intelectual reduzida, segundo o editor. Gostei bastante dessas reflexões que ela faz diante das condições e da situação da mulher no mundo e na sociedade.

Jussara 02/05/2021

O que dizer dessas palavras?
Terminei de ler esse livro ontem, mas precisei dormir e acordar pra digerir melhor o que foi lido. É pequeno, porém extremamente impactante e necessário a TODOS.

Virginia é um ícone do feminismo, desde séculos passados, juntamente com outras mulheres importantíssimas e notáveis, vem discutindo e nos mostrando o papel do feminismo, o verdadeiro papel da mulher, que não é obrigatoriamente o de doméstica, mãe, "anjo do lar", mas sim o papel que ela escolher desempenhar, seja ele qual for. Feminismo não se trata do que uma mulher pode ou não fazer, mas de escolhas, de poder escolher o que ser e fazer.

É triste ver que o retrato da mulher de um século passado ilustrado por Virgínia nessas páginas se assemelha tanto ao que vemos no século presente, que as lutas, os obstáculos, são essencialmente os mesmos, que mesmo após séculos de luta, avançamos tanto e ao mesmo tempo tão pouco nessa luta injusta, incansável, mas infelizmente necessária.

Só o que posso dizer por fim é: leiam esse livro, leiam outros livros escritos por mulheres, leiam livros que falam sobre o feminismo, leiam livros de ficção, leiam de mulheres, indiquem esses livros para seus amigos, para outras mulheres, indiquem para outros homens. E continuem lutando, a luta é dura, mas vale a pena.

themannyfiles 27/04/2021

Virginia Woolf é simplesmente genial.
Creio que esse adjetivo seja incapaz de descrever as ideias, a sensibilidade e o humor dessa mulher. Nos deixou muito cedo, infelizmente. Mas pelo tempo que esteve aqui foi brilhante.

André 24/04/2021

Fiquei fascinado com a atuação politizada de Virgínia Woolf. Gostei mais ainda do texto que ela publica para o evento que envolve mulheres trabalhadoras que também eram escritoras. A difusão da leitura e, principalmente, da produção literária por parte das classes menos abastadas ainda é uma questão muito atual.

Karoline315 21/04/2021

Virginia ?
?Profissões para Mulheres e outros artigos feministas? é uma coletânea de sete ensaios onde Virginia Woolf expõe as desigualdades, principalmente em nível de acesso intelectual, entre homens e mulheres. Virginia também fala de um assunto importantíssimo: as diferenças entre as dores das mulheres ricas e pobres. Amei as respostas da Virginia, lúcidas e perspicazes, ao resenhista do livro misógino de Bennett.

?Mas o que é necessário não é apenas a educação. É que as mulheres tenham liberdade de experiência, possam divergir dos homens sem receio e expressar claramente suas diferenças?

Maria.Laura 14/04/2021

Ainda muito atual!
Esse livro consiste em uma coletânea de várias artigos sobre a condição da mulher. A leitura é bem curta e interessante, os artigos levam a reflexões sobre as dificuldades de conciliação entre o trabalho em casa e fora. Além disso, os artigos também fazem alguns recortes de classe. É importante perceber as similaridades com as situações colocadas nos artigos e a condição atual da mulher. Além disso, somos levados a refletir sobre as complexidades de nossas escolhas como mulher e sobre quem noa somos.

giu 11/04/2021

Muito bom, a Virginia é incrível e claramente estava a frente do seu tempo, sempre colocando macho no chinelo, te amo Virginia,

Rebeca.Verino 05/04/2021

Uma leitura interessante
Não falarei que é um livro extraordinário, pois, ao meu ver, não é. Mas é uma leitura com boas indagações feministas que apresentam observações da escritora acerca das diferentes posições da mulher na sociedade, incluindo as diferenças econômicas entre mulheres. A leitura vale muito a pena principalmente no artigo ?A posição intelectual das mulheres? onde Woolf rebate a proposição de um autor que dizia que as mulheres eram intelectualmente inferiores aos homens.