O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Silvio 23/11/2011

Mais um livro de autoajuda! Como todos os demais, ele diz o óbvio, o que todo mundo está careca de saber; diz coisas impossíveis de se fazer, outras coisas muito bonitas em teoria, mas impossíveis na prática. Diz algumas poucas coisas interessantes, diz "o que" fazer, mas não diz "como" fazer. Também se autocontradiz em diversos pontos; diz coisas fora da realidade, por exemplo: critica severamente o sistema educacional moderno, que não forma pensadores, (com toda razão, aliás)mas se esquece de dois fatores: o 1º é que ele mesmo foi educado no sistema que critica, o 2º é que sistemas educacionais anteriores ao atual não eram melhores, também não formavam pensadores.
Ariana de Souza 02/10/2012minha estante
De fato é um livro bom, um conteúdo de excelente qualidade, porém achei a leitura muito cansativa. Apesar de ser uma leitura rápida e de fácil compreensão, não consegui terminar de lê-lo devido a muitas repetições durante o roteiro. Quero tentar ler ele novamente, pois o conteúdo muito me interessou.

kenhimura 07/11/2012minha estante
Argumente de forma clara e lógica. Não use falácias, é feio e infantil.

O fato dos sistemas anteriores não serem bons, não qualifica o nosso como bom. De fato, é um lixo e as pessoas aprendem bem mais fora da faculdade do que dentro dela.

Quanto à parte dita "impossível", só é impossível para covardes, preguiçosos e pessoas de mente pequena - imediatistas.

Se você não gostou e quer fazer uma crítica, seja sincero (dizendo "não gostei porque não gostei"), e não tente atacar o autor por problemas e fraquezas que são suas, não dele.

Silvio 07/11/2012minha estante
Acho que você não leu o livro!

Ingrid 20/01/2013minha estante
Pois bem, você não deve ter prestado muita atenção na leitura... Primeiro, não é "mais um livro de autoajuda", logo nas primeiras partes o autor explica que os "desentendidos" erroneamente julgam o livro assim, mas não sabem a grande diferença que há entre um livro de autoajuda e outro de Ciência Aplicada.Segundo, se você realmente entendesse "o que" fazer saberia como.Em nenhuma parte Augusto diz coisas "fora da realidade", só expõe sua opinião sobre o sistema educacional que realmente não forma pensadores, você só "acertou" ai. Todos nós, até hoje, inclusive você (que na foto aparenta ser uma pessoa de idade) fomos educados nesse sistema,o que realmente não forma pensadores, veja. E como a moça disse aqui embaixo :
"Argumente de forma clara e lógica. Não use falácias, é feio e infantil."
E sim, estou lendo o livro pela segunda vez !

Gerson 04/02/2013minha estante
O livro realmente diz o óbvio, mas você se esquece que há inúmeras coisas óbvias que os seres humanos não fazem pela mais simples falta de vontade de ser alguém melhor. O que é dito nesse livro realmente é complicado de ser praticado pela maioria, mas seria interessante, a partir da necessidade de cada um, pelo menos tentar. Só critico uma coisa no autor, que é o fato de ser muito repetitivo. Mas a essência de suas obras são de muita importância para o bem-estar da sociedade de um modo geral.

Silvio 05/02/2013minha estante
Quando se critica um livro do qual outras pessoas gostaram, é isso mesmo o que acontece. É como se se falasse mal do time de futebol do seu coração; ainda que ele seja o último colocado, ele é o melhor de todos, não se pode falar mal dele. Assim, se você gostou de um livro, não aceita que alguém o critique em hipótese alguma.

Frayer3 18/10/2013minha estante
Achei essa crítica contraditória e com uso de ad hominem.
Pois nesse livro é onde ele mais explicitamente expõe sua teoria. Mesmo que não concorde com ela, não se pode desqualificá-la tratando-a como "auto-ajuda."
Sobre o sistema educacional vigente, ele de fato é deficientíssimo, ainda mais por estar contaminado com o viés marxista de Paulo Freire.
E com certeza sistemas educacionais anteriores era sim melhores. Só pra efeito de comparação o Trivium e o Quadrivium era sistemas de ensino bastante sólidos.

Lu 29/05/2016minha estante
exatamente o que penso Silvio. Falou, falou e não falou nada, passo longe do autor e do gênero. (lá vem pedrada pra cima de mim) Só não entendo o porque de não respeitarem quem não curtiu. Leu? Gostou? Ótimo. Não curti, não gostei, qual o problema? Aquela coisa, o que seria do preto se todos gostassem do azul?

Bob 09/08/2010

Surpreendente.
Honestamente tenho preconceito com livros de autoajuda, mas ao contrário do que esse livro demonstrava ser, encontrei uma leitura boa e coisas às quais nunca havia atinado. Recomendo.
WALISSON8 24/10/2020minha estante
Vc já leu O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA o livro tem quantos Capítulos.

Gatita 02/12/2020minha estante
Walisson, são 20 capitulos. Na versão digital (Kindle) tem 292 páginas.

Elenilda.Nascimento 13/06/2021minha estante
Como faço pra ler nesse AP

Vitoria 27/11/2022minha estante
Ganhei esse livro no meu aniversário e nunca tinha lido livro de auto ajuda até então. O livro me envolve de uma forma tão dinâmica, ensina lições tão valiosas que tem me ajudado muito inclusive. Eu recomendo esse livro demais.

Ewerton 30/12/2023

O código da inteligência
Não achei uma leitura fácil. Não exatamente pelo conteúdo, mas pela verborragia e forma de escrita. A leitura é extremamente cansativa e arrastei tanto esse livro que achei que não fosse conseguir continuar a lê-lo, mas tentei praticar algumas das coisas escritas.

Eu gosto do Cury, mas ele é repetitivo no uso dos exemplos e palavras (não aguentava mais ouvir sobre "teatro" disso ou daquilo). Acho que ele se excedeu nas explicações. Poderia ser um livro melhor escrito cuja mensagem chegasse mais fácil e com mais clareza, mas ele optou por fazer a mesma coisa que os acadêmicos fazem: escrever difícil. Nessa leitura, você meio que fica tonto tentando acompanhar.

Definitivamente não é um livro com conteúdo simples pra grande massa. E infelizmente pra mim isso que pesou, pois a expectativa que eu tinha era de que o livro fosse ser mais abrangente de forma que qualquer pessoa pudesse compreender o assunto. Eu até entendi, mas sinto como se não, o que é paradoxal até.

Enfim.
gabii 20/01/2024minha estante
Talvez se você pudesse olhar por outro lado, o sei ponto se tornasse um pouco mais positivo. Realmente esse livro é um pouco difícil,.mas querer tudo mais fácil não faz sucesso inteligência crescer...

gabii 20/01/2024minha estante
Seu*
Sua inteligência*

Ewerton 24/01/2024minha estante
Com certeza facilitar não faz. Mas ser inteligente é também saber se explicar de forma clara, direta e falando pouco, mas sendo o suficiente. Coisa que ele não faz nesse livro.

#Caju 06/11/2021

Uma verdadeira aula de inteligências múltiplas
Um livro que para mim não considero de auto ajuda, mas ele convida a muitas reflexões a olhar para dentro de si, termos mais consciências sobre o q alimentamos nossos pensamentos. Neste livro, Cury criou 8 códigos interessantíssimos acerca da inteligência, que para mim, fazem tudo o sentido. O mesmo criou um pequeno roteiro de p q desenvolve-los e como aplica-los no nosso dia a dia. Indico a todas as pessoas que gostam de refletir fora da caixa e além do óbvio.
Juh 06/11/2021minha estante
Tenho esse livro mas nunca terminei ele...

#Caju 06/11/2021minha estante
Tudo a seu tempo! As vezes ele cansa em alguns trechos e outras é bem estimulante. Pelo capítulo de autoconhecimento q estou passando ele foi útil do início ao fim.

Miltão 24/04/2013

Livro extremamente repetitivo e verborrágico.
Luidy Ayres 27/01/2014minha estante
Livro extremamente repetitivo e verborrágico².

Alan Leone 27/01/2015minha estante
Livro extremamente repetitivo e verborrágico³

Marcos774 30/06/2023

Gostei mais.......
Gostei muito do livro ,essa foi minha primeira leitura do Augusto Cury,mais e como os outros livros que já tinha lido antes dele ,o mais do mesmo ,para quem nunca leu ,o poder do hábito, hábito atômicas,quem pensa enriquecer,ira gosta e com toda a certeza ira da 5 estrelas,mais tudo que tem nesse livro já vi nos outros já citados,a leitura e tranquila e fluir bem.
Mariana 30/06/2023minha estante
Augusto Cury é sensacional!!! Um estudioso incrível.

Elza.Santos 13/04/2020

Repetitivo
Como todos os livros do Augusto Cury sempre fala a mesma coisa, quem leu um lê todos. As vezes pego um livro desse autor pra ver se muda a escrita mas sempre me decepciono com a repetição.
danimaccedo 01/05/2020minha estante
Eu nem leio mais Augusto Cury por este motivo.

José Guilherme Skobar 24/06/2017

Conteúdo enriquecedor, porém repetitivo
O livro trás uma grande acessibilidade acerca do universo da psique. Transversalisando temas como educação na infância, possíveis traumas e de como as situações práticas da vida podem nos afetar e se agravar ao longo da vida se não nos atentarmos a cuidar dessa área tão importante na vida humana, que tem sido deixado de lado pela sociedade moderna, em que tudo é competitivo, apressado e efêmero.

Augusto Cury nos revela mecanismos (chamados de códigos) que podem nos ajudar de maneira muito significativa, à assumirmos o controle das nossas vidas.

*Lado negativo: A sensação é de que o autor se esforçou bastante pra tornar sua mensagem acessível e ser entendido, prolongando páginas, querendo "desenhar" tudo... a leitura fica repetitiva, maçante e bem cansativa. O conteúdo poderia ter sido preservado, sem fazer tantos rodeios.
Também tenho a sensação de que ele força pra criar frases de efeito - daquelas tipo de legenda de facebook sabe rsrs
Claudio 06/08/2017minha estante
Parabéns pela resenha. Já li outros livros de Augusto Cury e tive a mesma sensação: leitura repetitiva, maçante e bem cansativa cheio de frases de efeito. Mas talvez seja, como você bem colocou, para tornar acessível o conhecimento a todas as pessoas.

Anny.Poliana 06/07/2023

As coisas e situações deste mundo caído nos atingem, nos afetam, nos angustiam... e por vezes não reagimos ou lidamos bem com tudo o que nos acontece.
O Senhor Deus já tinha nos dito lá em João 16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"
Lá vem ela com versículos haha - é que está de acordo ? e esse livro está cheio de de afirmativas que vão de acordo com a palavra, então segura que tem mais (maravilhosos achados).
Decifrar os códigos da inteligência e fugir das armadilhas da mente podem tornar os nossos dias mais tranquilos.
Não podemos cuidar de tudo o mais e esquecermos do nosso interior.
Decifrar os códigos é cuidar de nós mesmos, e isso é decisivo em nossa vida. Não se trata, necessariamente, de um olhar narcisista sobre o próprio eu, mas saber combinar as nossas capacidades com as motivações.  Se assim não fizermos, desperdiçaremos energias e colheremos frustrações.
Indo de encontro ao que consegui assimilar dessa leitura, a palavra nos diz que é preciso amar-se, acolher-se, reconhecer nossa vulnerabilidade, poder chorar saber perdoar-se e perdoar e desenvolver a capacidade de após os momentos de adversidade, conseguir se adaptar e evoluir positivamente frente à situação e ao mesmo tempo aprender com os próprios erros e contradições.

Aqui estão os tópicos abordados no livro. Não se preocupem, não é spoiler, olhe e veja se a leitura te interessa. Posso garantir que vale a pena?
*Código do Eu como gestor do intelecto: quem decifra esse código preserva sua saúde psíquica, torna-se tranquilo e sereno, valoriza sua qualidade de vida e não se molda pela opinião dos outros.
{Rm 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...}
*Código da autocrítica: é o código de quem é paciente, tolerante e pensa nas consequências dos seus atos. Ele possibilita desenvolver a habilidade de reagir de forma sábia diante dos focos de tensão;
{1Co 11:28 Examine-se cada um a si mesmo...}
*Código da resiliência: aumenta a capacidade de se adaptar e sobreviver às intempéries da vida, tornando a pessoa segura, estruturada, sem medo do fracasso;
{2 Co 4:16-18: Por isso não desanimamos. Embora externamente estejamos definhando, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Pois nossos problemas leves e momentâneos estão alcançando para nós uma glória eterna que supera em muito todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, porque o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno}
*Código do altruísmo: as pessoas que o dominam são generosas, influenciadoras, solidárias. Possuem grande capacidade de se doar e de se colocar no lugar do outro;
{2Pv 3:27 Não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo}
*Código do debate de ideias: é o código da ousadia e da segurança. Quem o desvenda é determinado, participativo, flexível e sabe aonde quer chegar;
{Pv 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira}
*Código do carisma: é o código das pessoas encantadoras, agradáveis e inspiradoras, que têm incrível capacidade de liderança, não suportam o tédio e vivem a vida plenamente;
{Tg 3:17 Mas a sabedoria é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera}
*Código da intuição criativa: versátil e criativo, aquele que domina esse código reage de forma inteligente em situações estressantes;
{Js 1:9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime...}
*Código do Eu como gestor da emoção: ajuda a desenvolver a autoestima e a estabilidade emocional. Quem o decifra é criativo, produtivo e construtor de novas ideias.
{Gl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei}

Agora sim! Disse tudo. E te indico essa leitura?

Italo.Samack 06/07/2023minha estante
??

Alcimar.Soares 07/11/2016

Como nossa mente funciona
O Livro é muito interessante pelo simples fato de nos apresentar preceitos que faz nossa mente funcionar, ao sabermos como nossa mente reage às mais variadas situações, deveríamos então pararmos, e, vermos o que realmente estamos fazendo! Recomendo!
Ronaldo.Refundini 06/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Amanda Thais 14/05/2018

Mofo
Estava eu mexendo nas minhas bagunças (cadernos e livros didáticos antigos), encontrei esse livro que eu li na época do ensino médio (2009), que inclusive comprei numa das revistas da Avon (hahahaha), aí eu pensei ‘’ vou marca-lo como lido’’, já que não vou relê-lo. Lembro que na época achei uma bosta.
Flavio.Gabriel 31/12/2018minha estante
Li hoje e decidi por fim nunca mais ler nada do Augusto Cury. Já li uns 8 livros do cara motivado pelo primeiro, que de fato achei genial. Percebi que ele escreve a mesma coisa em todos os livros.

Camis 10/03/2022minha estante
Talvez esse seja um dos maiores problemas da atualidade, a prática de reproduzir ideias já preconcebidas sem qualquer senso crítico?

Barba 29/01/2022

?A excelência emocional, social e profissional é um privilégio daqueles que compreendem que , quando a sociedade nos abandona, a solidão é suportável. Quando nós mesmos nos abandamos, ela é intolerável.?

Frase que abre o livro e faz sentindo do começo ao fim da leitura.
Maria 29/01/2022minha estante
preciso ler!!

Rayan Ibiapina 12/04/2024

Um bom livro, mas com muitas ressalvas.
O conteúdo do livro é muito relevante. Mas poderia ter sido explanado de forma muito melhor.
Os tópicos são interessantes, mas o autor acaba sendo exaustivamente repetitivo em algumas partes.

Um outro problema são as citações. Há uma quantidade absurda delas e na maioria dos casos não tem relação com o que está sendo discutido. Serve apenas para distrair você do que está lendo.

Quase na metade do livro eu decidi parar de ler as citações e seguir lendo o texto principal e então o livro fez muito mais sentido. Detalhe: todas as resenhas são do próprio autor (?). Isso mesmo, TODAS ELAS.

Tudo bem que o Cury é um expert, mas certamente haveria outra centenas de citações que poderiam ser colocadas em um contexto real do que estava sendo discutido.

Reitero: no geral, é um bom livro. Mas relativamente repetitivo e com citações em excesso.

Recomendo a leitura, mas quando for lê-lo, pode ficar sempre no texto principal.