O perfume da folha de limão

O perfume da folha de limão Clara Sánchez Muñoz

Resenhas - O Perfume da Folha de Limão

-Koraline 02/02/2023

Não leia
Apesar de ser sobre punir nazistas, esse livro não faz o menor sentido, apresenta situações absurdas que não tem nexo nenhum, as personagens não tem motivações e personalidade, é desnecessariamente longo com descrições extensas que não acrescentam nada na história, e o que realmente importa para o andamento do livro não é devidamente explicado. Aqui temos uma moça aleatória grávida que é praticamente adotada por um casal de idosos e tem encontros com um outro idoso que não conhece que quer punir nazistas, outros personagens estranhos que tem um apego mais estranho ainda por essa menina que não faz nada o livro todo e que parecem, ao mesmo tempo, se importar muito e não se importar nada em serem descobertos como nazistas. Enfim, péssimo, não recomendo de jeito nenhum.

Camila.Pizzoni 25/09/2020

Tem como dar 1000 estrelas?
É tão perfeito que me faltam palavras! Eu fiquei simplesmente apaixonada por essa história. Um livro que me causou um misto de sentimentos. Eu fiquei aflita durante uns 80% do livro e, principalmente depois da metade, não conseguia parar de ler. E o apego aos personagens? Sandra e - principalmente - Julián têm meu coração todinho. E que coisa mais linda aquela amizade! Eu imaginava outro final, sim, mas foi perfeito do jeito que foi e eu não mudaria nadinha. Me surpreendeu, e fiquei grata pela surpresa.
Um eterno obrigada à minha amiga Rossana pela indicação :)
1000 estrelas e top 5 dos favoritos da vida!

Paula 17/07/2013

Surpreendente!
Eu tinha achado a capa desse livro bonita e, com esse título, achei que seria um romance açucarado, mas a sinópse tinha um certo mistério interessante e eu me animei. Julian e Sandra são os narradores que se encontram em um determinado ponto, a partir do qual a trama se desenvolve.
Sandra está grávida, um tanto perdida quanto ao seu futuro e viaja para uma cidade litorânea para pensar na vida. Um dia, andando pela praia, ela passa mal e é amparada por um casal de idosos que a levam para sua casa. Ela lhes presta alguns serviços e começa a viver como uma protegida deles.Julian é um senhor de 80 anos, sobrevivente ao Holocausto e membro de uma organização engajada na caça de nazistas.

Assim, a narrativa de O perfume da folha de limão gira em torno da inicial ignorância de Sandra em relação à índole e às intenções do casal - que ela inicialmente encara como avós que ela gostaria de ter -, a sua ignorância por não saber se deve confiar naqueles que o acolheram ou em um velho "nas últimas", que persegue o casal. Com o tempo, Sandra, chega à conclusão de que Fred e Karin Chistensen são realmente nazistas e possum uma irmandade, da qual vários outros personagens fazem parte. Julian se reconhece um egoísta por usar Sanrdra para auxiliá-lo na perseguição, mas ela também é alimentada por um desejo de justiça e se deixa envolver.

Nesse livro, os narradores se revesam mais de uma vez em um mesmo capítulo. Clara Sánchez optou por colocar o nome dos narradores no canto superior da página em que seus respectivos relatos começam. Por um lado, isso é bom, pois possibilita que o leitor, eventualmente, pause a leitura sem perder o foco. Apesar disso, ele não precisará raciocinar para compreender, por conta própria, quem está narrando a história.

Por fim, voltemos à capa. O título original do livro é Lo que esconde tu nombre. Confesso que demorei para entender - se é que entendi - o que é que um livro sobre nazismo (e uma certa doze de romance, sim), tem a ver com perfume, folha e limão. Cheguei a procurar mais informações sobre o livro e descobri que as edições italianas foram traduzidas da mesma forma. Talvez pra que você pense que essa capa cheia de folhas e com essa moça vai te levar a uma história meiga... Mas na verdade, o limão é ácido! Mesmo assim, prefiro o título original. Faz muito mais sentido.
KessyCosta 12/03/2015minha estante
Vc gostou? A história se passa em que ano? Adorei a sua resenha mas não me animei muito com a trama, fui trazida até aqui pela linda capa e belo título, mas como vc mesmo disse não é bem por aí.

Fernanda Pereira 07/02/2018minha estante
Também fiquei pensando sobre esse título, após terminar o livro. Ainda não consigo encontrar nenhuma conexão. Com certeza o título original faz muito mais sentido...

Daniele.Vivi 20/05/2020minha estante
Eu tambem fiquei muito pensativa quanto ao título! Ainda estou procurando uma ligação, mas achei legal a comparação que você fez com o "perfume" Significar amor e o "limão" Como algo ácido.

Lorayne.Stinguel 31/10/2021

É a primeira vez que leio um livro que tem um título absolutamente sem sentido com o enredo. Nunca esperaria um tema desse. Sempre lemos o lado da vítima, nunca da vingança. Sempre imaginamos que os nazistas tivessem pago o mal que cometeram, nunca imaginamos que viveram felizes e
impunes até a velhice. Foi uma abordagem surpreendente, embora o final ficou meio solto.
pribt 14/09/2023minha estante
Concordo que o título não tem nada a ver com a história. Em Portugal ele foi lançado com o Título Os monstros também amam, que dialóga muito mais com o enredo.

Patricia Kessler 18/08/2020

O título em português não faz muito sentido, leitura arrastada.

Bcoralli 18/07/2022

Capa e título não condizem com o livro.
Achei muito bonito esse livro, um dos protagonistas ser um idoso é um ponto alto da história, a forma que lida e enxerga a vida depois de tudo que passou e a motivação em simplesmente existir. Me prendeu e por ter capítulos curtos a leitura passa muito rápida, só não dei 5 estrelas pois, para mim, achei o final "jogado", corrido e com algumas pontas soltas, mas nada que não compense a leitura.

Alcione13 13/10/2018minha estante
Riscado da lista.
Apagado do Kindle.

patita 04/12/2018minha estante
Obrigada!! São resenhas assim que procuro. Claras e objetivas.

Cleo 10/12/2018minha estante
Deu vontade de ler , já esta na lista ^^

Helder 11/12/2018minha estante
Vc tem o livro , Cléo??

Cleo 11/12/2018minha estante
Tenho

Daniele.Vivi 20/05/2020

Um livro realmente incrível
Comprei pelo fato da capa ter chamado minha atenção (sim, eu julgo o livro pela capa), achei que seria sobre um romance, pois na sinopse já diz q Sandra está grávida e não sabe se quer ficar com o pai do bebê, pensei que a historia seria em torno disso. Mas o livro além de contar a história de Sandra, também conta a história de Julian, um sobrevivente de um campo de concentração, e quando os dois se encontram a história fica ainda melhor! A escritora colocou duas pessoas com vidas totalmente diferentes que por acaso começam a trabalhar no mesmo propósito! A amizade de Sandra e Julian é algo realmente muito verdadeiro.É um livro realmente maravilhoso.

Naiara 16/09/2021

Livro me surpreendeu de mais !!
Que livro foi esse? Comecei a ler sem muitas expectativas e quando menos percebi já estava presa ao livro e não conseguia parar de ler. Mais ou menos da metade em diante um misto de curiosidade e aflição me invadiu, de modo que tive que chegar até o fim para saber o que aconteceu.
Os personagens são bem envolventes, a escrita da autora é muito gostosa de ler, te trazendo cada vez mais para perto da história. Gostei do fato de que podemos ver os mesmo acontecimentos do livro na narrativa de duas pessoas diferentes, cada um interpreta o que acontece de uma certa forma, e isso é muito interessante, te entusiasmando mais ainda como se você estivesse realmente no meio de tudo aquilo.
Apesar de ter sido um final bom, acho que deixou um pouco a desejar as últimas páginas do livro (depois que tudo que tinha que acontecer acontece) Parece que a autora encheu um pouco de linguiça ali, pois nada mais interessante aconteceu, mesmo eu tento criado uma expectativa de que algo a mais iria acontecer.
O que até agora não entendi e está me intrigando é porque o livro se chama "O perfume da folha de limão", qual foi a lógica da autora da esse nome ao livro? Não compreendi.
Outra coisa é que esse livro está rotulado como Romance, tanto que comecei a ler achando que era um, mas o foco dessa história passa longe de romance kkkkk

*Próxima parte pode conter um pequeno spoiler* :

Um fato de que não gostei foi de como Sandra e Julian em uma cidade tão pequena, sabendo que estavam vigiando o Julian, acharam que ninguém iria vê eles se encontrando, mesmo com precaução era obvio que alguém ia vê eles, e me surpreendo por ninguém ter mandado que seguisse Sandra para vê se andava fazendo algo de errado (Já que queriam que ela entrasse para a irmandade) O que acho que nessa parte faltou um pouco de realismo, porque claro que alguém da irmandade ia seguir ela em algum momento...

No mais amei o livro, recomendo muito a leitura para quem deseja ler, já entrou para os meus favoritos!

11/12/2021

Com uma temática que me agrada mas numa visão diferente dos que já li esse livro traz os horrores da segunda guerra nas memórias de uma pessoa que representa todas as que não encontraram paz e buscam vingança para aqueles que se safaram e não foram punidos. Essa obra também traz um pouco da visão de quem comentou as atrocidades nazistas e que defendem suas teorias e buscam jeito de que esses ideais não morram. Confesso que esperava mais do livro, a leitura foi tensa e arrastada mas me prendeu, e achava que teria um final que valesse a pena mas não teve mesmo o final sendo condizente com todo o livro.

Erika 02/05/2018

Acho q minha expectativa estava muito alta...
Apesar bem escrito e de ter tudo para ser um grande livro, pois tem como pano de fundo os horrores do nazismo, a história é um pouco cansativa e não se desenvolve até mais ou menos a metade.
Além disso, é um pouco estranho ver uma grávida que, mesmo após saber os riscos que corre, não pensa primeiro em seu filho.
Fiquei esperando uma guinada, mas ela não veio.

araujonei 22/06/2018

Ácido e Emocionante
“Não se pode ficar esperando o amor perfeito a vida toda. O amor perfeito não é real. Nada perfeito é real.”

Esse é o primeiro romance espanhol que leio. E me surpreendi!
A trama segue Sandra e Julián, duas pessoas totalmente diferentes que se encontram num daqueles acasos da vida, mas que tem suas vidas ligadas por interesses que se convergem, mesmo que por motivos diferentes.

Ela está grávida e, por não amar o pai do seu filho, não sabe o que fazer da vida. Ela então vai para um pequena cidade costeira, onde deve ficar um tempo na casa de veraneio da irmã, até decidir o que fazer. Lá, depois de tomar muito sol na praia e ser socorrida por um casal de idosos, ela vê sua vida mudar. O casal é Fredrik e Karin Christensen, dois nazistas da mais alta patente que esconderam-se ali para fugir da humilhação por terem perdido a guerra e o papel que a suposta superioridade ariana os imprimia.
Julián é um dos sobreviventes dos campos de concentração, e marcado pelos traumas do passado, vai até lá seguindo a pista de um de seus amigos, e decide que está mais que na hora de se vingar de tudo que sofreu. Nem só por ele, mas por todos que foram mortos durante a guerra.

Julián e Sandra se unem, de forma surpreendente contra a Irmandade de nazistas que ali se esconde, e acabam descobrindo muito sobre os habitantes dali, e se veem numa intricada rede, tão perigosa quanto interessante.

O Perfume da Folha de Limão nada tem do título que recebeu aqui no Brasil, mas é um romance cheio de mistério e que te passa a sensação de que um grande mal espreita todos os passos de Sandra e Julián. Com uma dose de drama e de ação, esse romance-quase-thriller tem uma leitura envolvente e fluida, que não nos faz perceber o passar das páginas.
Apesar do final não ter me agradado tanto e de um personagem não ter tido o destaque que eu acho que ele merecia (gosto pessoal), é uma ótima pedida.

Giordano.Sereno 23/02/2024

Um bom livro... Mas a capa e o título são aleatórios...
Escolhi o livro pela capa bonita e pelo título poético. Nesse aspecto, confesso que fiquei um pouco desapontado. O título e a capa não têm qualquer relação com o enredo da obra. Não entendi porque a editora não manteve o título original que faz muito mais sentido.
O livro conta a história de uma amizade improvável entre Julian, um senhor idoso de 80 anos, sobrevivente de um campo de concentração durante a segunda guerra mundial, e Sandra, uma jovem grávida que procura seu caminho no mundo e um sentido para vida.
Julian se desloca para uma pequena cidade litorânea na Espanha seguindo a pista de nazistas escondidos: um casal de idosos noruegueses. Por ironia do destino, Sandra acaba hospedada com esse mesmo casal.
Não esperem uma história de amor. Alguns vão dizer que é uma história de amizade. Talvez... O livro poderia ser bem menor.

Letí 03/02/2021

A história narrada poderia possui profundidade, quase abandonei o livro diversas vezes, mas mantive persistência na esperança de um "Plot twist" que não ocorreu...

Vanessa Vieira 03/12/2017

O Perfume da Folha de Limão - Clara Sánchez
O livro O Perfume da Folha de Limão, da espanhola Clara Sánchez - ganhadora do Prêmio Nadal - nos traz um romance envolvente sobre nazismo, culpa e redenção. Com uma escrita clara e sucinta e nos apresentando um verdadeiro relato do horror vivido nos campos de concentração, o livro nos trouxe um enredo interessante e marcante sobre um dos episódios mais macabros e obscuros de nossa história.

A jovem Sandra está grávida e não sabe que rumo dar a sua vida, afinal ela não ama o pai de seu bebê e nem nutre expectativas sobre o futuro. Com o intuito de arejar suas ideias, ela decide viajar para uma cidade litorânea da Espanha, onde fica hospedada na casa de veraneio de sua irmã. Durante um passeio pela praia, ela conhece o casal de idosos noruegueses Fredrik e Karin Christensen, que a socorrem após ela sentir uma vertigem. Sandra se apega aos Christensen como se eles fossem os avós que a jovem nunca teve e pouco a pouco os laços de amizade entre eles vão se estreitando, a ponto deles oferecem um salário para que a moça acompanhe Karin ao mercado e nas sessões de fisioterapia.

Entretanto, o casal octogenário não é tão inocente quanto aparenta e quando um idoso sobrevivente dos campos de concentração, Julián, chega à cidade para colher informações depois de receber pistas e dados de um de seus amigos, muitas máscaras acabam caindo e mistérios obscuros do passado vêm à tona com força total, mostrando que a inocência de Sandra está lhe colocando face a face com o perigo.

O Perfume da Folha de Limão nos traz um relato de terror sem precedentes, mostrando que a pior espécie de maldade não é oriunda de nenhum recurso sobrenatural e sim das entranhas da raça humana. Através dos olhos de Julián, acompanhamos todo o caos e horror vivido nos campos de concentração na época da Segunda Guerra Mundial e como a vida humana era menosprezada, subjugada e descartada pelo nazismo e seus asseclas, sofrendo as piores barbáries e crueldades por parte deles e de suas experiências macabras. Narrado em primeira pessoa sob os pontos de vista alternados de Julián e Sandra, o romance de Clara Sánchez nos envolve em uma bruma de memória, terror, culpa e redenção.

Sandra foi uma personagem que não me despertou empatia. Fica claro na trama que ela já é uma mulher madura e próxima aos trinta anos, mas o comportamento da moça é extremamente imaturo e adolescente. A aura de inocência da protagonista não me convenceu e tive a leve impressão de que ela se aproximou dos Christensen por puro interesse e tentando se dar bem na vida. Quando ela é abordada por Julián e por seus relatos sofridos na Segunda Guerra Mundial, ela não dá muito crédito ao doce senhor, entretanto, quando começa a perceber algumas características sinistras no comportamento do casal Christensen, começa a investigá-los e descobre muitas de suas atrocidades, sem perceber que está mergulhando cada vez mais no abismo do perigo.

É praticamente impossível não se emocionar com tudo o que Julián e sua esposa, Raquel, viveram sob o domínio dos nazistas. Tratam-de se relatos tão macabros e dilacerantes que chegam a ferir a nossa alma, principalmente por não se tratar de ficção e sim de um episódio aterrorizante e monstruoso de nossa história. Julián surge no no enredo cego de vingança e disposto a tudo para se vingar de seus algozes e a sua fúria é tamanha que rompe até mesmo as barreiras da velhice e de seu corpo frágil. Quando ele percebe que Sandra está entremeada na teia dos Christensen tal como se fosse uma ingênuo inseto, ele junta todas as suas forças para alertá-la e quem sabe, encontrar até mesmo uma aliada na jovem. Ele se mostrou um personagem memorável graças à sua inteligência e destreza e teve um desfecho muito bonito e emocionante. À primeira vista, os Christensen parece ser um casal simpático e doce, mas conforme o passado (e também o presente) do casal vai sendo destrinchado na trama, percebemos que nada é o que aparenta ser e que o mal também envelhece. O que mais doeu em acompanhá-los foi perceber que mesmo durante um intervalo tão grande de tempo, os dois não sentem arrependimento nenhum do que fizeram e dão a nítida impressão de que, se pudessem, fariam tudo novamente.

Em síntese, O Perfume da Folha de Limão é um livro envolvente e nada açucarado, que mostra os horrores vividos na época de Hitler e de seus aliados e o quanto o ser humano pode ser nocivo, cruel e monstruoso. Acima de tudo, nos mostra que o perdão tem mais força e impacto do que a vingança e que o ódio é um veneno que tomamos esperando que o outro morra. A capa é belíssima e nos mostra uma moça caminhando em um lago margeado por um limoeiro e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/12/resenha-o-perfume-da-folha-de-limao.html
Nilda Lins 03/12/2017minha estante
Quero muito ler este livro.

Vanessa Vieira 03/12/2017minha estante
Muito bom Josenilda. Recomendo!

Nilda Lins 04/12/2017minha estante
Valeu!