Conversas com um jovem professor

Conversas com um jovem professor Leandro Karnal

Resenhas - Conversas Com Um Jovem Professor

Brunny Rocha 02/04/2024

Que tapa na cara foi esse livro!
Era tudo que eu como graduanda em letras precisava ler. Não ilude com falsas ideologias de um mundo perfeito e imaginário (que como estagiária eu já sei que não existe) mas também não desanima. A algo admirável na arte de ensinar, educar, na arte do conhecimento.
Karnal com seus 30 anos de experiência se sente nervoso ao entrar numa sala para uma primeira aula, isso me conforta por saber que o nervosismo não é uma bagagem somente de alguém totalmente inexperiente como eu.
Seu livro virará um manual para mim, algo com sabedoria, algo para recorrer quando tudo parecer perdido. Que pena que ele não teve um livro desses para ler quando o mesmo começou a lecionar.
Vale muito a leitura, é inspirador e realista.

Menina Ciria 04/02/2024

Um livro único em que Karnal vai apontando os próprios erros que cometeu e o que aprendeu ao longo de 30 anos de magistério. Sim, nós professores erramos. Quem nunca respondeu ao insulto de um aluno no mesmo nível? Quem nunca falou o que não deve com um pai? (Eu já falei, mas me arrependi e pedi desculpas. Procurei a direção da escola confessei o ocorrido e fui acolhida de uma forma única. Aprendi a lição). Quem nunca revirou os olhos ao ouvir sugestões e exigências da coordenação e direção da escola? Quem nunca teve conflito com um colega de trabalho? O Karnal já e nós também! Vale ressaltar que, o erro só pode ser considerado construtivo se pararmos para reconhecê-lo e decidirmos fazer diferente. O autor aborda diversos assuntos do cotidiano escolar e dá dicas/conselhos valiosíssimas para fazermos a diferença na sala de aula. É sabido e os professores reclamam muito. Reclamam de tudo! Então, por que você ainda é professor? Se os alunos estão desinteressados, o salário está ruim, a escola está sem recurso, o sistema te impede de fazer diferente, por que você não desiste e vai arriscar ganhar a vida em outra área? Quem arrisca responder essas perguntas?
As aulas vão começar e nós devemos nos arriscar fazer essas perguntas. Eu decido reclamar menos e continuar pois, tenho certeza que posso fazer a diferença na vida dos alunos, assim como, muitos professores fizeram a diferença na minha vida. Valorize a sua profissão! Nós fazemos parte da profissão que forma todas as outras profissões, somos Professores!

Simone1603 01/02/2024

Para refletir antes do início do ano letivo
Leitura leve e com muitas reflexões sobre a arte da docência. Mesmo professores experientes poderão aproveitar muito essa obra.
Além dos ensinamentos, trouxe o sentimento de pertencimento, de "ufa, não é só comigo que acontece isso!".
Recomendo!

Willams.Anjos 31/01/2024

A Experiência do Mestre
É extraordinário ouvir esse livro. O Karnal é surpreendente ao descrever detalhes da sua trajetória e as experiências da sala de aula. Um importante diálogo com os profissionais de todas áreas, pois o conteúdo desse livro vai além do saber professor, da didática e do diálogo com a educação no âmbito escolar. O professor sabe como dialogar com o seu leitor e compartilhar suas memória vividas intensamente e que o fez ir mais longe do que esperava. Pode-se resumir esse livro como a real dádiva do amor a profissão.

Lucas.Jose 26/01/2024

Com uma linguagem envolvente, Karnal comenta sobre seus 30 anos de experiência na profissão, conseguindo tranquilizar e inspirar aqueles que estão ingressando nesse campo. Em minha opinião, sua obra se torna indispensável para todos irão começar na profissão.

Luis361 26/01/2024

Obrigatório em licenciatura
Karnal deve ter sido um ótimo professor, ou pelo menos, um dos mais que tentou ser um ótimo professor. Pena que seguiu pelo caminho que seguiu, mas acho que a maioria (eu incluso) faria o mesmo.

O livro serve em certa medida como um manual preparatório, alivia muitos medos e tensões para quem está começando na carreira de professor.

Gostei muito da leitura, e por mais que tenha algumas coisas datadas (eu nunca vou levar material de construção perigoso para ensinar revolução industrial), é um grande conforto que dá pra se sentir lendo a obra.

O progresso é constante, mas leva certo esforço. Só poderemos descobrir se valeu a pena quando chegarmos no final.

Taiane.Anhanha 12/01/2024

Ótimas dicas para futuros docentes, os já professores e também para quem atua há anos na escola
Eu já havia lido partes desse livro na minha graduação em História e lembro de ter o desejo de ler completo, quando pudesse.
Pois bem, achei ele por 20 pila no sebo da cidade, tive que comprar. No começo dessas férias comecei a ler um capítulo por dia e posso afirmar que me senti contemplada em vários trechos desse livro, ele é ótimo!
Começo então com a indicação: todas/os que pretendem ingressar na carreira docente, estão começando ela ou também quem já está há anos, precisa ler esse livro! Ele tem cerca de 12 anos, por isso algumas coisas (principalmente o capítulo sobre tecnologias) pode ser datado, mas tem algumas questões que NOSSA, não poderiam ser mais atuais.
Leandor Karnal se utiliza de sua experiência para passar algumas recomendações, que não são manuais diretos, mas dicas que a gente pode encaixar no nosso contexto de escola ou sala de aula. Particularmente, esse foi meu primeiro ano como professora efetiva e foram várias as angústias, medos e anseios. Só nesse ano eu reconheço que errei muito e me culpei por esses erros. Cansei e me culpei por estar cansada. Karnal nos mostra que isso é normal. A gente cansa mesmo, a gente erra mesmo, somos humanos!!
Cada capítulo trata de temas diferentes (um deles é a irmã dele que escreve) e a forma didática de Karnal escrever torna leitura envolvente. Além disso, ele é super irônico e engraçado kkkkkk eu ri em VÁRIOS momentos porque ele passou por situações engraçados e também escreve de forma irônica.
Achei muito interessante ele mostrar que a maturidade e tempo de sala que levaram ele a mudar seu comportamento e ver algumas coisas que ele fazia antes como erradas. Um dos capítulos que mais gostei foi quando ele aborda o relacionamento com colegas, professores, coordenação da escola e pais de alunos.
Por fim, a lição é: sim, é meio desesperador em alguns momentos não ser valorizado, ser mal tratado pelos pais e alunos, não ser ouvido...mas tem algo que nos move: o anseio de mudança e transformação na vida de cada um que passar pelas nossas aulas. Seguimos tentando, há esperança na educação!

Renata 11/01/2024

Excelente reflexão sobre o magistério.

Para quem está iniciando a profissão como também para quem está a anos nela.

Sol 30/12/2023

O áudio livro narrado pelo autor é de fácil compreensão e traz muitas reflexões e dicas para quem vai iniciar a carreira docente. Karnal compartilha acertos e erros no início de sua carreira como professor. É um ótimo livro para quem é professor.

Bina 13/12/2023

Valeu, Karnal!
É inegável que este é um livro para professores em formação e para aqueles que já exercem a profissão a um tempo. As experiências contadas, os conselhos, o encorajamento.
Tudo converge em uma conversa entre amigos, onde o mais velhos aconselha o mais novo, mostra-lhe as dores e os sabores da profissão. E aí, minha jovem, desejas continuar? Eu respondo: desejo sim, agora mais que nunca!

Stefany.Balbino 03/12/2023

Conversar com um jovem professor
Acho que devia ser uma leitura recomenda na faculdade. Karnal é muito bom em descrever a rotina, dores e alegrias de ser professor.

Confesso que conforme eu ia lendo eu pensei kkkkk meu Deus aonde eu me enfiando nessa profissão, o que me conforta é que sou da educação infantil.

Professor do 5° ano em diante tem que AMAR muito o que faz hahah

Mas educação é realmente vocação, definitivamente não é para qualquer.

Tainateixeira92 12/11/2023

Com certeza, irei reler
O livro oferece uma abordagem sólida e instrutiva sobre a docência, direcionada especialmente àqueles interessados na formação educacional. Karnal transcende a mera teoria, proporcionando uma visão enriquecedora baseada em sua própria experiência como professor. O livro abrange desde a preparação do futuro educador até as complexidades dos relacionamentos, tudo de forma envolvente. A descrição se destaca pela sinceridade ao abordar as limitações inerentes à profissão docente, proporcionando uma compreensão mais profunda da dinâmica desafiadora do trabalho pedagógico.

O modo como Karnal compartilha experiências com sua irmã, também professora, enriquece o livro, revelando magnanimamente os desafios e as alegrias ao longo dos anos dedicados ao ensino. Além de fornecer apoio e ideias valiosas, motivando a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. O diálogo proposto pelo livro se revela uma verdadeira conversa com professores, com Karnal compartilhando vivências e situações universais, abordando tanto as dificuldades quanto os aspectos gratificantes da profissão.

Suas reflexões, permeadas por questionamentos pertinentes, apresentam um retrato completo e equilibrado da vida na licenciatura, oferecendo dicas valiosas e argumentos fundamentados para aqueles que escolheram essa nobre trajetória.
Raquel.Furchinetti 13/11/2023minha estante
Deve ser interessante. O Karnal foi meu professor na escola, quando eu estava no colegial.

Tainateixeira92 13/11/2023minha estante
Nossa Raquel... Admiro ele. Leia o livro talvez você goste!

Raquel.Furchinetti 14/11/2023minha estante
Sim, quem sabe encontro menções a minha classe. De acordo com ele nós fomos seus primeiros alunos da vida rs Tadinho, sofreu.

Tainateixeira92 14/11/2023minha estante
Obrigada por compartilhar Raquel ?? ?

Julio.Henrique 11/11/2023

A arte do magistério
Karnal apresenta aspectos preciosos de sua experiência como professor transcendendo a teoria e enfatizando a prática. Desde o preparo do futuro mestre até os relacionamentos com alunos, pais de alunos, colegas, coordenadores e diretores de escola, em linguagem atrativa, o autor evidencia alguns prazeres e desventuras da arte de ensinar. Destaque para a sinceridade sobre as limitações dele próprio como professor, o que certamente ajudará novos (e veteranos) professores em seu mister. Boa leitura!

Dessa_R 11/11/2023

Sem palavras!! Recomendo!!
O jeito dos irmãos Karnal de escrever encanta. Experiências dos anos de docência compartilhadas de forma magnânima.
Acredito que todos os professores deveriam ler, pois vão se sentir abraçados nessa jornada e com certeza com mais força para seguir em frente com os desafios que encontramos na sala de aula!