Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Sabrina758 21/05/2021

Meu primeiro contato com Virginia Woolf, apesar de já admirar de longe lendo algumas coisas sobre a vida e citações, amei ter iniciado por este livro. Mesmo curtinho, já nos mostra a grande mulher e militante que ela foi, sobretudo, muito apaixonada pelo que fazia. Ansiosa para pegar outras obras da autora.

Cadu 18/08/2013

Virginia Woolf, nascida em janeiro de 1882, é uma popular escritora e editora britânica. Dentre as suas obras se destacam "Mrs Dalloway" (1925) e "Passeio ao Farol" (1927). Feminista declarada, Woolf escrevia diversas criticas literárias em jornais de grande circulação, espalhando, dessa forma, o seu ideal considerado sonhador para a época.
Nesse contexto, surgiu o livro que será resenhado hoje: "Profissões para mulheres e outros artigos feministas". O livro, divido em sete partes, consiste de ensaios de Virginia sobre feminismo, ora em discursos, ora em resenhas. Em certo capítulo, é interessante que Woolf discute com outro editor, um cara que defende, em uma resenha, que mulheres são inferiores ao homem. Com sua ótima argumentação e fundamentação teórica, Virginia convence-o, finalmente, a não difundir mais o machismo. (Ela é demais!)
Demorei um pouco para resenhar essa obra porque precisei pensar nela. Diferente da maioria dos livros que eu li, essa obra não é uma história nem uma biografia. São discursos e resenhas da autora. E, de certa forma, é preciso um tempinho para assimilar tudo que foi dito nos ensaios.
Virginia fala sobre os temas escolhidos de uma maneira um tanto peculiar. Em vez de inserir diretamente a opinião e dissertar sobre ela, Woolf reproduz os argumentos machistas para depois derrubá-los. É engraçado que, um por um, os argumentos vão caindo por terra e, para terminar, a escritora sai da argumentação com um ar de tarefa cumprida. Impressionante.
Há partes do livro em que eu não sei se eu senti uma pontada de ironia, uma exclamação de ajuda ou uma simples coincidência. Como assim? Durante o texto, uma parte chamou minha atenção em especial: "Eu preferiria morrer afogada a escrever um prefácio para um livro" (Ou algo do tipo). O problema nisso é que Virginia Woolf suicidou-se, em 1941, afogando-se. E esse livro foi publicado em 1931. Será que ela já planejava o suicídio? Será que é uma informação irônica para "ficar para o futuro"? Ou será uma simples coincidência?

"Pois, embora sensatamente os homens se permitam grande liberdade em tais assuntos, duvido que percebam ou consigam controlar o extremo rigor com que condenam a mesma liberdade nas mulheres." (Citação retirada da obra)

Depois de me perder em pensamentos sobre a obra, eu recomendo-a fortemente. Fiquei com vontade de ler mais livros de Virignia Woolf depois de ler esse e já tenho um em vista: "Passeio ao Farol". Aguardem. Em breve voltarei com mais Virginia.

site: http://fetichelitteratus.blogspot.com.br/
Katita 06/06/2020minha estante
É essa sensação que busco semore que termino uma leitura dela. Busco outro livro, e outro e é muito maravilhoso o olhar distinto e a percepção inteligente do discurso dela.

Thamiris.Treigher 27/03/2021

Importantes reflexões.
"Profissões para mulheres e outros artigos feministas", de Virginia Woolf, não tem como não ser uma boa obra, já que foi escrito por uma precursora do feminismo contemporâneo. Esse livro é curtinho e de rápida leitura, e reúne sete ensaios da autora nos quais ela questiona a visão tradicional da mulher como "anjo do lar" e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual da época. Minhas expectativas eram altas, eu esperava que fosse bem mais aprofundado, mas, mesmo assim, não deixa de ser uma obra com ótima crítica e reflexão.

sam | @msamlima 27/01/2022

Uma grata surpresa
Queria conhecer Virgínia antes de começar mergulhar nas suas grandes obras e sempre acredito que ler ensaios nos aproxima do/a leitor/a.

Iniciei o livro em busca de teoria feminista sem saber o enfoque que os textos dariam e tive uma grata surpresa ao descobrir que todos os ensaios de Virgínia contidos nessa coleção dialogam com o espaço das mulheres (muito além da própria posição social da autora) na produção literária.

Virgínia é irônica, complexa e tem uma coragem que chega a ser despretensiosa. Não cheguei a concordar com a autora em algumas análises, mas nessa pequena obra é possível compreender o porque de Woolf é uma das maiores escritoras e personalidades da história.

Me deu mais impulso de conhecer sua literatura e demais escritos.
na.lauramendes 07/02/2022minha estante
Meu primeiro contato com a Virginia foi lendo "um teto todo seu", é um livro ótimo que também dialoga bastante com o espaço das mulheres na produção literária! Acho que tu irias gostar!

sam | @msamlima 08/02/2022minha estante
tá na minha lista a algum tempo! agora vou tentar adiantar ele com certeza.

Evelyn 24/02/2023

Indispensável Virginia Woolf
Profissões para mulheres e outros artigos feministas – Virginia Woolf

Um livro pequeno, de uma capa linda, e um conteúdo brilhante. Aqui reúnem-se sete ensaios de Virginia Woolf, entre resenhas críticas, um prefácio indesejado e outros artigos.

"E, quando estava escrevendo aquela resenha, descobri que, se fosse resenhar livros, ia ter de combater um certo fantasma. E o fantasma era uma mulher, quando a conheci melhor, dei a ela o nome da heroína de um famoso poema, ‘O Anjo do Lar’."

Inicialmente, Woolf disserta a respeito de uma sociedade responsável por sustentar a ideia de "mulher: eterna senhora do lar", onde são censuradas desde suas formas de expressão a seus próprios pensamentos; e que homens, sem qualquer pudor expõe, de forma publicada, que para eles a mulher é um ser intelectualmente inferior.

Com isso, temos uma versão de Woolf resenhista, que se dispõe a replicar tais sujeitos em um atravessamento de publicações, até que este resolva encerrar a discussão. Essas ideias a respeito da mulher eram feitas de forma constante, através de livros ou colunas em jornais, com o objetivo de manter a mulher invisibilizada socialmente.

Virginia levanta questões referente à pressão do papel social imposto a mulher – meiga, afável e de poucas opiniões – e se for opinar, que não seja ofensiva ao homem; a dificuldade da conquista de um espaço na carreira, e a constante sabotagem para que mulheres nunca tenham acesso a qualquer reconhecimento.

É importante ressaltar que Virginia Woolf se declara como uma mulher de certos privilégios pois, segundo ela, recebia um bom dinheiro deixado por antepassados. Virginia sabia reconhecer que existia diferença entre as mulheres – as que podiam se dar ao luxo de ser uma "lady" e as que teriam suas mãos inchadas e calejadas de um trabalho pesado; sabia que, apesar de ambas as mulheres lutarem juntas por um espaço, muitas vezes seus propósitos seriam diferentes.

Os sente ensaios não giram apenas ao seu redor, pelo contrário: Woolf trás a história de outras mulheres que lutaram por seus estudos ou suas carreiras – mesmo as que passavam pela experiência da maternidade –, algumas com quem teve contato, outras que apenas admirou.

"Vocês, que são de uma geração mais jovem e mais feliz, talvez não tenham ouvido falar dela – talvez não saibam o que quero dizer com o Anjo do Lar."

tags: #virginiawoolf #professionsforwomen #feminist #mrsdalloway #bookstan #bookstagram #aroomofonesown

site: https://www.instagram.com/litancient/
Josiane.Lopes 24/02/2023minha estante
Perfeito!!!

Karoline315 21/04/2021

Virginia ?
?Profissões para Mulheres e outros artigos feministas? é uma coletânea de sete ensaios onde Virginia Woolf expõe as desigualdades, principalmente em nível de acesso intelectual, entre homens e mulheres. Virginia também fala de um assunto importantíssimo: as diferenças entre as dores das mulheres ricas e pobres. Amei as respostas da Virginia, lúcidas e perspicazes, ao resenhista do livro misógino de Bennett.

?Mas o que é necessário não é apenas a educação. É que as mulheres tenham liberdade de experiência, possam divergir dos homens sem receio e expressar claramente suas diferenças?

Patty 17/02/2020

Muito interessante!
Recomendo a leitura dessa obra.
A leitura flui otimamente bem, a escrita da autora é instigante e nos convida a entender melhor a importância do feminismo desde àquela época até os dias atuais.

Viní Almeida 27/01/2021

Resenha Livro
Não é tecnicamente um livro que conta a história de Virgínia, é mais um livro para quem é realmente fã dela e acompanha todo o seu trabalho.

Giovanna1242 02/10/2023

Gostei muito da compilação de textos, ensaios e cartas desse livro. Adoro a escrita da Virgínia Woolf, tanto nos livros de ficção quanto nos ensaios. Em especial a temática feminista, acho muito interessante ver como ela já estava à frente de seu tempo.

elli elli 05/12/2022

Uma perda de tempo
Deus sabe que eu amo a Virginia, mas essa seleção específica de ensaios é uma perda de tempo. Todas as ideias aqui já foram discutidas em Um Teto Todo Seu, ou simplesmente não fazem sentido, por serem resenhas de obras que eu não li, e muito provavelmente ninguém atualmente leu.
A escrita da Virginia continua maravilhosa, como sempre, mas esses ensaios são medíocres e fora de contexto.

Cleuzita 24/04/2022

Um bom livro que merece ser lido.
Virgínia Woolf consegue, através dos sete ensaios que compõe esse livro, levantar questionamentos necessários sobre as tradicionais posições femininas na saciedade. Recomendo a leitura.

giu 11/04/2021

Muito bom, a Virginia é incrível e claramente estava a frente do seu tempo, sempre colocando macho no chinelo, te amo Virginia,

Gio 05/04/2021

livro perfeito lido na hora perfeita
Estava muito precisando ler essa obra e não sabia, me deparei com o título ontem por acaso e era tudo que eu precisava pro momento em que estou passando.

Pelas respostas que a Virginia deu em vários machistas aqui nesse livro só posso dizer uma coisa: preciso urgentemente ler todos os livros dela o mais rápido possível.

Rebeca.Verino 05/04/2021

Uma leitura interessante
Não falarei que é um livro extraordinário, pois, ao meu ver, não é. Mas é uma leitura com boas indagações feministas que apresentam observações da escritora acerca das diferentes posições da mulher na sociedade, incluindo as diferenças econômicas entre mulheres. A leitura vale muito a pena principalmente no artigo ?A posição intelectual das mulheres? onde Woolf rebate a proposição de um autor que dizia que as mulheres eram intelectualmente inferiores aos homens.