Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Graziely8 15/02/2023

Virginia Woolf dominava a arte da escrita como ninguém. Sua ironia enriquece seus textos. Ademais, com seu talento ímpar conseguia transformar tarefas simples e corriqueiras em uma bela prosa poética.

Cris 12/02/2023

12.02.2023
Achei a escrita e os temas difíceis de acompanhar. Não é uma leitura fluida, voltei várias vezes para entender o que estava sendo dito. E o leitor também precisa estar em um nível conhecedor da literatura. Falo isso citando exemplos.

NOITE DE REIS NO OLD VIC - Aqui nesse ensaio discorre sobre o leitor/conhecedor das peças de Shakespeare. Fala sobre os três tipos de classes que se dividem: os que preferem ler suas obras, os que preferem ver sua montagem no palco e os que vão do livro ao palco recolhendo o espólio e fazendo comparações. Quem nunca leu ou assistiu uma peça de teatro, poderá não entender muito bem.

NÃO ERA UM DE NÓS - Aqui comenta sobre a biografia de Shelley escrita pelo professor Peck. Mas quem foi Shelley? Para o leitor de literatura clássica sabe que se trata do grande poeta e que foi casado com Mary, a famosa escritora de O Prometeu Moderno ou Frankestein. Mas da forma como escreve, todos deveriam saber sobre quem está falando.

O HOMEM NO PORTÃO - Menciona que Dickens poderia ter escrito um personagem baseado na figura de Coleridge, assim como criou o Sr. Micawber. Tá, mas quem nunca leu Dickens sabe a qual obra pertence o Sr. Micawber? Graças a Deus eu li David Cooperfield e consegui entender esse ensaio.

Bom, esses são os poucos exemplos para quem quer ler esse livro de ensaios de Virginia Woolf.

bessaa 31/01/2023

Ótimo livro para começar a ler Virgínia Woolf. Simples entendimento dos assuntos abordados, rápida leitura e a visão feminina mostrada com liberdade e cheia de críticas. Adorei!

Thaina210 30/01/2023

É um livro curto que aborda assuntos extremamente importantes, são atigos muito interessantes que contam com uma escrita fluida, foi uma ótima leitura.

CAcera3 26/01/2023

A não ficção de Virgínia é deliciosa de ler
É preciso ter cuidado quando falamos sobre avanços nos direitos para mulheres. Isso me lembrou uma cena da série ?Maravilhosa senhora Maisel? (prime vídeo) onde a mãe da protagonista está em uma universidade com várias estudantes conversando. E então ela pergunta para elas muito naturalmente onde elas vão aplicar seus conhecimentos se não vão poder lecionar. E é quando todas se dão conta que na universidade que estudam não há no quadro de funcionários docentes uma única mulher. É preciso olhar para frente sim, mas com orgulho das conquistas do passado. A luta é diária e não acabou. A posição de conforto não é das mulheres para que possam se acomodar.
Virgínia nesses textos toca sempre em um ponto bem importante para a luta das mulheres: ela reconhece não só as dificuldades quanto ao sexo, mas enfatiza bastante as questões sociais e econômicas. Tanto que muitas vezes coloca a própria realidade de mulher instruída e burguesa como privilegiada em relação as mulheres operárias, para quem geralmente ela se dirige nesses ensaios. Ela entende que faz parte de uma classe maior que são as mulheres, mas que dentro dela existem outras as quais ela é talvez outras não pertençam e sente que o lugar de fala é importante para termos dimensão disso. Todas nós mulheres temos uma luta em comum, mas cada uma tem uma luta em particular. É preciso não fazer de sua posição de luta o único parâmetro para as demais.

Instagram @maecomlivros

Ali 22/01/2023

Minha primeira experiência lendo Virginia Woolf e já me prendeu muito. A forma como ela escrevia é viciante e é fascinante saber os objetivos das mulheres na época, de operárias a mulheres de classe média. A forma como ela respondia os artigos dos homens sobre o trabalho feminino é icônico, e me vi fazendo comparações com o atual muitas vezes, incrível como algumas leituras parecem que não envelhecem.
Leitura perfeita

beatriz 18/01/2023

Virginia era uma mulher muito a frente de seu tempo. eu amo como ela tinha coragem pra falar e bater de frente com homens que tanto desmereciam a vida e a batalha de outras mulheres. meu texto favorito foi ?A Posição Intelectual Das Mulheres?, amei ler as cartas que ela mandou para Falcão Afável ?

Valentina.dhalia 10/01/2023

Virgínia wolf mudou eu toda.quem puder ler,eu recomendo!!!!!
Afff perfeito te amo,li muito nova e me fez me ver diferente acho que é uma boa lida pra mulheres, principalmente novas

Laura 09/01/2023

interessante
?Exteriormente, quais são os obstáculos que devem enfrentar a mulheres e não os homens? Interiormente, creio, a situação é outra; a mulher ainda tem muitos fantasmas que combater, muitos preconceitos que superar.?

Gostei, não entendi muito sobre alguns textos, mas acredito que possa ser sobre minha familiaridade com esse tipo de escrita. De toda forma, fiquei interessada em ler Mrs. Dalloway da mesma autora pois gostei do texto sobre profissões para mulheres.

laura 12/12/2022

ótimo p conhecer a autora
livro curto com assuntos mega importantes e atemporais. a leitura não fluiu muito bem comigo, mas é uma leitura fácil. Virgínia Woolf é a melhor

ssssara 10/12/2022

TE AMO VIRGINIA WOOLF
é o primeiro livro da virginia woolf q eu leio, e gostei bastante!!

o livro é bem curtinho, li em 1 dia. nele tem alguns artigos sobre o feminismo e a virginia responde críticas masculinas, a respeito de como a mulher se comporta e de como ela escreve

elli elli 05/12/2022

Uma perda de tempo
Deus sabe que eu amo a Virginia, mas essa seleção específica de ensaios é uma perda de tempo. Todas as ideias aqui já foram discutidas em Um Teto Todo Seu, ou simplesmente não fazem sentido, por serem resenhas de obras que eu não li, e muito provavelmente ninguém atualmente leu.
A escrita da Virginia continua maravilhosa, como sempre, mas esses ensaios são medíocres e fora de contexto.

callmedante 19/11/2022

eu gostei muito, a escrita me prendeu muito. quero ler mais livros da Virginia Woolf e conhecer mais obras

Sha 07/11/2022

Mulher foda ??
A Virgínia é incrível. Por mais que seja um livro curto, acredito que cada ensaio deve ser lido com calma, pelo menos pra mim, fez mais sentido assim!

Uchoa 27/10/2022

Wolf nunca decepciona
Apesar de ser um livro curto, ele entrega tudo que se propõe a entregar, mostra como fantasiamos o mundo e as coisas, absolutamente tudo que conquistamos veio pela luta de outras.