O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Estante Atípica 17/12/2021

Acho que esse foi um dos primeiros livros que adquiri da autoria de Augusto Cury, mas até então não tinha lido. Confesso que comparado aos demais livros do autor que eu já li, esse foi o que fluiu melhor. Uma leitura que me envolveu na maior parte e que não se tornou cansativa rapidamente. Ainda continuo com a opinião de que seus livros são repetitivos, mas esse em particular me surpreendeu positivamente.

larissa 28/11/2021

O código da Inteligência
Nesse livro o Augusto fala sobre os códigos da inteligência emocional, que são atitudes que estimulam a libertar a criatividade, arte de pensar, saúde psiquica e buscar excelência profissional.
Esse livro é basicamente pra mostrar que você é quem está no controle e que você precisa aprender a administrar a sua mente. Parece loucura mas quando você ler faz total sentido, na minha opinião todas as pessoas deveriam ler esse livro.

Ave Fantasma 12/11/2021

MARAVILHOSO!!!!
Um livro pequeno mas com uma profundidade enorme, descobrimos ao ler ele tantas áreas em nossa mente que precisamos trabalhar. Tenho esse livro a tanto tempo e demorei tanto para ler, não sabia o que eu estava perdendo, todos deveriam ler.

#Caju 06/11/2021

Uma verdadeira aula de inteligências múltiplas
Um livro que para mim não considero de auto ajuda, mas ele convida a muitas reflexões a olhar para dentro de si, termos mais consciências sobre o q alimentamos nossos pensamentos. Neste livro, Cury criou 8 códigos interessantíssimos acerca da inteligência, que para mim, fazem tudo o sentido. O mesmo criou um pequeno roteiro de p q desenvolve-los e como aplica-los no nosso dia a dia. Indico a todas as pessoas que gostam de refletir fora da caixa e além do óbvio.
Juh 06/11/2021minha estante
Tenho esse livro mas nunca terminei ele...

#Caju 06/11/2021minha estante
Tudo a seu tempo! As vezes ele cansa em alguns trechos e outras é bem estimulante. Pelo capítulo de autoconhecimento q estou passando ele foi útil do início ao fim.

Junia 26/10/2021

Essencial
Leitura indispensável para iniciantes na jornada pelo desenvolvimento pessoal considerando que nessa obra encontramos uma síntese sobre o conteúdo de todos os outros livros do autor.

Sofá pra Um 12/10/2021

Excelente livro, linguagem fácil e acessível. Aborda assuntos muito importantes de crescimento pessoal e saúde mental.

Ciby 18/09/2021

Já tinha lido, mas as vezes é preciso reler para poder entender, coisa que são tão óbvias, mas que fazemos questão de ignorar.

Peterrsm 12/09/2021

O livro que me leu
Me identifiquei em partes, tanto com as armadilhas quanto com os códigos da inteligência.

Estou me tornando um apreciador das ideias do A. Cury. É quase como uma terapia lendo o livro.

Recomendo, com certeza. Mesmo sendo um livro pequeno é bom ler um capítulo por dia e refletir sobre ele antes de seguir para o seguinte. Com certeza não é um livro para devorar correndo.

oviajantedasestrelas 12/07/2021

Mais do mesmo.
“O código da inteligência” (2009) é um compilado de ensinamentos para estimular as pessoas a libertarem a sua criatividade, expandir o pensamento, desenvolver a saúde psíquica e também buscar excelência profissional. Augusto Cury mostra como nós podemos assumir o controle de nossa vida, superando medos, inseguranças e limitações.

Conversando com o Bruno de Moraes (@brunodemoraespsico), leitor assíduo e psicólogo, ele sintetizou bem a minha percepção sobre a obra: “Acho interessante facilitar os conceitos da psicologia para o público em geral, mas às vezes chega a ser tosco. Mas já vi pessoas mudarem o comportamento a partir de leituras assim, então acho justo ter no mercado. Acredito que a psicologia seja uma das profissões mais sabotadas pela pseudociência e suas variantes, então é bom ter um escritor ‘best-seller’ que fale sobre ela.”

O livro agrega, e muito, ao tratar de temas pertinentes como o conformismo, o coitadismo, o medo e a resiliência; e decifrar esses “códigos” é fundamental para o desenvolvimento da saúde psíquica. Mas, ao mesmo tempo, a leitura torna-se cansativa, porque, embora tenha uma linguagem fácil, o autor utiliza constantemente termos da psicologia, o que acaba por tornar a leitura cansativa, porque isso acaba por prender o leitor de uma maneira não muito agradável.

Repito: “O código da inteligência” é muito bom, contribui para a expansão da mente, rende uma centena de frases motivacionais, e todos deveriam conhecer, senão essa, outra obra do Cury. Esse foi o quarto livro dele que eu li, tendo sido os três primeiros: “O Vendedor de Sonhos: O Chamado”, “O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos” e "O Semeador de Ideias".

Só que, se eu pegar os livros anteriores que eu li do autor e somar ou comparar com esse livro, fica evidente que a abordagem é a mesma, os temas são os mesmos, a forma de escrever é idêntica. Tudo isso torna a leitura muito repetitiva e cansativa. De um modo geral, foi uma boa leitura, porém não é um livro que eu voltaria a ler e não sei se vou conseguir ler outro livro desse autor por agora.

Ana Brison 01/06/2021

Sonhos criam raízes nas dificudades
Augusto Cury de uma forma acessível nos apresenta ferramentas que possibilitam identificar o problema e administra-lo.
Embora as citações acabem sendo repetitivas e as instruções também, vale a pena a leitura.

daniel.vasco.716 31/05/2021

O código da inteligência , são um conjunto de atitudes capazes de estimular os jovens e adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver a saúde psíquica e buscar excelência profissional. Analisando a fundo o funcionamento de cada um desses códigos e os benefícios que nos trazem, Cury mostra como podemos assumir o controle de nossa vida, superando medos, inseguranças e limitações.

Eduardo.Vinicius 16/04/2021

Augusto Cury, sensacional outra vez...
Livro muito bom, auxilia gerenciar a inteligência e adquirir mais com o pensamento reflexivo.

Tori 09/04/2021

É um livro que agrega muito, e de um jeito que me deixou curiosa por saber,  Augusto traz muitas informações, sem ser prolixo, e explica muito bem. Eu nunca gostei de livros de "autoajuda", tinha um certo preconceito acredito, esse foi o primeiro que li e, sinceramente, eu adorei, achava que seria chato, mas não é, é educativo na real e cheio de coisas interessantes.

A mente humana é tão complexa, acho muito interessante.

"Somos vítimas e vilões da sociedade, somos vítimas e vilões de nós mesmos." Pág 43

Aprendi sobre o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), sobre o conformismo e o coitadismo e como eles são limitadores no nosso controle do Eu como gestor do intelecto.

Augusto Cury também aproveita vários tópicos para fazer críticas educação no Brasil, que deveria ser de qualidade, mas é precária, o nosso sistema educacional frequentemente está doente, é falho. Destaque também que, para ele, os professores são os profissionais mais importantes e infelizmente não recebem devido valor, e valorização.

"A vida é um livro insondável e só consegue
desvendá-lo quem aprende a ser um eterno aprendiz..."  - Augusto Cury

Nós devemos ser os protagonistas das nossas histórias, e não somente ser controlados pelo que os outros querem ou esperam de nós, devemos buscar sermos gestor do nosso intelecto, debater ideias, questionar, usar a arte da dúvida e da crítica, buscar sermos mais resilientes, aprender a frequentemente usar o código da autocrítica.

Impressionante, e de quebra Augusto Cury ainda conseguiu me fazer querer ler dois livros seus, "O futuro da humanidade" e "O vendedor de sonhos".

- Viih O 08/04/2021

O código da inteligência
Nem tenho palavras para descrever o livro, sósentimentos e sensações boas. Enquanto lia, parecia que eu estava conversando com o Cury, de tão leve e pé no chão que a leitura correu.
O autor é, para mim, um marco em minha vida. Através de suas leituras eu mudo para melhor. Graças a história do Vendedor de sonhos ele mudou minha visão de mundo e entrou no meu coração, limpando tudo de ruim que tinha nele e esclarecido minhas dúvidas e o código da inteligência não foi diferente, mas saindo da ficção e entrando na realidade.