O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Rayan Ibiapina 12/04/2024

Um bom livro, mas com muitas ressalvas.
O conteúdo do livro é muito relevante. Mas poderia ter sido explanado de forma muito melhor.
Os tópicos são interessantes, mas o autor acaba sendo exaustivamente repetitivo em algumas partes.

Um outro problema são as citações. Há uma quantidade absurda delas e na maioria dos casos não tem relação com o que está sendo discutido. Serve apenas para distrair você do que está lendo.

Quase na metade do livro eu decidi parar de ler as citações e seguir lendo o texto principal e então o livro fez muito mais sentido. Detalhe: todas as resenhas são do próprio autor (?). Isso mesmo, TODAS ELAS.

Tudo bem que o Cury é um expert, mas certamente haveria outra centenas de citações que poderiam ser colocadas em um contexto real do que estava sendo discutido.

Reitero: no geral, é um bom livro. Mas relativamente repetitivo e com citações em excesso.

Recomendo a leitura, mas quando for lê-lo, pode ficar sempre no texto principal.

hagnes.v021 28/03/2024

?O medo de reconhecer erros é, acima de tudo, o medo de se assumir como um ser humano com suas imperfeições, defeitos, fragilidades, estupidez, incoerência.?

Maria1691 20/03/2024

Um livro para repensar os nossos impulsos
Particularmente, sou apaixonada pelas obras desse autor. Ele detém um conhecimento abrangente acerca da psique, o que possibilita a dissertação, por parte dele, fluida e compreensível.

Quanto ao livro em si, é maravilhoso ! Me permitiu criticar comportamentos negativos para que eu possa desenvolver-me nas áreas mais relevantes da vida em sociedade, assim como pessoal. Este livro, também possibilita a reedição de pré-conceitos estabelecidos durante nossa vida que nos impedem de viver uma vida plenamente abundante em paz e leveza.

Portanto, sim ! Eu super recomento ?

Pitada 19/03/2024

O Código da Inteligência
Em O Código da Inteligência de Augusto Cury, vamos ser apresentados a oito códigos que vão mudar seu jeito de pensar e viver.

O autor nos leva a ver nossa própria realidade: pessoas doentes no teatro psíquico. Sem carisma, altruísmo, autocrítica e que não sabem viver sem estar no modo de endeusamento.

Basicamente, precisam sempre de alguém o bajulando ou lhe dando de tudo. Claro, sabemos que uma realidade totalmente consciente é impossível. Uma realidade como essa não necessitaria de psicólogos ou psiquiatras.

Bem, Augusto nos leva crer que temos que nos conscientizar que estamos numa sociedade doente que está ensinando pessoas doentes e que isso é um problema a ser resolvido...

BAH. Nunca me esforcei tanto pra fazer uma resenha.

Resumindo? Escrita ruim, termos técnicos bem chatinhos até que você aprenda eles ( nesse caso, eu não aprendi. Só segui mesmo ) e leitura pesada até demais.

Eu até ia contar o porque não abandonei esse livro, mas essa resenha ia virar um verdadeiro livro. Então deixa pra próxima :)

E eu fico por aqui com mais uma resenha pra vocês. Se você gostou, não esquece de curtir! Vou ficar muito feliz ??

Beijinhos mágicos e até a próxima ??

Bia 18/02/2024

Augusto tem muito que pode ensinar, porém o livro é vago. Ele explica o que devemos ter e se alonga mais nesta parte, porém ás vezes faz divagações, fala bastante sobre nossas falhas, mas não se profunda na causa, foca na consequência, mas não explicar os meios para vencer estes problemas de maneira prática ou explicativa. Parece dar uma pincelada no que seria os códigos da inteligência e concordo que ele tem razão, mas como disse é um livro vago, ele apenas pincela não se aprofunda nem de maneira prática e possível de ser aplicada, nem uma maneira filosófica que possibilitaria mais discussões. É o primeiro livro dele que leio.

Nicoly314 17/02/2024

O código da inteligência
O livro é bom, porém, eu achei que o autor enrolou demais no assunto.
Portanto a minha nota será: 2/5

Rê_2021 15/02/2024

Teoria é tudo lindo.
As vezes parece que todos os livros dele falam a mesma coisa. Acho válidas as ideias e tento, como educadora, por muitas em prática. Por exemplo, sentar os alunos em forma de U, para manter contato visual. Mas como fazer isso em uma turma com 40 alunos? Muitas tentativas dão certo, mas também fracassam. A nossa tentativa de tornar esses adolescentes serem.pensantes é cada vez mais desafiadora e desvalorizada pelo desinteresse deles também. Me reconheci em.varios trechos do livro; sei o quanto é difícil por em.pratica seus conselhos. Vivemos num mundo cada vez mais doente e valores invertidos, e acredito que as pessoas chegam ao auge da crise depois de tanto falhar e serem desacreditadas. O ser humano não tem humanidade, pisa nos demais. Infelizmente a tendência é piorar, pois o normal atualmente é o errado.

Isabella2041 13/02/2024

O código da inteligência = aprendendo a ser um ser incrível
Inicialmente comecei esse leitura porque tinha a sensação de precisar de maior empenho nas minhas atividades acadêmicas, acreditei que seria focado somente no profissional, que ironia! Me esqueci que quando se trata de Augusto Cury, vai muito além do que você pensa, nunca seria só o profissional, até porque, como um bom profissional poderá ser excelente se não tiver humanidade?
Como pais e professores poderão ser sábios mestres, se não decifrarem antes os sentimentos de empatia e altruísmo para as próximas gerações?
Entendi que nossa sociedade está sim doente, mas, se eu quero mudança, ela precisa começar em mim, preciso olhar para as pessoas além do que elas são, preciso entender que todos possuem traumas e dores que são cobertas por tratamentos ásperos e fracassos.
Entendi que fracassar faz parte do processo, mas se conformar com o fracasso é abandonar a si mesmo.
Nunca seremos perfeitos, mas podemos aprender a amar o próximo verdadeiramente todos os dias valorizando os nove códigos da inteligência:
Código do eu como gestor do intelecto;
Código da autocrítica;
Código da resiliência;
Código do altruísmo;
Código do debate de ideias;
Código de carisma;
Código da intuição criativa;
Código do eu como gestor da emoção;
Código do prazer de viver
Finalizo com uma frase presente nesse livro, porém, pertencente de outra obra do autor:
" A existência é assombrosamente breve. Quem não reflete sobre essa brevidade torna-se um deus, comportar-se como imortal, não sabe que um dia silenciará sua voz na solidão de um túmulo" (A. Cury, em Vendedor de sonhos II)

Fran Carvalho 24/01/2024

O código da inteligência
Como assumir o controle da nossa vida, superar medos, inseguranças e limitações? O médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, garante que existe um conjunto de habilidades que ajudam a soltar a criatividade e ter uma vida equilibrada. E tudo isso está no livro O Código da Inteligência, que já vendeu mais de um milhão de exemplares. Além dos Códigos da Inteligência, o autor fala também sobre quatro armadilhas da mente que bloqueiam a inteligência e a saúde psíquica. Ou seja: o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos. Tudo isso numa linguagem simples e de fácil entendimento. Enfim, somos seres humanos frágeis e imperfeitos, mas segundo o livro O Código da Inteligência é isso que nos encanta e faz encantar. Decifrar os nove códigos acima e fugir das armadilhas da mente podem fazer de nós pessoas mais felizes e capazes de transformar o ambiente ao nosso lado.

Duda França 19/01/2024

Resumo de O Código da Inteligência, de Augusto Cury
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é da minha 4° leitura desse ano.

? O livro "O Código da Inteligência" de Augusto Cury aborda os códigos da inteligência socioemocional aplicada, que são capazes de estimular jovens e adultos a libertar a capacidade de pensar, refletir e se autoconhecer.

? A obra explora de maneira inteligente os códigos da inteligência, buscando simplificar a complexa formação de pensadores, inclusive tem vários exemplos de situações corriqueiras para facilitar a compreensão de cada código.

? O livro oferece ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional e social, abordando temas relacionados ao autocontrole, empatia, resiliência e autoestima.

? Além disso, propõe reflexões sobre os desafios da vida moderna e como lidar com eles de forma mais equilibrada e saudável.

? O autor, Augusto Cury, é um psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor brasileiro. Ele é conhecido por desenvolver a Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos.

? Augusto Cury é autor de diversos livros sobre psicologia, saúde mental e desenvolvimento pessoal, sendo reconhecido internacionalmente por suas contribuições nesses campos.

? Eu gostei desse livro, minha leitura foi um pouco lenta e de vez em quando tive que voltar em algumas páginas pra entender as explicações. Recomendo para os Guardiões da Leitura que gostam de ler livros de autoajuda ou que se interessam por temas como psicologia, emoções, desenvolvimento pessoal... então, topa ler esse livro?

Asi 11/01/2024

Os códigos da inteligência
Uma educação da mente cheia de diversas formas de conhecer o funcionamento do seu psíquico e aprender a controlá-lo de forma a se adaptar aos diversos contextos e situações da vida.

Ewerton 30/12/2023

O código da inteligência
Não achei uma leitura fácil. Não exatamente pelo conteúdo, mas pela verborragia e forma de escrita. A leitura é extremamente cansativa e arrastei tanto esse livro que achei que não fosse conseguir continuar a lê-lo, mas tentei praticar algumas das coisas escritas.

Eu gosto do Cury, mas ele é repetitivo no uso dos exemplos e palavras (não aguentava mais ouvir sobre "teatro" disso ou daquilo). Acho que ele se excedeu nas explicações. Poderia ser um livro melhor escrito cuja mensagem chegasse mais fácil e com mais clareza, mas ele optou por fazer a mesma coisa que os acadêmicos fazem: escrever difícil. Nessa leitura, você meio que fica tonto tentando acompanhar.

Definitivamente não é um livro com conteúdo simples pra grande massa. E infelizmente pra mim isso que pesou, pois a expectativa que eu tinha era de que o livro fosse ser mais abrangente de forma que qualquer pessoa pudesse compreender o assunto. Eu até entendi, mas sinto como se não, o que é paradoxal até.

Enfim.
gabii 20/01/2024minha estante
Talvez se você pudesse olhar por outro lado, o sei ponto se tornasse um pouco mais positivo. Realmente esse livro é um pouco difícil,.mas querer tudo mais fácil não faz sucesso inteligência crescer...

gabii 20/01/2024minha estante
Seu*
Sua inteligência*

Ewerton 24/01/2024minha estante
Com certeza facilitar não faz. Mas ser inteligente é também saber se explicar de forma clara, direta e falando pouco, mas sendo o suficiente. Coisa que ele não faz nesse livro.

eschi 23/12/2023

A importância de compreender nossa mente
Somos estimulados a aprender sobre tantas coisas,carregados de informações o tempo inteiro,mas não aprendemos a blindar nossa mente em relação a notícias negativas ,gerir e entender a origem de nossos pensamentos.O livro fala sobre sabedoria,duvidar de suas verdades e crenças internas,a origem delas,que alguém que te feriu também foi ferido/está ferido, códigos da Inteligência e como eles podem ser importantes para ter mais controle sobre nossa mente e como isso pode aumentar nossa qualidade de vida.

Leonardo1146 11/12/2023

Confesso que já fui cheio de preconceitos em relação aos livros do autor. Depois de passar por um momento de crise severa e, oportunamente, ter alguns de seus livros ao alcance acabei absorvendo alguns dos conceitos que se repetem na sua escrita.
Mais do que um livro de autoajuda, "O Código da Inteligência" aborda elementos da teoria da inteligência multifocal de maneira acessível a qualquer leitor.