Antônio e Cleópatra

Resenhas - Antônio e Cleópatra

1 | 2 | 3 | 4

Victoria361 21/04/2023

Famosos e eternizados
Contexto: Antônio, líder romano e Cleópatra, rainha do Egito, lidam com as tramas juntos. Até que após a morte da esposa de Antônio, ele retorna à Roma para o enterro de sua esposa. Nisso, ele pensa em ficar de vez como a Cleópatra, mas Otávio Cesar, que é mencionado apenas como Cesar, não concorda que o militar fique com a deusa do Egito, e oferece sua irma Otávia para casar com ele. Antônio aceita e os criados e o povo concordam que esse é um bom acordo para não ter guerra, entretanto, Cleópatra não gosta da ideia e Antônio desiste de casar com Otávia, provocando a ira de Cesar.

Minha opinião: A leitura mais fácil e trazerosa de todas. Acredito que o fato de eu não ter lido 'Júlio Cesar' me deixou um pouco perdida iniciamente, e o fato de ter muitos personagens e criados diferentes me deixou muito confusa, mas é muito fácil entender a trama e o jogo político ocorrendo. Antônio todo romântico e a Cleópatra poderosa e mais 'bruta', fez todaa trama se tornar o que é hoje, uma história eternizada na literatura inglesa. Eu amei demais a construção da narrativa criada pelo Shakespeare e a construção teatral com as tragédias é surreal de boa. Parece que eu estou em uma peça de teatro e a Cleopátra entra na cena para humilar os criados kkk. O final, bom. o suicído do Antônio e em seguida da Cleópatra é digno de Shakespeare, é tão teatral. Eu adorei! Otávio César em sua ultima fala foi perfeito "[...] Ela será enterrada com Antônio. / Não há tumba no mundo que contenha/ Par tão famoso. [...]" (pág. 168).

Minha frase favorita: " ANTÔNIO: Pois amanhã/ Eu luto em terra e mar. Ou eu vivo/ Ou lavo minha honra que hoje morre/ No sangue que a revive. Vai lutar? (Antônio e Cleópatra, pág 117).

Marcos606 23/03/2023

O enredo é baseado na tradução inglesa de Thomas North de 1579 das Vidas de Plutarco e segue a relação entre Cleópatra e Marco Antônio desde a revolta siciliana até o suicídio de Cleópatra durante a Guerra Final da República Romana. O principal antagonista é Otávio César, um dos companheiros triúnviros de Antônio no Segundo Triunvirato e o primeiro imperador do Império Romano. A tragédia se passa principalmente na República Romana e no Egito ptolomaico e é caracterizada por rápidas mudanças na localização geográfica e no registro linguístico, uma vez que alterna entre a sensual e imaginativa Alexandria e uma Roma mais pragmática e austera.

MCRA 16/01/2023

Ótima peça.
Produzida em 1607, em uma fase bastante madura de Shakespeare, e dividida em cinco atos e 3500 versos, essa tragédia, que tem como tema a relação entre Marco Antônio e Cleópatra, mescla intrigas políticas com uma fervorosa história de amor.
O Império Romano viveu o Segundo Triunvirato entre 43 a.C. e 32 a.C., sob o comando de uma aliança política entre Marco Antônio, Otávio e Lépido. Este Triunvirato foi criado em um momento crise do Império, após o assassinato de Júlio César. Porém, essa fase também ficou marcada pela paixão entre o general romano e a rainha egípicia.
A peça passa por várias fases, desde o retorno de Marco Antônio à Roma, que está prestes a ser invadida; os primeiros atritos com Otávio César; o casamento imposto entre Otávia e o general; o retorno para os braços da imponente e amada rainha; até o suicídio dos amantes. Com jogos entre política e paixão e diálogos bastante intensos, Marco Antônio e Cleópatra formam, na minha opinião, o casal mais intenso da obra Shakespereana.
Apenas uma observação: Júlio César, que já esteve por aqui, antecede os acontecimentos de Antônio e Cleópatra, e acredito que uma leitura das duas peças na sequência seria bem interessante.

Rhuan34 15/01/2023

Tragédia baseada na história.
Trata-se de um Romeu e Julieta muito mais adulto e com uma complexidade maior do que brigas de família. Ótima leitura. Faz-no refletir o perigo que a paixão traz consigo.

D'ow 06/12/2022

Chorei em posição fetal
Game Of Thrones do teatro, é isso!
Política, casamento arranjado para fazer aliança com outro reino, traição, morte, romance, reviravolta, guerra, morte, morte, sangue, muita treta... Kkkkk

A magia dessa obra não é só a trama principal, que aliás é meio que uma história de amor impossível, ala Romeu e Julieta, o que me chama mais a atenção é como tudo é contado. O jeito que Shakespeare escreve é perfeito, é genial. É uma aula sobre psicologia, filosofia e poesia.

São 5 atos (se não me engano), poucas páginas, se eu tentar explicar melhor vai ser um resumo do que aconteceu com spoilers e tal e sou péssimo com resenhas. Kkkkkkkk Só recomendo que leia, é uma vibe muito boa (apesar de ser um drama), um livro elegante...

Uma dica de como ler um livro em forma de peça de teatro: elas são contatadas pelos diálogos e perspectivas dos personagens; não tem discrição de cenas, tem apenas uma explicação de quem vai participar da treta, exemplo "EM UMA SALA ENTRA ANTÔNIO E CLEÓPATRA", a partir daí ela fala, ele fala e a cena vai se formando.
Quando comecei ler Shakespeare fiquei meio perdido, as vezes não entendia muito bem a passagem de tempo (por exemplo), mas a imaginação de leitor logo resolveu isso, a gente sabe deduzir certas coisas; se em uma cena a moça é virgem e está brincando de boneca e na próxima cena ela aparece com 4 filhos para criar e vivendo de bolsa família, é óbvio que se passou uns anos. Kkkkkk
Uma coisa que eu fazia e me atrapalhava um pouco, era pular o nome do personagem, os diálogos se misturavam e eu não entendia nada. As vezes acho meio cansativo ler os nomes o tempo todo, mas é essencial, ajuda 100%.
Outra dica é marcar as palavras que a gente não conhece, pelo menos eu não conheço algumas palavras que ele usa (burro é a vovozinha kkkkk), aprendi a terminar a frase mesmo não conhecendo alguma expressão e tal, no final, pelo contexto, a gente entende o que a palavra quer dizer; mas é sempre bom marcar e pesquisar depois.

NOTA: 9,5

FRASE HORRORSHOW: " O tempo faz o medo virar ódio"

Jessica891 06/12/2022

Sigo concluindo mais uma obra de Shakespeare. Dessa vez o amor cheio de reviravoltas entre a Rainha do Egito e Marco Antônio. Apesar de ter tido um pouco de dificuldade para entender os diálogos, consegui absorver um pouco do que se passava na história. Recomendo.

elainegomes 25/09/2022

Uma peça histórica recheada de intrigas, políticas, traições, culpas, paixões e muita tragédia. Confesso que terminei o livro morrendo de vontade de ler mais sobre essa mulher encantadora Cleópatra

Júlia Souto 02/06/2022

Não sei muito o q achei kkkk,
Fiquei perdida em uns momentos, a confusão de sentimentos de ambos os personagens, mas fica notório o amor dos dois um pelo outro quando eles estão preste a se perderem.

Leonardo 05/05/2022

Um romance trágico
Apesar de sentir um pouco deslocado em relação à passagem de tempo, foi uma história envolvente e comovente. Os personagens da história fizeram jus as personalidades das figuras históricas de Cleópatra, Marco Antônio e Otávio Cesar.
Embora esse três personagens estavam unidos por um objetivo comum, o texto mostra que o amor (as vezes) pode cegar as pessoas.

Tiago Fachiano 15/03/2022

Tragédia classica
Mais um livro clássico do gênio Shakespeare! Impressionante a forma que ele consegue transmitir emoções nós diálogos e mostrar o quanto nossos conflitos internos estão sempre a flor da pele. Não morra antes ler livros do Shakespeare!

Sarah.Almeida 09/02/2022

Aah eu poderia viver dentro dos dramas de Cleópatra e Antônio.
Que casal, que peça, ques palavras.
Estou completamente apaixonada, Shakespeare não erra nunca ???

Vanessa 07/01/2022

história antiga, drama, fofoca...
muito legal acessar questões humanas, existenciais escritas em 1600 e tantos, e perceber que facilmente poderiam acontecer nos dias de hoje. fica mais legal ainda porque as personagens são figuras históricas reais, instigantes e poderosas - na peça elas ganham alma, contornos e vulnerabilidades

1 | 2 | 3 | 4