As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov




Resenhas - As Cavernas de Aço


558 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


calebsrodrigues 08/04/2024

Muito além de um Sci-fi Policial
Com personagens cativantes, esse livro do Asimov, primeiro da série dos robôs, me pegou demais. Em cada capítulo, dá para perceber a preocupação do autor em detalhar esse mundo futurístico e seus elementos. De longe, a relação entre Baley e Daneel, homem e robô, é a melhor parte da narrativa. Ansioso pelos próximos. Asimov é visionário!
comentários(0)comente



Hugo9527 07/04/2024

Livro excelente, conseguiu misturar ficção científica, caso policial e várias reflexões sobre tecnologia, modernidade e a vida humana
comentários(0)comente



Bcvc 05/04/2024

Cavernas de aço
Um livro bom, mas não o melhor que já li do Asimov. Pretendo ler as continuações porque me disseram que são importantes para entender melhor a Fundação.
comentários(0)comente



Andre.Luiz 05/04/2024

As Cavernas de Aço
"As Cavernas de Aço" é um clássico da ficção científica escrito por Isaac Asimov que mergulha os leitores em um mundo futurista intrigante e repleto de mistérios. Ambientado em um futuro distante, onde a Terra é superpovoada e dominada por máquinas, o romance nos apresenta ao detetive Elijah Baley, que é incumbido de resolver um homicídio em circunstâncias extremamente incomuns: um robô é o principal suspeito.

O que torna "As Cavernas de Aço" tão cativante é a forma como Asimov explora não apenas os aspectos tecnológicos do futuro imaginado, mas também os impactos sociais e psicológicos dessas mudanças. O contraste entre a mentalidade humana e a lógica fria dos robôs é uma fonte constante de conflito e reflexão ao longo do livro.

A relação entre Elijah Baley e o robô R. Daneel Olivaw é o cerne da história, proporcionando não apenas uma dinâmica interessante entre os personagens, mas também explorando questões mais amplas sobre a natureza da humanidade e a coexistência com a inteligência artificial. À medida que a investigação avança, somos levados por uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes e revelações impactantes.

A escrita de Asimov é ágil e envolvente, mantendo o leitor ansioso para descobrir o desfecho do mistério. Sua habilidade em criar um mundo rico em detalhes e complexidade é verdadeiramente impressionante, e sua visão do futuro continua relevante e instigante mesmo décadas após a publicação original do livro.

No entanto, alguns leitores podem achar o ritmo mais lento em certos momentos, especialmente aqueles mais acostumados com a ação desenfreada típica de alguns subgêneros da ficção científica contemporânea.

Em suma, "As Cavernas de Aço" é uma obra-prima da ficção científica que combina uma trama envolvente com questionamentos filosóficos profundos. Com sua narrativa cativante e sua exploração perspicaz de temas atemporais, o livro continua a ser uma leitura obrigatória para qualquer fã do gênero.

site: https://cavernaminha.wordpress.com
comentários(0)comente



_bexz__ 29/03/2024

Os seres humanos mostrando o que os diferem de máquinas
Os primeiros quatro capítulos foram difíceis de ler, a escrita é diferente do que eu esperava encontrar, achei clichê e nada natural. Consequentemente, demorei um pouco para pegar o ritmo de leitura e adequar-me à escrita, mas após isso, tive uma experiência muito positiva.

Apesar de algumas ressalvas que tenho com o personagem principal, Elijah Baley, não tenho nenhuma outra reclamação sobre qualquer personagem. R. Daneel Olivaw é de longe o meu personagem favorito do livro e, mesmo sendo um robô, conseguiu fazer-me criar simpatia e empatia por ele. O que é irônico, visto que ele é incapaz de realçar emoções fisicamente e de ajustar o tom de voz como um ser humano faria, mas consegue divertir e proporcionar ótimas cenas.

Em suma, eu teria gostado mais do livro se o início tivesse sido diferente, mas estou satisfeita com o rumo que a história tomou e com a revelação de quem era o assassino e da maneira como chegaram a ela. Estou curiosa para saber como serão os próximos enredos dos livros e as escritas deles, já comecei a ler o segundo livro e estou ansiosa para saber o que vou achar.
comentários(0)comente



Babizita 27/03/2024

Intrigante
Gostei do livro e fiquei impressionada com o fato de ficar intrigada até o último capítulo. Apesar de ter pensando no plot antes, acabei me surpreendendo pq no meio do caminho fui levada a acreditar que o plot realmente seria outro. Foi uma leitura divertida.
comentários(0)comente



Marianna160 22/03/2024

Leitura envolvente
Gostaria que a complexidade das relações dos medievalistas com os siderais fosse mais explorada. Às vezes a narrativa contrói a tensão de uma violência ou ação que é interrompida por alguns diálogos que são importantes, mas em pelo menos 3 cenas eu esperava que algo mais chocante fosse acontecer. Li e amei Eu robô, onde Azimov explora os diversos dilemas envolvendo as 3 leis da robótica, mas aqui o quebra-cabeça mental gira mais em torno de uma conspiração que (a salvo de spoilers) não me surpreendeu muito, e não gera repercussões tão grandes como prometido no início da narrativa.
Ainda acho que a leitura vale muito a pena. Jezebel Baley tem um potencial enorme como personagem que eu gostaria que tivesse sido mais explorado (espero que seja na sequência da trilogia, ainda não li).
comentários(0)comente



Danii 21/03/2024

Um bom livro
No início achei um pouco enrolado e foi dificil engatar nele. As reviravoltas na história foram muito boas porém creio que demoraram um pouco para acontecer. Acredito que serviu mais como uma introdução aos próximos livros. Não é o melhor do isaac, porém ele sempre surpreende com sua criatividade e suas ideias bem a frente do seu tempo. O final até que me deixou ansiosa para os próximos livros dessa saga.
comentários(0)comente



MiriA.Lopes 12/03/2024

Gostei muito do livro
Gostei muito do livro, a leitura foi fluida e quando comecei a ler não queria mais parar.
Recomendo muito.
Foi o primeiro livro que eu li de investigação e gostei demais da experiência.
comentários(0)comente



Makomon 06/03/2024

A União Improvável de um Homem e um Robô
As Cavernas de Aço é a primeira edição que compõe uma série de livros de ficção científica/policial chamada "Série dos Robôs".
Com quatro livros de historias conectadas, Asimov novamente nos trás uma história sobre humanos e robôs; O que começou como um desafio de seu chefe, acabou se tornando uma das séries mais aclamadas de sua carreira, como fala o próprio autor no prefácio desta versão da editora Aleph.

E por falar da editora, esse aqui é mais um trabalho fantástico da Aleph. Uma capa ilustrada linda e um papel muito gostoso de tocar. A Aleph elevou muito meu gosto e é dificil consumir livros abaixo da sua qualidade.
Amo demais esta editora. Recomendo demais a leitura pelo material deles.

Enfim, achei a leitura bastante agradável. Fiquei surpreso como o Asimov escreve de uma forma tão simples mas tão impactante - diferente da forma mais rebuscada e cientificamente romantizada de Arthur C. Clarke, por exemplo (que amo, porém é uma leitura um pouco cansativa).

A obra possui alguns momentos de tensão e mistério muito legais que te fazem querer saber o que vai acontecer na próxima página. Ele também trabalha o único robô, R. Daneel, de uma forma muito interessante. Tomei carinho pelo personagem. Além de ter uma conclusão satisfatória e que te deixa com um gostinho de 'quero mais' na boca.

Se este é o seu primeiro contato com Asimov ou ficção científica, está muito bem servido.

Mal posso esperar para ler o resto desta série!!!
comentários(0)comente



Tatið 23/02/2024

Asimov é mestre em mostrar a perturbação dos humanos frente ao desconhecido. E como são babacas esses humanos.
comentários(0)comente



Titi 17/02/2024

Po muito bom, tudo tem um porquê as conexões no final são maravilhosas. A dupla principal é gostosinha dms, fui gostando cada vez mais do daneel e do elijah muito fofinhos juntos. Elijah provou seu valor no final e até as burrices dele serviram de algo. O livro corre bem do inicio ao fim, a leitura é gostosa e intrigante. A explicação sobre o mundo é feita de maneira despretensiosa no meio de diálogos/acontecimentos e deixa tudo mais fluído. Enfim muy bueno gostei dms.
comentários(0)comente



Lucão 06/02/2024

Um quarto
Que livro bom. Agora que já passei por fundação fica muito mais gostoso de ler qualquer obra de ficção de Assimov.
Gostei como somos feitos a pensar em várias coisas e pessoas durante o decorrer da história, e chega no final é algo tão banal e bobo que te pega de surpresa de uma forma muito engraçada.
Me diverti muito lendo este livro e espero ler as ficções de Assimov por completo.
comentários(0)comente



@ruthlunang 02/02/2024

Num planeta Terra superpopuloso, os humanos vivem amontoados em Cidades descritas como cavernas porque o acesso ao ar livre se tornou uma coisa impensável. Pra piorar a situação, os robôs estão cada vez mais tomando os empregos das pessoas e relegando elas a condição de miséria, o que faz a grande maioria dos terráqueos odiarem os robôs. Mas nem tudo é o que parece. Depois do assassinato de um Sideral importante (humanos que nasceram em outros planetas mas voltaram pra Terra e vivem ao ar livre), um detetive humano e um robô precisam descobrir o assassino.

Esse livro foi bom demaaais! A investigação é o corpo da história, mas o pano de fundo das condições humanas no futuro, onde a comida virou um privilégio por conta da insustentabilidade de uma população grande demais é a alma! Tudo gira em torno disso.

Lije e Daneel formaram uma dupla incrível e tô ansiosa pra ver mais deles nos próximos livros.

PS.: o pobi do Lije não dava uma dentro, fiquei com pena do coitado kkkkk É como se diz, iludido é pior que doido.
comentários(0)comente



558 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR