O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Prof. Esp. Kaio Carvalho 20/06/2020

Resuminho de O Código da Inteligência
Simplesmente um excelente livro para aprender a formar uma mente mais brilhante, gerir emoções e buscar uma excelência emocional e profissional. Dr Augusto Cury é seu grande criador, além do criador de diversos outros grandes exemplares como este.

Maria13527 29/07/2020

Ótimo livro!
Ajuda muito na reflexão sobre si mesmo, a administrar melhor as emoções e como reagir diante determinadas situações.
Na minha opinião poderia haver mais ênfase na parte sobre os exercícios, mas no geral a parte teórica é bastante clara.

Jean Santiago 25/12/2021

Interessante mas...
O livro discorre sobre focos da inteligência humana que juntos trazem o conceito da inteligência. O autor apesar de abordar seus tipos de código com exemplos e idéias não traz ao leitor formas de como aumentar ou mudar positivamente esses aspectos, tornando o livro apenas um discorrer de pilares de pensamentos. O fato do autor constantemente trazer uma abordagem focada no místico de outras religiões também enfraquece a idéia de falar do pensamento cru e lógico, que o mesmo tenta defender.

Maria1691 20/03/2024

Um livro para repensar os nossos impulsos
Particularmente, sou apaixonada pelas obras desse autor. Ele detém um conhecimento abrangente acerca da psique, o que possibilita a dissertação, por parte dele, fluida e compreensível.

Quanto ao livro em si, é maravilhoso ! Me permitiu criticar comportamentos negativos para que eu possa desenvolver-me nas áreas mais relevantes da vida em sociedade, assim como pessoal. Este livro, também possibilita a reedição de pré-conceitos estabelecidos durante nossa vida que nos impedem de viver uma vida plenamente abundante em paz e leveza.

Portanto, sim ! Eu super recomento ?

Micaelle 15/03/2021

Ser protagonista da própria história
Um livro de linguagem fácil e leitura fluida. Na obra o autor propõe que o leitor assuma o controle de suas atitudes. Através de exemplos do dia a dia ele expõe uma série de ações que podem mudar a visão do leitor sobre a simplicidade da vida.

Leila.Vignotto 19/09/2022

Surpreendente.
Augusto Cury como sempre aborda o tema com leveza e simplicidade, leitura fácil e muito detalhada. Impossível nao relacionar as citações do livro com algum momento ja vivenciado em nossas vidas. Inteligência emocional nao é artigo de luxo, trata-se de uma necessidade.

Tori 09/04/2021

É um livro que agrega muito, e de um jeito que me deixou curiosa por saber,  Augusto traz muitas informações, sem ser prolixo, e explica muito bem. Eu nunca gostei de livros de "autoajuda", tinha um certo preconceito acredito, esse foi o primeiro que li e, sinceramente, eu adorei, achava que seria chato, mas não é, é educativo na real e cheio de coisas interessantes.

A mente humana é tão complexa, acho muito interessante.

"Somos vítimas e vilões da sociedade, somos vítimas e vilões de nós mesmos." Pág 43

Aprendi sobre o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), sobre o conformismo e o coitadismo e como eles são limitadores no nosso controle do Eu como gestor do intelecto.

Augusto Cury também aproveita vários tópicos para fazer críticas educação no Brasil, que deveria ser de qualidade, mas é precária, o nosso sistema educacional frequentemente está doente, é falho. Destaque também que, para ele, os professores são os profissionais mais importantes e infelizmente não recebem devido valor, e valorização.

"A vida é um livro insondável e só consegue
desvendá-lo quem aprende a ser um eterno aprendiz..."  - Augusto Cury

Nós devemos ser os protagonistas das nossas histórias, e não somente ser controlados pelo que os outros querem ou esperam de nós, devemos buscar sermos gestor do nosso intelecto, debater ideias, questionar, usar a arte da dúvida e da crítica, buscar sermos mais resilientes, aprender a frequentemente usar o código da autocrítica.

Impressionante, e de quebra Augusto Cury ainda conseguiu me fazer querer ler dois livros seus, "O futuro da humanidade" e "O vendedor de sonhos".

Fabiano.Savio 29/12/2021

Bom o que falar desse livro, primeira experiência com autor Augusto Cury ele vai aborda vários temas como descobrir o código da inteligência. A leitura foi explendida más me deixou um pouco cansativo palavras repetitivas , tirando isso foi ótima a leitura eu amei aprendi tantas coisas com esse livro , vale a pena ler ele.

Henrique0 28/10/2022

Conseguir tirar algumas coisas desse livro, a maioria ele já fala em outros livros dele. Mas, mesmo assim foi boa a leitura

Ceci_barbosa 11/08/2020

Vivemos em uma sociedade doente
Neste livro , Augusto Curry não nos ensina apenas a ser profissionais, pais, filhos melhores , mas sim humanos !
Ele dá exemplos e dicas para desvendar os códigos da inteligência . E inclusive nos faz questionar sobre como estamos agindo uns com os outros . Somos capazes de ter empatia, crítica ?

Rê_2021 15/02/2024

Teoria é tudo lindo.
As vezes parece que todos os livros dele falam a mesma coisa. Acho válidas as ideias e tento, como educadora, por muitas em prática. Por exemplo, sentar os alunos em forma de U, para manter contato visual. Mas como fazer isso em uma turma com 40 alunos? Muitas tentativas dão certo, mas também fracassam. A nossa tentativa de tornar esses adolescentes serem.pensantes é cada vez mais desafiadora e desvalorizada pelo desinteresse deles também. Me reconheci em.varios trechos do livro; sei o quanto é difícil por em.pratica seus conselhos. Vivemos num mundo cada vez mais doente e valores invertidos, e acredito que as pessoas chegam ao auge da crise depois de tanto falhar e serem desacreditadas. O ser humano não tem humanidade, pisa nos demais. Infelizmente a tendência é piorar, pois o normal atualmente é o errado.

Carina Pilar 15/04/2014

Minha humilde opinião
O livro O Código da Inteligência fala das principais emoções humanas, como reagimos a elas e as armadilhas que são formadas pela nossa mente, o livro traz 8 códigos da inteligência: o Eu como gestor do intelecto, código da autocrítica, da psicoadaptação ou resiliência, do altruísmo, do debate de ideias, do carisma, da intuição criativa e do Eu como gestor da emoção e mais 4 armadilhas que criamos: o conformismo, coitadismo, medo de reconhecer os erros e correr riscos.

A cada código Cury traz histórias, exemplos e teoria para o leitor se identificar e visualizar as vantagens da descoberta do seu Eu, seu interior, sua mente, ao final das explicações de um código da inteligência há as vantagens em decifrar o código, as consequências de não decifrá-lo e exercícios para aprimorar a sua mente neste quesito. São situações onde aprendemos como ser líder da nossa mente, com ações para trabalhar a construção de pensamentos, emoções e administrar as zonas de conflito, desenvolver o lado autocrítico, para sabermos como medir as palavras e ações com os nossos próximos, como trabalhar com a ansiedade e hiperatividade através da capacidade de lidar com situações de altas e baixas que a vida propõe, ser altruísta e ter amor e consideração pelas pessoas, aprender a expor suas ideias e discutir as dos outros, ser carismático com todos, encantar e admirar os outros, aprender a pensar diferente, enxergar as coisas de forma inusitada e sob ângulos diversos, e por fim, os ensinamentos de como se tornar gestor da sua própria mente.

Este livro não deve ser lido uma única vez, deve servir como material de consulta, lê-lo todo de uma vez, sem fazer anotações, sem fazer associações com as situações vividas diariamente não será suficiente, deve-se realmente exercitar as ações aprendidas nele, com o objetivo de ter uma vida melhor para você e para as pessoas ao seu redor, quando se deparar com uma situação onde uma das emoções mencionadas anteriormente são fortemente ativadas releia o capítulo referente, fixe na sua mente e exercite cada parágrafo, somente assim o proveito desta obra de arte será completa, estes anos de estudo descritos por Cury serão utilizados na sua vida!

Achei o livro excelente, o meu único porém, que é algo comum nos seus livros, é a repetição as vezes excessiva de metáforas com o mesmo sentido e os parágrafos falando novamente do grande teatro da vida que é a nossa mente, a teoria é ótima, mas as vezes a repetição torna-a cansativa, mas com certeza isso não diminui a beleza deste livro, certamente vale a pena comprá-lo, mas não para ler, para estudar, será um aprendizado para cada um de nós.

site: www.CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

Diego 27/01/2011minha estante
Concordo em genero numero e grau com tua "humilde opinião", na verdade ainda estou lendo e a cada página me impressiono com a capacidade de Cury de entender as mazelas psíquicas e nos convencer de que esses condicionamentos podem e devem ser mudados com urgência. Como é fácil se encaixar perfeitamente com os problemas psicológicos citados por ele... e concordo também sobre as repetições excessivas das metáforas, isso chega a irritar, mas é um detalhe perante a importância do que Cury tem pra nos ensinar.

Poliana.Martins 26/05/2020

Meu primeiro livro do Dr. Augusto Cury
Esse livro é maravilhoso! Estou colocando em prática os conselhos do doutor e a minha vida está dando um salto de qualidade. As duas coisas mais maravilhosas que eu aprendi com essa leitura é que nós temos um EU e que é possível gerenciar os pensamentos. Quantas vezes fui sequestrada pelos meus pensamentos doentios! Ficava angustiada por causa das imagens que se formavam na minha mente, achando que era assim mesmo! Não sabia como acontecia o processo de construção dos pensamentos! Foi libertador!
Recomendo muitissímo a leitura e a aplicação das técnicas que esse livro ensina para decifrar os códigos da inteligência.

Keila 25/03/2023

Inicialmente coloquei muitas expectativas no livro devido a algumas resenhas que tinha lido sobre, o começo me chamou bastante atenção mas ao decorrer da leitura fui perdendo o interesse. MAS, decidir dá uma segunda chance e continuei a leitura, aprendi muito com esse livro e passei a ver certas coisas de outra maneira. Gostei

Luísa Toresan 25/04/2020

Foi uma boa leitura. O autor fornece exercícios para que o leitor decifre os códigos da inteligência, porém os achei muito superficiais, pois são generalizados. Acredito que para decifrar os códigos da inteligência o acompanhamento psicoterapêutico é mais eficaz, por ser mais pessoal.

A crítica que autor faz ao sistema utilizado pelas escolas é muito válida. As escolas não nos preparam para os problemas reais da vida.