O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Mina 25/10/2023

É bem interessante, mas eu n gosto muito quando começa a idealizar e exaltar a figura de Jesus de forma incessante, legal analisá-lo dentro na psicologia achei essa perspectiva bem interessante, só q acaba o colocando em um pedestal q pra mim perde o sentido de humanidade que é tão trabalhado no livro

alves001 17/09/2023

Resenha
O livro introduz o conceito do "código da inteligência", que é uma série de princípios e estratégias para melhorar a saúde mental, promover o autoconhecimento e desenvolver a inteligência emocional. Alguns dos temas abordados incluem a importância da autocrítica construtiva, o controle da ansiedade, a administração do estresse, a empatia e a habilidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros.

Uma das ideias centrais do livro é a de que podemos treinar nossa mente para ser mais saudável e eficaz, assim como treinamos nosso corpo. Cury argumenta que muitas pessoas estão sobrecarregadas pelo excesso de informações, estímulos e preocupações, o que afeta negativamente sua saúde mental. Ele oferece estratégias práticas para lidar com esses desafios, como a importância de reservar momentos de reflexão e de estabelecer limites para a sobrecarga mental.

Além disso, o autor destaca a necessidade de se cultivar relações interpessoais saudáveis e de desenvolver a empatia, ressaltando que a verdadeira inteligência vai além do intelecto e inclui a capacidade de compreender e se relacionar bem com os outros.

Em resumo, "O Código da Inteligência" de Augusto Cury é um livro que oferece uma perspectiva valiosa sobre como melhorar nossa saúde mental e emocional, promovendo a inteligência emocional e o bem-estar. Com uma abordagem acessível e histórias cativantes, Cury apresenta princípios que podem ser aplicados na vida cotidiana para desenvolver uma mente mais equilibrada e resiliente. É uma leitura recomendada para aqueles que desejam aprimorar sua inteligência emocional e alcançar um maior domínio sobre suas emoções e pensamentos.

Henrique784 01/09/2023

Hitler convenceu a população mais inteligente até então
Você sabia que Hitler foi líder da Alemanha na época em que a Alemanha tinha o maior número de prêmios Nobel do planeta? Na época de Kant, Schopenhauer?? Curioso né? Um homem terrível liderou o povo mais inteligente da época, que loucura! Isso nos mostra que se em uma sociedade culta já tivemos cenários terríveis como os que aconteceram, imagina nos dias de hoje, onde muitos passam completamente distraídos por uma tela, e seguem no automático, ou melhor, no efeito manada sem perceber.

Dentre muitas coisas interessantes que o livro traz, posso te dizer que ele trará bastante repertório para você, principalmente no assunto psíquico dos seres humanos (psicologia), e lições de auto ajuda também?

Glicielly Loureiro 24/08/2023

Fabuloso
Não sou muito fã de livros de auto ajuda, mas esse livro é muito bom, realmente recomendo, acho que até hoje não achei um livro ruim de Augusto Cury

Monyque 25/07/2023

Este livro é um estudo sensacional de Augusto Cury sobre a inteligência socioemocional. Ele contém códigos que nos revelam as atitudes capazes de estimular as pessoas a libertar a criatividade, a pensar com clareza, identificar os pensamentos e conseguir filtrá-los, para assim desenvolver a saúde psíquica;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O autor analisa o comportamento humano por meio da psicologia. A linguagem é bem simples de entender, porém impactante;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sou suspeita pra falar dos livros de Cury, mas realmente são de uma riqueza surreal, uma forma de conhecer mais sobre nós mesmos e buscar uma melhor qualidade de vida. Super recomendo!

Portela 24/07/2023

"Somos uma sociedade doente que tem formado pessoas doentes"
Em O Código da Inteligência, Augusto Cury apresenta sua teoria da Psicologia Multifocal e aborda os códigos da inteligência. O livro navega entre autoajuda e divulgação científica, uma vez que fala do funcionamento da mente e ao mesmo tempo traz lições valiosíssimas sobre o comportamento humano e a sociedade.

Quando comecei a ler fiquei um pouco decepcionado porque esperava algo mais detalhado e aprofundado, mas com o tempo fui pegando o ritmo e a proposta do livro. A intenção do autor foi tornar a leitura facilitada e acessível, para que dessa maneira alcançasse mais gente. Augusto Cury de fato tem um compromisso com as PESSOAS, e isso fica muito nítido durante sua obra.

Cury certamente é muito necessário nos dias de hoje, é uma grande pena que sua teoria e visão seja tão pouco difundidas. Sério, é diferente de tudo que você já ouviu até hoje, é genial, humana e sensível. As escolas e universidades precisam urgentemente do método que ele propõe. Certamente, SE um dia eu tiver filhos, vou usar esses ensinamentos pra criar eles rs

Não vou falar muito do conteúdo do livro em si, pois já fiz anotações bem detalhadas aqui no meu perfil. Mas resumindo, os códigos da inteligência são um conjunto de pensamentos, posicionamentos e ações que devemos adquirir para atravessar a vida de forma menos conturbada e sermos protagonistas nas nossas psiques.

Recomendo a todos.

Anny.Poliana 06/07/2023

As coisas e situações deste mundo caído nos atingem, nos afetam, nos angustiam... e por vezes não reagimos ou lidamos bem com tudo o que nos acontece.
O Senhor Deus já tinha nos dito lá em João 16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"
Lá vem ela com versículos haha - é que está de acordo ? e esse livro está cheio de de afirmativas que vão de acordo com a palavra, então segura que tem mais (maravilhosos achados).
Decifrar os códigos da inteligência e fugir das armadilhas da mente podem tornar os nossos dias mais tranquilos.
Não podemos cuidar de tudo o mais e esquecermos do nosso interior.
Decifrar os códigos é cuidar de nós mesmos, e isso é decisivo em nossa vida. Não se trata, necessariamente, de um olhar narcisista sobre o próprio eu, mas saber combinar as nossas capacidades com as motivações.  Se assim não fizermos, desperdiçaremos energias e colheremos frustrações.
Indo de encontro ao que consegui assimilar dessa leitura, a palavra nos diz que é preciso amar-se, acolher-se, reconhecer nossa vulnerabilidade, poder chorar saber perdoar-se e perdoar e desenvolver a capacidade de após os momentos de adversidade, conseguir se adaptar e evoluir positivamente frente à situação e ao mesmo tempo aprender com os próprios erros e contradições.

Aqui estão os tópicos abordados no livro. Não se preocupem, não é spoiler, olhe e veja se a leitura te interessa. Posso garantir que vale a pena?
*Código do Eu como gestor do intelecto: quem decifra esse código preserva sua saúde psíquica, torna-se tranquilo e sereno, valoriza sua qualidade de vida e não se molda pela opinião dos outros.
{Rm 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...}
*Código da autocrítica: é o código de quem é paciente, tolerante e pensa nas consequências dos seus atos. Ele possibilita desenvolver a habilidade de reagir de forma sábia diante dos focos de tensão;
{1Co 11:28 Examine-se cada um a si mesmo...}
*Código da resiliência: aumenta a capacidade de se adaptar e sobreviver às intempéries da vida, tornando a pessoa segura, estruturada, sem medo do fracasso;
{2 Co 4:16-18: Por isso não desanimamos. Embora externamente estejamos definhando, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Pois nossos problemas leves e momentâneos estão alcançando para nós uma glória eterna que supera em muito todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, porque o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno}
*Código do altruísmo: as pessoas que o dominam são generosas, influenciadoras, solidárias. Possuem grande capacidade de se doar e de se colocar no lugar do outro;
{2Pv 3:27 Não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo}
*Código do debate de ideias: é o código da ousadia e da segurança. Quem o desvenda é determinado, participativo, flexível e sabe aonde quer chegar;
{Pv 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira}
*Código do carisma: é o código das pessoas encantadoras, agradáveis e inspiradoras, que têm incrível capacidade de liderança, não suportam o tédio e vivem a vida plenamente;
{Tg 3:17 Mas a sabedoria é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera}
*Código da intuição criativa: versátil e criativo, aquele que domina esse código reage de forma inteligente em situações estressantes;
{Js 1:9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime...}
*Código do Eu como gestor da emoção: ajuda a desenvolver a autoestima e a estabilidade emocional. Quem o decifra é criativo, produtivo e construtor de novas ideias.
{Gl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei}

Agora sim! Disse tudo. E te indico essa leitura?

Italo.Samack 06/07/2023minha estante
??

Marcos774 30/06/2023

Gostei mais.......
Gostei muito do livro ,essa foi minha primeira leitura do Augusto Cury,mais e como os outros livros que já tinha lido antes dele ,o mais do mesmo ,para quem nunca leu ,o poder do hábito, hábito atômicas,quem pensa enriquecer,ira gosta e com toda a certeza ira da 5 estrelas,mais tudo que tem nesse livro já vi nos outros já citados,a leitura e tranquila e fluir bem.
Mariana 30/06/2023minha estante
Augusto Cury é sensacional!!! Um estudioso incrível.

Jonathan153 25/06/2023

Muito bom para balancear as pernas da mesa, como todo bom livro de auto-ajuda. Repetitivo e maçante.

G.Jesus 20/06/2023

O código da inteligência
Neste livro o autor nos inspira e nos motiva a saber dominar alguns códigos da nossa mente.

É incrível a capacidade que nos seres humanos temos de dominar assuntos complexos como a matemática, física história...estudar galáxias, planetas e constelações, construir prédios e edifícios magníficos...conseguimos fazer tudo isso é muito mais.

mas será q conseguimos ter o domínio sobre certas emoções e traumas que enfrentamos no passado ou temos deixado que eles dominem e governe nossas vidas?

O livro em si trata sobre isso e outros assuntos de grande valia e aprendizado para a vida

Myy 19/06/2023

Que visão!
Daquele tipo de livro que todos nós deveriamos ler uma vez na vida se quer, sobre basicamente superar a si mesmo.

José Eduardo Jordão 09/06/2023

O livro é interessante
O livro realmente é muito interessante, a escrita do Augusto Cury é muito característica dele.

Não sei o que pensar sobre um ponto específico do livro, as citações. Praticamente todas as citações dentro do livro são do próprio Augusto Cury, o que por um lado faz o leitor pensar: ok, ele é muito inteligente, mas o excesso acaba deixando o livro um pouco com cara de propaganda dos outros livros do autor.

Tirando isso, a leitura vale muito a pena, embora não seja o livro mais empolgante que eu li esse ano.

Nicolle.Capellari 25/05/2023

Adorei a leitura. Cury explica os códigos da inteligência, da exemplos de como aplicar e, além disso, mostra quais são as "consequências" da aplicação ou ignorância.

Reydner.Alves 25/04/2023

Um bom livro?
Um livro que é um bom ponto de partida. A prática diaria dos exercícios pode trazer grandes resultados à médio e longo prazo.
Existem livros muito melhores para se aprofundar na teoria e na prática.

Se você estiver iniciando sua jornada de desenvolvimento pessoal esse será provavelmente um livro 5 estrelas para você.

BGomes 16/04/2023

Mais um do Augusto Cury que leio e fico encantada, aprendi coisas que jamais pensei que aprenderia ou pensaria por si só. A facilidade de aprender e entender o que está sendo repassado é demais. Amei!