O Simbolismo dos Padrões Geométricos da Arte Islâmica

O Simbolismo dos Padrões Geométricos da Arte Islâmica Sylvia Leite

Resenhas - O Simbolismo dos Padrões Geométricos da Arte Islâmica

MIRANDA 29/09/2022

Uma arte que pela simplicidade envolve uma enorme sabedoria de formulas e diagramas representando o grande esforço de artistas para se expressarem em uma terra com seus preconceitos e proibições religiosas , onde tudo é proibido em arte .
Palavra para o livro : expansão e contração

Gu Henri 08/02/2018

Este livro é um achado!
Quantas e quantas vezes li sobre a arte islâmica simplificada, em definições que carecem de qualquer sentido lógico, histórico, sociológico e religioso.

A não representação nas artes islâmicas fez dela surgir um complexo conjunto de conceitos misticos-matemáticos. Os pitagóricos já diziam "o mundo é feito de números".

É arte islâmica!
Muitos de nós já olhavamos e já estavamos familiarizados com certos desenhos geométricos em azulejos, pisos, etc.
Nalgumas construções brasileiras era possível ver dos mesmos desenhos do que aborda este livro, como todos sabemos, da herança islâmica na península ibérica, chegaram até nós brasileiros alguns destes desenhos geométricos. Usados comumente em pisos, azulejos, murais, etc. Nem ao menos sabíamos de sua origem e seu significado.

GIPA_RJ 01/01/2010

DEMAIS!
Li o livro em trÊs dias e agora vejo as artes islâmicas com outros olhos.
Os padrões geométricos expressam de maneira inequívoca a dualidade universal: expansão e contração , inspiração e expiração , Deus e não-Deus , Unidade se manifestando na multiplicidade e a multiplicidade convergindo para a Unidade.
A caligrafia árabe também tem um simbolismo todo especial e a matemática dos quadrados mágicos norteia toda a disposição espacial dos mosaicos e padrões geométricos.
Uma viagem!
Marina 07/11/2022minha estante
Caramba, em três dias? Tenho tido dificuldade na leitura, confesso. É um livro incrível, mas com frequência me perco nas ideias.

E, sim, é uma viagem! Também tenho olhado para os mosaicos, principalmente, com outro olhar.
Não só isso, essa abordagem sobre as dualidades também me fez compreender o mundo de outra forma.

GIPA_RJ 07/11/2022minha estante
Sim o olhar nunca mais será o mesmo