Como Identificar um Psicopata

Como Identificar um Psicopata Kerrey Daynes e Jessica Fellowes

Resenhas - Como Identificar um Psicopata

Martony.Demes 16/08/2022

Livro de conteudo impactante
Venho em minhas últimas leituras buscando estudar acerca de perfis de criminosos, serial killers e, por meio desse livro, psicopata! E esse livro entregou-me muita coisa!

Meu objetivo é estudar personagem para inteirar-me na montagem para futuras escritas! E esse livro será uma ótima referência! Ele, de maneira cuidadosa, apresenta diversos exemplos de possíveis e verossímeis psicopatas. E debate sobre eles.

Impressionante, o livro apresenta diversas possibilidades: desde amigos, parceiros de relacionamentos, pais e mães, colegas de trabalho, personagens famosas, entre outras!

É possível, por meio dessa obra, criar personagens psicopatas e suas idiossincrasias perfeitas condizentes com a literatura!

Se você, como eu, que não é da área afim (psiquiatra, psicólogo e outros) e é um entusiasta em escrita nessa vertente, é um excelente livro para entender isso!

@agatha.reads 24/12/2015

Cuidado!
Em Como Identificar um Psicopata, a psicóloga forense Kerry Daynes nos ajuda a identificar, conhecer atitudes e relacionamentos de pessoas que representam perigo para si e para aquelas que estão a sua volta: os psicopatas.

Para começo de conversa, um psicopata não é demente, ele tem consciência de seus atos, agindo com total indiferença, frieza, e maldade, em relação aos outros. Suas atitudes revelam deficiências nos aspectos emocionais, que nos identificam como seres humanos.
Atualmente existe uma escala que mede o grau em que uma pessoa demonstra qualidades fundamentais de um psicopata, é o padrão internacional PCL-R (Psychopathy Checklist Revised) criada em 1991. Alguns dos itens dessa escala são: delinquência juvenil, ausência de metas realistas, versatilidade criminal e vários relacionamentos conjugais de curta duração.
"O psicopata tem uma vida pouco estável e, por causa das constantes brigas e rixas com as pessoas que convivem com ele, pode sentir-se "azarado" e perseguido. Os psicopatas também sabotam a si próprios, qualquer equilíbrio alcançado será rapidamente rompido. Incapaz de se adaptar às normas sociais, um psicopata razoavelmente perceptivo pode se sentir "diferente" e injustamente colocado de lado pelos que o rodeiam."
Página 232
No livro, a psicóloga explica como funciona a mente de um psicopata e ainda revela os traços de comportamento que os vários tipos têm em comum, trazendo várias situações reais em que eles agem. É muito útil, já que te ajuda a identificar se algum amigo/parente/namorado sofre desse mal.

Quem não conhece Theodore Robert Cowell (o serial killer mais conhecido como Ted Bundy), Tracie Andrews (a namorada que foi capaz de fazer apelos emocionados para que capturassem o assassino de seu noivo, a polícia chegou a interrogar mais de 600 pessoas, sem saber que, na verdade, a pessoa que havia feito Lee Harvey sangrar até a morte era a própria Tracie) e Nick Leeson (o homem que conseguiu quebrar um banco!).
Esses e mais outros psicopatas dão as caras no livro, sendo apresentados como exemplos. Li seus relatos e como foi fácil, para eles, manipularem aqueles que os rodeavam.
É um livro de psicologia de fácil entendimento, que, por meio de estudos, ajuda a identificar pessoas com a "mente doente".
"Eu havia marcado um encontro com um rapaz - com quem acabara de conversar em uma sala de bate-papo pela internet, numa cafeteria. Quando cheguei, vi outras quatro moças, cada uma em uma mesa, todas esperando por ele. Ele chegou com cinco flores na mão e entregou uma para cada uma de nós"
Página 13
É necessário muitos post-its e idas ao google para conhecer as pessoas citadas no decorrer do livro, que atraem muita curiosidade.
Interessante e com muitos fatos reais, sua leitura é essencial se quisermos aprender a lidar com psicopatas, que existem em todo lugar, e que até podem estar mais perto do que se pode imaginar.

site: http://www.quaseoutono.com/2015/12/resenha-como-identificar-um-psicopata.html

Toninha 16/06/2022

O livro é bem interessante e tem uma linguagem bem fácil, você aprende de uma forma leve e até divertida. Eu sou completamente leiga no tópico então não acho que seria muito interessante pra quem já é mais aprofundado no assunto, mas no geral foi um livro legal e com muitas curiosidades, mais pra passar o tempo mesmo.

Rei 27/04/2021

Café com Leite
Para quem desconhece o tema Psicopatia/Sociapatia pode ser interessante para introduzir-se na discussão.

Para quem é um profissional da área psicológica como eu. Não tem nada de especial.

Redação poderia ser mais direta. Acredito que o autor filosofou informações simples para encorpar o tamanho.

Fiquem com Deus :)

Deise_5 08/11/2021

Acho que é um livro que todos deveriam ler, fala de família, relacionamentos e amizades como pessoas tóxicas e psicopatas