O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Clio0 16/12/2022

Esse foi o meu primeiro livro de mistério e é um que eu recomendo até hoje.

A história, uma mistura de fábula com conto detetivesco, traz as aventuras de Atíria e do Princípe Grilo para desvendar o assassinato de dois outros insetos. A autora dá então uma aula de biologia e ecologia bem acessível para crianças, com direito a visitas a colmeias e explicações sobre casulos.

A questão da inclusão também é abordada de uma forma que está tendo que ser ensinada atualmente: Atíria nasceu com uma pequena deformação nas asas que a impede de voar alto ou rápido, porém ela é um membro ativo da investigação; algumas situações evidenciam suas dificuldades, mas nunca incapacidade.

Há um pouco de romance, muita aventura, algumas situações de perigo e pistas para a resolução. É ótimo.
katerpillar 20/12/2022minha estante
Amooo, um dos primeiros livros que li na vida ??

Cinara... 09/04/2022

Agatha Christie de insetos.
"Num bosque cheio de passarinhos e flores, aparecera certa vez uma pequenina e silenciosa crisálida, colada ao tronco de uma árvore."

Ahh!!! Coleção vagalume é nostalgia de um tempo que nunca, nunquinha volta mais. Amei retornar, a edição está linda!Terminei o livro suspirando...

Jumpin J. Flash 24/08/2009

Gostei
Como deve ter acontecido com todos, li esse livro quando era criança e o achei muito bom. A coleção Vaga-Lume era muito boa, dava visibilidade a escritores nacionais e contava com alguns títulos memoráveis, como esse da borboleta Atíria, um outro chamado Coração de Onça e também O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey, que é mais famoso por sua obra Memórias de um Gigolô.
Lucia Sousa 20/07/2010minha estante
Realmente,acho que quase todos com mais de trinta já leram essa série Vaga-Lume.Você lembra de ter lido "Um Cadáver Ouve Rádio"e "O Escaravelho do Diabo"?Muito legal!

Pedro H. 16/05/2012minha estante
Eu o li também quando era pequeno e me encantei com a linguagem fácil e a "coruja" má da história.

Marcos 01/10/2012minha estante
Sempre lia o que a escola recomendava, mas foi com o Caso da borboleta Atíria que meu mundo se transformou em puro encanto literario.

Agda 03/09/2013minha estante
Muito bom esse livro, li quando era criança e até hoje aos 23 anos lembro da história. Aos que ainda não leram, eu recomendo, sou fã da Borboleta Atíria *-*

Luana Juliene 12/12/2020minha estante
Concordo as escolas públicas poderiam usar

Rosana.Montenegro 27/10/2023

O Caso da Borboleta Atíria
Leitura infantojuvenil muito gostosa e com muita memória afetiva.
Me lembra quando eu saía para a casa da vó em um bairro afastado (a gente chamava pelo pomposo nome de "chácara") e ficava lendo e me embalando na rede presa em duas árvores.
Faz parte da clássica coleção Vaga-Lume, que nos anos 80 era leitura obrigatória nas escolas.

Terra 10/08/2021minha estante
É um livro muito fofo ?

Terra 10/08/2021minha estante
Eu amo

MilaMagalhães 11/06/2021

Gostei
Livro de infância! Para mim um dos melhores que li da coleção vagalume.
A história tem um mistériozinho bem bacana.

Rafa 18/08/2020

Leitura da minha infância
Gostei muito quando lí, ótima leitura para infância/adolescência.

Josy de Paulo 30/06/2020

Sempre odiei ler, mas em 2002 minha professora da 5° série fez a gente ler esse livro e adorei.
Ficou bem grudado na minha memória.

Ana Ju 16/01/2023

Um bom mistério
Este livro é muito aconchegante. A história, por mais que tenha um tom de mistério e suspense, é leve, alegre e bastante agradável. Nela há vários personagens, porém são todos marcantes, engraçados, carismáticos.
O universo é encantador. Bem desenvolvido e deveras criativo: Borboletês, docinhos de favo de mel, jornal dos insetos são um pouquinho das coisas que amei!
O plot twist é muito elaborado e coerente. Eu me surpreendi demais. Parece uma narração do Sherlock Holmes, sendo Papílio o próprio em versão borboleta kkakk??
Diria que o ponto negativo do livro é o fato de haver algumas cenas desnecessárias, elas não acrescentam em nada a narrativa, entretanto, são interessantes para atrair a desconfiança em diferentes suspeitos e pistas.
Por fim, recomendo o livro a todos. Prepare-se para uma grande aventura com curiosos assassinatos, ação, diversos insetos, dúvidas e até mesmo romance.

Tatá 02/08/2021

"O melhor seria ir voando, voando ate que Deus lhe ouvisse as preces e lhe pusesse no caminho em que pudesse guiá-la."

"Amigo Papílio, tornou a Rainha. Não veja nisso nada mais do que uma pequena manifestação da grandeza d'Aquele que criou todas as coisas. Quanto a nós, apenas seguimos o instinto que a natureza nos deu."

Jacare 09/01/2022

Para ler, reler e nunca esquecer! (rimou!)
Li por indicação da minha mãe, e me apaixonei!

É um daqueles livros que todo leitor brasileiro deveria ler.

Eu fui meio burrinha e não consegui solucionar o mistério, mas me diverti muito tentando.

Foi tão bom que nem sei mais o que comentar, só sei que nunca mais verei os insetos da mesma maneira.

(E Príncipe Grilo, que partidão HEINNNN)

Evelize Volpi 02/02/2022

Um dos Grandes Clássicos da Coleção Vagalume.
Uma delícia de leitura.
Amo esse livro.
Coleção Vagalume é pra todas as idades.

Claudia 15/06/2012

Descobri que tinha prazer na leitura com este livro quando tinha 10 anos de idade.
É uma historia deliciosa com suspense, mistério e romance no mundo dos insetos.
Foi o meu primeiro livro e recebe a classificação como um dos meus favoritos sem sombra de duvidas.
Priscila Melo 06/09/2012minha estante
Este também foi meu primeiro livro. Fui meio que obrigada a ler na escola, mas isso mudou minha vida, porque a partir deste livro nunca mais parei de ler. Concordo plenamente com seu ponto de vista.

Marcos 01/10/2012minha estante

MindFields 17/11/2013minha estante
Eu descobri esse livro na biblioteca da escola, quando eu estudava no ensino fundamental. Se não me engano, foi na quarta série.

Quando eu li o mesmo, simplesmente fiquei apaixonado pela história, e acabei descobrindo o quanto a literatura era mágica. Até hoje não esqueço da história e de quanto ela mexeu comigo.

Cintia 27/08/2016

Atíria
Atiria é uma borboleta órfã criada por uma Jitiranabóia. Por causa de um defeito em suas asinhas, ela não pode voar longas distâncias - e todos os insetos colaboram para ajudá-la em suas revoadas pela mata. Só que de repente surge um perigo para o mundo das borboletas: um ser misterioso - uma mariposa? uma coruja? - começa a matar algumas delas. Quando Atíria conhece o Príncipe Grilo, sua vida também passa a correr perigo. E corajosamente a borboletinha vai enfrentar os inimigos (e passar pela tal câmara de tortura, e enfrentar o Esqueleto-vivo) até desvendar todo o mistério.

Catarine Heiter 29/08/2021

Um dos primeiros livros que li quando criança, já relido por várias e várias vezes. Retornei à leitura desta história cativante neste ano e, mesmo se tratando de uma obra infantil, não me canso de admirar os detalhes deste cenário! Fui, sou e continuarei sendo cativada por cada personagem e, especialmente, pela doce Atíria! Além disso, é uma obra onde é possível conhecer bastante sobre insetos (recomendo uma busca ao google a cada nome científico apresentado, como forma de enriquecer a experiência de leitura) e se entreter com um mistério que assombra o bosque. Aquele tipo de leitura que a gente nem vê o tempo passar!