As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Regiane 27/01/2024

Sensacional
SENSACIONAL! Asimov nunca decepciona, pelo contrário, sempre traz histórias instigantes e bem escritas. Um excelente mundo, uma bela discussão sobre a introdução de robôs na nossa sociedade e suas consequências. Uma ficção que se parece muito com a realidade.

Rebeka mm 22/01/2024

O ser humano será obsoleto?
Um livro extremamente atual, no mesmo dia que termino de ler esse livro fui impactada por uma campanha buscando apoio a regularização do uso de IA para dublagem. Achei incrível como o livro me envolveu tanto ma jornada do seu protagonista, de me ver nesse mundo onde os robôs são uma realidade e a sua presença ataca o ego humano de maneira tão brutal. Ataca as coisas como sempre foram, e como isso ataca o que há de mais instintivo no nosso programa de sobrevivência.

Pode se afirmar que a Inteligência Artificial vai além da inteligência Humana? Seriam ambas aptas aos mesmos desafios? O que ainda nos diferenciaria?

Em diversos momentos me senti acuada nessa realidade futurista e conseguindo entender as motivações dos grupos reacionários, mas no seu desenrolar o livro pra mim foi, de um futuro assustador, para uma visão quase otimista da habilidade do ser humano de encontrar um caminho como espécie. Mas principalmente me ajudou a formar uma visão sobre essas perguntas que o avanço tecnológico nos faz levantar, o que ainda nos faz especiais em um mundo onde IAs podem roubar nossos empregos? Fazer o que fazemos mais rápido e com mais eficiência? Com certeza a habilidade de alguém escrever uma história assim em 1953 é um grande farol dessa resposta!

Taty 21/01/2024

Excelente opção para iniciar no mundo da ficção científica
Esse foi meu primeiro livro do autor Isaac Asimov e primeiro contato com o gênero de ficção científica e romance policial saindo totalmente da minha zona de conforto e agora acredito que a escolha não poderia ter sido melhor.

Gostei muuuito do livro e a narrativa prendeu minha atenção do início ao fim. Conta a história do investigador Elijah (Elias da Bíblia) e seu parceiro Daneel que é um robô e foi escolhido para ajudar a desvendar um caso de assassinato.

Achei super interessante como foi colocado a relação dos humanos com os robôs, da preocupação dos humanos dos robôs ? tomarem seus lugares porém também levantando questões como senso de justiça e outras características muito específicas de seres humanos como misericórdia, compaixão e perdão.

Gostei muito dos diálogos citando a Bíblia e a forma de desfecho do caso. Fui até o fim sem suspeitar e achei satisfatório.

Enfim? baita livro ?
Quem diria que iria gostar tanto de ficção científica
Agora curiosa para ler mais obras do autor

Mateus.Santos 18/01/2024

Baita romance policial, na minha opinião Asimov deu um show em cavernas de aço.
Acompanhando um detetive e um andróide na investigação de um assasinato, a história consegue te prender tanto pelo carisma dos personagens quanto pela criatividade na imaginação desse futuro visualizado por asimov.
Recomendo a qualquer um que goste de um bom thriller policial em que os protagonistas têm que correr contra o tempo pra solucionar um crime num mundo totalmente diferente do que estamos acostumados, onde ordem e eficiência são as palavras de ordem.

Leandro 17/01/2024

O início da Saga dos Robôs
Depois de já ter lido Fundação, decidi ler Asimov "na ordem". Esse é o primeiro livro da saga de Elijah e estou interessado pra ver como ele vai viver e se adaptar à essa parceria com Daneel e a mudança de suas convicções sobre Cidades e robôs!

Carlos531 31/12/2023

Noir futurista
Sensacional, Asimov é gênio, clima e ambientação que imergem o leitora no mundo criado. Continuarei a série

Ketlin 26/12/2023

Ficção científica do jeitinho que eu gosto!
Depois de "O fim da eternidade" ter sido meu primeiro livro do Asimov, confesso que eu ainda não tinha certeza se iria achar os outros livros do autor fáceis de compreender. Mas essa ficção científica misturada com suspense policial e cheia de futurismo, outros planetas e robôs foi um grande presente! Amei o enredo da investigação e principalmente a parceria improvável entre Baley e R. Daneel. Fiquei apreensiva e ansiosa pro desfecho dessa história, que me envolveu do início ao fim. Com certeza lerei os outros livros dessa saga. Asimov ganhou mais uma fã!

Ester.Koch 20/12/2023

Eu gostei de um livro sobre robôs
Nunca pensei que isso poderia acontecer, mas sim, eu gostei de um livro sobre robôs. Não só gostei, amei, e não consegui parar de ler. Vi uma resenha falando que esse era um bom livro para iniciar ficção científica, já que tinha uma investigação como foco e os robôs (e todo o cenário distópico) de plano de fundo. Foi exatamente isso, uma introdução à temática de robôs com muitas reflexões sobre o que é ser humano. Achei muito interessante como as teorias do investigador foram se modificando conforme ele ia entendendo o que o faz humano.

Caio 12/12/2023

Ótima ficção científica
A proposta do livro é misturar a ficção científica com romance policial, e até q funciona, porém de longe a ficção científica é a melhor do que o mistério do assassinato. No final fica meio previsível o desfecho da história, principalmente pq não temos personagens novos aparecendo como suspeitos. Porém, esse livro é muito bom para o contexto do grande universo de asimov, fazendo ligações com os outros livros do autor.

Vehalcantara 09/12/2023

Eu te amo, Isaac Asimov
EU NÃO TAVA PREPARADA! Ficção científica nunca esteve no meu radar, mas de tanto o Geek Freak panfletar, eu decidi experimentar e não me arrependo.
Que sabor!
Achei a escrita muito confortável, e como os capítulos são curtos, fluiu muito bem. Os personagens são tridimensionais e mesmo que eu não tenha gostado do Elijah de primeira, ao longo da história fui me afeiçoando a ele. Quanto ao Daneel, nem tem o que falar, amei de primeira!
Enfim, tô muito feliz com a experiência e doida pra continuar essa série perfeita ???

Gabriela3043 01/12/2023

Primeiro de muitos
Já tinha ouvido muito sobre a escrita do Asimov. Mas sinceramente, como não era muito chegada a contos e sempre me recomendaram Eu, Robô acabei postergando o contato.
Aproveitei uma promoção online e quando vi o box da série dos robôs disponível não pensei duas vezes. E valeu DEMAIS a pena!
O livro é bem escrito, tem um final que surpreende e te prende do início ao fim.
Um livro que te leva pra um lugar bom de nostalgia no futuro e te prende pelo enredo

Maravilhoso. Lerei o restante do box com certeza ?

Wagner Fernandes 25/11/2023

O melhor de Isaac Asimov
AS CAVERNAS DE AÇO" se passa num futuro muuuito distante, pelo menos 1.000 anos no futuro. Há cerca de 50 mundos colonizados que conseguiram sua independência da Terra. Os robôs estão tomando o emprego das pessoas e estas cada vez têm menos condições de se sustentar.
Lembrando que é um livro do final dos anos 1940 e início dos 50, época pós II Guerra Mundial, tempos de Guerra Fria, dificuldade de subsistência, etc. Asimov viveu nesse período, onde o fantasma da guerra nuclear pairava sobre a humanidade.
Dá pra perceber alguns elementos do pensamento da época e da vida, especialmente daqueles que habitavam nos países de regime Soviético. Mas Asimov conseguiu escrever uma trama excelente enquanto denunciava as condições de vida da população.
Embora seja um livro do início dos anos 1950, ele não ficou datado. É bem atual. A trama política e social têm uma leve semelhança com o comunismo dos anos da Guerra Fria, mas o objetivo das personagens é atemporal.
Os rebeldes "Medievalistas" (nossa época, séculos 20 e 21, está tão distante no tempo no livro, que somos para o povo daquele tempo considerados "MEDIEVAIS") querem sair das megacidades (as tais "cavernas de aço") e voltar a viver e produzir no campo e ficarem longe dos robôs. Então procuram desestabilizar o governo. Nessa confusão, o policial Elijah Baley, com a ajuda do robô R. Daneel, designado pelos Siderais (humanos que colonizaram o espaço e são considerados um tipo de "elite" da raça) investigam uma organização secreta criminosa que ameaça a estabilidade das cidades e matou um embaixador do espaço. Nessa busca, os dois policiais vão se conhecendo e aprendendo a se respeitar, já que Baley também odeia os robôs e vê sua própria carreira ameaçada.
Você lê as primeiras páginas de Isaac Asimov e já fica preso à narrativa. Na introdução ele conta como começou a escrever, o que o inspirou, diz as datas, a origem do termo "robô"; conta como foram as primeiras experiências como escritor e sua relação com editores, da criação das 3 leis da robótica (e da própria palavra "robótica"), e do sucesso que "Cavernas de Aço" se tornou em sua carreira e na história da ficção científica.
Asimov era um mestre em contar histórias. Eu não sabia que "Robô" significa "trabalho compulsório" na língua tcheca e surgiu numa peça de 1921 chamada "R.U.R.", de Karl Capek, inspirada em "Frankenstein". Então os robôs foram inspirados em Frankenstein! Genial.
Isaac Asimov realmente escrevia muito bem. Parece que "As Cavernas de Aço" é um dos principais e mais famosos livros dele. Mais ainda que "Fundação", segundo o próprio autor, por causa dos elementos de investigação policial num ambiente de ficção científica. Algo insignificante hoje em dia, mas nos anos 1940 e 50 isso era novidade. Grande Doutor! Sempre inovando.
Certamente "As Cavernas de Aço" inspirou "Blade Runner" (o próprio Baley lembra Rick Deckard).
Nunca fui um leitor assíduo de Asimov. Os primeiros dois livros dele que li foram "Nêmesis" e "Sonhos de Robô", isso por volta de 1990 ou 1991. Lembro que não gostei na ocasião. Achei a narrativa maçante. E eu gostava de ficção científica, por incrível que pareça! Na época li "Um cântico para Leibowitz" e "A mão esquerda da escuridão", além de alguns pocket books de "Perry Rhodan". Daí comecei a ler livros de sci-fi e me deparei com esses do Asimov que citei. Mas eu gostava demais de fantasia, e consegui uma coleção da Melhoramentos chamada "Os Mundos Mágicos"... (... da Fantasia, Imortais, Encantamentos e contos de Robert Silverberg). Traziam o prefácio de Isaac Asimov, apresentando grandes autores dos gêneros, como Robert E. Howard, Jack Vance, Guy de Maupassant, Edgar Alan Poe e outros. Não traziam nenhuma história de Asimov, mas o modo de ele narrar o prefácio me agradou.
Esses volumes da Melhoramentos são espetaculares e foi por eles que comecei a me encantar por LIVROS de fantasia, mistério e ficção científica (na época eu estava migrando dos gibis para a literatura). Mas levaria alguns anos até eu me tornar um devorador de livros e reencontrar Isaac Asimov em "Fundação".
"AS CAVERNAS DE AÇO" tem uma boa trama, boa concepção de mundo, personagens interessantes. Asimov sendo um grande contador de histórias. Acho que, para a época, foi uma inovação misturar policial com sci fi. Porém, há mais sobre investigação do que sobre ficção científica. Neste quesito ficou um pouco a desejar. A ficção científica ficou mais como pano de fundo. Colônias em outros mundos, megalópoles e autômatos foram apenas um ambiente na história de Elijah Baley. A ideia dos robôs evoluiu na literatura, mas, apesar disso, "As Cavernas de Aço" apresentou um roteiro envolvente, mesmo sendo a fórmula básica das tramas policiais.
Gostei. Pretendo ler os demais da série.
Nota: 4,5

Kiri 25/11/2023

Eu peguei esse livro, li a sinopse e pensei "ah, como o filme do Eu, Robô não foi baseado exatamente em nenhum conto do livro que tem esse nome... Aposto que é essa história aqui!". Quebrei a cara. No bom sentindo e lindamente
Eu fiquei me forçando não assumir que sabia o que ia acontecer por eu associar com o filme ser um humano e um robô investigando um caso mas era impossível. E isso acabou me ajudando não perceber muita coisa que aí chegou no final e virou revelação bombástica pra mim

Evelyn.Nardino 24/11/2023

Vale a pena
Como sempre, Asimov nao decepciona. Um tipo de romance policial sci-fi que prende. Tentei, mas não consegui chegar no culpado. Adoro quando o final não é obvio.

Adegilson.Alves 13/11/2023

Prelúdio
Quando comecei este livro tinha somente um pressentimento... que seria um daqueles livros que marcaria um ponto do mergulho sem volta para o universo de Isaac Asimov( na verdade isso ocorreu quando eu li a fundaçã) . Sem palavras para descrever como esse livro é fantástico. Ele rico em conteúdo e diga-se de passagem é um bayta pedido para uma ficção científica a la Asimov.

Obs: quem ficou com uma minúscula, porém presente raivinha do protagonista de livro levanta a mão.