O Tamanho do Céu

O Tamanho do Céu Thrity Umrigar

Resenhas - O Tamanho do Céu

1 | 2 | 3 | 4

Samir 03/06/2010

Até que ponto alguém pode ir quando ousa construir um mundo novo para aqueles que ama?
Quando terminei de ler esse livro, senti ódio da autora, de quem gosto muito. No entanto, à medida que fui digerindo a história, fiquei fascinado. Tanto que já até reli a obra.

É um livro muito pesado mesmo, com uma história de cortar o coração. A narrativa é lenta, mas o modo de escrever da autora é muito gostoso e me fez ficar com os olhos marejados diversas vezes.

Enfim, é uma bela história com um final surpreendente e reflexões muito intrigantes. Resumindo, um livraço!
ritita 17/03/2015minha estante
Eu fiquei tão impactada com o final, que cheguei a perder o sono naquela noite.

Tamiles 06/01/2011

Os erros de hoje ecoarão na eternidade
O livro O Tamanho do Céu, de Thrity Umrigar, poderia ser uma história comum sobre a vida de um casal que se muda para a Índia após perder um filho de sete anos, mas não é. Ao final dele, pode-se refletir sobre amor e ódio, quando um sentimento vira obssessao e o quanto podemos pagar eternamente por um erro que cometemos em segundos. O livro permitiu uma análise profunda sobre as formas de encarar a morte de um ente querido: superando-a ou se entregando a ela. Se pensarmos que a vida é única e que a pessoa que se foi gostaria de nos ver felizes, nos esforcaremos por continuar a viver. Mas se deixarmos o sofrimento tomar conta de nossa mente e de nossas ações, deixaremos de viver e cultuaremos a dor.Outro pensamento, é sobre as pesssoas que matam em nome do amor. A vida é dada por Deus apenas uma vez e a ousadia de tirá-la pesará em sua consciência de tal forma que o viver será pior do que apenas sofrer. O que é dos outros, deixe com os outros. Não queira modificar a rotina, a vida, o destino de alguém sem pensar em suas consequências. Ainda que suas intenções sejam as melhores. E por fim, inspire-se em Ellie, uma mãe que perdeu o filho, mas foi a razão de viver do marido; que mesmo com dor soube ajudar a dor do próximo. que mesmo distante, soube tornar o seu local de estadia em um LAR. Muito bom o livro. Pretendo ler as outras obras da autora.
Tamiles 07/08/2011minha estante
Um livro muito bom mesmo. Recomendo. 10 reais no submarino.

De Mu 18/03/2022minha estante
essa é minha boadrasta :)

Karine Coelho 05/11/2009

"O Ministério da Saúde adverte: amar um garoto indiano faz mal à saúde"
Tudo bem, eu devia ter seguido esse conselho também... Mas enfim. estamos falando do livro, né, não da minha vida pessoal. Analisando o livro. O casamento de Frank e Ellie começa a desmoronar com a morte de seu filho Ben, ainda criança. Frank culpa Ellie morte do garoto, e não consegue lidar com sua própria dor e com a dor de sua esposa. Primeiro diagnóstico: ele é um imbecil e um covarde. Um emprego na Índia traz consigo a possibilidade de reconstrução, uma nova vida e a salvação do casamento. Chegando lá, Ellie logo começa a se adaptar, a sentir-se em casa. Frank, por outro lado, só consegue ver os problemas e o lado negativo do país, já que trabalha numa empresa americana que comprou terras da comunidade local, o que causa diversos problemas para ele. Além de tudo isso, ele não consegue superar sua dor. Mas bem que ele poderia tentar. Isso faz dele um chato, um pessimista e um pé no saco. Mas aí a história muda, porque Frank conhece Ramesh e vê no pequeno indiano, filho do seu casal de empregados, uma nova fonte de alegrias. Mas tudo na vida sempre tem um porém. Ellie começa a sentir que seu marido dá mais atenção ao menino do que a ela, e sente que ele está querendo substituir seu filho morto. Aí foi ponto pro Frank. É claro que ele ás vezes exagera na dose de compania do menino, mas pelo menos ele está tentando esquecer sua dor. Ou não. Mas o negócio é que ele realmente se apegou a Ramesh e tenta com todas as forças ter aquele menino para ele. Mas não pode. E essa sua teimosia e obsessão acaba sendo sua ruína.

Roberta.Mariz 03/10/2020

Eu gosto muito da autora; já havia lido outro romance dela. Mas neste livro ela conseguiu me surpreender.
Uma narrativa envolvente e que mostra que a vida tem dessas coisas: cuidado com o que deseja pois poderá ser atendido...
Super recomendo!

Ana Caturelli 03/09/2022

Sobre a morte e recomeçar
A história passa na Índia, um casal tenta recomeçar após a morte e seu filho de sete anos, eles moravam nos EUA e ele tem uma transferência para a Índia para tentar recomeçar! La ele comece um garotinho que faz com que ele tente suprir a falta do filho, porém muitas coisas acontecerão e nada poderá substituir uma perda tão grande.

João 12/07/2012

Muito Bom!
esse livro é daqueles que vale cada segundo lido!
No começo é meio cansativo,muito densa a atmosfera de
tristeza mas depois tudo fica perfeito!
Os personagens e a historia são tão humanos,tão reais
que logo de inicio voce se prende a eles e passa a sentir o
que eles sentem..
Ellie é uma personagem fantastica,corajosa,enfrentando tudo
de peito aberto,ja Frank apesar de sentir certa simpatia por ele
é fraco,egoista e covarde!Achei o cumulo ele culpar Ellie
pela morte do filho deles!Conforme vai seguindo o livro me deu vontade
de entrar na historia e sacudir Frank!
O final surpreendente mas muito bom!Simplesmente fantastico!
Daiane 16/08/2012minha estante
Tenho q te dzr q amei e concordo plenamente com sua resenha e opnião,estou mais ou menos na metade, mas até aq este livro me emocionou muito e me lembrou um pouco da realidade, mas principalmente quando diz: "Conforme vai seguindo o livro me deu vontade de entrar na historia e sacudir Frank!"
Esta parte seria legal, rsrsrs.

Geo 10/08/2021minha estante
Fiquei muito supresa com o final. E fiquei mais ainda decepcionada com o Frank, com sua obsessão e egoísmo, e principalmente sua covardia, mas ao mesmo tempo tão humano. Isso é o que mais gosto na autora, ela foi muito real sobre os sentimentos dos personagens.

Cintia (@jeitolivrodeser) 03/01/2021

Em "O Tamanho do Céu" um casal americano depois de perder o filho vai morar na Índia em busca de recomeço e superação.

Além de abordar temas como choque cultural, os efeitos da globalização em pequenas cidades e problemas trabalhistas, este também é um livro com uma carga emocional enorme, que fala sobre dores profundas causadas pela perda de um filho querido e o luto que é tão difícil de superar.

Uma história comovente, com uma leitura fluída e um desfecho inimaginável. Sendo bem sincera, fiquei estarrecida, desolada, indignada com o final. Mas sim, é uma leitura que não dá pra largar até saber tudo que vai acontecer, muito angustiante, porém muito boa e com lições importantíssimas. Impossível não ficar reflexiva depois dela. Perfeita pra quem gosta de romances bem dramáticos e com finais surpreendentes.

cris.leal 14/05/2019

Tocante e devastador...
Um casal americano, lutando para aceitar a morte repentina de seu único filho de 7 anos, se muda para a Índia na esperança de se reconectar e começar uma nova vida. Enquanto a esposa, Ellie, está determinada a salvar seu casamento; Frank, o marido, não consegue superar a morte do filho e, desesperado para recuperar o prazer de ser pai, aproxima-se de Ramesh, o filho único dos caseiros, de 9 anos.

Frank transfere para Ramesh o amor que sentia pelo filho que morreu. Ele, obsessivamente, se aproxima cada vez mais do garoto indiano. Paga os seus estudos e promove seu bem estar com viagens e muitos presentes, ignorando totalmente Prakash, o pai do menino, um homem pobre e ressentido. O crescente interesse de Frank por Ramesh, e o crescente ciúme de Prakash pela presença do patrão na vida do seu filho, cria a tensão que move a história.

Gostei como Thrity Umrigar apresentou os conflitos culturais e sociais que caracterizam as relações entre o capitalismo americano e a aldeia pobre da Índia. A superioridade racial branca e o poder do dinheiro em detrimento da ética e da moralidade, explicam o desfecho devastador de "O Tamanho do Céu", um drama familiar tocante e muito bem escrito.

site: https://www.newsdacris.com.br/2019/05/resenha-o-tamanho-do-ceu-de-thrity.html

Larissa3666 28/06/2023

Impactante
Eu sou apaixonada por livros tristes, mas confesso que esse foi demais até mesmo para meus padrões. A carga dramática dele é muito intensa, é uma história triste desde a primeira pág, e quando você chega no final então não dá pra aguentar. Um livro muito angustiante, terminei a leitura com um peso enorme no coração, não indico a leitura para pessoas sensíveis. A escritora soube trabalhar muito bem em cada personagem, fazendo o leitor acreditar que são pessoas reais, vivendo um drama real. Além de tudo a obra aborda temas como racismo, luto, capitalismo, entre outros. Achei a história muito intensa, difícil de absorver, porém extremamente bem feita.

Daniella 18/04/2012

Forte mais sublime
Bom não conhecia essa autora, então me encantei quando li o livro o Sol e para todos,e decidi ler outras obras por ela escrita. Esse livro diz bem o que muitas pessoas pensam que suas vontades estão acima das pessoas, e muitos vão atras do querem sem pensar nas consequencias. Bom nosso Personagem principal "Frank", sofreu com suas escolhas erradas...

Silva 07/02/2022

Tamanho do céu
Que final mais triste, por que ele não sofreu antes com a morte do próprio filho? fizesse tratamento ou adotasse realmente uma criança? que loucura da mente.

Daiane 26/09/2012

Uma história sobre, dor, perdas, amizade, amor e ternura. Quando Frank e Ellie Benton perdem seu único filho, Benny, aos sete anos de idade, a vida perfeita que haviam construído se estilhaça. Mas a inesperada proposta de um emprego do outro lado do mundo, em Girbaug, na Índia, promete ser a chance de um recomeço. Lá, ao conhecer Ramesh, um menino inteligente e curioso, Frank inevitavelmente volta para ele todas as suas atenções — sem imaginar, jamais, que o relacionamento entre eles transformará para sempre a vida de todos.

Neste romance, Thrity Umrigar narra a história de um jovem casal americano que foi viver na Índia principalmente para superar a súbita morte do filho de apenas sete anos de idade.Com novos objetivos, amizades e cenários, eles usufruiram-se disso para iniciar uma nova vida longe das lembranças de seu filho... Mesmo sendo longe das lembranças de seu filho, ele conhece um menino chamado Ramesh q é totalmente igual, mas parcialmente diferente de Benny. Benny era uma pessoa tímida, quieta e Ramesh uma pessoa extrovertida, agitado, inteligente, q acaba entrando e mudando a vida deste casal.

O livro é triste, mas também uma lição de vida. "O Tamanho do Céu" é um daqueles livros raros que obriga o leitor a fazer um balanço de sua vida, e pensar sobre as coisas que realmente importam mais...E a autora sem dúvida fez uma narrativa interessante, pois além de ser envolvente, com muita eloquência explora os sentimentos que permite o leitor sentir a profundidade das emoções de seus personagens por todos os ângulos.

Além disso, as questões morais e sociais são muito bem retratadas no livro. Como a abordagem do impacto da globalização em diferentes setores da economia e da sociedade na India.Onde as diferenças de classes, as lutas dos protagonistas americanos em se enraizar em terras estrangeiras, os choques culturais e suas incompreensões são habilmente explorados... Muito bom!

Amanda 09/05/2012

A gente só dá valor ao que tem quando perde
A tônica deste livro é bem esta, e eu gostei bastante. A narração flui e a autora é bem sensível em expressar os sentimentos e reações humanas. Nem todas são justificáveis, mas é interessante conhecer o contexto que motiva os personagens, de modo que eles tornam-se mais inteligíveis e mais próximos tanto da realidade quanto de nós enquanto leitores, fazendo com que nos identifiquemos com eles, já que (mesmo isso sendo um pouco clichê) ninguém é completamente bom ou mau, sentimentos ligados a essas duas forças se contrabalançam no íntimo de cada um, o que faz de nós por definição humanos e gera essa identificação. Recomendado para quem gosta de um romance, digamos, mais psicológico.

Etelvina 05/11/2014minha estante
Eu detestei o final sim, eu detestei²
Deu vontade de ir até a autora e exigir que mudasse o final!

Dayane.C Silva 20/09/2015

Ma-ra-vi-lho-sooooo
Esse livro foi uma surpresa ... foi uma dica de um grupo de livro que não lembro qual ...que postou uma dica de leitura e na hora pesquisei e comprei .... O requinte da escrita, não de forma chata mas de te envolver, te levar pra situação, como se você pudesse sentir a dor ou a alegria dos personagens. Além de te apresentar a cultura indiana sem querer fazer um mundo só das alegria das danças e comidas mas do lado que muitas vezes não queremos ver. Bom me apaixonei por ela e já comprei outro "Um lugar para todos"
Samir 23/09/2015minha estante
Leia também A distância entre nós

Dayane.C Silva 29/10/2015minha estante
Já está na lista ... no momento estou lendo "A hora da história" da mesma autora e estou adorando!!!!!!

1 | 2 | 3 | 4