As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Lucia101 03/05/2021

A trama toda é bem interessante. Apesar da resolução ter deixado um pouco a desejar. Acredito que na época em que o livro foi escrito, possa ter sido bem inesperado, mas hoje em dia acho que estava meio na cara. E mesmo assim, ainda queria saber dos detalhes.

Marcio.Teixeira 31/01/2022

Interessante mas previsível
Comecei esta leitura após ter conhecido o autor em "O fim da eternidade" (favoritado) e ter visto muitos booktubers recomendando essa história. Talvez tenha sido a tal da expectativa, mas senti a trama muito rasa e previsível. O final eu já suspeitava desde o início. No entanto não posso deixar de elogiar a construção de mundo de Azimov, mesmo escrito há muitos anos não deixa de ser atual e relevante.

Torugo 07/04/2021

Eu robô
No início do livro parece que a história vai ser exatamente igual ao do filme "eu robô" pq a ideia inicial é a mesma mas depois o rumo muda totalmente e acaba não tendo nada a ver uma história com a outra.
Apesar de ser um livro sobre uma investigação policial futurista, não é um livro de ação. Mas o mistério e suspense te instigam a ficar no livro e descobrir o que tá acontecendo, coisa que vc só faz no final do livro e passa o livro inteiro tentando adivinhar junto com o detetive. Muito bom!

emiliapsouza 24/07/2021

Um humano, um robô e um misterioso crime sideral.
"Numa New York futurista, um crime contra um importante embaixador Sideral choca a comunidade. Então, o comissário de polícia Elijah Baley é designado para a investigação do caso. O que ele não esperava, era ter que fazer isso ao lado de um robô..."

Nem preciso dizer que só esse enredo já me prendeu 100%. A ambientação centrada na resolução de um crime, é o que permeia o livro, o clima de investigação é muito presente.

Acredito que Asimov conseguiu criar um universo tão palpável e real, que em alguns pontos eu me senti verdadeiramente triste pelo modo como os robôs são tratados. Consegui fazer analogias bem interessantes. Ao substituirmos "robôs", pela camada minoritária da sociedade, conseguimos enxergar como tais comportamentos reverberam até hoje.

Foi uma leitura ótima e muito rápida! Tudo que li do Asimov foi muito bom até agora. Já quero ler os próximos e conhecer mais ainda sobre o universo dele.

Kléver 22/05/2020

Os robôs de Asimov
Depois de conhecer a Trilogia da Fundação, conhecer os fatos terrestres que levaram os humanos até o espaço se tornou quase uma obsessão.

As Cavernas de Aço nos mostram um planeta Terra totalmente reformulado em suas condições sociais e políticas.

Conhecer o protagonista Elijah “Lije” Baley é incrível no mesmo ponto que conhecer R. Daneel Olivaw.

A leitura é super recomendada, apenas cuidado com o vício.

jotaefesanchez 27/12/2021

Iniciando as leituras da série de Robôs, de Asimov.
Gosto do estilo de escrita do autor, mesmo considerando sua característica em focar mais na descrição dos aparatos tecnológicos do ambiente do que na profundidade tridimensional dos personagens.
A trama de investigação deste livro se desenvolve muito bem (me lembrei do estilo que ele adota em "O Fim da Eternidade"), gerando uma boa dose de tensão durante todo sei desenrolar.
O desfecho acabou soando um pouco previsível conforme foi se apresentando, mas entendo que nossa cabeça já esteja muito acostumada com as possibilidades de desdobramento que uma história envolvendo inteligências artificiais possam seguir.
É uma leitura intensa, agradável e sempre interessante. Numa época em que jovens leitores passaram a crucificar quem ousa defender a leitura de obras "clássicas", considero essencial, para os apreciadores de ficção científica, conhecer os livros sedimentares desse gênero.
????

Camila.Estrela 01/08/2022

Fantastix
Eu não consigo achar imperfeições na obras de Isaac Asimvov é simplesmente genial e impossível de parar de ler.

andreiaflores 18/11/2021

Isaac asimov pai da robótica. Um escritor da atualidade embora tenha escrito seus livros a muitos anos atrás. Ficção científica na veia.

Miguel Freire 09/09/2022

Mais ficção científica do que romance policial
The Caves of Steel, publicado em 1953 é o livro que inicia a famosa Série dos Robôs, sendo o primeiro grande sucesso literário de Isaac Asimov. Ele se originou como uma resposta à um editor que dizia que literatura policial e ficção científica são incompatíveis. Nele são introduzidos os personagens mais bem desenvolvidos por Asimov: o detetive Elijah Baley e o robô Daneel Olivaw, que têm que trabalhar juntos para resolver um assassinato.
Bom, minha expectativa estava bastante alta, já que o livro prometia ser uma junção de dois dos meus gêneros literários preferidos: ficção científica e romance policial. Porém, elas não foram superadas. O livro não se desenvolve muito, não há grandes tensões, reviravoltas, inquéritos e investigações; o detetive não chega nem a visitar o local do crime. A história está mais preocupada em mostrar-nos como funciona a sociedade humana no futuro, como ela se transformou naquilo, todas as vantagens e desvantagens e seu relacionamento com os robôs, o que não é nem um pouco chato ou desinteressante, mas falta ação, como em qualquer história policial que se preze.
Dá a impressão de que o livro deveria ser maior. Causa uma certa angústia ir vendo as páginas se acabando e a história não ir pra frente sem nem mesmo um progresso superficial. Se fosse um livro com umas 200 páginas a mais, seria muito melhor e não se teria essa “pressa” pra acabar.
Mesmo assim, o final é realmente uma surpresa e o relacionamento entre o Elijah e o Daneel é muito interessante e até mesmo emocionante: são aqueles tipos de personagens com os quais você cria uma verdadeira simpatia; não é à toa que eram os preferidos do Asimov.

lalinh_a 01/06/2020

Decepção, talvez?
Terminei esse livro ontem e até agora não sei se ele funcionou pra mim.
Apesar de ser a minha milésima vez lendo ficção científica, foi a minha primeira lendo romance policial e talvez tenha sido esse o motivo da minha dificuldade em lidar com a trama, mesmo não sendo complexa além do necessário.
Segue pontos que me chamaram atenção positiva e negativamente:
- Personagem feminino bem no estilo Asimov/scifi-clássico de ser (dispensável);
- O protagonista mais desenvolvido que já li até agora do autor (diferente de Pedra no Céu amém);
- Desvendar o responsável pelo crime antes de ser revelado não estragou a experiência.
Apesar de tudo, senti que o jeito que os capítulos finais foram levados fez a história ser recompensadora.
Não é, nem de longe, um livro ruim porém eu esperava mais pelo "hype" :)

pedro villar 06/10/2022

A parte ficcão científica do livro, a sociedade futurista imaginada pelo Asimov, é o ponto alto aqui. A trama policial, no entanto, não me empolgou muito.
A soma das partes é interessante o suficiente para me dar vontade de seguir a série dos robôs.

jessylins 10/02/2022

Saga dos robôs
primeiro livro da série dos robôs de Asimov começou bem já estou bem curiosa pra continuar as aventuras de E.Baley

Rafael 20/01/2021

Terceiro livro do Asimov que eu leio, e eu sempre me impressiono com o talento desse homem!! Impressionante como ele mistura ficção científica com filosofia de uma maneira tão bem feita! Ele tá indo pro meu topo de autores preferidos! As cavernas de aço é um livro fantástico, pra quem gosta de ficção científica vale muito a pena!!

@gezaine_ 13/02/2020

Ainda muito atual!
Excelente livro de ficção científica que, embora seja da década de 1950, ainda é bastante atual. Leitura leve, divertida e história com muitas reviravoltas!
Agnaldo Alexandre 13/02/2020minha estante
Olá, tudo bem? Leia as continuações, que não são de fato continuações, mas ambientadas no mesmo universo. São demais também.

@gezaine_ 13/02/2020minha estante
Oi, Agnaldo. Pretendo lê-las. Obrigada pela dica

Paula1735 05/05/2021

Um detetive e seu parceiro robô
Comecei o livro com um pé atrás porque não sou muito chegada a histórias com robôs. Dentro da ficção científica, acho que é o que menos me interessa, na verdade. Mas resolvi dar uma chance e me surpreendi!
O livro é visto a maior parte do tempo pela perspectiva de Elijah Baley, um detetive que recebe uma missão importantíssima envolvendo um assassinato e que, para resolvê-la, "ganha" um parceiro robótico chamado R. Daneel para o ajudar. A resolução do mistério é permeada de muitas questões éticas e filosóficas, que julgo serem até mesmo relevantes para a vida real em nosso planeta nos dias em que vivemos. Por exemplo, como lidaremos com o aumento populacional expressivo daqui a alguns anos? Como alimentaremos e empregaremos tantas pessoas? Onde elas morarão? Se tudo continuar como está, certamente a resposta é: em cavernas de aço.
É uma história muito divertida, essencial para quem curte a área.