Finnegan

Finnegan's Wake/ Finnicius Revém James Joyce
Donaldo Schüler




Resenhas - Finnegans Wake/Finnicius Revém


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Rony Marques 07/07/2012

rolarriuanna joyceloucana
Ler Finnegan's Wake é uma batalha contra palavras existentes e inexistentes. É uma batalha contra a essência das palavras, da literatura e do escritor. É presenciar a mítica torre de Babel sendo construída, descontruída e, por fim, destruída.

Não consigo imaginar, e ainda não consigo achar totalmente possível a tradução desta obra, que certamente é torta. Mas impressionantemente, Donaldo Schüler conseguiu fazer uma proeza digna das histórias homérica. Algo que merecia um livro todo próprio, só para explicar o trabalho e os litros suor misturado a tinta que foram gastos nesta empreitada. Por isto acabou por ganhar o prêmio Jabuti de melhor tradução no ano de 2004 - e que nesta edição, ganhou um revisão.

O título da obra, que faz alusão a uma canção tão antiga quanta o própria Irlanda moderna, conta a história de Tim Finnegan, um pedreiro bêbado, que cai da escada e quebra a cabeça. Ele foi traduzido como Finnicius Revém na versão brasileira. Segundo o tradutor, "Ouve-se em Finnegan's Wake a sonoridade do idioma que uniu o Ocidente, o latim do império romano: finis (fim) aposto a again para anunciar a circularidade viconiana. O componente latino induz os irmãos Campos à tradução Finnicius Revém. Ao passar pelo francês (rêve - sonho), o título traduzido sustenta a substância onírica do romance. O tradutor romanceia na esteira do original. Oportuno é recordar, na composição do título, a expressão latina fines fluviorum, as desembocaduras dos rios. Podemos ignorar fin (fim), substantivo francês que rima com revém, vínculo sonoro de princípio e conclusão?".

Maravilhosamente bem feito, a Ateliê Editora e Donaldo Schüler firmaram uma grande parceria ao atravessarem o mar verdemuco, com o acordar dos Finnegans a tiracolo. Vale a pena penar a sanidade ao tentar entender está grandiosa obra de James Joyce.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR