Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

naniedias 06/11/2012

Sob a Redoma, de Stephen King
A pequena cidade de Chester's Mill, no Maine, era como outras tantas cidades do interior do estado, mas o aparecimento de um inesperado campo de força muda tudo! Agora Chester's Mill está isolada do resto do mundo.

O que passou a ser chamado de Redoma cerca toda a cidade - em todas as suas divisas terrestres e por vários quilômetros pelo céu.
Ninguém sabe o que aconteceu. Seria uma experiência do exército americano?! Aparentemente não, já que o mesmo começa a se esforçar de todos os jeitos possíveis para desfazer a Redoma.

Enquanto isso, os moradores começam a entrar em desespero. Assim que surgiu, a Redoma já causou vários acidentes - já que ela está lá, mas não pode ser vista. Foram batidas de carro, de avião... entre outros acidentes provocados por ela.
Não há eletricidade - e os geradores precisam de gás, cujo estoque é limitado.

Aos poucos, a cidade começa a entrar em pânico e nos deparamos com situações bizarras.

O que eu achei do livro:
Por que tão pequeno?
Acha que estou sendo irônica?! A ironia é que eu não estou. Apesar de suas quase mil páginas, Sob a Redoma é definitivamente um livro MUITO pequeno, cuja leitura é extremamente rápida e prazerosa.

A escrita de Stephen King é simplesmente perfeita.

Ok, antes de continuar a resenha, eu preciso deixar clara uma coisa: King é o meu autor favorito.
Disparado!
Não há nenhum outro autor que eu goste tanto quanto gosto desse cara.
Ele consegue escrever livros completamente diferentes um do outro e... bem, enfim, não vou começar a falar o quanto gosto do autor aqui, mas acho legal deixar claro o quanto aprecio a escrita dele.
Assim você, leitor-que-está-lendo-essa-resenha-agora, saberá que essa resenha além de não ser imparcial (minhas resenhas nunca são! Elas sempre contêm as minhas opiniões pessoais e subjetivas sobre os livros que leio) é sobre um livro escrito pelo cara que eu mais admiro enquanto autor.
Fica o aviso!

A escrita de Stephen King beira a perfeição nesse livro, assim como em tantos outros do autor!
Não é simples, mas é bastante dinâmica, tornando a leitura rápida e muito gostosa. O leitor praticamente não percebe as mais de novecentas páginas do livro e, ao final, certamente irá desejar que o livro tivesse três vezes mais páginas do que já tem.
O autor é bastante descritivo, mas em momento nenhum essas descrições tornam a leitura lenta ou passam a mais leve impressão de "enrolação". Cada um dos fatos narrados está intrinsecamente amarrado ao restante da trama, de forma que tudo parece ser simplesmente indispensável à história que está sendo contada.

Apesar de sermos apresentados apenas a uma pequena parcela da população de Chester's Mill, o número de personagens é assustadoramente elevado. Logo no início do livro nos deparamos com uma lista (muito interessante, por sinal) com vários personagens. Essa lista certamente irá assustar o leitor (ei, ela me assustou! Eu achei que nunca iria conseguir lembrar de todas aquelas pessoas), mas o mais assustador é chegar ao final e começar a preencher as lacunas da lista.
Embora sejam vários personagens, eles são muito bem caracterizados e bastante realistas - é possível amá-los ou adiá-los sem muito esforço.
Uma coisa que muito apreciei no livro é que não existe aquela coisa de alguém ser definitivamente do mal, apenas por querer se dar bem em cima dos outros. Mesmo aquele cara que só faz besteiras pensa que suas atitudes são para o bem - mesmo que sua visão seja claramente deturpada.

A evolução da história também foi muito bem feita!
No princípio, temos uma pequena cidade do interior, onde a maioria das pessoas se conhece, se gosta e se ajuda. Basicamente o que se espera de uma comunidade unida.
Mas na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando rapidamente! As pessoas ficam assustadas, se dão conta de que a Redoma pode não ser tão passageira e começam a pensar nas implicações de seu distanciamento do mundo ser permanente.
O tempo na Redoma, entretanto, não é como o tempo no mundo real. Não literalmente... literalmente, um minuto lá dentro é como um minuto aqui fora e demora exatamente o mesmo tempo para passar. Mas psicologicamente o tempo voa lá dentro.
O ritmo do livro é muito acelerado, o leitor irá devorar essa aventura rapidamente e se deliciar com a trama criada por King.

A edição da Suma de Letras está de parabéns! A tradução ficou muito boa, a revisão também está bacana (não perfeita, mas honestamente muito boa para um livro de quase mil páginas). A capa seguiu a versão americana e ficou linda demais!
A editora também não economizou nas margens ou nas fontes, deixando-as de um tamanho bastante agradável para a leitura. Além disso, colocou a já citada lista de personagens (cuja finalidade mais interessante, a meu ver, é ser preenchida ao final pelo leitor chato que se lembra de outros personagens que a seu ver deveriam estar ali - não que eu, ops, o leitor chato esteja certo... aquelas pessoas não deveriam mesmo figurar na lista, mas ainda assim é divertido completá-la) e um mapa da cidade, que é bem bacana para acompanhar a leitura (embora eu ache que ele não seja tão fiel quanto deveria à cidade, já que ela é descrita com um formato diferente do que é mostrado no mapa).

Quem nunca leu Stephen King não precisa ter receio quanto a esse livro. Apesar do autor ser reconhecido como mestre do terror (e ele é mesmo), esse não é um livro para te deixar acordado à noite de tanto medo (ou talvez seja... mas por outros motivos). O livro é um suspense psicológico que irá levá-lo a conhecer melhor a loucura humana.

Um livro pode ser perfeito?! Eu acho que não... mas esse definitivamente chega muito perto disso e se torna um dos meus livros favoritos.
Você não irá se arrepender de ler Sob a Redoma!

PS: É possível ter um pouco mais de Sob a Redoma depois de terminar de ler o livro!
Para quem sabe ler em inglês, há vários sites relacionados à história na internet - achei essa uma ideia bem bacana! E não estou falando de sites de fãs, mas do próprio livro - como se a cidade de Chester's Mill existisse e seus estabelecimentos tivesse uma vida online.
Siga os links e divirta-se (excetuando-se o site da cidade, não muito indicado para quem não leu o livro):
- Chester's Mill (site da cidade): http://www.chestersmill.com/
- Christ the Holy Redeemer (site da Igreja do Sagrado Cristo Redentor): http://www.christtheholyredeemer.org/
- Chester's Mill Democrat (site do jornal da cidade, o Democrata): http://www.chestersmilldemocrat.com/
- Chester's Mill Police Departament (site do departamento de polícia da cidade): http://www.chestersmill.org
- Cathy Russel Hospital (site do hospital da cidade): http://www.cathyrussellhospital.com/
- Big Jim Rennie's Used Cars (site da loja de carros usados do Big Jim): http://www.bigjimrennie.com/
- Burpees Department Stores (site da loja Burpee): http://www.burpees.net/
- Sweetbriar Rose (site do restaurante Rosa Mosqueta): http://www.sweetbriarrose.com/
- Dipper's Roadhouse: http://www.dippersroadhouse.com/
- WCIK (site da rádio): http://www.wcik-radio.com/
- Scarecrow Joe's Rants & Raves (blog do Joe Espantalho): http://www.scarecrowjoe.com/ (de todos os sites linkados, o mais bacana de se ler!)

PS2: Eu sei que a resenha não ficou boa... esse livro merecia muito mais. Acho que fiquei empolgada demais com a história e, por isso, não consigo escrever decentemente sobre ela.
Não julgue o livro pela resenha, entretanto. Stephen King realmente sabe escrever e o livro é perfeito! Leia-o.

Nota: 10

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Max 14/12/2012minha estante
Se nada entrava ou saia da cidade por causa da redoma como é que o rio continuava correndo? Onde ele nascia,como e que ele atravessava a cidade? Uma pergunta que ficou na minha cabeça e nao sei se vai ser respondida pq estou na pagina 300 ainda,mais e no minimo curioso e pra nao ficar como um furo espero q ainda seja respondida

naniedias 15/12/2012minha estante
Max, eu infelizmente não estou com o livro aqui para pegar a passagem para você, mas o rio não continua correndo não...
O autor mesmo cita que apenas algumas gotas passam pela redoma.
Se você já está na página 300, eu tenho certeza que o autor já falou disso, talvez você não tenha reparado :)

Max 15/12/2012minha estante
Nani pagina 65 esta respondido sim passou despercebido por mim e foi respondido por um amigo meu da minha cidade que tmb esta lendo o livro é claro que Stephen King e genio demais para cometer um deslize desses eu que tentei encontrar uma falha em um livro tao perfeito rsrsrss perfeito demais ja estou na pagina 500 e nao consigo mais parar detalhe o danado do rio é citado inumeras vezes no decorrer das paginas q li,deveria ter terminado o livro antes de perguntar =) nota 10000,obg pela resposta bjao

naniedias 15/12/2012minha estante
Max, eu AMO o King... mas ele comete deslizes também >< hahahahahaahahha (Não que eu tenha achado algum... fico tão apaixonada e embriagada pela escrita do autor, que nem percebo falhas).
O livro é bom demais, né?! 1000 páginas, por incrível que pareça, é pouco >

Max 15/12/2012minha estante
King e muito detalhista em seus livros as vezes ate irrita mais sem duvida ajuda e muito na compreensao do livro desde o iluminado meu primeiro livro de king que vejo talendo de king como escritor sempre ao termino de seus livros ele faz uma analize profunda e descarta td q ele considera inutil no livro king e mestre e voltando ao livro acho q ele voltou aos velhos tempos sob a redoma esta pra mim entre os melhores de king como a coisa e dança da morte depois de um tempo adormecido com livros fracos para o padrao de king ele renasce com esse epico perfeito q venha logo a serie e q ela nao estrague o livro como muitos diretores fazem ah e q nao se esqueçam de a torre negra q merece tmb no minimo uma serie de filmes

Carla 18/12/2012minha estante
Amooo King, estava louca por esse livro, e ler a sua resenha foi a decisão final. Comecei ontem e ja estou na p. 350, enlouquecida e amando!

Natalia 25/12/2012minha estante
Max, o autor fala em uma determinada parte do livro que acontece que a água desvia de uma maneira meio estranha quando tem contato com a redoma. Algumas gotas passam, mas ela meio que recua. x)

naniedias 25/12/2012minha estante
Carla, o livro é uma delícia, né?! *-*

Natalia, é isso mesmo - e o Max conseguiu encontrar essa parte no texto :D

Tiago sem H - @brigadaparalela 12/02/2013minha estante
Nani, Sob a Redoma foi o primeiro livro do King que li e já estou reservando o cartão para adquirir a coleção da Torre Negra hehehe. Parabéns pela resenha e o livro é tão bom, mas tão bom, que para ser sincero, da metade pro final, eu nem me importava o que tira gerado a redoma, eu estava mais preocupado com os problemas internos dela, ou seja, comecei a ler com um propósito e fui logo arrebatado por um outro totalmente diferente. Muito bom ^^

naniedias 12/02/2013minha estante
Tiago, eu sou suspeita para falar, porque sou muito fã do autor! Ele é extremamente competente :D
Entretanto, não indico a série A Torre Negra para você ainda não... leia outros livros do King antes de encarar essa série - ela é MUITO mais legal para quem está familiarizado com as demais obras do autor.

Tiago Vieira 16/02/2013minha estante
Olá, desculpe estar comentando nessa resenha só agora...
Há alguns dias eu tenho pesquisado sobre esse livro e a cada resenha que leio fico mais animado para conhecer esse livro! Parecer ser muito bom.
O preço é um pouco salgado, pois sou estudante. Mas vou juntar dinheiro para poder comprar.
Eu queria ter o conhecimento exato do número de páginas (não que isso seja de extrema importância), pois no site da Saraiva diz que tem 720, e nos outros 900 e poucas.
Gostei muito da sua resenha. Ficou muito clara.
Até!

naniedias 17/02/2013minha estante
Olá, Tiago!
Fico feliz que tenha gostado da resenha.
Os livros do King são todos mais carinhos, mas eu considero que valem muito a pena (sou muito fã do autor).
Sempre coloco maiores informações na resenha lá no blog (não mais conteúdo na resenha, apenas informações sobre o livro) e você encontra o número de páginas certinho lá. São 954 páginas.

Jow 18/03/2013minha estante
Meu. Deus. Quando eu li sua resenha - e que fique registrado, ela que me convenceu de vez a comprar este livro - pensei: "Mas que diabo essa mulher tem na cabeça? Como assim um livro com 954 páginas é pequeno?!"
Mas dai eu comprei o livro. Ele chegou. E acabei de lê-lo a menos de duas horas, depois de vinte dias de leitura, mas não porque ele seja ruim de se ler. Pelo contrário. É porque ele é ótimo e eu não queria que acabasse nunca. E sou obrigado a concordar: o livro É pequeno.

naniedias 18/03/2013minha estante
Viu só, Jow? São 954 páginas e o livro consegue ser pequeno O.o hahahahahaha

Marinne 28/03/2013minha estante
Acabei de ler Sob A Redoma ontem e concordo completamente com vocÊ ... o livro é pequeno!
Fiquei presa de uma forma à história, que eu não conseguia - e nem queria - parar de ler nunca! O enredo é super envolvente e faz o leitor ansiar para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Stephen King também é meu autor favorito, e posso dizer que já o subestimei algumas vezes (Impossível um carro de dar medo ... e no meio do livro, qualquer buzina que eu ouvisse me fazia pular da cadeira e me lembrar da Christinne), e esse livro foi mais um caso. Infelizmente, nos últimos anos eu li alguns livros do Titio Stephen que não corresponderam ás minhas expectativas, não que isso tenha reduzido o meu amor por ele, pelo contrário, mas tentei ler A Redoma sem criar muitas expectativas... e o livro simplesmente me seduziu!
O que pode parecer um enredo pacato para alguns, na verdade retrata o dia dia de uma cidade que pode ser até a nossa se estivéssemos passando pela mesma situação.
Confesso que o final me deixou um pouco decepcionada... queria saber mais, queria ficar mais um tempo "vivendo" com aqueles personagens cativantes, que te fazem sofrer e ansiar por sua sobrevivência.
Coloquei Sob A Redoma na minha lista dos favoritos, não pelo final, mas pelo todo. Sou a favor de lançarmos a campanha de um Sob a Redoma 2, apenas com a vida dos moradores de Chester's MIll. =)

naniedias 28/03/2013minha estante
Marinne, é um livro bem complexo! É impressionante e quase ninguém acredita quando digo, mas o livro é pequeno! Depios de ler,e entretanto, é unanimidade: todos acham que o livro é extremamente pequeno >< hahah

Eu queria era uma série televisiva do livro! E o meu desejo já foi atendido - em breve a série estreia \o/

Paulo Antonio 14/04/2013minha estante
O livro é muito bom mesmo, S. King é dos meus autores preferidos também; todavia o final do livro me desapontou, ficou muito óbvio; talvez um final mais aberto com menos explicações, ao estilo Lost fosse mais interessante.

Aline L Ramalho 28/06/2013minha estante
Alguns dias atrás num site de séries me deparei com o piloto de "Under the Dome". Assisti e fiquei muito intrigada.
Quando descobri que era um livro corri pra cá e pro submarino. kkkkk

Lais Ainá 25/07/2013minha estante
O livro é bem diferente da série, ja li e comecei a assitir a série ontem .

Flavio 03/08/2013minha estante
@naniedias, não se desculpe pela sua resenha ser parcial. Nenhuma resenha é imparcial, nem devia ser. O objetivo é o resenhista passar a impressão que a obra lhe causou (com os devidos argumentos, para que o leitor entenda por que o resenhista gostou/não gostou).

Então, pode continuar a bajular o King (ele merece). Ainda não li o 'Under the dome', mas está na lista.

Tuts 17/03/2014minha estante
Acabei de ler o livro agora a pouco. Sua resenha ficou ótima! É mais ou menos o que eu pensei sobre o livro (Tenho um novo favorito!) hahaha

E MUITO OBRIGADO pelos links todos!!!

Ronan 25/07/2014minha estante
Sensacional o livro e a narrativa é 10! Mas confesso que eu não esperava um final assim: apocalíptico, abrupto e trágico, um pouco decepcionante. Pelo menos foi um final emocionante, triste, mas isso também é emoção né..., e o paralelo que ele faz entre formigas e humanos é enriquecedor.>>>>>>>>> SPOILER >>>>>>>> Mas a trama estava muito boa, com toda aquela ação, e o Big Jim estava no ápice da sua pior forma, no topo da nossa lista negra! E o Barbie na fuga da prisão, os exilados, toda aquela truculência dos novos policiais. Eu sequer estava entendendo como isso tudo podia estar acontecendo tão perto do fim do livro (perto do fim, proporcionalmente falando, a umas 150 páginas do fim) Acho que todo mundo gostaria de ver Big Jim subjugado num confronto com o Barbie, ou Brenda, ou a ("coisa-que-rima-com-aranha") da Julia Shumway, com o povo descobrindo sua verdadeira "cristandade". Mas em vez disso a explosão simplesmente comeu tudo na redoma e mais a história todinha junto! Ficou parecendo uma série que estava com pouca audiência e queriam terminar logo a história pra não dar mais prejuízo. Mas, tirando o final quase que plantado, todo o resto foi dez, impecável, a narrativa, os personagens, enfim! Excelente!

Carlos 23/10/2014minha estante
Este é simplesmente o melhor livro do mestre em anos! Long live the King!!!!

sylvia.verre 02/12/2014minha estante
Amo o SK também... acabei de ler "Doutor Sono"... e agora vou começar este.. Entao so li o começo da sua resenha!! Obrigada por partilhar.

Janinha 19/02/2015minha estante
Adorei a sua resenha! Você conseguiu resumir o livro, evidenciar os aspectos mais legais e instigar o leitor que ainda não leu.
Dois fatores que você falou também passaram pela minha cabeça durante a leitura: o livro é pequeno e os personagens são muito reais!!
Esse é um dos poucos livros que eu queria que não acabasse, em parte, pelos personagens incrivelmente reais, pela escrita maravilhosa do King e pela ideia genial da redoma.

Caroline 24/09/2015minha estante
Que final mais decepcionante para um desenvolvimento tão bom!

Marcos.Leilson 11/07/2018minha estante
Este livro superou e muito as minhas expectativas. Assim como você, o mestre King também é meu autor preferido.
Agora vou assistir à série, "viver" mais um pouco Sob a Redoma e apontar as diferenças: No livro não é assim. Kkkkkk

Ryan 11/12/2020minha estante
Melhor comentário impossível

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
O livro é bom , é doido porém interessante. O king sabe criar personagens muito bons . Meu problema é q achei o final apressado e broxante demais.

Gabriely154 14/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa do livro?

Gabriely154 14/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa do livro?

zxsaturno 02/10/2023

Um grande caos!
Como disse o Stephen no final do livro: ?Se tiver se divertido tanto quanto eu, nós dois saímos ganhando.? E eu realmente me diverti muito.

O livro é inquestionavelmente volumoso, o que pode assustar um pouco à primeira vista, porém, eu achei a leitura bem fluída e rápida. Fiquei viciada! Eu apenas queria ler mais e mais, tanto que terminei ele muito rápido.

A história se passa na pequena cidade de Chester's Mill, e gira em torno dos eventos que ocorrem quando a cidade é misteriosamente encapsulada por uma redoma indestrutível, sem explicação alguma.

A redoma basicamente corta Chester's Mill do mundo exterior, deixando os moradores presos e isolados do resto do mundo. Ninguém consegue entrar e ninguém consegue sair. À medida que os recursos começam a se esgotar e a tensão aumenta, a cidade mergulha em um verdadeiro caos. Cada um apenas agindo com seu instindo de sobrevivencia.

(O ser humano é podre.)

A história é contada através de múltiplos pontos de vista. Esse livro têm muitos, muitos personagens!

Adorei!
Dee Teixeira 02/10/2023minha estante
eu literalmente perdi o ar lendo as últimas páginas desse livro Muito bom Excelente

Renata 02/10/2023minha estante
Eu amoooooo esse livro kkkkkk

duardamoraes 02/10/2023minha estante
COMO VOCÊ TERMINOU EM 3 DIAS

Flávia 03/10/2023minha estante
Nossaaaa eu ainda não li nem 100 páginas kk

MissMel 03/10/2023minha estante
Chocada que vc terminou em 3 dias, deve ser muito bom mesmo!!!

Gustavo Rodrigues 17/11/2021

Encarar um livro de quase 1000 páginas é sempre um desafio. Sempre tem a chance de você não gostar, ou simplesmente enjoar da história ao longo do livro. Ainda bem que em Sob a Redoma isso não acontece, já que King esbanja talento pra trazer uma história boa, envolvente e extremamente fluida.

Todo mundo sabe a fama que o S.K tem de ser meio prolixo (rs), mas aqui ele deixa isso de lado e já começa com o pé na porta. Nada de demorar na ambientação, muito menos enrolar pra redoma aparecer. A ambientação acontece, e com a qualidade de sempre, mas já com a trama toda acontecendo.

Deve ter sido um baita desafio escrever esse livro. Tem MUITOS personagens, e quase todos fazem coisas que impactam diretamente a história, mesmo que seja apenas uma única vez. Tive até receio de confundir quem é quem, mas não tive problemas.

De todos os personagens, o que mais se destaca é o Big Jim. Acho que até hoje eu não vi um personagem tão asqueroso como esse desgraçado. É um teste de empatia muito grande não torcer pra ele morrer desde a primeira página.

O final é um pouco viajado, mas eu gostei. Dentro das possibilidades eu achei que foi dentro do que seria aceitável. Mas tem que ir com a "mente aberta" pra entender bem.

Excelente. Se tem medo de calhamaço, recomendo esse pra perder o temor. ??
NayLyra 17/11/2021minha estante
A podridão humana está aí !!!

Dani 18/11/2021minha estante
Pronto! já me interessei!

Roberta 18/11/2021minha estante
Parece bom

Juliane Raquel 18/11/2021minha estante
Quero muitooooo ler!

Henrique 18/11/2021minha estante
Um dos meus favoritos!!

Camila.Oliveira 19/11/2021minha estante
Parece ser muito bom ! Eu não sabia que esse livro tinha mil páginas ? Estou curiosa para conhecer esse Big Jim ?

Leo 09/02/2024minha estante
Eu acho o Júnior pior do que o pai dele

DANILÃO1505 01/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

resenhasdajulia 14/09/2021

Era mais um dia como qualquer outro para os habitantes de Chester's Mill, até que, de repente, a cidade é isolada do resto do mundo, por causa de um campo de força invisível, que passa a ser chamado de redoma.
Vários acidentes são causados pela redoma, já que ela está lá mas ninguém consegue ver.

Ninguém sabe o que é essa barreira, de onde ela veio e quando, ou se, irá desaparecer. E tudo piora quando descobrem que não há eletricidade, e o estoque de gás é limitado.

Enquanto isso, o veterano de guerra Dale Barbara é reincorporado ao serviço militar, para manter a situação sob controle, junto com a ajuda de alguns moradores.

Quem não gosta nem um pouco disso é o segundo vereador, Big Jim Rennie, que está disposto a tudo para continuar no poder, e então encoraja um sentimento de pânico na população, para demonstrar sua influência na cidade.

O isolamento expõe os medos e desejos mais profundos de cada um e, além de correrem contra o tempo para descobrir a origem da redoma e como destruí-la, eles terão que enfrentar a si mesmos.

São mais de 60 personagens e eles são muito bem construídos e realistas. Foi um livro que me prendeu do início ao fim, com uma escrita extremamente fluida!

Achei maravilhoso!

Jess 02/09/2021

De uma forma muito positiva, esse livro é uma loucura do início ao fim. E foi um dos livros do autor com a escrita mais fluida que li até então. Me surpreendi pela facilidade como tudo se desenrolava na minha frente.

No decorrer da leitura, fui percebendo uma humanidade muito grande nos personagens, o que é assustador, pois nem sempre isso é uma coisa boa. Não teve um que não tenha me irritado, mas eu me divertia e muito com eles também. As suas atitudes e as suas personalidades me fizeram entrar tão fundo na história que em alguns dias ultrapassava a minha meta de leitura e precisava me obrigar a parar e ir fazer outra coisa. É um livro com um mundo muito imersivo e você não sabe para onde ele está te levando, pois absolutamente "tudo pode acontecer sob a redoma". Não sabia que me importava tanto com alguns personagens até os ver em uma situação difícil nas páginas finais e me encontrar totalmente desesperada para que tudo se resolvesse.

E confesso que é um livro que me intimidou bastante até que eu criasse a coragem necessária para o ler, mas que, quando isso foi superado, foi magnífico e uma experiência incrível. É um livro que apenas uma pessoa poderia ter escrito. E ainda bem que escreveu.
Dyonathan 03/09/2021minha estante
É BOM DEMAIS! Já a série...

Thalia.Silva 04/09/2021minha estante
Eu sou louca por livros do King, mas todos que eu quero são simplesmente o Everest de grande kkkkkk e Sob a redoma é um deles ??

Ted 04/09/2021minha estante
Gostei tanto desse livro que acabei terminando mais rápido que o esperado ?

Fernanda 08/07/2021

Essa foi minha primeira leitura mais longa, demorei um pouco para engrenar e só posso dizer que: valeu a pena. O livro é dividido em "partes" com títulos interessantes e que se relacionam aos capítulos, que são curtos e dinâmicos e vão, aos poucos, construindo o panorama da trama e do local onde cai a Redoma. Assim como muitos livros do Stephen King, o que torna esse livro ótimo é o desenrolar e não o seu final. Uma particularidade que eu achei muito legal é o mapa de Chester's Mill no início do livro. Vale muito a pena a leitura.

Nowhere¿ 22/10/2021

"Não dá pra combater uma multidão propensa à crueldade"
Primeiro livro que leio do Rei e foi uma experiência perfeita!!
Apesar do livro ser um calhamaço e os capítulos serem enormes (50/30 páginas), o modo como a história foi escrita fez a leitura ser fácil e fluída.
Quando peguei esse livro pra ler, não achei que fosse gostar tanto assim, em nenhum momento ele se tornou entediante e a cada página eu me via mais imersa em Chester's Mill.
Os personagens foram muito bem construídos, amei alguns e odiei com todas as minhas forças outros (a maioria). O vilão (Big Jim Rennie) foi MUITO bem escrito, vereador de uma pequena cidade, que usa Deus para manipular as pessoas e justifica seus atos com a famosa frase "é pro bem da cidade".
Eu amei ler esse livro, dei 5 estrelas, mas se pudesse daria bem mais, Stephen King é um escritor esplêndido, já estou super ansiosa para ler outras obras dele.

[GATILHOS] abuso, estupro, gore, morte infantil, uso de drogas, suicídio, assédio.
Sra. Simpática 22/10/2021minha estante
Minha próxima leitura!! ?

Nowhere¿ 22/10/2021minha estante
Ele é perfeitooo amg

Viviane 28/12/2021

O livro foi o que abriu meu horizonte para o King ( foi o primeiro que li dele). E assim tinha alguns momentos que me sentia anciosa por eles estarem ali dentro da redoma a mercê daquele louco do Big Jim, mas também gostei muito da determinação do Barbie e aquele final misericórdia foi de explodir cabeças.

Fabio 19/10/2022

"Tentei escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo."
Acho que o mestre conseguiu, com louvor.
Com toda certeza, esta obra-prima figura entre os melhores que já li do mestre.
Dá-lhe King!
Dheyvison Jr. 20/10/2022minha estante
Td o que eu posso fazer é concordar e assinar em baixo

NayLyra 22/10/2022minha estante
Eu concordo com você.

Pam 03/06/2022

O livro mais estressante do mundo?
Amar ou odiar um livro que te faz passar nervoso por quase mil páginas? Como eu adoro sofrer, sou do tipo que amou. Não foi uma leitura fácil, mas não me arrependo. Terminei muito satisfeita.

Não vou falar de sinopse porque acho que todo mundo conhece esse livro. Eu no começo fiquei intimidada pela lista gigantesca de personagens que o Stephen King adicionou no começo do livro, mas conforme fui lendo tudo fluiu bem. Contanto que você entenda a dinâmica dos personagens principais e lembre mais ou menos o que tá rolando com os secundários, fica bem tranquilo de ler. Não tive problemas de confusão ou algo assim.

Apesar de ser um livro pra acompanhar como fica uma cidade ao ficar presa sob uma redoma invisível, chegou um momento que eu percebi que eu não me importava com a redoma e sua origem. O King criou conflitos tão fortes e interessantes com os personagens que eu só queria ver o desenrolar disso: queria ver os meus favoritos saindo bem e vivos e os "vilões" ferrados. E que vilões... acho que os heróis desse livro (para mim) não foram muito especiais, apesar de terem histórias bem marcantes. Agora os vilões, como Big Jim, Junior e seus associados... UNS DOS VILÕES MAIS DETESTÁVEIS QUE EU JÁ LI! A cada linha que eu lia deles me dava vontade de entrar na história e destruir todo mundo. Chega um ponto da leitura que você acha que não tem como piorar? Ah, tem. São muitas páginas e a cada uma delas o King consegue mostrar o lado mais podre da humanidade. Os "heróis" mantém o lado da racionalidade e da bondade, mas as ações dos vilões sempre marcam mais porque são mais cruéis. E o pior de tudo é que são atitudes extremamente críveis.

Eu falei da origem da redoma, e apesar de se tornar algo secundário pra mim, EU gostei do final. Antes de ler eu sabia que era polêmico e muita gente não gosta, mas eu fiquei satisfeita. Inclusive, que ato final, viu? Não ironicamente eu passei as últimas 60 páginas só limpando lágrimas, foi MUITO emocionante. Além de ter momentos muito comoventes, a história fecha vários ciclos e monta muitos paralelos, algo que eu sempre adoro. O livro (para a minha percepção) não deixou pontas soltas, mas eu acho que ele poderia ter esclarecido melhor algumas coisas e finais de alguns personagens, esse foi um dos únicos defeitos pra mim, mas foi algo mínimo. Às vezes lá pelo meio eu também fui perdendo interesse em alguns personagens, mas entendo que é porque o autor queria retratar toda a amplitude da calamidade, mas ainda assim foi algo que me afastou da leitura.

Fora esses pequenos defeitos que apontei, adorei o livro. Muito emocionante, e mesmo sendo uma ficção científica/terror, achei realista.

Albieri 14/07/2022

23° Livro do Ano
Sob a Redoma - Stephen King
??????????

Sem dúvidas uma obra interessante de se ler, apesar do seu apego a ficção científica, o livro não deu ênfase à esse detalhe interessante e não se aprofundou nos mistérios da redoma, somente mostrou que algo superior colocou a mesma em Chester's Mill.

O livro mostra na verdade, o pior do ser humano na terra, pessoas sem escrúpulos que matam em nome de Deus. Isso é uma amostra grátis de crueldade. Big Jim Rennie deve ser um dos personagens mais odiados na história. Cristão e político juntos. Que faz barbáries e diz que é para o bem de todos. Que crítica o outro e que se acha Deus na terra. (Qualquer semelhança com nosso presidente é mera coincidência) lembrando que o livro foi escrito antes.

Mas é o que ocorre sempre. Quer saber como é uma pessoa? Dê poder a ela.

Um livro empolgante e por ser meu terceiro livro do King, repito muito bem escrito e narrado.

#SobaRedoma #StephenKing #UnderTheDome #book #livro #Suspense #minhaestante #biblioteca #cabeceira #leitura #livraria #amoler #leitor #instabook #instalivro
John 17/07/2022minha estante
sou doido por esse livro

Vinicius383 09/03/2022

Sufoco até o fim.
Demorei um bom tempo pra começar por conta das quase 1000 págs do livro, mas valeu a pena!
Essa é uma história repleta de personagens (muitos deles marcantes) e que vão tendo um desenvolvimento muito bom em torno do caos que vivem. Como o S.K adora construir CADA UM dos envolvidos, acabou sendo bem cansativo e a minha experiência não foi uma das melhores. O que eu mais gostei mesmo foi de como o vereador da cidade conseguia moldar toda a situação da forma que ele bem entendia, até hoje esse foi o antagonista que eu mais senti raiva e gostei de ler.
Penso também que o final acabou não tendo o melhor rumo possível e que acabou tudo acontecendo de forma corrida demais (levando em conta a quantidade de págs), mas o autor conseguiu elaborar um final ok e acabou dando uma conclusão digna à história.
É um bom livro, recomendo que deem uma chance ;D
Hamilton* 09/03/2022minha estante
big dim, o maior canalha, babaca, e tudo além, criado sk

Vinicius383 09/03/2022minha estante
simmm, ele é um manipulador do crlh em qualquer situação KAKAKAHAKW

A. Karoline 17/03/2022minha estante
Tô pensando em ler sob a redoma em maio? espero que seja uma experiência boa

Vinicius383 17/03/2022minha estante
ele é muito bem escrito, fazia tempo q n encontrava um desenvolvimento de personagens tão bom; acho q vai gostar ;D

Duda 18/09/2020

Sob a Redoma
No começo do livro já tive a impressão de ter muitas cenas, e as mesmas se voltarem para diversos personagens em lugares diferentes, com pouco aprofundamento e tornando as coisas um pouco confusas. Toda essa euforia no início, atrapalhou para eu me apegar aos personagens, além de que alguns logo morriam. Mas não desinteressou a história em nenhum momento, muito pelo contrário.

Como eu já sabia do tema do livro, o que mais me intrigava era como os personagens responderiam ao surgimento da redoma, e quando as coisas saíssem dos trilhos, como que os moradores resolveriam os problemas. Não tinha como dar outra, foi dedo no c* e gritaria. Confesso que também estava interessada no porquê aquela redoma tinha aparecido.

Enfim, foi lá pela página 200 que as coisas fluíram bem e também no final, pois estava muito curiosa para saber o desfecho, que me decepcionou. Respeito quem gostou, mas achei meio sem noção, no geral é o tipo de tema que não tenho interesse algum. Mas a explicação eu achei meio paia mesmo, poderia ser bem mais complexa. Porém, entendi que o livro não foca na redoma, e sim em como as pessoas lidam sob pressão em uma situação como essa.

Por não ter gostado do final, não dei uma nota mais alta e na minha opinião não é um dos melhlres livros do King. Apesar disso, gostei bastante da leitura, senti várias coisas como se eu estivesse lá e apeguei-me tanto aos personagens e aos fatos, a ponto de poder ficar um tempo sem pegar o livro para ler, que quando voltava era como se nem houvesse essa longa pausa, realmente me deixou imersa.

Os personagens que mais gostei foram Barbie, Julia, Linda, Brenda, Joe, Rose, entre alguns outros. E nem preciso dizer que o mais odiado foi o Junior.

Lendo esse livro tive um pouco de reflexão por esse momento em que estamos passando, de no começo da pandemia todos enlouquecerem, ficaram assustados e perdidos com tudo que estava acontecendo e agora estamos tentando se reabilitar a nova vida... Até a cena do mercado me lembrou, porque aconteceu algo parecido na minha cidade kkkk.

Vertinho0 15/04/2022

E PRO TIME NÓS TORCEMOS!
Cara, que livro sensacional! Uma história completa e com vários núcleos interessantíssimos!
Chester's Mill é uma cidade pacata e com muito defeitos, um vilão sensacional e que deixa o autor enfurecido em muitos momentos. A Redoma é algo incrível que serviu para desvendar os "podres" dessa pequena cidade. Muitos heróis, vilões, uma cidade muito viva! Não consigo descrever o quanto foi bom ler essa maravilhosa história!!!