Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Ana Carolina 05/11/2023

Meu 1° do mestre King e eu simplesmente AMEI
Sob a redoma é um livro que prende do início ao fim, pode parecer confuso no início por conta do tanto de personagens, mas chega um momento do livro que vc já sabe quem é quem. As cenas são muito bem descritas e, por vezes, viscerais. Te dá agonia, te deixa angustiada, te deixa sufocada... No final você não quer saber mais os motivos da redoma está ali, você apenas quer que aquilo acabe e que aquelas (algumas) pessoas se salvem. Muitas pessoas falam muito mal do final, porém eu achei um final bom. Nem tudo precisa de explicação em detalhes. Às vezes as coisas só acontecem e ponto. Assim como Rusty brincava com as formigas, alguém estava brincando com eles também: sem motivo, sem razão. Acho que a verdadeira questão do livro não é a redoma em si, mas o que as pessoas são capazes de fazer em momentos de crise. Devo dá um super parabéns ao King pela criação do vilão mais escroto que já vi em toda minha vida nos livros, sem palavras suficientes no meu vocabulário pra xingar o Big Jim.
Enfim, sob a redoma com certeza se tornou um dos meus livros favoritos e certamente lerei mais obras do King ?.

PS: Li esse livro em uma Leitura Conjunta com a iniciativa da Ju Cirqueira. Foi muito bom!!!! Tenho certeza que não pegaria um calhamaço desse por livre e espontânea vontade KKKKK
VivihVA 05/11/2023minha estante
Amei a série. interessante e me prendeu demais.

LuisIV 11/03/2022

Stephen King e seus calhamaços...
Sinceramente? Não gostei do final...

Mas independente disso, todo o resto foi fantástico. O que mais gostei aqui foi entender oq se passa na mente de um ditador e quais métodos eles usam p/ manipular e influenciar.

Apesar de ter quase mil páginas, passou voando. Escrita muito fluida e a história é claro, muito instigante.

Iasmin.Severo 30/11/2023

É um livro sobre a maldade humana. Não tem terror, mas tem momentos bem pesados na leitura, pode ter alguns gatilhos. É bom observar isso antes de começar a ler mas você pode pular algumas partes mais violentas, não vai atrapalhar.
É o melhor livro em relação aos detalhes e perfeição na escrita.
O primeiro que li do Stephen King. Maravilhoso.

EdelinCerilo 26/04/2021

Meu primeiro livro do SK
Senti tantas emoções com esse livro que meu Deus, é claro que virou um favorito. Amei muito toda a estrutura e a maneira como o SK apresentou tão bem cada personagem. Infelizmente só não ganhou 5 estrelas pois o final achei bem fraco, poderia ter sido melhor. Imagino que o SK já estava cansado de escrever e tacou qualquer coisa ali.
Mas também tenho que confessar que embora eu não quisesse que o final tivesse sido daquele jeito, imagino que o SK tentou transmitir uma mensagem com aquele final.
Acho que ele quis transmitir que o povo perece por conta das péssimas escolhas para deixar no governo.
Enfim, amei e super indico!

graysonsmori 10/12/2021

um livro incrível e surpreendente!
ler sob a redoma foi um desafio para mim, afinal o livro tem quase mil páginas, mas na metade do livro quando eu realmente mergulhei na história, eu já não conseguia mais parar de ler.

o livro te prende - ou pelo menos me prendeu - de uma maneira surreal. a escrita é sensacional e flui muito bem, e a história é muito interessante.

não sei mais o que dizer, apenas elogiar essa obra prima. leiam sob a redoma. é isso, boa tarde.

Gabriel 30/04/2023

"Não dá para combater uma multidão propensa à crueldade"
Esse é um daqueles livros do King que com certeza dá para chamar de LIVRÃO, não só pelo tamanho mas pela escrita incrível e envolvente, e pelos diversos personagens que compõem a trama (e esses são muito complexos).

Os personagens aqui são muito reais, descritos e feitos com naturalidade. O Big Jim é sem sombra de dúvida um dos maiores vilões que eu já acompanhei em um livro. Curti para caramba as interações entre os habitantes de Chester's Mill, cidadezinha onde os policiais, a única jornalista da cidade, os médicos, os fazendeiros e o bêbado se conhecem e sabem muito uns dos outros.

Eu abandonei esse livro no final do ano passado não porque estava ruim, mas porque eu não estava no clima para ler um calhamaço como esse. Voltei há alguns dias e o negócio fluiu bem demais.

O autor mostrou com maestria como pessoas sedentas por poder são capazes de tudo e usam de todas as armas para se darem bem. Big Jim é um homem "conservador" e "cristão" que comete centenas de crimes e mesmo assim pensa estar do lado das pessoas que são "cidadão de bem" e que ele é um tipo de "messias" (me lembrou uma certa figura que protagonizou o mundo político do Brasil nos últimos quatro anos). A manipulação da opinião pública através de mentiras, falsificação de provas e violência/intimidação que o vilão desse livro tanto praticou também não soam muito distantes da nossa vivência.

Escrita, ambientação e complexidade de personagens são sempre o ponto forte do Stephen King e aqui não é diferente. Porém, tiveram 2 pontos que me desagradaram na leitura:

1) Onde o King normalmente peca: o final. Achei o conceito da redoma meio tosco e a forma com que a explicação se conecta com a história de uma personagem foi meio sem graça. Entendi a mensagem que o autor quis passar, mas acho que ele tirou um pouco do brilho da narrativa para mim nesse momento. Assim como em It, o universo da trama é fenomenal, mas a racionalização trazida para A Coisa (ou para A Redoma, nesse caso) é viajada demais.

2) A série de conveniências entre os 30 e 40% do livro que acontecem para favorecer o Big Jim. Tudo bem que ele é um cara sortudo, mas em certos momentos o universo se alinhou para ajudá-lo e todos que estavam contra ele foram burros ao máximo. Isso com certeza fez a história andar e chegar onde chegou, mas eu fiquei incomodado com isso num determinado ponto.

Enfim, é um livro excelente com certos momentos não tão excelentes assim. Com certeza entrou para a listinha dos meus favoritos do autor e foi um dos melhores do ano até agora.

jusmello 05/10/2021

O King tem uma maneira única de narrar os acontecimentos, fazendo com que a gente se sinta realmente dentro da redoma, vivendo com os personagens aquela semana sombria e cercada de dúvidas. Eu achei a história super envolvente - inclusive, fiquei bem triste por não ter conseguido parar para ler o livro de uma vez só, porque acho que isso acabou interrompendo um pouco a experiência que eu teria -, mas de qualquer forma, foi um dos melhores livros que já li, me trouxe grandes reflexões e eu acho que é uma leitura essencial para todos, para que as pessoas possam refletir sobre suas ações e como isso pode influenciar outras pessoas.

Yara 13/07/2023

Reflexão sobre o ser humano
Historia muito boa, personagens bem desenvolvidos, mas final rápido e besta.

Gostei muito da trama, King e realmente um gênio pra criar tantas histórias interessantes, mas creio que o livro poderia ter terminado até um pouco antes das 1000 páginas e o final não precisava ser tão corrido e tão sem noção.

Heróis bestas e vilões bons.
ETs será ? Achei ate interessante a ideia, mas não curti a maneira que foi resolvido o problema.

Final bunitinho.

Enfim
Acho que vale a pena a leitura pelas críticas sociais
Esse livro é mais para analisar como o ser humano se comporta em meio a um problemão como a Redoma.
Isso sim foi real e chocante.
Gabriely154 14/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

Yara 14/07/2023minha estante
Olha dizem que seria 14 anos, mas acho meio pesado demais pra gente tão nova. Tem cenas bem complicadas e palavreados pesados. Então acho que seria mais para 16 anos pra cima e olha lá. Hahahaha

y2kdre 03/08/2023

"Depois da noite escura, a luz da aurora brilha mais pura."
QUE LIVRO MARAVILHOSO, SÉRIO!!!

Acho que foi o melhor do King que li até agora, superando até O Iluminado. Incrível como esse me prendeu do início ao fim, o livro já começa frenético!!
A construção dos personagens IMPECÁVEL como sempre, as histórias secundárias de alguns personagens me emocionaram, e se você pretende ler... Tenho uma dica: NÃO SE APEGA A NINGUÉM
Passei muita raiva com o Big Jim, que ódio dessa peste.
Eu, particularmente, gostei do final, mas entendo quem não gostou. A revelação do que é a redoma (por mais que não seja uma explicação tão aprofundada) é boa, e acho que não ter levado spoiler e não ter colocado expectativas ajudou na minha experiência. É uma história cheia de emoções fortes (e gatilhos também). Mas como sempre, o King entregou TUDO.

Mari 13/01/2022

Que livro do [*****]
Eu não sei nem como começar a falar desse livro uma vez que é doido toda vida. O autor solta umas pistas do final no decorrer do livro, e mesmo não gostando de livros com o final meio aberto, eu gostei desse. Amei a parte em que tudo começa acontecer de uma vez só e eu fiquei doida com o tanto de informação, mas foi uma boa leitura, comecei o ano com o pé direito

Everson Feliciano 11/04/2021

Considerações "Sob a Redoma"
“Excelente livro...

Personagens envolventes e ambientação riquíssima, só não dei 5 estrelas porque acho que no final o King deu uma escorregada. Mas nada que atrapalhe a trama que foi apresentada até então.

Preciso destacar os personagens do “Big Jim” Rennie e seu filho Junior...que dupla nojenta, poucas vezes fiquei com tanto ódio de um personagem como desses camaradas kkkkkk

Com certeza um dos melhores livros do King, vale muito a pena.”
Nathan @nathan.deus 15/04/2021minha estante
Sobre o final, acho que ele expressa bem como a humanidade é irrisória, no final, somos só formigas implorando, achei genial, mas entendo o motivo de algumas pessoas não curtirem.

Rafa / @rafael.biasotto 05/08/2021

O mais pesado e incômodo que já li
Um belo dia a cidade de Chester's Mill é isolada do mundo por um campo de força invisível onde nada pode penetrar nela, aviões explodem se tentam atravessar, carros, pássaros e num tentativa desesperada do governo missões nucleares não surtem efeito.

Estando todos presos nessa redoma, moradores da cidade precisam se unir para sobreviverem, Dale Barbara é um dos mocinhos que tenta ajudar a população mas do outro lado tem o político Big Jim Rennie, corrupto, bandido, genocída (sim, muito parecido com um certo rei do gado) que está disposto a tudo para deixar a cidade segura aos olhos dele.

Sob a Redoma entrou num top 5 dos melhores livros que já li do Stephen King, um calhamaço de mais de 900 páginas onde eu devorei muito rápido de tão preso que fiquei nele. É também o livro mais pesado e incômodo que li dele com estupro, necrofilia, suicídio e por aí vai.

Um livro de terror, mas não um terror sobrenatural, um terror pior ainda que é o que as pessoas são capazes de fazer com o medo, ambições e sentimentos reprimidos quando estão presos na redoma.

"Quando as pessoas estão sozinhas elas fazem coisas que irão se arrepender depois."

binhost 21/01/2022

AMEI DMSSSS, MAIS UM ACERTO DO KING!! (com exceção do final)
Depois de um livro tão grandioso como este, acredito que seja comum essa sensação eletrizante de impacto após a finalização da leitura. Esse é o terceiro livro do autor que eu leio, seguido respectivamente de It, a Coisa (livro FAV DA VIDA) e Christine. Desde quando eu li It e me apaixonei pela escrita e a forma como o Stephen King desenvolve uma história, venho tendo esse desejo louco de ler diversos livros dele, e Sob a Redoma estava no topo da minha lista de prioridades.

E caraaaaa, que LIVRO INCRÍVEL!!! Foram tantos sentimentos lendo que me invadiram; amor, ódio (esse constantemente pelo o desgraçado do Big Jim), empatia, desespero, tristeza, confusão, entre vários outros. No início eu não esperava que o livro fosse me prender tanto, confesso que eu tinha criado uma certa expectativa sobre ele, nada muito grande, mas ainda assim não imaginava que eu me envolveria tanto com essa pequena cidade e todos esses personagens (que inclusive, são MUITOS).

Se engana quem pensa que a Redoma é o assunto mais tratado no livro, sim, muitas coisas ali estão acontecendo justamente por conta da sua chegada na cidade, mas o seu papel na história fica totalmente em segundo plano, senão em terceiro. Eu senti que o King não quis dar tanto protagonismo a essa coisa estranha e tão perturbadora que é a redoma, assim como muitas outras pessoas que leram, creio, tive a sensação que o seu principal foco era mostrar o quão podre e terrível pode se mostrar o ser humano em determinadas circunstâncias. Durante o decorrer da história, é fácil você se espantar e ficar horrorizado com todas as barbaridades que alguns personagens cometem tão naturalmente, como se tal ato fosse algo que faz parte do seu cotidiano. Perdi a conta de quantas vezes eu tive que parar a leitura e fechar o livro para refletir sobre as inúmeras cenas que atingiram o meu psicológico, algumas de forma até mesmo... pacífica? É, acho que sim, mas outras, aterrorizante, o Stephen King tem o talento de chocar o seu leitor desse jeito, de fazer com que a gente reflita sobre a maldade em seus diferentes âmbitos.

Em questão dos personagens, posso dizer conscientemente que a minha favorita é a Julia, a editora do jornal da cidade. Amei a sua personalidade; toda cheia de força de vontade, criativa, inspiradora, forte, corajosa, destemida, inteligente e muito mais. Infelizmente não posso dizer o mesmo do Barbie... apesar dele ser a pessoa com mais destaque na obra, eu não consegui me interessar tanto por ele e nem por sua história de vida, sem contar esse protagonismo excessivo em cima dele que na maioria do tempo eu achava muito desnecessário, sinceramente. Na minha opinião, o Rusty, auxiliar médico do hospital da cidade, mostrou-se muito mais relevante pro desenrolar do enredo do que o Barbie, não sei se alguém mais teve essa impressão, mas isso ficou fixo na minha cabeça o tempo todo em que eu lia.

Enfim... O LIVRO FOI MARAVILHOSOOO, mas infelizmente não posso dizer o mesmo do final... eu até que tentei, mas não consegui engolir aquela conclusão louca que o Stephen King nos jogou nas últimas páginas, sério, que coisa maluca foi aquela, gente???? Adorei todas as criticas e temas abordados ao longo da história e sim, dá até pra tirar uma reflexão interessante do final, mas de qualquer modo, eu não gostei nada dele, estava esperando uma explicação muito mais lógica e convincente, entretanto, isso não estragou em nada minha experiência lendo esse calhamaço de 900 e tantas páginas, entretive-me bastante com cada capítulo.

Eu superrrr recomendo esse livro pra geral que curte esse tema e pra qualquer bookstan que seja.

Merece cinco estrelas com com certeza!!!!
Gleiciane.Aline 21/01/2022minha estante
O final também não me desceu. Mereceu minhas 5 estrelas só por conta de todo o enredo. Super queria um final lógico kkkk

Artur108 21/01/2022minha estante
Eu ouvi tanto falar mal do final que quando li não foi tão ruim quanto eu esperava, mas concordo com você, faltou consistência. Ainda assim, eu também dei 5 estrelas, a jornada compensa.

binhost 22/01/2022minha estante
Artur, eu também ouvia o pessoal falar muito mal desse final, diziam que era maluco e sem noção, eu só não esperava que fosse tanto assim ksksksksksk mas o livro é realmente muito bomm, já é um dos meus favoritos

Kaualy.Costa 29/10/2022

Um dos melhores livros que já li!
Esse livro é fantástico vai prender você de um jeito que você não vai conseguir parar de pensar nele. Vai ter momentos que você vai sentir raiva,medo e grandes emoções ficam à tona com o desenvolver da história,sem dúvidas esse livro é um dos maiores que já li,são 960 páginas mas a leitura é tão fascinante que consegui terminar em poucos dias. Esse livro vai despertar os seus sentimentos mais profundos,um livro apurado e vigoroso difícil mesmo de deixar de lado. King é o maior autor de todos os tempos,falo isso por que suas obras são simplesmente bem escritas capazes de fazer você sentir e se comover, obrigado Stephen King por proporcionar momentos Inesquecíveis.