Conversas Com Um Jovem Professor

Conversas Com Um Jovem Professor Leandro Karnal

Resenhas - Conversas Com Um Jovem Professor

Dezwith (Capítulo 18) 31/12/2020

Leitura de Férias - Para rir e refletir.
Nesta obra, Karnal faz uma espécie de relato autobiográfico de seus primeiros ano de docência, fazendo uma ponto com a experiência adquirida aos longo de seus anos.

A leitura é bem leve e descontraída, com muitos trechos engraçados. Impossível não ler com a voz dele ressoando em nossa cabeça. Um dos capítulos foi escrito pela irmã dele, que é pedagoga com experiência em atuar com crianças pequenas (confesso que li desatento este trecho do livro).

Recomendo como leitura de férias para todos os professores (da Educação Infantil ao Ensino Superior).

Ana Bellot 03/01/2021

A docência nua e crua.
Karnal não pega leve nas descrições, inclusive, de seus próprios erros como professor. Sua experiência em sala de aula é sensacional, real, divertida. Uma passagem me foi marcante nesse livro: a dúvida do professor iniciante diante da chamada, não sabendo se coloca um ponto ou o P (presença). Cheguei a gargalhar lendo, pois, passei exatamente por essa situação em meu primeiro dia dando aula. Como uma jovem professora, considero esse livro fundamental. As questões trazidas por ele valem para qualquer matéria, qualquer faixa etária, qualquer época. É uma pena que algumas cadeiras de licenciatura estejam tão distantes da realidade dos alunos em sala de aula.

Cinthia Hiromi 08/04/2021

Muito legal escutar o áudio livro narrado pelo próprio autor!
Nesse livro vc encontra o bê a bá de um professor, e como é o dia a dia do mesmo.
Super interessante, e divertido!
Em vários momentos me vi em sala de aula, lembrando dos meus queridos professores.
Amei!

Fernanda.Zaccaria 04/05/2021

Adorei!
Esse livro, pra quem se interessa por esse mundo da sala de aula, é muito interessante!

Através desse livro, Leandro Karnal nos aproxima da sala de aula, nos mostrando as dificuldades do cotidiano e também as alegrias do dever cumprido. Ele nos conta como é difícil ser professor, como os alunos são diversos, como o sistema educacional não ajuda o professor e como, muitas vezes, os pais não são parceiros da escola, mas nos mostra também como é gratificante quando você consegue, apesar das dificuldafes, passar o conhecimento pro aluno e, assim, fazer a diferença em sua vida.

Um livro fundamental para quem pensa em ser professor e também para quem já está nessa estrada. Eu gostei muito do livro! Ele nos mostra o quanto a educação é fundamental para a construção de um futuro próspero e como o professor é importante nessa construção.

Jana 19/09/2021

Boa conversa
Esse diálogo construído no livro permite o leitor a refletir sobre sua trajetória profissional enquanto professor. Quem nunca sonhou em consertar o mundo, ou que achava que iria ser aceito por todos os estudantes? Esse livro serve de reflexão para todos os professores, tanto iniciantes quanto os mais experientes. Escrita plena de quem sabe o que é uma sala de aula. Me identifiquei em vários trechos do livro. Aconselho a todos os professores a lerem..

Karen.L.P 07/10/2023

Um livro bem claro e objetivo no que se refere ao dia a dia em uma sala de aula, uma escola. Exemplos da vida profissional do autor nos indicam claramente o que podemos evitar, quando estamos no início do magistério. Bem didático.

Richarla.Lopes 15/12/2021

Para todos os professores
Jovem ou não, todo professor poderia fazer essa leitura, pois Leandro Karnal te dá um "chacoalhão" com suas histórias, aprendizados e pensamentos.

Diego.Guerra 11/02/2022

Trás insights de relações humanas
Nesta obra Karnal direciona sua narrativa diretamente aos futuros professores, porém trás alguns insights que transcendem as relações do corpo acadêmico..

Francisco Neto 17/05/2022

Um manual do professor
Karnal nos traz pra dentro da obra, consegui me ver na grande maioria dos momentos que foram escritos por ele.

Cris @cristinadaitx 25/07/2022

Um livro que traz reflexões e conselhos sobre a vivência da sala de aula. O autor fala, abertamente, de professor para professor, sobre as maravilhas e os desafios de ser educador. Ele traz, como exemplo, as situações mais simples do dia a dia da rotina escolar, como o primeiro contato com os alunos, a indisciplina, as avaliações, os conselhos de classe, o atendimento aos pais, e até mesmo as intermináveis reuniões pedagógicas. O leitor encontrará nesse livro, principalmente, as angústias que assolam aqueles que têm como função ensinar, mas que deparam-se com um sistema falho, com uma sociedade que não valoriza o educador, com o receio desses profissionais diante das novas tecnologias e com as situações do cotidiano que não são abordadas na graduação. Mas, acima de tudo, o professor Leandro divide a sua experiência, os seus fracassos e vitórias, no intuito de mostrar que todos podem errar, mas que a diferença entre o professor e os outros profissionais é a garra e a determinação, e nunca desistir diante das adversidades, procurando melhorar sempre.

Glayciane.Bernardo 03/07/2023

Leitura obrigatória
Karnal desenvolve um texto fluido e cativante, hora engraçado e por muitos momentos reflexivo. Uma leitura obrigatória para quem está iniciando na docência ou até mesmo aquele que já a iniciou. Neste caso ajudará a enxergar o enorme desafio da educação com outros olhos.

A obra contém indicações de filmes e livros. Uma obra completa!

Dessa_R 11/11/2023

Sem palavras!! Recomendo!!
O jeito dos irmãos Karnal de escrever encanta. Experiências dos anos de docência compartilhadas de forma magnânima.
Acredito que todos os professores deveriam ler, pois vão se sentir abraçados nessa jornada e com certeza com mais força para seguir em frente com os desafios que encontramos na sala de aula!

A geógrafa 17/03/2023

Como faço pra dar 6 estrelas??
Perfeito, cirurgico, didático e necessário do começo ao fim! Eu já li vários livros 5 estrelas, mas poucos mereceram tanto essa nota quanto esse. O Karnal e a irmã foram incríveis em tudo. É um livro bem fácil e ajuda demais pra quem está começando; emociona (cheguei perto de chorar muitas vezes), nos direciona e fortalece o desejo de ensinar. Eu sou da Geografia e ele da Historia, mas mesmo assim quero muito ler os outros livros dele. Foi brilhante. Recomendo MUITO! ?????

Leide 19/03/2023

Por muito tempo procurei um livro que falasse da sala de aula como é na prática, das situações pelas quais vive um professor, e de como agir adequadamente. É um livro que todo novo professor gostaria de ter como conselheiro.