O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Nazha 28/02/2024

Um romance com mix de suspense
Acho que não sei descrever em palavras o quão prazeroso foi ler esse livro.
A autora escreve de um modo tão cativante que é impossível não se sentir tentada a devorar o livro de uma só vez.
Gosto muito do relance entre as narrativas do passado e do presente, e as cartas também dão um ?q? q mais na história.
Em resumo, é um romance com mix de suspense, que não deixa de pontuar fatos e preconceitos da década de 80.

A protagonista, na minha opinião, Rose Connolly, representa todo o preconceito sofrido por mulheres pobres e imigrantes, mas que chocou pelo seu orgulho e perseverança. Durante a história me perguntei quão pesado seria o fardo de carregar tanto nas costas, com 17 anos.

O plot twist do suspense também é super inesperado, e só se revela nas últimas páginas, quando você já foi capaz de acusar pelo menos uma dúzia dos personagens.

-?Com asas. Com asas de um pássaro gigantesco.?

Pam_antasy 15/02/2024

O jardim daqueles que importam
Nesse livro temos dois tempos, o passado (1830/1880) e o presente, o foco maior corresponde aos eventos do passado. Começamos a narrativa com a protagonista Julia, que recém divorciada, compra uma casa velha e além da reforma decide limpar o jardim para começar a plantar, ao tentar retirar uma pedra, inconformada com o rumo que sua vida segue Julia acaba cavando demais e descobrindo uma ossada em seu jardim. Logo os especialistas descobrem que a ossada descoberta pertence a uma mulher com menos de 35 anos e que possivelmente foi enterrada ali por volta de 1830 (antes da casa ser construída), nossa personagem acaba assim ficando um pouco perturbada com a mulher e começa a sentir uma conexão com ela, considerando inclusive a hipótese de homicídio (como os órgãos e outras partes do corpo estavam deterioradas, não foi possível confirmar). Julia começa a investigar a antiga proprietária da casa até que o primo dela (da antiga dona da propriedade), Henry entra em contato, comentando sobre caixas com documentos históricos que talvez podem ajudá-los a descobrir a quem a ossada pertencia. Enquanto Julia e Henry vão descobrindo os mistérios acerca do Estripador de West End e a possível identidade da mulher encontrada em seu jardim. Somos apresentados a dois importantes personagens em 1830, a jovem Rose que está enfrentando dificuldades ao lado de sua irmã, a qual se encontra grávida, doente em sua cama da enfermaria do hospital de caridade e Norris, um jovem filho de um fazendeiro que se encontra em seu primeiro ano de medicina, o caminho dos dois acaba se enlaçando e ambos acabam envolvidos nos assassinatos do Estripador de West End.
Bom, eu comecei lendo o livro porque acreditei que seria focado no mistério, no thriller e nos assassinatos. Mas eu estava enganada, o livro remete sim a seu título, porém de forma diferente ao que imaginamos. Sempre que eu avalio uma estória, eu penso “qual é o propósito dela?”. Se eu avaliar esse livro em si como uma estória de suspense, eu vou me frustrar bastante. Mas se eu perceber que não é isso que a autora quis trazer, que o suspense é apenas o contexto por trás, porém não a estória principal, eu irei aproveitar melhor o livro e foi esse caminho que eu optei por seguir.
Mas é inegável que a estória é construída de forma lenta, temos diversos personagens na trama, o que prejudica o mistério (porém eu optei por não fazer como o elemento principal enquanto lia). O final tem muita informação acumulada do desfecho dos assassinatos (tem algumas pistas ao longo da trama, mas no final tudo é meio jogado. Então se passou algum detalhe despercebido, vai ser meio confuso nessa hora), confesso que não pensei muito no assassino, em desvendá-lo, consegui me conectar com a estória de Norris, Rose e seus desafios, mas deu para aceitar a reviravolta do assassino quando foi revelado.
Não sei o quão memorável o livro será nos próximos meses para mim, mas consegui me apegar aos personagens num todo (gostaria que fosse maior, inclusive). Traz personagens que tomam suas escolhas pautando-se no bem e mal, pobreza e riqueza, amor e egoísmo. Temos a medicina como um dos elementos chave do livro com descrições e detalhes da época e o estereótipo representado naqueles dias.
No mais, senti que era um livro que eu queria algo diferente, mas encontrei o que precisava. então recomendo o livro para quem não vá com a ideia de que vai ser um livro com um suspense arrebatador ou instigante que a cada momento vai fazer você querer descobrir o assassino, se tiver estomago fraco também não recomendo, existem detalhes explícitos justamente por ter foco na medicina da época. Só vá sem expectativa e aproveite, o final pode acabar te arrancando suspiros ou em alguns casos lágrimas.

Ná! 17/01/2024

Não inicie a leitura desse livro a noite.
Esse livro ACABOU com minha rotina de sono! 2 dias seguidos indo dormir as 5 da manhã.
Ele é muito bem escrito e completamente viciante.

Ally Vasconcelos 15/12/2023

Tinha tudo para ser, mas?
O livro possui uma premissa muito boa, intrigante nas primeiras páginas, no entanto senti que faltou algo, você imagina mil coisas e descobre que o plot do livro é xoxo e o final é ruim.

Gabes_Ricci 12/12/2023

Esqueci de resenhar, então vou com o que me lembro ?
Lembro-me 100% da história? Não! Do que senti lendo? Não! Vou resenhar mesmo assim? Sim!

A história não pareceu muito meu estilo a princípio, mas sinceramente amei tanto o desenrolar do mistério quanto acompanhar o cotidiano das duas histórias, fiquei louca com esse livro (bom sentido).
O grotesco não foi nada jogado - na minha opinião - muito bem posto para casar com a narrativa de eventos. Amei o romance, o mistério, a complexidade de relacionamento - não gostei do plot, os personagens mereciam um final feliz (que todos sabíamos que não existiria, infelizmente).
O que me lembro mais claramente durante a leitura foi a ânsia de ler ambas as narrativas simultaneamente (quando cortava eu reclamava, dae me deixava levar, dae cortava e eu reclamava, e o loop continuou).

Sério, esse livro foi muito gostoso de ler, com certeza vou ler mais do autor.

Carolina 18/11/2023

Comecei a lê-lo no haloween, pois achei q seria um livro de terror, macabro...
De certa forma é, quando os anatômicas estão estudando os corpos, mas ele é muito mais
É um livro de amor, de vidas, de você aproveitar o hoje, não abandonar os seus, aprender com seus erros...enfim, é um livro relativamente grande (para mim) mas que cada palavra é essencial!
Um dos melhores livros do ano e da vida.

@-Lay 16/10/2023

O jardim de ossos
"Os três homens reunidos naquela varanda estavam ali para chorar a morte de um jovem, e as palavras não eram facilmente pronunciadas por nenhum deles. Em silêncio olharam uns para os outros, os dois que viram Norris crescer e aquele que deveria ter visto."

Foi uma leitura extremamente cansativa pra mim, não me prendeu, não suspeita da pessoa que era o Estripador, mas achei bem xoxo o motivo.

Nina2 03/10/2023

Historia fascinante
Incrível como todo livro da Tess me envolve, amo o jeito que flui a história, a construção do enredo, o modo de escrita, tudo me faz amar seus livros. E esse não podia ser diferente, é o primeiro livro dela fora da saga da Rizzolie Isles, e me arrependo profundamente de não ter tirado esse livro da estante antes para ler, simplesmente o melhor que li até agora, simplesmente se tornou meu favorito sem duvidas, tirando o posto de O Pecador. A história é tao envolvente, que quando percebe, passou horas lendo. Fala sobre um estripador de West end, mas nao apenas isso, aborda tantas outras coisas que a história passa por muitas reviraoltas no final. A história se passa em flashs do passado em 1880 com nossos protagonistas Rose e Norris e o presente com a Julia e seu companheiro de investigação, Henry e futuramente, Tom. No fim do livro me peguei não pensando em descobrir de fato quem era o assassino, me vi apegada aos personagens também, a história de cada um, o envolvimento dos protagonistas. E de fato no final por mais que seja trágico nos da um final que aquece o peito.

Karina Fraga 02/10/2023

Arrebatador
Tess Gerritsen nunca me decepciona. Este livro nos apresenta a crueza visceral não apenas dos crimes cometidos, mas também da medicina do século XIX.

Não bastasse, Tess nos brinda com um misto de suspense, amor, drama, tendo como pano de fundo diversas críticas sociais.

Não há como não se envolver com a história apresentada no passado.

Como ponto negativo, a parte da narrativa que se passa no presente é um pouco arrastada e os personagens não são tão cativantes. Mas isso não tira o brilho do livro.

O desfecho é comovente e emocionante!

Chris 01/10/2023

O melhor livro que eu li este ano, e um dos melhores livros que eu já li na vida. Um suspense policial que flerta com romance, poesia e ciência. Uma leitura fluida, dinâmica e intrigante. Estou sem palavras para descrever a magnificência deste livro.

Jéssica | @jehbreda 19/09/2023

Um suspense que mistura passado e presente
Uma leitura que vai além da investigação e nos conta sobre os primórdios da medicina? e como se sabia muito pouco sobre ela, a necessidade de corpos para os primeiros avanços do conhecimento anatômico e transmissão de doenças e sim?

Tudo começa com um cadáver no jardim, uma mulher só e recém divorciada, um senhor apaixonado por história e? um romance repleto de intrigas familiares e assassinatos.

Juci 02/09/2023

Mais um livro da Tess que adorei? leitura fácil e envolvente. O início da leitura já começou intrigante. E o desenrolar da história foi de tirar o fôlego. ??Recomendo!!