A Abertura para o Mundo: 1889-1930

A Abertura para o Mundo: 1889-1930 Lilia Moritz Schwarcz...

Resenhas - A Abertura para o Mundo: 1889-1930

Volnei 12/01/2016

A Abertura para o Mundo: 1889-1930 v 3
O presente volume aborda um momento de características bem significativas para nossa história ; a virada do século XIX para o seculo XX traz consigo o fim da escravidão em 1888 e a deposição de D. Pedro II e a proclamação da republica em 1889. São momentos repletos de pensamentos utópicos e projeções para um novo regime que se inicia sem precedentes em nossa história.Inicia-se assim a história da Republica Brasileira.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Gustavo.Henrique 27/01/2023

Mais um volume da coleção coordenada por Lilia M. Scharwcz e que assim como os primeiros volumes contém textos de altíssima qualidade, a forma como o livro se divide em 5 temáticas principais nos traz um panorama muito maior sobre os períodos históricos, preenche lacunas e suscita novas perguntas. No entanto, um adendo para um termo que deveria ter sido atualizado nas novas tiragens, onde o autor usa o termo homossexualismo, ao invés de homossexualidade. Historiadores tão competente como os que escreveram esses textos, não podem deixar um termo tão caro as comunidades LGBT+ passar assim tão fácil, no mais, o material é de altíssima qualidade.

marcelinho 12/02/2024

Terceiro volume da coleção História do Brasil Nação. Esse volume observa o recorte temporal após o fim da escravidão estrutural brasileira (1889) até a crise da primeira república, revoltas e Getúlio Vargas ao poder (1930).

Nesse volume, os intelectuais Lilia Schwarz, Hebe Mattos, Francisco Doratioto, Gustavo Franco, Luiz Aranha e Elias Thomé Saliba, analisaram a população e sociedade, a política, os olhos do mundo para o Brasil, o processo econômico e a cultura.

Pense numa coleção maravilhosa, tanto para acadêmicos quanto para qualquer um que queria saber mais dos processos históricos (e as interpretações) que o Brasil passou.