O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Bob 09/08/2010

Surpreendente.
Honestamente tenho preconceito com livros de autoajuda, mas ao contrário do que esse livro demonstrava ser, encontrei uma leitura boa e coisas às quais nunca havia atinado. Recomendo.
WALISSON 24/10/2020minha estante
Vc já leu O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA o livro tem quantos Capítulos.

Bru 02/12/2020minha estante
Walisson, são 20 capitulos. Na versão digital (Kindle) tem 292 páginas.

Tah 24/05/2020

Ninguém é plenamente estável e coerente.
O livro desvenda o código da inteligência e como decifrar o código do EU como gestor do intelecto. Augusto Cury mostra algumas ferramentas para se buscar uma mente brilhante e excelência emocional. Aborda muito bem o pensamento humano e as quatros armadilhas da mente (o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos).

O livro conduz uma critica muito interessante ao sistema de ensino que temos nos dias atuais, que não prepara os profissionais para as intempéries da vida e, sim indivíduos que apenas repete o que lhe é falado. As pessoas não tem capacidade e nem são orientadas a desenvolverem o código da autocrítica, da psicoadaptação, do altruísmo, do debate de ideias, do carisma, da intuição criativa e do prazer de viver. Muitas pessoas vivem alienadas e quando são surpreendidas com alguma das magelas da mente não sabem como lidar com seus problemas.

# Nota Pessoal - O livro tem uma escrita leve e de fácil entendimento, nos fornece alguns motivos para repensar nas atitudes e como a nossa mente e atitudes influencia na vida cotidiana. Nos ensina a serem melhores pais, filhos, alunos, professores... e de como decifrar nossa psique para enfrentar as adversidades do cotidiano.

Mariana 22/07/2010

Os livros do Cury nunca foram elogiados antes por mim. Não gosto muito de auto-ajuda. Porém não posso deixar de dizer que com o "O código da inteligência" passei a admirar o autor, a pessoa que ele é, e o seu trabalho. Este foi, dentre os que já li dele, o que mais gostei. Ele trás, com um tema importante, propostas interessantes sobre a humanização das pessoas.
É uma leitura rápida, porém com algumas repetições. Mas é bom.

Renata Abreu 29/07/2010

Reflexivo
Gosto muito de Augusto Cury. Suas reflexões e pesquisas faz com que eu me descubra e me compreenda melhor. Excelente livro.

Silvio 23/11/2011

Mais um livro de autoajuda! Como todos os demais, ele diz o óbvio, o que todo mundo está careca de saber; diz coisas impossíveis de se fazer, outras coisas muito bonitas em teoria, mas impossíveis na prática. Diz algumas poucas coisas interessantes, diz "o que" fazer, mas não diz "como" fazer. Também se autocontradiz em diversos pontos; diz coisas fora da realidade, por exemplo: critica severamente o sistema educacional moderno, que não forma pensadores, (com toda razão, aliás)mas se esquece de dois fatores: o 1º é que ele mesmo foi educado no sistema que critica, o 2º é que sistemas educacionais anteriores ao atual não eram melhores, também não formavam pensadores.
Ariana de Souza 02/10/2012minha estante
De fato é um livro bom, um conteúdo de excelente qualidade, porém achei a leitura muito cansativa. Apesar de ser uma leitura rápida e de fácil compreensão, não consegui terminar de lê-lo devido a muitas repetições durante o roteiro. Quero tentar ler ele novamente, pois o conteúdo muito me interessou.

kenhimura 07/11/2012minha estante
Argumente de forma clara e lógica. Não use falácias, é feio e infantil.

O fato dos sistemas anteriores não serem bons, não qualifica o nosso como bom. De fato, é um lixo e as pessoas aprendem bem mais fora da faculdade do que dentro dela.

Quanto à parte dita "impossível", só é impossível para covardes, preguiçosos e pessoas de mente pequena - imediatistas.

Se você não gostou e quer fazer uma crítica, seja sincero (dizendo "não gostei porque não gostei"), e não tente atacar o autor por problemas e fraquezas que são suas, não dele.

Silvio 07/11/2012minha estante
Acho que você não leu o livro!

Ingrid 20/01/2013minha estante
Pois bem, você não deve ter prestado muita atenção na leitura... Primeiro, não é "mais um livro de autoajuda", logo nas primeiras partes o autor explica que os "desentendidos" erroneamente julgam o livro assim, mas não sabem a grande diferença que há entre um livro de autoajuda e outro de Ciência Aplicada.Segundo, se você realmente entendesse "o que" fazer saberia como.Em nenhuma parte Augusto diz coisas "fora da realidade", só expõe sua opinião sobre o sistema educacional que realmente não forma pensadores, você só "acertou" ai. Todos nós, até hoje, inclusive você (que na foto aparenta ser uma pessoa de idade) fomos educados nesse sistema,o que realmente não forma pensadores, veja. E como a moça disse aqui embaixo :
"Argumente de forma clara e lógica. Não use falácias, é feio e infantil."
E sim, estou lendo o livro pela segunda vez !

Gerson 04/02/2013minha estante
O livro realmente diz o óbvio, mas você se esquece que há inúmeras coisas óbvias que os seres humanos não fazem pela mais simples falta de vontade de ser alguém melhor. O que é dito nesse livro realmente é complicado de ser praticado pela maioria, mas seria interessante, a partir da necessidade de cada um, pelo menos tentar. Só critico uma coisa no autor, que é o fato de ser muito repetitivo. Mas a essência de suas obras são de muita importância para o bem-estar da sociedade de um modo geral.

Silvio 05/02/2013minha estante
Quando se critica um livro do qual outras pessoas gostaram, é isso mesmo o que acontece. É como se se falasse mal do time de futebol do seu coração; ainda que ele seja o último colocado, ele é o melhor de todos, não se pode falar mal dele. Assim, se você gostou de um livro, não aceita que alguém o critique em hipótese alguma.

Frayer3 18/10/2013minha estante
Achei essa crítica contraditória e com uso de ad hominem.
Pois nesse livro é onde ele mais explicitamente expõe sua teoria. Mesmo que não concorde com ela, não se pode desqualificá-la tratando-a como "auto-ajuda."
Sobre o sistema educacional vigente, ele de fato é deficientíssimo, ainda mais por estar contaminado com o viés marxista de Paulo Freire.
E com certeza sistemas educacionais anteriores era sim melhores. Só pra efeito de comparação o Trivium e o Quadrivium era sistemas de ensino bastante sólidos.

Lu 29/05/2016minha estante
exatamente o que penso Silvio. Falou, falou e não falou nada, passo longe do autor e do gênero. (lá vem pedrada pra cima de mim) Só não entendo o porque de não respeitarem quem não curtiu. Leu? Gostou? Ótimo. Não curti, não gostei, qual o problema? Aquela coisa, o que seria do preto se todos gostassem do azul?

- Viih O 08/04/2021

O código da inteligência
Nem tenho palavras para descrever o livro, sósentimentos e sensações boas. Enquanto lia, parecia que eu estava conversando com o Cury, de tão leve e pé no chão que a leitura correu.
O autor é, para mim, um marco em minha vida. Através de suas leituras eu mudo para melhor. Graças a história do Vendedor de sonhos ele mudou minha visão de mundo e entrou no meu coração, limpando tudo de ruim que tinha nele e esclarecido minhas dúvidas e o código da inteligência não foi diferente, mas saindo da ficção e entrando na realidade.

Mycoll 24/07/2020

Bom livro
Gosto das ideias filosóficas dele, mas preferiria que ele usasse outro tipo de escrita, que por vezes soa como arrogância.

Kaio.Carvalho 20/06/2020

Resuminho de O Código da Inteligência
Simplesmente um excelente livro para aprender a formar uma mente mais brilhante, gerir emoções e buscar uma excelência emocional e profissional. Dr Augusto Cury é seu grande criador, além do criador de diversos outros grandes exemplares como este.

Micaelle 15/03/2021

Ser protagonista da própria história
Um livro de linguagem fácil e leitura fluida. Na obra o autor propõe que o leitor assuma o controle de suas atitudes. Através de exemplos do dia a dia ele expõe uma série de ações que podem mudar a visão do leitor sobre a simplicidade da vida.

mclara 29/07/2020

Ótimo livro!
Ajuda muito na reflexão sobre si mesmo, a administrar melhor as emoções e como reagir diante determinadas situações.
Na minha opinião poderia haver mais ênfase na parte sobre os exercícios, mas no geral a parte teórica é bastante clara.

Carina Pilar 15/04/2014

Minha humilde opinião
O livro O Código da Inteligência fala das principais emoções humanas, como reagimos a elas e as armadilhas que são formadas pela nossa mente, o livro traz 8 códigos da inteligência: o Eu como gestor do intelecto, código da autocrítica, da psicoadaptação ou resiliência, do altruísmo, do debate de ideias, do carisma, da intuição criativa e do Eu como gestor da emoção e mais 4 armadilhas que criamos: o conformismo, coitadismo, medo de reconhecer os erros e correr riscos.

A cada código Cury traz histórias, exemplos e teoria para o leitor se identificar e visualizar as vantagens da descoberta do seu Eu, seu interior, sua mente, ao final das explicações de um código da inteligência há as vantagens em decifrar o código, as consequências de não decifrá-lo e exercícios para aprimorar a sua mente neste quesito. São situações onde aprendemos como ser líder da nossa mente, com ações para trabalhar a construção de pensamentos, emoções e administrar as zonas de conflito, desenvolver o lado autocrítico, para sabermos como medir as palavras e ações com os nossos próximos, como trabalhar com a ansiedade e hiperatividade através da capacidade de lidar com situações de altas e baixas que a vida propõe, ser altruísta e ter amor e consideração pelas pessoas, aprender a expor suas ideias e discutir as dos outros, ser carismático com todos, encantar e admirar os outros, aprender a pensar diferente, enxergar as coisas de forma inusitada e sob ângulos diversos, e por fim, os ensinamentos de como se tornar gestor da sua própria mente.

Este livro não deve ser lido uma única vez, deve servir como material de consulta, lê-lo todo de uma vez, sem fazer anotações, sem fazer associações com as situações vividas diariamente não será suficiente, deve-se realmente exercitar as ações aprendidas nele, com o objetivo de ter uma vida melhor para você e para as pessoas ao seu redor, quando se deparar com uma situação onde uma das emoções mencionadas anteriormente são fortemente ativadas releia o capítulo referente, fixe na sua mente e exercite cada parágrafo, somente assim o proveito desta obra de arte será completa, estes anos de estudo descritos por Cury serão utilizados na sua vida!

Achei o livro excelente, o meu único porém, que é algo comum nos seus livros, é a repetição as vezes excessiva de metáforas com o mesmo sentido e os parágrafos falando novamente do grande teatro da vida que é a nossa mente, a teoria é ótima, mas as vezes a repetição torna-a cansativa, mas com certeza isso não diminui a beleza deste livro, certamente vale a pena comprá-lo, mas não para ler, para estudar, será um aprendizado para cada um de nós.

site: www.CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

Diego 27/01/2011minha estante
Concordo em genero numero e grau com tua "humilde opinião", na verdade ainda estou lendo e a cada página me impressiono com a capacidade de Cury de entender as mazelas psíquicas e nos convencer de que esses condicionamentos podem e devem ser mudados com urgência. Como é fácil se encaixar perfeitamente com os problemas psicológicos citados por ele... e concordo também sobre as repetições excessivas das metáforas, isso chega a irritar, mas é um detalhe perante a importância do que Cury tem pra nos ensinar.

Luísa Toresan 25/04/2020

Foi uma boa leitura. O autor fornece exercícios para que o leitor decifre os códigos da inteligência, porém os achei muito superficiais, pois são generalizados. Acredito que para decifrar os códigos da inteligência o acompanhamento psicoterapêutico é mais eficaz, por ser mais pessoal.

A crítica que autor faz ao sistema utilizado pelas escolas é muito válida. As escolas não nos preparam para os problemas reais da vida.

Ceci_barbosa 11/08/2020

Vivemos em uma sociedade doente
Neste livro , Augusto Curry não nos ensina apenas a ser profissionais, pais, filhos melhores , mas sim humanos !
Ele dá exemplos e dicas para desvendar os códigos da inteligência . E inclusive nos faz questionar sobre como estamos agindo uns com os outros . Somos capazes de ter empatia, crítica ?

Poliana.Martins 26/05/2020

Meu primeiro livro do Dr. Augusto Cury
Esse livro é maravilhoso! Estou colocando em prática os conselhos do doutor e a minha vida está dando um salto de qualidade. As duas coisas mais maravilhosas que eu aprendi com essa leitura é que nós temos um EU e que é possível gerenciar os pensamentos. Quantas vezes fui sequestrada pelos meus pensamentos doentios! Ficava angustiada por causa das imagens que se formavam na minha mente, achando que era assim mesmo! Não sabia como acontecia o processo de construção dos pensamentos! Foi libertador!
Recomendo muitissímo a leitura e a aplicação das técnicas que esse livro ensina para decifrar os códigos da inteligência.