O Tamanho do Céu

Resenhas - O Tamanho do Céu

1 | 2 | 3 | 4

Taciana44 14/04/2024

Pesado!!
No começo achei que não iria gostar do livro, mas ficou muito interessante e devorei em uma semana.
Senti muita raiva, como mãe senti muita dor no coração, sofri demais por Ellie, torci para que o casamento deles desse certo e várias vezes senti muita raiva Frank.
Perder um filho deve ser a pior dor do mundo então é um livro muito pesado!
Aconselho a lerem com a saúde mental em dia!

Drica Liller 29/08/2023

A dor de pais que perdem seus filhos é imensurável, mas pode essa dor justificar qualquer ato, por mais terrível que as consequências sejam?

Larissa3666 28/06/2023

Impactante
Eu sou apaixonada por livros tristes, mas confesso que esse foi demais até mesmo para meus padrões. A carga dramática dele é muito intensa, é uma história triste desde a primeira pág, e quando você chega no final então não dá pra aguentar. Um livro muito angustiante, terminei a leitura com um peso enorme no coração, não indico a leitura para pessoas sensíveis. A escritora soube trabalhar muito bem em cada personagem, fazendo o leitor acreditar que são pessoas reais, vivendo um drama real. Além de tudo a obra aborda temas como racismo, luto, capitalismo, entre outros. Achei a história muito intensa, difícil de absorver, porém extremamente bem feita.

Ana 30/12/2022

Diferente, mas não marcante
As personagens são bem reais e trazem uma dualidade legal de visões de mundo, ao mesmo tempo que você sente raiva de um, vem um outro ponto de vista e te faz sentir empatia por ele. Além disso, é legal acompanhar o conhecimento que eles vão tendo da Índia e seu povo, e como lidam com seus preconceitos. Apesar do enredo do livro ser um diferencial, sua história demora muito a desenvolver, ficando no mesmo cenário durante metade do livro.

Ana Caturelli 03/09/2022

Sobre a morte e recomeçar
A história passa na Índia, um casal tenta recomeçar após a morte e seu filho de sete anos, eles moravam nos EUA e ele tem uma transferência para a Índia para tentar recomeçar! La ele comece um garotinho que faz com que ele tente suprir a falta do filho, porém muitas coisas acontecerão e nada poderá substituir uma perda tão grande.

Caio 08/02/2022

Drama que me surpreendeu muito.
Resenha tem SPOILERS

Primeiramente não estava dando nada para a história desse livro, pois a capa e o titulo em si não entrega grande coisa, nem pista da historia e do que está por vir e por isso fiquei pensando se leria ou nao. Mas passou um tempo, resolvi ler, no começo foi um pouco dificil de me prender, mas com o tempo, fui me prendendo, fui fisgado, e assim como o drama foi se desenvolvendo, fui achando cada vez mais sensacional a historia. Um drama muito bem construido, bem amarrado e muito bem escrito pela Thrity, alem de ser um grande drama, a historia é muito profundo que nos trazem reflexões sobre vários pontos: diferença cultural, pensamentos, filosofia ocidental vs oriental, convívio com pessoas diferentes, além da história em si que fala da obsessão de um homem para ser pai novamente e reconstruir a vida ao lado de uma nova criança para chamar de filho de novo, ser novamente feliz. O Apego ao passado, onde Frank nao consegue seguir em frente com a nova vida que tem, nao esquece a dor de perder um filho, nao consegue superar e por isso a ambiçao a Ramesh trouxe consequencias fatais para a sua vida, da sua familia e para todos ao redor. Uma pessoa incosequente, que agiu com condutas bem questionaveis sem o raciocinio lógico no lugar, sendo totalmente dominado pela emoção. Ele esta perdido, desorientado na vida profissional e pessoal onde busca solucionar as coisas de qualquer forma para que seja do jeito que ele quer. Enfim, Ellie é uma das grandes personagens da história, uma das minhas favoritas junto com o casal indiano como Prakash e Edna. Ela é madura, consegue seguir em frente mesmo em meio a toda dor, conseguiu superar os obstáculos, deseja salvar o seu casamento de qualquer maneira mas com consciência e racionalidade no lugar correto. Infelizmente ela sofre com as consequências do seu marido incosequente e fraco. Um dos momentos mais legais do livro quando fala do passado de Ellie e de Frank. No começo quando eles se conhecem, desenvolve a relaçao parecendo um filme de romance de universitarios tendo uma pitada de sensualidade, sexualidade que deve ter. Tem citaçao do filho Ben, da historia, experiencia de ser pais. Aqui fala de um dos personagens mais interessantes que como falei o casal indiano que mereciam mais foco do passado deles por exemplo que nao teve infelizmente. Entao Prakash tem problemas com alcoolismo, pobre e sempre se sente com baixo estima por nao oferecer ao filho o que ele queria por nao ter condiçoes, chance de fazer, pela falta de estrutura, dinheiro e as condiçoes precarias que vive. A pobreza asola a India, miseria, fome, falta de educaçao e necessidades basicas e a escritoria inteligentemente cita no livro de forma bem reflexiva. A falta de educaçao gera inumeras consequencias: Vicios, violencia fisica, verbal, pobreza e ignorancia principalmente.Prakash é um pouco dessas consequências mas muitas vezes é incompreendido, acaba com muito ciume com o Frank comprando do bom e do melhor para seu filho, ele não podendo nem oferecer o básico para o filho. Aí é o combustível para a história. Obsessão de Frank, loucura, ciúme, ignorância de Prakash mas que no fundo tem boas intenções como Edna que ver no casal americano uma chance para o filho ter uma vida melhor que ela e seu marido nao pode oferecer. Mostra tambem o conflito religioso onde tem o cristianismo e hinduismo bastante acentuado no oriente medio e a Asia. Ramesh é também mostrado mas é um menino, uma criança como qualquer outra. O desenrolar da história chega a partes bem impactantes e surpreendentes onde acontece com duas personagens na história, algo que marcará um personagem para sempre. Bom, isso nos faz refletir sobre o peso das nossas atitudes, suas consequências e como devemos pensar antes de fazer algo. Aqui cita outras coisas culturais e a mesclagem da cultura americana na cultura indiana, tipo 4 de julho nos EUA, Açao de graças etc. E na dança tradicional na India e que faz parte da sua cultura e alem dos lugares que os personagens viajam, isso mostra a identidade do local. Fala do imperialismo americano que traz muita miseria, desigualdade, injustiça onde vai principalmente dos grandes magnatas. Ricos que se dao bem, os pobres sao esmagados, manipulados, enganados, pois o lado fraco da corda que sempre sofrera no meio de toda essa situaçao. Desigualdade, injustiça, suborno, corrupçao e por ai vai... Imperialismo destruidor, esmagador. Enfim livro emocionante que recomendo fortemente. O fim foi emocionante que podemos tirar varias reflexoes, um drama de primeira linha muito bem contado. Imediatamente irei atras de outras livros da autora. Adoro a referencia a cultura de outros paises. Sempre tem conteudo em abordar tambem. Nota: 5/5.

Silva 07/02/2022

Tamanho do céu
Que final mais triste, por que ele não sofreu antes com a morte do próprio filho? fizesse tratamento ou adotasse realmente uma criança? que loucura da mente.

Pêpe 05/02/2022

Impactada
Que história...
Tudo acontece quando Ellie e Frank perdem seu filho de sete anos, levado por uma doença repentina.A vida deles era perfeita e simplesmente tudo o que eles haviam construído desmorona.
A vida deles fica sem sentido e insuportável, e eles recebem uma proposta para ir para a Índia.
A proposta parece boa, Ellie tenta depois de dois anos da morte de Ben, refazer aos poucos sua vida, Frank vive sob o impacto da morte do filho e mesmo trabalhando em uma ótima empresa, ainda assim se sente insatisfeito com tudo, até conhecer Ramesh, um menino inteligente e oposto de Ben.
Frank se aproxima de Ramesh, e acaba indo por um caminho bem sombrio.
A autora descreve com um realismo a dor da perda do Ben, que é bem impactante, é de doer mesmo...
Um livro escrito com humanidade, que aborda o amor incondicional...
Eu recomendo.

Larissa.Suzano 23/09/2021

Eu sabia que seria triste, mas cacete
Eu terminei de ler esse livro no meio da madrugada e depois fiquei a hora seguinte pensando sobre ele inteiro, sabe aquelas histórias em que se o protagonista fizesse terapia o filme acabaria em 5 minutos? esse livro na minha opinião tem o mesmo princípio, se o Frank tivesse feito uma bela de uma terapia desde antes de ser pai pra tratar as questões dele de infância (que claramente foram um trauma tão grande que guiavam as decisões que ele tomava), as coisas teriam acontecido de uma maneira muito diferente, mas o que acontece é um homem criado e aprisionado nas noções machistas de como um homem deve ser e simplesmente não consegue lidar com a enxurrada de emoções próprias e não consegue se abrir com ninguém sobre isso e acaba enlouquecendo.

Mesmo tendo lido algumas resenhas sobre o filme e já ter uma ideia de como acabaria, olha, eu não teria imaginado esse final de maneira alguma, é um livro muito forte, o ideal seria ler se você estiver em um momento relativamente bom emocionalmente (ninguém tá né, eu mesma li e fiquei mais desgraçada da cabeça ainda kkkkkkkk).

Ana 17/08/2021

Autora maravilhosa
Essa autora é fantástica, ficamos tão próximos dos personagens que penso ter conhecido alguns pessoalmente, se tornaram reais dado a maestria com que são descritos, seus sentimentos, emoções e conflitos.
O final me surpreendeu de muitas formas e fique com ódio, pena, frustração, não esperava que o personagem conseguisse fazer tanta desgraça.....mas, é um ótimo livro, assim como todas da autora.

Cintia (@jeitolivrodeser) 03/01/2021

Em "O Tamanho do Céu" um casal americano depois de perder o filho vai morar na Índia em busca de recomeço e superação.

Além de abordar temas como choque cultural, os efeitos da globalização em pequenas cidades e problemas trabalhistas, este também é um livro com uma carga emocional enorme, que fala sobre dores profundas causadas pela perda de um filho querido e o luto que é tão difícil de superar.

Uma história comovente, com uma leitura fluída e um desfecho inimaginável. Sendo bem sincera, fiquei estarrecida, desolada, indignada com o final. Mas sim, é uma leitura que não dá pra largar até saber tudo que vai acontecer, muito angustiante, porém muito boa e com lições importantíssimas. Impossível não ficar reflexiva depois dela. Perfeita pra quem gosta de romances bem dramáticos e com finais surpreendentes.

Roberta.Mariz 03/10/2020

Eu gosto muito da autora; já havia lido outro romance dela. Mas neste livro ela conseguiu me surpreender.
Uma narrativa envolvente e que mostra que a vida tem dessas coisas: cuidado com o que deseja pois poderá ser atendido...
Super recomendo!

cris.leal 14/05/2019

Tocante e devastador...
Um casal americano, lutando para aceitar a morte repentina de seu único filho de 7 anos, se muda para a Índia na esperança de se reconectar e começar uma nova vida. Enquanto a esposa, Ellie, está determinada a salvar seu casamento; Frank, o marido, não consegue superar a morte do filho e, desesperado para recuperar o prazer de ser pai, aproxima-se de Ramesh, o filho único dos caseiros, de 9 anos.

Frank transfere para Ramesh o amor que sentia pelo filho que morreu. Ele, obsessivamente, se aproxima cada vez mais do garoto indiano. Paga os seus estudos e promove seu bem estar com viagens e muitos presentes, ignorando totalmente Prakash, o pai do menino, um homem pobre e ressentido. O crescente interesse de Frank por Ramesh, e o crescente ciúme de Prakash pela presença do patrão na vida do seu filho, cria a tensão que move a história.

Gostei como Thrity Umrigar apresentou os conflitos culturais e sociais que caracterizam as relações entre o capitalismo americano e a aldeia pobre da Índia. A superioridade racial branca e o poder do dinheiro em detrimento da ética e da moralidade, explicam o desfecho devastador de "O Tamanho do Céu", um drama familiar tocante e muito bem escrito.

site: https://www.newsdacris.com.br/2019/05/resenha-o-tamanho-do-ceu-de-thrity.html

Simone de Cássia 25/07/2018

Como costumam ser os livros dessa autora, esse não deixa a desejar e traz, mais uma vez, o universo profundo das relações interpessoais e os dramas íntimos que vivenciamos ao longo da vida. Esse é um livro de perdas...muitas! Perda de pessoas amadas, perda de racionalidade, perda de dignidade...o título é bem sugestivo porque faz a gente refletir sobre o tamanho que o céu tem para cada um de nós. E o final chocante é um tapa na cara pra mostrar que a gente não sabe mesmo reconhecer que já é feliz e não sabe!! Livro sofrido. E lindo.

1 | 2 | 3 | 4