O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Maria20040 04/04/2024

Sinceramente eu nunca achei leria um livro clichê de INSETOS, mas é eu li por causo de um bendito trabalho de escola

JJosu 18/02/2024

Foi um dos primeiros livros que li quando criança. A história me prendeu de tal forma que até nos dias atuais me lembro de quase tudo retratado no livro.

Eiden 14/01/2024

É um livro curioso e até interessante, mas por ser infanto juvenil achei um pouco violento. Ainda sim, gostei de como houve o cuidado de se explicar no rodapé sobre cada inseto citado, principalmente se alguma característica desse fosse alterada pra história.

luluu!! 30/12/2023

Razoável
Não sei como comentar sobre esse livro (abandonei umas 10 páginas ai KKKKKKKKK releva). acho que pra minha classificação não é um livro mto legal, mas amo a coleção vagalume e sempre vai ficar no meu coração

Sarah.Santos 25/12/2023

A um tempo atrás me deparei com alguns livros antigos que tenho na estante (alguns exemplares da coleção vagalume) que fizeram parte da infância dos meus pais e acabaram em minhas mãos na adolescência, lembro de ter amado na época pois estava começando a ler...
E esse ano acabei querendo reler e esse já é o terceiro em dois dias rsrsrsrs....é claro que n da pra disser que é o melhor mistério que já li, pois já li muitos outros bem elaborados. Mas pensando em um livro tão antigo e para um público mais novo, é INCRÍVEL...e eu realmente gostei da leitura, é bem curtinho (li em uma sentada) e foi tão nostálgico reler??

gabiblioteca401 07/12/2023

Ótimo
Um ótimo livro para ler com as crianças menores, um mistério gostosinho.
Mas ao mesmo tempo tem muitos nomes difíceis, e apesar de ter as explicações na hora de ler com eles já quebra um pouco o ritmo, imagino que se lerem sozinhos também

Antonio Maluco 29/11/2023

Floresta
O livro conta histórias de vários personagens que são insetos numa floresta brasileira no livro de hoje

emmanuel_arankar 01/11/2023

"O Caso da Borboleta Atíria" de Lúcia Machado de Almeida

"O Caso da Borboleta Atíria" é uma obra que transcende as barreiras do tempo e se mantém como uma das joias da literatura infantojuvenil, continuando a cativar leitores de todas as idades. Escrito pela renomada autora Lúcia Machado de Almeida e publicado na histórica Coleção Vaga-Lume pela Editora Ática, o livro oferece uma narrativa envolvente que combina elementos de mistério, aventura e fantasia com uma profunda exploração do mundo natural.

Esta história única nos leva a um cenário de floresta, onde a vida animal e a natureza desempenham papéis centrais. No coração da narrativa, encontramos Atíria, uma jovem borboleta com asas amarelas e raias pretas. Desde o momento de seu nascimento, Atíria enfrenta desafios devido a um defeito em suas asas, o que a impede de voar como as outras borboletas. Entretanto, a narrativa rapidamente revela que suas limitações físicas não a impedem de se tornar uma personagem corajosa e curiosa, disposta a explorar o mundo à sua volta.

A floresta onde Atíria reside é habitada por uma série de personagens igualmente cativantes. Sua mãe adotiva, Jitiranaboia, um parente da cigarra, cuida dela com carinho e amor maternal, garantindo que Atíria tenha todo o apoio necessário para enfrentar o mundo desafiador ao seu redor. Jitiranaboia é uma figura maternal e protetora, e seu papel na vida de Atíria é fundamental para sua sobrevivência e crescimento.

O Príncipe Grilo, conhecido como o Senhor das Florestas, também é introduzido na história. Grilo é uma figura carismática e importante, cuja vida é marcada por uma tragédia misteriosa: a morte de sua noiva, Helicônia. A morte de Helicônia, a personificação da beleza e da bondade, abala profundamente o coração do príncipe e lança uma sombra de mistério sobre a floresta. O leitor é levado a questionar quem poderia ter motivo para prejudicar alguém tão amado.

A investigação que se desenrola a partir desse ponto é o cerne da trama, e é aqui que Atíria e seus companheiros desempenham papéis essenciais. O Príncipe Grilo, desesperado por descobrir a verdade sobre a morte de Helicônia, recorre à ajuda de Papílio, um detetive do bosque que também é seu amigo de infância. Juntos, eles iniciam uma investigação meticulosa para desvendar os mistérios que cercam o acontecimento trágico.

Atíria, com sua curiosidade inabalável, se envolve profundamente na investigação e se torna uma figura central no desvendamento dos mistérios. Sua determinação e espírito corajoso a levam a enfrentar perigos e desafios imprevisíveis. Um dos momentos memoráveis é o encontro de Atíria com um homem misterioso e suspeito que a persegue, ameaçando sua segurança. A capacidade da borboleta de enfrentar tais obstáculos é um exemplo de coragem e determinação, independentemente de suas limitações físicas.

Além da trama envolvente e da profundidade de seus personagens, "O Caso da Borboleta Atíria" também se destaca por seu aspecto educacional. O livro é enriquecido por notas de rodapé que fornecem informações detalhadas sobre as diferentes espécies de insetos e borboletas mencionadas na história. Essas notas não apenas enriquecem a experiência de leitura, mas também permitem que os leitores ampliem seu conhecimento sobre o mundo da entomologia.

Ao longo da história, os leitores são apresentados a uma variedade de personagens animais, cada um com sua própria personalidade e contribuição para a trama. Desde a majestosa Abelha Rainha até a dupla de borboletas-detetives, todos desempenham papéis cruciais na resolução dos mistérios e no desenrolar da história.

A escrita de Lúcia Machado de Almeida é envolvente e imersiva, criando um mundo imaginativo que se torna palpável para os leitores. Suas descrições vívidas e diálogos perspicazes dão vida aos personagens e à floresta, tornando tudo mais tangível e real. A trama é repleta de reviravoltas emocionantes que mantêm os leitores ansiosos para descobrir como os mistérios serão desvendados e o destino dos personagens será selado.

Além disso, o livro aborda questões universais de coragem, amizade e determinação. Atíria se destaca como um exemplo de como a determinação e a vontade de superar obstáculos podem levar a grandes realizações, independentemente de qualquer limitação física. A amizade entre Atíria e o Príncipe Grilo é um dos pontos centrais da história, demonstrando como o apoio mútuo pode ser um trunfo na resolução de desafios complexos.

"O Caso da Borboleta Atíria" é uma obra que transcende a infância e cativa leitores de todas as idades. É uma história rica em imaginação, aventura e lições de vida que permanecem conosco muito tempo após a leitura. A combinação única de elementos literários e científicos o torna um livro excepcional para aprender e se divertir ao mesmo tempo. Esta obra mágica e educativa merece um lugar especial na estante de todos os amantes da literatura infantojuvenil e na memória de todos os que já embarcaram nesta incrível jornada com Atíria, Grilo e os habitantes da floresta.

vdudszy 29/10/2023

O caso da borboleta atíria
O livro não funcionou para mim, por ser um conto juvenil que humaniza insetos, eu achei a história meio bobinha de se ler.

Rosana.Montenegro 27/10/2023

O Caso da Borboleta Atíria
Leitura infantojuvenil muito gostosa e com muita memória afetiva.
Me lembra quando eu saía para a casa da vó em um bairro afastado (a gente chamava pelo pomposo nome de "chácara") e ficava lendo e me embalando na rede presa em duas árvores.
Faz parte da clássica coleção Vaga-Lume, que nos anos 80 era leitura obrigatória nas escolas.

Rafaella.Gobbi 23/10/2023

A Borboleta Atíria
Li por recomendação da escola e realmente achei bom. Tem um pouco de mistério e também tem um pouco de romance. Amei!

Fernanda1592 14/10/2023

Cheiro de nostalgia
Esse livro foi o que me fez gostar de entrar nesse mundo da leitura, foi o meu primeiro.
Foi tão gostoso poder achar ele para comprar e reler depois de 15 anos. Foi a influência para vários outros livros que amo tanto hoje em dia.

A história é muito boa e divertida, e confesso que leria mais umas 1000 vezes ??

julovebooks 27/07/2023

Um clássico
Minha mãe sempre me falou da série vagalume que ela leu quando mais nova
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, não é um livro que somente crianças se interessariam, claro que a júlia de 9 anos teria gostado bem mais do que agora
Mas eu gostei bastante da leitura, livro curto que se lê em no máximo 2 dias, muito bom

Albert Lucas 21/07/2023

A releitura não funcionou
O pequeno Albert amava esse livro e eu não via a hora de reencontrar esse livro novamente e tê-lo em minhas mãos.
Finalmente consegui e ao ler novamente, constatei que cresci kkk

O livro não funcionou mais para mim e eu entendo que não sou mais o público alvo, e como foi muito marcante eu já sabia qual era o culpado e não foi a mesma sensação.

Pelo valor emocional e nostálgico que ele tem sobre mim e como li na edição de 85, dou 3 estrelas para esse livro.

Wanderreis 03/06/2023

Ano da publicação original

1951

Helicônia sempre foi estimada por todos e não tinha inimigos de espécie alguma. Então, quem matou a noiva do Príncipe Grilo, o Senhor das Florestas?