A Pequena Dorrit Charles Dickens

Resenhas - A Pequena Dorrit

Lela Tiemi 30/08/2009

Aguardando a tradução integral da obra [2]
É uma pena ser tão difícil de encontrar o livro, e quando o encontramos, ser uma adaptação e não uma tradução completa da obra de mais de novecentas páginas (a maior adaptação que encontrei não chegava a trezentas!). Considero essa mutilação uma depreciação a uma obra de um autor tão renomado. E, só restam as seguintes opções: me contentar com o que tenho, esperar pela boa vontade de alguma editora, ou aperfeiçoar meu inglês. Há um bom tempo venho considerando esta última opção!
Assisti a série da BBC baseada na obra e AMEI a história, o Mr. Arthur Clennam (Matthew Macfadyen) é apaixonante!
Claire Scorzi 30/08/2009minha estante
É outro Dickens que eu quero ler. Realmente, é frustrante. Li duas obras dele assim: Dombey e Filho - transformado em umas meras cento e poucas páginas - e "Tempos Difíceis", onde a mutilação foi ainda pior. snif snif

Lu 18/01/2010minha estante
Estou vendo a série da BBC e é excelente!

Mi 06/03/2014minha estante
Aguardando a tradução integral da obra [3]
Poxa vim pesquisar sobre esse livro que na minha ignorância não sabia que se tratava de uma obra literária quando me interessei pela minissérie e fiquei surpresa por não ter uma edição plenamente traduzida. Apenas adaptações para o publico infanto-juvenil,que decepção. Acredito que também terei que optar pela terceira opção e ler com a ajuda de um dicionario essa obra clássica,minha nossa!!!

Nanda 23/05/2014minha estante
Fiquem calmas meninas, existe uma nova editora
brasileira,de nome Pedrazul Editora,que esta traduzindo o livro na versão integral! A editora não tem a data de lançamento do livro, mas o "litle Dorrit" já esta a caminho para os que querem a história completa! :)

Moyarte 04/08/2009

Aguardando a tradução integral da obra
Meu interesse pelo livro surgiu após assistir aos vídeos disponíveis no YouTube, da versão para a televisão, realizada pela BBC de Londres, com a atriz Claire Foy no papel de Amy Dorrit e o ator Matthew Macfadyen, no papel de Arthur Clenman.

Infelizmente, não há traduções recentes para o português e a única disponível que encontrei, nos sebos, data de 1961: trata-se de uma versão infanto-juvenil. Esta obra de Charles Dickens merecia uma tradução da versão integral, mesmo que fosse para vendas on-line do arquivo com a obra! (O original, de 1857, está disponível on-line: http://ebooks.adelaide.edu.au/d/dickens/charles/d54ld/preface.html).

Um dos eventos do livro, relacionado a investimentos financeiros, caiu como uma luva para o atual momento e a recente crise. O "dinheiro sobre dinheiro" já está presente nas páginas dessa obra do século XIX - provavelmente e infelizmente, Dickens não entra como leitura obrigatória para as graduações e pós-graduações na área de Economia!
moraes_psi 31/03/2023minha estante
Procure pela edição da Editora Pedrazul. Ela está integral.

Rafaelle 19/09/2018

Excepcional
Fazia muito tempo que eu estava louca para ler esse livro. Como o preço dele é salgado, eu acabei precisando esperar até que finalmente ganhei ele de aniversário (obrigada mãe!) e minha gente, esse livro vale cada centavo investido!
Eu nunca comento a parte física do livro, mas essa edição da Pedrazul é realmente apaixonante, principalmente pela capa dura e ilustrações, fiquei completamente apaixonada!

Vamos à história agora: Amy Dorrit é filha de William Dorrit, um cavalheiro bem educado que foi preso devido às suas dívidas. Ela nasceu e cresceu dentro da prisão. Possui um irmão e uma irmã mas velhos, porém Amy que é o alicerce da família e toma a incumbência de cuidar de seu pai e ajudar seus irmãos. Sua vida dá uma virada quando ela vai trabalhar para Mrs. Clennam e posteriomente conhece o filho dela, Arthur Clennam. Arthur está retornando da China onde viveu os últimos anos e está convencido que existe algum segredo de família que leva a sua mãe demonstrar bondade para com a pequena Dorrit.
Uma das coisas que eu admiro nos romances clássicos é a quantidade de histórias entrelaçadas que existem em um único livro, mas o trabalho de Dickens em A Pequena Dorrit é algo difícil de ser superado. São muitos personagens e todos com suas personalidades marcantes e bem desenvolvidas. Mesmo personagens que eu achava que não teriam relevância alguma se mostraram essenciais na construção da trama.
Amy é maravilhosa. É uma menina doce, que coloca as necessidades dos outros acima das suas, que ama incondicionalmente e sem interesses e é extremamente forte apesar de sua frágil aparência. Arthur Clennam se destaca como um dos melhores mocinhos que já conheci também. Ele teve uma infância difícil nas mãos de sua austera e religiosa mãe, seu amor da juventude lhe foi negado e mesmo assim ele é um homem de coração verdadeiramente bom.
A relação de Amy e Arthur é muito gostosa de acompanhar. Ele se mostra um verdadeiro amigo para ela porém se recusa a vê-la como mais que uma criança devido à diferença de idade entre eles. Arthur possui 40 anos e Amy pouco mais de 20, entretanto quando conhecemos ambos mais de perto, logo vemos que Arthur ainda tem o coração de um rapaz que anseia ser amado e Amy é uma mulher já madura por conta de sua história difícil. O sentimento dos dois se desenvolve de forma lenta e contínua e é impossível não torcer para que ambos encontrem a felicidade.

Não tem como falar muito mais do enredo sem soltar spoilers. O livro é cheio de reviravoltas e surpresas. Eu amei, odiei, ri, me emocionei. Temos muito sobre amizades, sobre o amor, sobre paixões, sobre gratidão... Além de Amy e Arthur, outros personagens roubaram meu coração como a doce Maggy, o persistente Doyce, a tagarela Flora, a família Plornish, o alegre Cavaletto... Enquanto outros me irritavam profundamente, mostrando facetas terríveis do homem.

Diferente de muitos autores ingleses, tive a sensação de que Dickens não usou apenas levemente da ironia para questionar a sociedade da época, Dickens zomba abertamente de tudo que estava errado, desde a falsa superioridade dos "bem nascidos", a forma como os ricos conseguem se inserir em sociedade tão preconceituosa até a ineficiência e má vontade do governo em fazer. Ele questiona a prisão dos endividados, questiona a moral das sociedade, questiona a especulação financeira e pincela questionamentos até mesmo sobre a religião. É uma obra excepcional, que nos faz sentir a impotência dos personagens perante tantas adversidades e injustiças da época e torcer para que mesmo assim encontrem seu caminho.

Acho que todo amante de literatura deve dar-se o prazer de ler essa preciosidade e garanto que não será nem preciso pesquisar o porquê de Dickens ser um dos maiores nomes da literatura inglesa. A leitura desse livro deixa clara sem a necessidade de explicações. Com certeza um dos melhores e mais bem desenvolvidos livros que já li.
Alessandro232 13/02/2019minha estante
Para mim, Charles Dickens é o grande romancista inglês do século XIX. Não
tem outro autor que se equipare a ele!

Murilo 07/05/2020

A Pequena Dorrit
Mais um bom livro de autoria de Charles Dickens. Uma leitura agradável sobre as reviravoltas nas vidas de Arthur Cleans e da Pequena Dorrit.

Bia 09/12/2022

"mas decerto há muita gente em piores condições"
Eu queria muito ler e conhecer esse autor e foi uma boa experiência, não amei o livro, não mudou a minha vida, mas foi legal.

O livro é fluido e os dois personagens principais são bem fofos, principalmente a Dorrit!

Ah, e curiosidade, peguei esse PDF para ler achando que era o livro inteiro e fiquei surpresa de saber que não! Na verdade, não tem toda a obra traduzida ainda, chocante né?!

Luana 28/09/2017

Aguardando a tradução integral da obra [3]
É realmente uma pena que uma obra de Charles Dickens ainda não tenha sido traduzida integralmente para o português brasileiro. Lendo a adaptação de Little Dorrit você consegue perceber o quanto a obra deve tomar um significado maior quando completa.
Parecia que todas as vezes que um assunto poderia ter sido aprofundado, havia certo corte na história.
25/11/2017minha estante
tem a edição da pedra azul, com 776 páginas, lançada este ano.

Butakun 26/07/2018minha estante
Saiu uma, pela Pedrazul.

Luana 27/07/2018minha estante
Vou procurar! Obrigada Wesley!

Tamires 23/06/2015

Queremos Dickens (integralmente) em língua portuguesa!
“Little Dorrit” é um romance de Charles Dickens publicado originalmente como livro em 1857. Nele conhecemos a humilde Amy Dorrit, nascida e criada em Marshalsea, uma prisão para devedores onde seu pai cumpre pena. Quando passa a trabalhar para a Mrs. Clennan e conhece o filho dela, Mr. Arthur Clennan, vê sua vida mudar completamente. Dickens também faz críticas às falhas do governo, altamente burocrático e ineficiente, e à alta sociedade.

Atualmente só temos versões adaptadas (ou seriam picotadas?), direcionadas ao público infanto-juvenil, em português. A história é ótima, mas fica muito corrida apresentada assim, de forma condensada. A série da BBC (2008) mostra muito mais da história em seus 14 episódios do que um livro condensado pode fazer em 121 páginas.
Amei a história, mais pela série da BBC que pelo livro “adaptado”. Por isso a minha avaliação de 3 estrelas para o livro.

Felizmente a Pedrazul Editora vai publicar a versão integral (previsão para 2015) para nós, órfãos desta preciosidade em português. Só nos resta esperar.

site: alguemdisseque.tumblr.com
Carol 25/10/2017minha estante
Essa série da BBC é Dickensian? Ou outra?

Tamires 26/10/2017minha estante
A série tem o mesmo nome do livro, Little Dorrit.

Carol 26/10/2017minha estante
Vou procurar, obrigada!

Aninhar0 26/08/2020

Grande Dorrit
De pobre criança nascida em uma penitenciária, onde passou a infância com os irmãos e o pai após a morte da mãe, trabalhando de costureira conhece Arthur e seu destino toma um rumo inesperado, enfim a pequena Dorrit alcança uma vida merecida

Gizalyanne 30/05/2022

Razoável
O livro conta a estória da filha de um prisoneiro por dividas e um homem rico mas medroso que é intimidado pela mãe, que é a bruxa da estória. Lamentavelmente a versão resumida deixa muito a desejar pois o original tem mais de 700 páginas de modo que obviamente falta muita coisa fica tudo muito resumido.
No Brasil atualmente não tem nenhuma tradução integral desta obra . A única editora que possui em seu site está esgotado. Se você sabe inglês encontrará fácilmente e até gratuitamente a edição integral na internet.
Eu li / escutei o áudio livro que possui 12 capítulos e é uma versão resumida da estória e para mim ficou tudo muito confuso e também deprimente( David Copperfield e até Oliver Twist tem muitas tristezas mas possui um senso de humor peculiar de Dickens, coisa que desapareceu nesta versão). Estou ansiando encontrar a versão integral em português, pois li David Copperfield e Oliver Twist e sei que Charles Dickens é um excelente escritor . Também vi um capítulo da série da BBC que achei deprimente e confusa também. Mas não desgostei da estória e sim da versão a que tive acesso. Fiquei com um gostinho de quero mais.
Daniele 29/07/2022minha estante
A editora Pedra Azul vai lançar no catarse este livro agora em agosto, acho que vai ser a versão integral pois terá mais de 800 páginas segundo um vídeo no instagram deles.

Alessandro232 01/04/2023

Um Dickens mais sombrio e dramático
"A Pequena Dorrit" é um romance de transição de Charles Dickens que fica entre "David Copperfield" e "Grandes Esperanças" considerados pela crítica especializada suas grande obras.
Lendo o romance pode-se entender porque isso ocorre. A impressão que tive é que autor quis escrever um romance mais experimental, diferenciado de seus livros anteriores. Assim, em "A Pequena Dorrit" , no qual o autor abandona o tema da formação do indivíduo, ele explora com mais intensidade elementos que à época de sua primeira publicação, podem ser considerados "realistas", destacando-se a ambientação em diversos cenários, incluindo a cidade de Veneza, assim como a ênfase nas relações conflituosas entre os personagens.
Também o tom da narrativa é bastante peculiar. Dividido em suas partes: o romance começa com a protagonista, a jovem Amy, conhecida como a pequena Dorrit beirando à miséria, vivendo com seu pai na prisão de Marshalsea - um cenário real que remonta a um aspecto autobiográfico bastante dramático da infância do autor, quando seu pai também foi preso por não conseguir pagar suas dívidas.
Assim como em outros livros, Dickens mistura nesse romance uma boa dose de sentimentalismo e sátira social, com várias críticas à burocracia das repartições públicas e, principalmente, voltadas para a decadente aristocracia britânica. No entanto, em "A Pequena Dorrit" fiquei com a impressão que ele exagerou nesses dois elementos. Também sua trama, o autor cria uma grande galeria de personagens,- outra característica de suas obras- são tantos que às vezes o leitor se perde entre eles. Para complicar, Dickens alterna capítulos ora focando em personagem e em outro momento em outro. Dentre eles, destacam-se Dorrit que é tão boazinha e sensível que em alguns trechos torna-se um pouco chatinha e Arthur Clennam que revela ser bastante complexo e uma das melhores criações do autor. Ao longo da história, há uma aproximação entre eles, o que é dos aspectos mais interessantes e bem desenvolvidos da obra.
Para mim a leitura de "A Pequena Dorrit" fluiu até bem, mas não há como não achar que esse romance é demasiadamente e talvez desnecessariamente longo - o livro tem quase novecentas páginas! Talvez, Dickens pudesse ter feito cortes em alguns capítulos focados em personagens desinteressantes, - que podem ser compreendidos como representações caricatas de aspectos negativos da sociedade inglesa, sem causar prejuízo algum à narrativa. Também senti falta de um vilão mais carismático, uma vez que os personagens vilanescos tem uma participação menor, com exceção de um deles que revela ser terrível em seus propósitos.
Como pontos positivos em "A Pequena Dorrit", novamente Dickens com maestria promove uma mistura equilibrada de gêneros que fizeram sua fama como ficcionista. Assim, o romance tem bastante drama, - talvez, o leitor em trechos comoventes derrame algumas lágrimas diante do destino de alguns personagens -, toques de comédia leve, às vezes irônica bem britânica.
Na minha opinião, o ponto mais forte do livro e seu principal mérito, é a forma como Dickens revista o Gótico vitoriano, de modo a criar uma instigante versão da casa mal assombrada, que destaca-se por sua atmosfera contínua de mistério/suspense, beirando o terror que guarda terríveis segredos do passado. Assim como outras obras conhecidas do autor, esse livro também tem um desfecho com final feliz, o que contribui para torna-lo conhecido e apreciado pelos leitores.
"A Pequena Dorrit" pode não ser o melhor romance de Dickens, - não está no mesmo patamar de suas obras-primas tais como "Grandes Esperanças" e "David Copperfield" e "A Casa Soturna" , mas tem qualidades que merecem ser reconhecidas. Ele também, principalmente, no que se refere à escrita bem elaborada e detalhista, pode ser considerado um clássico da literatura vitoriana.
Sobre a edição: A Pedrazul é uma editora que tem revelado um carinho especial na publicação de clássicos, algo que tem ser elogiado. "A Pequena Dorrit" até então estava inédito no Brasil e esgotado há muito tempo. A Pedrazul em uma iniciativa corajosa publicou o texto na íntegra, dando acesso ao leitor a obra original. No aspecto gráfico, ele é um dos livros mais bonitos da editora. A edição que li é em capa dura e páginas amarelas.
O livro é bem traduzido por Andrea Carvalho. Além disso, traz um interessante texto introdutório escrito por Chirlei Wandekoken (proprietária da editora) que traz interessantes informações sobre a vida do autor e também comenta aspectos do romance, que enriquecem sua leitura.

Ralibô 10/08/2023

Achei que era meu último Dickens
Passei 10 dias para ler esse livro, e todo tempo pensando que seria o último livro do autor. Se você não gosta de Sthepen King pela discrição minuciosa de tudo, Dickens leva issa para outro nivel, você vai odiá-lo. A pequena Dorrit é a flor no deserto, na sua simplicidade, na sua humildade é que faz dela tão extraordinária.

Devorei todos os capítulos com Amy, mas já não posso falar dos demais.

Edna 13/10/2019

A natureza humana
"Ñ é com frequência que se vê gestos singelos sem uma faísca de orgulho e por isso...devemos retribuir ...demonstrando gratidão."

Esta é uma Obra com elementos autobiográficos, como a Prisão de Marshalsea onde nasceu e viveu a Protagonista Dorrit e que foi a mesma Prisão dos Devedores, onde o Pai do Autor ficou encarcerado dor dívidas, que ele demonstra aqui na Pele de Willian Dorrit e mais tarde Arthur após investir todo o capital de uma firma e descobrir que era um Banco Fraude assumindo toda a culpa e livrando o sócio que confiou nele.

Arthur Clennam um homem honrado que como em todas as obras de Dickens tb foi vítima da dos critérios e padrões imposto pela sociedade. Filho de um caso de amor clandestino e tomado pela esposa sengo criado apenas como um objeto de vingança e jamais se enquadraria em um estereótipo nem herdaria a fortuna da família. (Um caso de arrepiar)

Esta é a terceira Obra do Autor, uma abordagem fantástica, um romance nascido literalmente entre as grades e que resistiu as interpéries da miséria e os horrores da riqueza com soberba.

Amy Dorrit é filha de William Dorrit, possui um irmão e uma irmã mais velhos, que se mostram pessoas fúteis restando a Amy toda a carga, ela vai cuidar de seu pai e ajudar seus irmãos e outras pessoas ao longo da Obra.

Sua vida dá uma virada quando ela vai trabalhar para Mrs. Clennam (que tb envolve o sinistro misterio) e conhece Mr. Clennam que retornou à Inglaterra depois de muitos anos no exterior. Ele desenvolve um interesse por Amy e pelos assuntos do seu pai e inicia uma busca e vai descobrir que a sombra escura da prisão estende-se muito além de seus muros.

Dickens trabalha com cenários detalhados, as vezes sombrios, com muitos personagens e tantas histórias que vão se entrelaçando sem deixar nenhum Personagem nem história nem desfecho na construção da trama, sempre com muitas reviravoltas e personagens cativantes envolvendo e descontraindo o Leitor, deixando a leitura do Clássico, maravilhoso.

Sigam @bagagem.literária

#books
#livros

Magasoares 05/06/2022

A Pequena Dorrit
Esse é o terceiro livro de Charles Dickens que leio, e com certeza será o último. Acho as estórias de Dickens muito melodramáticas, sei lá...Não gosto da escrita dele, não consigo sentir afinidade com nenhum dos personagens.

Corinne 09/06/2023

A história é boa, o enredo as vezes enfadonho, as vezes cativante. Reviravoltas inesperadas. Final do livro bom.