O Tigre de Sharpe

O Tigre de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos Paulo 26/02/2024

Cornwell em seu melhor estilo. Ja li as coleções (crônicas saxônicas, Starbuck, Arthur, Graal) e alguns livros solos. Faltava ?as aventuras de um soldado nas guerras napoleônicas. Para quem como eu gosta do autor, certamente ira se deliciar com essa nova jornada.

Moisés Menezes 07/01/2024

Richard Sharpe, o destemido
Meu primeiro contato com uma obra do Bernard Cornwell, e devo dizer que, de cara, os elogios ao autor fazem jus a sua boa escrita, o cuidado com a retratação dos fatos históricos no romance, e, claro, cenas de batalhas muito bem descritas e empolgantes. Gostei muito dos personagens, e da dinâmica ágil, porém, ao mesmo tempo bem dosada da trama. As contradições que o recruta Sharpe enfrenta no próprio exército e a crueza da guerra em um cenário sujo e desafiador, fazem deste livro um excelente começo de uma série bem extensa, mas que com certeza atiçou a minha curiosidade acerca de importantes contextos e batalhas que se seguirão nos volumes seguintes. Recomendado!

Lorena.Arantes 22/12/2023

Repetitivo e arrastado
O livro é interessante, mas vai chegando no meio e parece que li dois.

Sharpe interessante e gostoso, mas os outros personagens não salvam o livro.

Uma decepção....

João 26/11/2023

História de outra forma
Para quem tem vontade de entender como foram as guerras napoleonicas, mas não quer ler livros convencionais de história, recomendo muito esta série de livros.

Júlio 16/11/2023

Melhor personagem que já li!
Minha série preferida!!!

"O Tigre de Sharpe" é emocionante! É mergulho nas batalhas caóticas e perigosas da campanha imperialista inglesa pelo mundo. Richard Sharpe se destaca como um personagem incrivelmente humano, sem todo aquele puritanismo de personagem principal que é abnegado, benigno e afins que beiram a perfeição. Ele é cheio de defeitos, tantos pessoais como aqueles resultados do meio que esteve inserido, igual a qualquer pessoa e isso o torna igual a nós, meros mortais.

Escrito por Bernard Cornwell, o livro nos leva a uma jornada repleta de ação, estratégia militar e intrigas (e que intrigas, caros amigos!!!!!). Esse livro foi minha introdução ao universo de Cornwell.

A história se passa em Mysore, Índia, em 1799. Sharpe é apresentado como um soldado raso e iletrado, competente, mas insatisfeito com a vida no exército. Nesta obra, também somos apresentado ao super antipático e detestável sargento Hakeswill, que me fez odiá-lo tanto quanto poderia, eu sentia meu sangue virar fel toda vez que ele aparecia em cena (acho que nunca senti um ódio tão puro e verdadeiro na vida)!
A trama do livro se desenrola na tentativa da conquista do último baluarte de resistência de domínio não-inglês na Índia e como tudo isso ocorreu. Me fez ficar numa suspensão expectante por todo o livro, ansioso sobre como as coisas iriam se suceder.

Não posso falar mais, vá ler!

**********O que está abaixo aparecerá nas outras resenhas dessa série**********

O livro trata de uma ficção histórica, onde as campanhas são reais e uma parte dos personagens também o são, apesar que Sharpe e sua companhia serem fictícios. Cada detalhe e alteração dos fatos históricos são detalhados pelo autor ao fim do livro.

O caráter de Sharpe é desenvolvido de forma complexa, mostrando suas lutas internas, suas motivações e o constante desafio de se destacar em meio a muitos conflitos, internos e externos. Cornwell apresenta um protagonista realista, cheio de imperfeições, o que torna a história ainda mais envolvente.

A narrativa do livro é em terceira pessoa e a forma de Cornwell se expressar é realmente um diferencial, de modo que eu realmente me senti vivendo as situações narradas e fazendo parte do batalhão junto com Sharpe. O autor combina habilmente a ação empolgante com uma exploração profunda dos personagens, proporcionando uma experiência de leitura equilibrada e cativante.

**Fazendo resenhas para relembrar os conteúdos lidos**

Aécio de Paula 03/09/2023

O Tigre de Sharpe (As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas #1)
Sharpe é um jovem recruta que vai para a guerra contra o rei Tipu, na índia. O livro é muito bom, recomendo

Aluisa 09/05/2023

Sublime, magnífico, ótimo.
O tigre de Sharpe escrito por Bernard Cornwell se passa em Missore na India em 1799 e conta a história de Richard Sharpe um recruta a serviço da realeza britânica e integrante da expedição para derrubar o poderoso sultão Tipu, acusado de insubmissão Sharpe acaba sobressaído para uma arriscada e incerta missão, fingir ser um desertor e se infiltrar no exército inimigo.
Estava a algum tempo querendo ler esse livro, para ser sincera esperava uma leitura bem mais lenta e maçante, mas fui maravilhada por uma obra eletrizante e cheia de cores, um enredo cativante e personagens envolventes, fiquei muito curiosa para saber mais sobre a história dos sujeitos.
Recomendo muito este livro principalmente para pessoas que gostam de aventuras, batalhas e histórias fascinantes e cheias de detalhes, com certeza me deu vontade de encarar os outros 26 livros dessa série.

Cris 05/05/2023

Sharpe!!
Para quem gosta de batalhas, esse livro, ou série, pq são muitos livros, está mais do que indicado. Demorei um pouco para me situar nas histórias paralelas, mas depois dá para entender. É um livro com muitas descrições. Não achei cansativo, embora haja muito texto ?. Sharpe é o herói provável eu diria. Ele começa a série como um soldado e vai subindo de patente. É destemido e proativo. Há generais e oficiais que não merecem o cargo que tem na história. Leria as continuações se não existissem tantas ?. A nota do autor ao final traz o que é ficção e o que não é. Gostei dessa parte!

Rodrigo 15/04/2023

Ler Cornwell é sempre uma grande experiência. Pude visitar a Índia de 1799, sentir o calor tropical do lugar e a tensão do começo do neocolonialismo, podemos dizer. Ansioso por saber o destino do agora Sargento Sharpe.

Steinbach 18/03/2023

Richard sharpe é um recruta do exército britânico.
Entediado com a vida dentro do exército, Sharpe tem planos de desertar com sua amada Mary.
Acusado de mau comportamento para com seus superiores, Sharpe é condenado à uma pena de 2.000 chibatadas, mas é salvo no meio do processo, pois é escalado para uma missão ainda mais perigosa: fingir- se de desertor e infiltrar-se no exército inimigo para tentar contatar um espião.
O ano é 1799, Misore (Índia). Richard Sharpe é a única esperança de o exército britânico conseguir derrubar o impiedoso sultão Tipu!

Rubens.Memari 16/02/2023

A Índia e seu sultão tigre
Já conheço o autor e sou fã do seu estilo. Bernard Cornwell é realmente sensacional e seu talento já aparece nesse primeiro volume dessa série em que o herói (até o momento) faz parte do Exército da Inglaterra.
A aventura se passa na Índia, final do século XVIII. A Inglaterra está em guerra contra o sultão Tipu. Os motivos não têm fundamento, o que interessa na verdade é o domínio inglês na região. Tipu não aceita a submissão ao país colonialista. Fortifica a cidade de Seringapatan e aguarda o ataque do inimigo, criando também uma armadilha secreta que pode ser fundamental para sua vitória.
Aí que entra nosso herói, o soldado Sharpe, a quem é atribuída a missão de descobrir qual é o trunfo do sultão.
Gostei do livro, dos personagens bem construídos (inclusive o horroroso sargento Hakeswill), além de trazer muito das culturas indiana e inglesa na época. Com certeza, isso custou muitos meses de pesquisa do autor.
A guerra? Faz parte. Mas é o cenário de uma excelente história. Parabéns, Bernard, acertou em cheio mais uma vez.

Clarana 13/02/2023

2 estrelas
Escrita: 0,5/1
Que o Cornwell é um baita escritor ele é, mas esse livro parece ter a qualidade um pouco mais baixa que a maioria dos livros dele. No meu caso pessoal, também costumo ter dificuldade de me conectar 100% com os livros do Cornwell em um geral por (em alguns deles) a escrita ser muito maçante.

Formato: 0/1
Isso é um erro em todo livro do Cornwell: capítulos imensos. Não é algo que me agrada e que no geral me desmotiva muito em ler os livros dele.

Ficção histórica: 0,5/1
Nunca tinha lido uma ficção situada nesse contexto do livro, o que foi interessante. Mas não me conectou, talvez porque é um contexto muito específico da história inglesa.

Personagens: 0,5/1
Cornwell manteve mais do que nunca o mesmo formato de personagens que ele sempre mantém na maioria dos seus livros: um "mocinho" que ocila entre herói e anti-heroi, um coadjuvante normalmente que serve como consciência do mocinho, uma garota bonita para seu tempo e local inserido e um vilão com muito poder e influência e/ou completamente insano de poder. Quando li a trilogia do Santo Graal (primeiro livro que li do Cornwell), essa dinâmica funcionou muito. Mas cada vez mais que leio os livros do Cornwell, mais cansada fico dessa previsibilidade.

Enredo: 0,5/1
No fim, o enredo me agradou e me cativou muito para continuar a história. Se fosse só por isso, eu iria dar 1/1, mas o final deu a entender que os próximos livros dessa saga são não correlacionados em si no quesito "objetivo do mocinho".

Yago Nogueira 17/12/2022

Uma Bela Descrição de Como Foi a Batalha de Seringapatam!!
Finalizado em:17/12/2022 às 8:10

Primeiro livro de Bernard Cornwell que li e foi sensacional!!!

O Tigre de Sharpe é o Primeiro livro do Nosso Herói Richard Sharpe, Um recruta do 33° Regimento da Companhia das Indias orientais Que ao Desertar do regimento em busca de um vida melhor e a rixa com um sargento, Terá uma missão impossível: Entrar no território inimigo e Possivelmente ajudar um antigo aliado.

O Livro no início se arrasta um pouco nas primeiras 50 páginas, mas logo após o primeiro capítulo o livro fica bem mais tranquilo devido as reviravoltas e acontecimentos tanto do personagem Principal e dos outros Personagens do 33° Regimento.

Pra quem Gosta de um livro de Aventura isso aqui é um prato Cheio, Adorei a Escrita do autor, é bem Descritiva na hora que precisa ser e não tem diálogos muito arrastados, o que deixa mais dinâmica a nossa leitura. O nosso Herói por outro lado é tipo um McGiver que apesar de ser um recruta jovem, traça planos e estratégias melhor que qualquer Oficial com mais tempo de farda. Algumas pessoas podem achar exagerado algumas situações, porém pra quem acompanha bastante livros de aventura sabe que não é nenhum exagero.

Recomendo bastante o Livro, a leitura é tranquila, a escrita é bem dinâmica, pra quem está começando nessa pegada de aventura vale muito a pena.

Ps: Pra ficar mais imerso na história, procurem ler Sobre a Batalha ou o cerco de Seringapatam.

Antunes 11/12/2022

O início de uma jornada
A Saga Sharpe de Bernard Cornwell é composta por uma infinidade de volumes, nesse momento no Brasil, senão me falha a memória estamos no volume 15.

Sabendo disso o início da saga é bastante aquém da maioria dos livros do autor, que possuem uma pegada ágil, com uma história cativante. Nesse caso há uma travada no meio dele, se faz necessário porém essas linhas narrativas exageradas sobre o poderio armamentista da época são meio enfadonhas. Ainda mais quando sabemos tão pouco do personagem principal.

Porém, passado esse entrave o livro toma um ritmo alucinante no final e certamente te dá vontade de continuar sabendo sobre o soldado Richard Sharpe.

Recomendo para já iniciados no estilo de escrita do Cornwell

Segundo volume pretendo ler em fevereiro ou março de 2023
Fabrício 11/12/2022minha estante
Cara, quando li o livro praticamente não via o tempo passar. Pretendo ler o segundo volume no próximo ano. Ia ler em dezembro, mas resolvi finalizar 2022 com o calhamaço A leste do éden.

Antunes 11/12/2022minha estante
Pois é,
Eu acredito que tenha sido pelos livros que li antes... Vinha numa pegada muito rápida, com Crichton....
Aí esse aqui, como é o início de um todo maior... Deu uma leve freada!

Nada assustador, porém sabendo que não há qualquer background dos personagens, imagino que tudo vai ocorrer nos próximos volumes!!

Ed.Costa 29/06/2022

Sharpe!
Primeiro volume da série ?As Aventuras de um soldado nas Guerras Napoleônicas?, O Tigre de Sharpe nos apresenta a seu personagem principal, Richard Sharpe.

Sharpe é um simples recruta, analfabeto e insatisfeito, lotado no 33º Regimento do exército britânico que se encontra em missão na Índia, com o objetivo é derrubar o Sultão Tipu, aliado do exército francês, para tomar Seringapatam, importante rota comercial daquele período.

O livro começa com Sharpe fazendo planos de desertar do exército, em companhia de Mary, uma viúva que viaja com o exército, desde a morte de seu marido.

Todavia, acusado de insubordinação pelo sargento Obadiah Hakeswil, é condenado à pena de duzentas chibatadas. Só que, no meio do castigo, acaba sendo escolhido para uma perigosa tarefa: infiltrar-se no exército inimigo e resgatar um oficial de alta patente que havia sido capturado pelas forças do Sultão Tipu, detentor de uma informação crucial para o exército inglês.

É nessa missão suicida que Richard ?Dick? Sharpe, se torna uma peça importante para os planos do exército britânico, ganhando a admiração e confiança de personagens como o Duque de Wellington, Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington e David Baird, que realmente existiram e tiveram papéis de destaque na campanha inglesa contra Napoleão Bonaparte.

O ápice da narrativa é a Batalha de Seringapatam (1799), onde os britânicos conseguiram uma vitória decisiva depois de romper as paredes da fortaleza de Seringapatam, matando o Sultão Tipu.

Uma batalha escrita em detalhes, conduzindo o leitor a uma experiência incrível, como se fosse parte da narrativa, o que somente Cornwell é capaz de fazer.

Um livro imperdível, que vale à pena conferir!

1 | 2 | 3 | 4 | 5