A Dance with Dragons

A Dance with Dragons George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - A Dance with Dragons

Danny 20/12/2020

Os acontecimentos desse livro acontecem ao mesmo tempo do quarto livro e foca mais no que acontece com a Dany e com Jon. Dany continua bem longe de Westeros, tentando governar e resolver vários problemas e ganhando vários inimigos. Já Jon também está atraindo inimigos na muralha, ao tentar proteger a muralha do real perigo e manter a paz com o Selvagens.

Muita coisa nesse livro se assemelhou com a Série da TV, mas senti que a Dany não saiu do lugar e nem aprendeu nada, ela ainda tem um longo caminho até Westeros e eu fiquei meio cética sem saber como ela vai chegar lá com apenas um livro para finalizar os livros.

O melhor do livro com certeza foram as tramas políticas de Dorne, fiquei muito surpresa em como são inteligentes e estão sempre um passo à frente e gostaria muito que eles tivessem maior destaque na série da TV. Rei de Dorne ensinando a Cersi como se planeja e joga o jogo do trono.

Amei a leitura, mas o primeiro continua sendo meu favorito da serie.

Lu 22/05/2012

Confesso que fiquei na dúvida na hora de dar a nota para "A Dance with Dragons" porque, ao mesmo tempo que eu adorei mergulhar no mundo fantástico e assustador do George Martin, admito que esse quinto volume me decepcionou um pouco.

Na verdade, o erro foi meu. Eu imaginava que o livro 5 seguiria o rítimo vertiginoso do terceiro livro. E não é bem assim. Os livros 4 e 5 poderiam ser vendidos juntos. São faces da mesma moeda, simplesmente. Então, os personagens que não apareceram no Festim de Corvos também estão lidando com as consequências do Tormenta de Espadas, como o Casamento Vermelho.

Mas fiquei triste de ver o Tyrion tão apagado nesse volume. Achei sua trama arrastada e cansativa. Por outro lado, acho que não se pode passar por tudo o que o Imp passou sem que isso deixasse marcas.

Quem brilhou aqui foi, acredite ou não, Theon Greyjoy. Os capítulos dele são os melhores e mais emocionantes do livro. A mistura de sentimentos que eu sentia enquanto lia - e uma das coisas que torna essa série realmente especial - é desconcertante. Martin constrói e desconstrói seus personagens com uma habilidade incrível.

Yes, we have dragons. Só vou dizer que os dragões de Dany assariam, mastigariam e cuspiriam um certo dragão dourado em qualquer dia da semana. Fantásticos!

No mais, é um livro cheio de informações, de trabalhar a mitologia da série, que é fascinante e, sim, de movimentação das peças. Algumas cenas são assustadoras, outras belíssimas e outras que juntam o melhor dos dois. Mas isso não é novidade pro leitor que acompanha As Crônicas de Gelo e Fogo.

Acima de tudo, eu senti que um longo tempo se passou desde que o Rei Robert foi a Winterfell pedir que Ned Stark fosse ser Mão do Rei. E, mesmo agora, o futuro da série parece um grande mistério e isso é o melhor de tudo. O Trono de Ferro pode perfeitamente cair nas mãos do Moon Boy.

Que venham os Ventos de Inverno o mais rápido possível.

Fernanda 14/06/2012minha estante
Muito boa a sua resenha! Fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo!!!

Shaftiel 07/08/2011

A Dance with Dragons é o quinto livro das Crônicas do Gelo e do Fogo (Song of Ice and Fire). Foi um dos livros mais esperados da literatura de fantasia, lançado apenas seis anos depois de seu predecessor, A Feast for the Crows. Existem muitas semelhanças entre o quarto e o quinto livros da série. A principal razão disso é a mistura de capítulos que havia originalmente entre eles, até o autor decidir por separar a história mantendo o foco em regiões diferentes.

Se no anterior o principal objetivo foi registrar os acontecimentos com os Lannisters e os Greyjoy, além de citar duas das crianças Stark, o foco de Dance with Dragons está mais além mar ou ao norte. Agora Daenerys Targarien e Jon Snow são descritos com maior profundidade, ambos em posições de comando difíceis de serem sustentadas. Aqueles mais próximos a eles também recebem Pontos de Vista (PdV) como é o caso de um dos principais protetores da Mãe dos Dragões ou da sacerdotisa Melisandre que tem seus próprios objetivos na Muralha. Nenhum desses, no entanto, é tão profundamente descrito ou recebe tantos capítulos quanto quatro personagens: Daenerys, Jon, Theon Greyjoy e Tyrion Lannister. Cabe aos eventos relacionados com esses personagens a maior parte da história, mesmo que nem tudo o que é descrito seja de suma importância para se compreender o futuro das Crônicas ou desenrolar a trama.

Se Daenerys e Jon precisam lidar com traições e a solidão do poder, Theon e Tyrion se afogam nas conseqüências das ações impetuosas que tomaram nos livros anteriores. Outros personagens menos descritos são Asha e Victarion Greyjoy (importantes para se entender o que ocorre no Norte, antes da muralha, e as ambições das Ilhas de Ferro), Davos Seaworth (ainda seguindo os planos de seu senhor), Quentyn Martell (viajando em sua aventura pelos planos de Dorne), Arya Stark (ainda em treinamento), Jaime Lannister (um único capítulo sem muita profundidade), Bran Stark (uma das melhores partes do livro). Existe ainda mais um PdV que é melhor não ser revelado para evitar estragar parte da trama.

A Dance with Dragons é um livro extenso com jornadas que parecem nunca acabar. Os personagens andam em círculos viajando capítulo após capítulo, parágrafo após parágrafo sem nunca alcançar lugar nenhum. As procuras por Daenerys se tornam cada vez mais desgastantes tanto para o indivíduo descrito no livro quanto para o leitor. Tudo o que parecia interessante vai começando a perder um pouco do teor mágico normal da escrita de Martin. Depois de seis anos de espera, o leitor se depara com viagens sem fim, um ou outro segredo inesperado nada relacionado com os mistérios anteriores e dezenas de descrições de roupas, vinhos e comidas. Diversos parágrafos são dedicados mais a descrever alguns fatos curiosos do mundo ou a sociedade, o que não é ruim, mas deixa angustiado o leitor que esperou por seis anos e gostaria de ver a história seguindo seus rumos.

Pouquíssimas vezes as Crônicas do Gelo e do Fogo seguem um rumo mais aprofundado em Dance with Dragons. O livro parece muito, nesse sentido, com a história de Senhor dos Anéis, em que o enredo existe como desculpa para descrever o mundo. Por melhor que seja um mundo descrito (e o mundo de Martin é excelente), ainda prefiro uma história bem contada, com mistérios revelados e trama desembaraçada aos poucos. Infelizmente, assim como em A Feast for the Crows, George Martin manteve o público em uma espera ansiosa para fazer pouco além de revelar outros continentes, comidas e bebidas. Além de tudo, em um dos capítulos de Jon Snow, o autor retirou uma das partes mais importantes da trama, a de que ninguém é intocável.

Dance with Dragons não é um livro ruim. É complexo, bem escrito, com um mundo bastante vívido. O que ele é também é um destruidor de expectativas. Portanto, leitor, se for fã da série como eu, evite meu erro. Leia calmamente sem esperar grandes surpresas ou amar ainda mais a série. Se do primeiro ao terceiro livro nos tornamos cada vez mais apaixonados com os personagens, no quarto e no quinto o relacionamento acaba ficando um pouco cheio de marasmo.
Carolina 08/08/2011minha estante
Ai, que banho de água fria colega! Acabo de terminar A Feast for Crows (gostei bastante) e meu A Dance with Dragons chega apenas dia 16. Depois da sua resenha nem sei mais se vou lê-lo agora ou deixar mais pro futuro quando estiver perto de lançar o 6º.
Só me diz uma coisa, Brienne aparece em algum momento? Responda apenas com 'sim' ou 'não', pois não quero que me diga se ela morreu ou sobreviveu =p

Shaftiel 08/08/2011minha estante
Realmente,
a Brienne aparece um pouquinho. Tbm acho q vc vai gostar, pois é muito similar mesmo ao Feast for Crows.
O mais interessante é o livro não é ruim, o que causou impacto foi a expectativa e o fato de a história não desenrolar mais a trama.

Shaftiel 08/08/2011minha estante
Carolina, não deixe de ler o quanto antes. Com certeza, mesmo não sendo Martin em seu ápice, é ainda melhor do que a maioria dos autores de fantasia.

Carolina 09/08/2011minha estante
Obrigada! Então devo gostar, pois vou começar a ler sem expectativa alguma hehehe
Mas vou dar uma pausa das minhas leituras fantasiosas por 2 meses, para estudar. Pelo menos essa é a minha intenção, vamos ver se vou resistir quando o livro estiver em minhas mãos.

Shaftiel 09/08/2011minha estante
Difícil resistir. Eu comprei o meu via kindle e ele caiu no meu aparelho tão logo foi lançado. Já comecei a ler sem parar, ainda mais pq os capítulos iniciais são do Bran.
Mas é bom aproveitar para estudar. Tbm tenho q fazer isso, pois em breve é a defesa do meu doutorado.

04/09/2011minha estante
Oi Shaftiel!

Eu também tive a mesma impressão que você. Os personagens meio que perderam o rumo, e ficaram um pouco maçantes. Parece que não estão chegando a lugar nenhum. Eu adorei o livro, principlamenteo começo. Mas acho que Martin perdeu um pouco o foco com os personagens. Eu sei que estou me repetindo, mas só vou acrescentar mais uma coisa: ele construiu os personagens muito fortes e densos já de começo, eles não evoluíram gradualmente, como geralmente acontece, e agora ele parece quer não sabe mais o que fazer com eles. Eu tenho um blog e acabei de postar a resenha dele, e faço um convite para uma visita: www.natrilhadoslivros.blogspot.com.

Beijos,

Clio0 05/12/2011minha estante
Concordo com você até certo ponto, mas não creio que o desenrolar tenha sido ruim. Veja só, esse livro foi mais intimista que os outros, assim, é natural que a ação tenha sido mais lenta. Contudo, se você pensar na quantidade de reviravoltas que aconteceram: o destino de Jon, finalmente uma explicação para o que estava acontecendo com Bran, uma conclusão, até certo ponto, para Stannis (dos reis aparentes, o mais pró-ativo até agora).

Maria 22/01/2023

Demorei, mas acabei
Depois de quase dois meses enrolando pra acabar esse livro, eu consegui. O meio foi arrastado, eu concordo, mas esse final, impecável. Agora é esperar por Winds of Winter. Até a próxima

Igor 29/05/2023

Again Danys chapters are terrible to read til almost the end. But reading the merge feast and dance brought a different experience, made it easier to endure the difficult ones!

Clemente 23/12/2021

Dragões queimam putz
O livro é sensacional, muito mais coisas acontecem que me interessaram do que no quarto livro, e a escrita do george segue sensacional e intrigante. Os misterios continuam sensacionais e os plots surpreendem pra [*****].
Mas eu acho que alguns capitulos se tornam desnecessários para a progressão da historia, mesmo sendo interessantes para a construção desse mundo incrível de got.
O unico motivo de eu não dar 5 estrelas para esse livro são os capitulos que parecem arrastar em detalhes inuteis, como a daenerys ter um trono desconfortável, que fazem a história parecer arrastada em momentos. E OS MALDITOS CLIFF HANGERS QUE NÃO TEM SEXTO LIVRO

Amanda 29/10/2011

Cronicas de gelo e fogo mudou a minha vida.
brilhante, empolgante, intrigante, complexo, verosimilhante e deliciosamente trágico.quando escrevo uma resenha para um livro de fantasia eu geralmente começo dizendo aos leitores"se você gosta de fantasia esse livro é ótimo" ou "apesar de eu amar fantasias esse é um livro de que não gostei". Mas os livros de martim me forçam a mudar o meu discurso padrão . cronicas de gelo e fogo é a melhor serie( de qualquer genêro) que eu já tive o indescritível prazer de ler em toda minha vida. gostando de fantasia ou não esse livro é simplesmente imperdível.o livro tem política, romance, toneladas de tragedia,comedia brilhante ,piscicologia ,suspence, enfim simplesmente tudo!você chega a ter raiva da criatividade de Martin.cada personagem é brilhantemente desenvolvido , cada fim de capitulo completamente inesperado cada linha escrita com fluides sobrenatural.
tenho num pressentimento que num futuro muito proximo os periodos literários serão divididos entre antes e depois de George r.r. Martin.

Ale Serrano 12/07/2012

Dançando, mas sem mexer muito
Antes de tudo, deve ficar registrado que As Crônicas de Gelo e Fogo já se tornaram obrigatórias para leitores de fantasia. George R.R. Martin estabeleceu um padrão altíssimo logo no primeiro livro da série com sua trama rica e complexa. Ele envolve o leitor de uma maneira única, nos deixa interessados cada vez mais no futuro de Westeros e nos faz sentir um carinho e preocupação quase verdadeiros por alguns personagens, além de raiva e desprezo por (muitos) outros.

Dessa forma, fica complicado assumir os pontos negativos do quinto volume, A Dança dos Dragões. Mas infelizmente, eles existem.

Esse novo episódio da crônica se passa simultaneamente com o quarto até pouco mais da metade, quando ultrapassa o volume anterior e da seguimento à história. Por essa razão, alguns personagens só voltam a dar as caras lá pelo último terço do livro.

Contudo, comecemos pelo trunfo de A Dança dos Dragões (e desvantagem do Festim de Corvos): o novo livro, por se passar simultaneamente com o quarto, traz de volta grandes personagens da séries que foram deixados de lado na obra anterior, como Daenerys, Tyrion e Jon Snow. Por volta da metade, ele ultrapassa o volume anterior e da seguimento à história, colocando novamente (quase) todos os personagens no mesmo volume. E sejamos sinceros, quem não estava se remoendo para saber o que estava acontecendo com Jon, Bran, Daenerys e todos os outros?

Logo no início temos a satisfação de ganharmos as respostas que queríamos, assim como temos também a introdução de novos personagens cuja presença promete dificultar ainda mais a disputa pelo Trono de Ferro, mostrando que Martin continua com o poder de nos surpreender e complicar ainda mais a trama. Isso consegue nos conduzir por uma boa parte da extensa obra, porém, não é o suficiente para sustentar o livro todo.

Por causa da enorme complexidade, não temos um desenvolvimento muito grande da história no geral, mesmo depois de mais de 800 páginas. E durante todo esse percurso, até mesmo capítulos de um dos melhores personagens da série, Tyrion, acabam ficando um pouco maçantes. Ao mesmo tempo, outros ganham força e importância no enredo, mas pouco espaço, como é o caso de Melisandre, a feiticeira vermelha que chegou até a ganhar (só) um capítulo sob seu ponto de vista.

Isso tudo, felizmente, não torna esse quinto volume um livro ruim. Como já foi dito, Martin criou um nível de exigência muito alto com os três primeiros livros da série que os últimos dois não conseguiram acompanhar. A Dança dos Dragões supera sim o seu predecessor, só não vai muito mais longe. Continua sendo, entretante, leitura obrigatória para os fãs da série e não desvaloriza em nada o valor dela até agora. Só fiquem alertados: os que esperam a resolução de algumas das diversas pontas soltas da série, podem esquecer. Quem sabe no sexto?

Alfred 12/08/2013

Depois de alguns anos
Nunca demorei tanto para ler livros. A série de Game of Thrones, ou Cronicas de Gelo e Fogo, foi um dos maiores desafios que tive em termos de leitura que enfrentei desde que aprendi a ler, levei 3 anos para conseguir ler os 5 livros. O problema não foi o número de páginas, cerca de 5 mil, mas sim a complexidade da obra e o estilo de redação do autor. Não é a toa que ele leva anos para escrever um livro.
Depois desses 3 anos, o que posso dizer é que gosto da série e vale o esforço. Esse quinto livro, que na verdade pode ser considerado o quarto volume 2, uma vez que as histórias são simultâneas, é um exemplo perfeito da complexidade da obra. São tantas personagens envolvidas e tantas histórias acontecendo ao mesmo tempo, que é fácil se perder. Por exemplo, logo no primeiro capítulo você é obrigado a se lembrar do que aconteceu 1000 páginas antes, no começo do quarto livro ("vol 1"). E, apesar do livro ter recebido críticas negativas por esse excesso de informação, essa foi uma das coisas que mais apreciei nesta obra, a constante contraposição ao livro anterior.
A verdade é que não faz sentido uma resenha sobre esse livro, exclusivamente. Qualquer resenha só faz sentido considerando a série como um todo, mas acho que o excesso de personagens e a complexidade dos acontecimento é o que torna a leitura difícil. Normalmente, as pessoas estão acostumadas de acompanhar a história de uma única personagem, mas esse não é o caso das Crônicas, que desde o começo acompanha personagens diferentes. E, mesmo com um grande número de personagens morrendo, sempre surgem novos personagens para contar suas histórias. E isso pode cansar alguns leitores. A pergunta mais comum seria: por que incluir outro "personagem principal" na guerra? Esse tipo de coisa me leva a crer que só mais dois livros não serão o bastante para encerrar a história... a não ser que o autor decida por não amarrar todas as pontas soltas...
Resumindo, o livro tem altos e baixos, os novos personagens não tiveram oportunidade de mostrar para o que vieram e o impasse que alguns dos personagens principais encerram o livro levanta dúvidas sobre como a situação irá se resolver. O problema é o seguinte, se a partir de agora ele resolver diminuir em complexidade sua narrativa, para conseguir encerrar a história em apenas mais dois livros, eu vou ficar muito desapontado.

Lari 31/07/2020

Hoje eu vou falar desse livro que eu estou desde fevereiro lendo. Demorei muito mais do que o normal pra ler um livro de mil páginas, mas isso se deu à ressaca literária que eu tive em março e o fato de que muitos dos personagens que o GRRM tratou na primeira parte não são meus favoritos e isso favoreceu muito pela minha demora. Mas eu decidi fazer um esquema e eu consegui ler as últimas 700 páginas entre a semana passada e essa.
Falando da história, a primeira parte a gente acompanha o outro lado de Westeros e as Free Cities na mesma época em que os acontecimentos do último livro e da metade pra frente a gente vai ver um pouco de cada lado seguindo a linha do tempo. Não preciso dizer nada, esse é o segundo melhor livro da série pra mim, as coisas estão ficando cada vez mais complicadas e a política vai ficando cada vez mais truncada e eu sou apaixonada por todas as problemáticas que cada personagem possui. Como sempre, meus momentos favoritos são os capítulos do Tyrion e do Bran, mas nesse livro eu tive a surpresa de me prender demais no ponto de vista da Cersei e do Theon Greyjoy.

Beto 07/11/2012

Eu te entendo Martin...
...Estou tão sem paciência para escrever esta resenha quanto você está de continuar contando esta estória.

Enquanto forem lançados vou ler, não por querer saber o que vai acontecer (minha principal motivação inicial), mas porque eu sou apaixonado pelo mundo de fantasia que ele criou.

A enrolação já me encheu.

Ester 30/08/2021

O inverno chegou
A medida que o Outono chega ao fim o mundo d'As Crônicas de Gelo e Fogo se torna mais sombrio.

Com o clima do planeta se tornando mais hostil fanáticos tomam de rhollor, da fé dos sete e do deus afogado tomam conta de Westeros. Enquanto isso em Essos a Baía dos Escravos está um caos devido a guerra de senhores de escravos contra Mereen e a peste.

Hanna 23/06/2022

Fim...por enquanto
Difícil até saber colocar em palavras tudo que essa saga representou para mim.

Só resta agradecer a oportunidade de conhecer esses personagens e mundo tão complexo e apaixonante. ?????

Esses livros sempre terão um lugar especial para mim.