Caça aos Robôs

Caça aos Robôs Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Babizita 27/03/2024

Intrigante
Gostei do livro e fiquei impressionada com o fato de ficar intrigada até o último capítulo. Apesar de ter pensando no plot antes, acabei me surpreendendo pq no meio do caminho fui levada a acreditar que o plot realmente seria outro. Foi uma leitura divertida.

Marianna160 22/03/2024

Leitura envolvente
Gostaria que a complexidade das relações dos medievalistas com os siderais fosse mais explorada. Às vezes a narrativa contrói a tensão de uma violência ou ação que é interrompida por alguns diálogos que são importantes, mas em pelo menos 3 cenas eu esperava que algo mais chocante fosse acontecer. Li e amei Eu robô, onde Azimov explora os diversos dilemas envolvendo as 3 leis da robótica, mas aqui o quebra-cabeça mental gira mais em torno de uma conspiração que (a salvo de spoilers) não me surpreendeu muito, e não gera repercussões tão grandes como prometido no início da narrativa.
Ainda acho que a leitura vale muito a pena. Jezebel Baley tem um potencial enorme como personagem que eu gostaria que tivesse sido mais explorado (espero que seja na sequência da trilogia, ainda não li).

Danii 21/03/2024

Um bom livro
No início achei um pouco enrolado e foi dificil engatar nele. As reviravoltas na história foram muito boas porém creio que demoraram um pouco para acontecer. Acredito que serviu mais como uma introdução aos próximos livros. Não é o melhor do isaac, porém ele sempre surpreende com sua criatividade e suas ideias bem a frente do seu tempo. O final até que me deixou ansiosa para os próximos livros dessa saga.

MiriA.Lopes 12/03/2024

Gostei muito do livro
Gostei muito do livro, a leitura foi fluida e quando comecei a ler não queria mais parar.
Recomendo muito.
Foi o primeiro livro que eu li de investigação e gostei demais da experiência.

Makomon 06/03/2024

A União Improvável de um Homem e um Robô
As Cavernas de Aço é a primeira edição que compõe uma série de livros de ficção científica/policial chamada "Série dos Robôs".
Com quatro livros de historias conectadas, Asimov novamente nos trás uma história sobre humanos e robôs; O que começou como um desafio de seu chefe, acabou se tornando uma das séries mais aclamadas de sua carreira, como fala o próprio autor no prefácio desta versão da editora Aleph.

E por falar da editora, esse aqui é mais um trabalho fantástico da Aleph. Uma capa ilustrada linda e um papel muito gostoso de tocar. A Aleph elevou muito meu gosto e é dificil consumir livros abaixo da sua qualidade.
Amo demais esta editora. Recomendo demais a leitura pelo material deles.

Enfim, achei a leitura bastante agradável. Fiquei surpreso como o Asimov escreve de uma forma tão simples mas tão impactante - diferente da forma mais rebuscada e cientificamente romantizada de Arthur C. Clarke, por exemplo (que amo, porém é uma leitura um pouco cansativa).

A obra possui alguns momentos de tensão e mistério muito legais que te fazem querer saber o que vai acontecer na próxima página. Ele também trabalha o único robô, R. Daneel, de uma forma muito interessante. Tomei carinho pelo personagem. Além de ter uma conclusão satisfatória e que te deixa com um gostinho de 'quero mais' na boca.

Se este é o seu primeiro contato com Asimov ou ficção científica, está muito bem servido.

Mal posso esperar para ler o resto desta série!!!

Tatið 23/02/2024

Asimov é mestre em mostrar a perturbação dos humanos frente ao desconhecido. E como são babacas esses humanos.

Titi 17/02/2024

Po muito bom, tudo tem um porquê as conexões no final são maravilhosas. A dupla principal é gostosinha dms, fui gostando cada vez mais do daneel e do elijah muito fofinhos juntos. Elijah provou seu valor no final e até as burrices dele serviram de algo. O livro corre bem do inicio ao fim, a leitura é gostosa e intrigante. A explicação sobre o mundo é feita de maneira despretensiosa no meio de diálogos/acontecimentos e deixa tudo mais fluído. Enfim muy bueno gostei dms.

Lucão 06/02/2024

Um quarto
Que livro bom. Agora que já passei por fundação fica muito mais gostoso de ler qualquer obra de ficção de Assimov.
Gostei como somos feitos a pensar em várias coisas e pessoas durante o decorrer da história, e chega no final é algo tão banal e bobo que te pega de surpresa de uma forma muito engraçada.
Me diverti muito lendo este livro e espero ler as ficções de Assimov por completo.

@ruthlunang 02/02/2024

Num planeta Terra superpopuloso, os humanos vivem amontoados em Cidades descritas como cavernas porque o acesso ao ar livre se tornou uma coisa impensável. Pra piorar a situação, os robôs estão cada vez mais tomando os empregos das pessoas e relegando elas a condição de miséria, o que faz a grande maioria dos terráqueos odiarem os robôs. Mas nem tudo é o que parece. Depois do assassinato de um Sideral importante (humanos que nasceram em outros planetas mas voltaram pra Terra e vivem ao ar livre), um detetive humano e um robô precisam descobrir o assassino.

Esse livro foi bom demaaais! A investigação é o corpo da história, mas o pano de fundo das condições humanas no futuro, onde a comida virou um privilégio por conta da insustentabilidade de uma população grande demais é a alma! Tudo gira em torno disso.

Lije e Daneel formaram uma dupla incrível e tô ansiosa pra ver mais deles nos próximos livros.

PS.: o pobi do Lije não dava uma dentro, fiquei com pena do coitado kkkkk É como se diz, iludido é pior que doido.

Regiane 27/01/2024

Sensacional
SENSACIONAL! Asimov nunca decepciona, pelo contrário, sempre traz histórias instigantes e bem escritas. Um excelente mundo, uma bela discussão sobre a introdução de robôs na nossa sociedade e suas consequências. Uma ficção que se parece muito com a realidade.

Rebeka mm 22/01/2024

O ser humano será obsoleto?
Um livro extremamente atual, no mesmo dia que termino de ler esse livro fui impactada por uma campanha buscando apoio a regularização do uso de IA para dublagem. Achei incrível como o livro me envolveu tanto ma jornada do seu protagonista, de me ver nesse mundo onde os robôs são uma realidade e a sua presença ataca o ego humano de maneira tão brutal. Ataca as coisas como sempre foram, e como isso ataca o que há de mais instintivo no nosso programa de sobrevivência.

Pode se afirmar que a Inteligência Artificial vai além da inteligência Humana? Seriam ambas aptas aos mesmos desafios? O que ainda nos diferenciaria?

Em diversos momentos me senti acuada nessa realidade futurista e conseguindo entender as motivações dos grupos reacionários, mas no seu desenrolar o livro pra mim foi, de um futuro assustador, para uma visão quase otimista da habilidade do ser humano de encontrar um caminho como espécie. Mas principalmente me ajudou a formar uma visão sobre essas perguntas que o avanço tecnológico nos faz levantar, o que ainda nos faz especiais em um mundo onde IAs podem roubar nossos empregos? Fazer o que fazemos mais rápido e com mais eficiência? Com certeza a habilidade de alguém escrever uma história assim em 1953 é um grande farol dessa resposta!

Taty 21/01/2024

Excelente opção para iniciar no mundo da ficção científica
Esse foi meu primeiro livro do autor Isaac Asimov e primeiro contato com o gênero de ficção científica e romance policial saindo totalmente da minha zona de conforto e agora acredito que a escolha não poderia ter sido melhor.

Gostei muuuito do livro e a narrativa prendeu minha atenção do início ao fim. Conta a história do investigador Elijah (Elias da Bíblia) e seu parceiro Daneel que é um robô e foi escolhido para ajudar a desvendar um caso de assassinato.

Achei super interessante como foi colocado a relação dos humanos com os robôs, da preocupação dos humanos dos robôs ? tomarem seus lugares porém também levantando questões como senso de justiça e outras características muito específicas de seres humanos como misericórdia, compaixão e perdão.

Gostei muito dos diálogos citando a Bíblia e a forma de desfecho do caso. Fui até o fim sem suspeitar e achei satisfatório.

Enfim? baita livro ?
Quem diria que iria gostar tanto de ficção científica
Agora curiosa para ler mais obras do autor

Mateus.Santos 18/01/2024

Baita romance policial, na minha opinião Asimov deu um show em cavernas de aço.
Acompanhando um detetive e um andróide na investigação de um assasinato, a história consegue te prender tanto pelo carisma dos personagens quanto pela criatividade na imaginação desse futuro visualizado por asimov.
Recomendo a qualquer um que goste de um bom thriller policial em que os protagonistas têm que correr contra o tempo pra solucionar um crime num mundo totalmente diferente do que estamos acostumados, onde ordem e eficiência são as palavras de ordem.

Leandro 17/01/2024

O início da Saga dos Robôs
Depois de já ter lido Fundação, decidi ler Asimov "na ordem". Esse é o primeiro livro da saga de Elijah e estou interessado pra ver como ele vai viver e se adaptar à essa parceria com Daneel e a mudança de suas convicções sobre Cidades e robôs!