A Travessia

A Travessia Camila Torrano

Resenhas - A Travessia

Fernanda 06/07/2013

Resenha: A Travessia
Resenha: Impossível não se envolver com a história narrada em “A Travessia”, e mesmo sendo um Graphic Novel, que por sinal apresenta ilustrações/quadrinhos bem representativas e concretas, traz uma sensação de dinamismo e valorização cultural do período narrado. Na trama somos redirecionados à Irlanda, em 1847, época em que a fome e a miséria aterrorizavam a vida da população, devastadas pelas destruições das plantações de batata. É ai que entra em cena o Coffin Ship – navio antigo e conhecido por fazer várias viagens à America– este, que por sinal, foi utilizado como meio de transporte para muitas pessoas que tentavam fugir das crises. O mesmo não possuía nenhum tipo de segurança ou conforto, porém trazia um pouco de esperança aos que resistiam aos problemas.

“A viagem desafia a sorte e a morte, cruel e cheia de mistérios. Mas quem carrega os segredos não são os mortos, e sim os vivos. É a lenda daqueles que chegaram à terra prometida, mas que, na verdade, nunca concluíram a travessia”. Pg.09

No enredo conhecemos um casal de irlandeses – Sarah e Henry – que conseguiram entrar escondidos no navio. Torna-se visível o sofrimento de ambos, diante do fato de que foram obrigados a se separarem das famílias e estarem vivendo em uma situação precária. Mas pelo menos eles tem que se confortar por estarem vivos ao invés de muitos. Neste ambiente da travessia, existem muitas lendas sobre os perigos e adversidades do caminho, como por exemplo: navios-piratas, demônios e monstros gigantes que tentavam afundar a embarcação. Falavam também sobre a volta dos mortos à vida e as crianças que eram levadas embora. A moça está cada vez mais assustada, e Henry sendo um doutor, vive sob uma realidade critica da ciência, não levando muito em consideração essas crendices.

“Das pessoas que sobreviveram aos ataques, muitas perderam o juízo e poucas chegaram a terra em seu pleno estado mental.” Pg.19

Porém, aos poucos os dois irão perceber que estão correndo um enorme perigo e que talvez as lendas possam realmente ter um fundamento convincente. Criaturas poderosas serão reveladas e uma história criativa e empolgante será revelada aos olhos do casal. Os segredos virão a tona de uma maneira assustadora e mesmo, no desfecho o mistério permanece. A travessia se tornou, portanto, uma adversidade contra o tempo e uma luta para a sobrevivência. A leitura é fácil e tranquila, mas ao mesmo tempo deixa uma sensação de quero mais, por ser uma história tão bem idealizada.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/07/resenha-travessia-camila-torrano.html

patyalgayer 27/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-a-travessia-de-camila-torrano/

A Travessia é a primeira Graphic Novel da editora Escrita Fina que leio, e é com certeza uma obra que vai para meus favoritos. Com uma história de terror muito bem feita e com ilustrações absolutamente maravilhosas, A Travessia é capaz de agradar até os mais exigentes apreciadores dos contos de terror e sobrenaturais!
Pode-se dizer que a experiência de ler A Travessia é essencialmente visual, já que as ilustrações bem detalhadas tornaram desnecessárias muitas descrições. De fato, a graphic novel conta apenas com diálogos e onomatopeias, sem aqueles balões descritivos que vemos em muitas obras deste tipo… e isso, em minha opinião, deu um toque bem diferenciado ao livro, que pode ser devorado em poucos minutos e proporciona uma experiência muito agradável ao leitor!
Apesar de pequena (pelo fator descrito acima, e pelo fato de o livro todo ter apenas 88 páginas), a história do livro é muito criativa, com um tom bem sombrio e nos levando a um desfecho bem inusitado… como boa apreciadora de contos e histórias sobre lendas marinhas, não tive como não adorar o texto, é fantástico! Os personagens também são bem marcantes, e servem bem a seu objetivo na trama…
A Editora Escrita Fina, como sempre, caprichou muito na edição desta obra: A capa da Graphic Novel é muito bonita (e bem sugestiva), as ilustrações são perfeitas, as folhas de excelente qualidade… enfim, trabalho de mestre! ^^ Recomendo fortemente a leitura de A Travessia, nota 10!!!

naniedias 18/07/2012

A Travessia, de Camila Torrano
O Dr. Henry e sua amada Sarah pagam sua passagem em um pequeno navio e mesmo com todos os riscos embarcam para Nova York, já que a situação na Irlanda estava mesmo crítica.
Sarah morre de medo de todas as lendas que ouviu antes de deixar sua terra natal: monstros marinhos, perigos diversos. Mas o Dr. Henry, que é um homem da ciência, tenta tranquilizar a mulher - mostrando que tudo aquilo não passa de crendice popular.
Seria mesmo apenas crendice?!

O que eu achei do livro:
Fui surpreendida pela entrega desse livro, que eu não estava aguardando. Assim que chegou eu resolvi folhear e já me vi apaixonada.
Em formato especial - 28 cm X 20 cm -, o livro é todo colorido, embora a palavra não dê a noção exata. A história é sombria e as belíssimas ilustrações de Camila Torrano dão um tom sinistro, perfeito para que essa lenda náutica seja contada.
Os desenhos de Camila Torrano são muito lindos - hipnotizantes. E a narrativa da autora também conseguiu me ganhar! Simples, dinâmica e perfeita para um Graphic Novel. Eu, particularmente, não gosto muito quando uma história no formato de quadrinhos precisa de longos textos explicativos. Não é o caso com esse livro, onde as imagens e pouco texto conseguem contar de maneira sublime esse conto de horror.
A história faz parte de um projeto da editora Escrita Fina de Graphic Novels, onde os quadrinhos serão baseados nos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. A Travessia explora o elemento água através do drama vivido pelos irlandeses no século XIX, quando o país vive uma das mais graves crises de sua história. As plantações de batata, principal cultura da população irlandesa, são dizimadas e em cinco anos (1845-1850), a Grande Fome assola o país matando mais de um milhão de pessoas. Sem saída, vários irlandeses migraram para os Estados Unidos. Entretanto, a única maneira viável de se fazer isso - principalmente do ponto de vista econômico - era embarcar nos Coffin Ships, pequenos navios sem muita comida ou com acomodações precárias e que nem sempre conseguiam chegar com segurança ao novo mundo.
A Travessia é um quadrinho gostoso e rápido de ler. Uma história de terror para agradar (e assustar) todo tipo de leitor.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 3

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Cristiano Rosa 26/10/2012

Diário CT: A Travessia
O livro A Travessia foi cortesia da Editora Escrita Fina e uma completa surpresa. Primeiro porque é um livro de tamanho maior aos normais, e é uma graphic novel. E confesso: nunca tinha lido uma graphic novel. A obra assinada pela artista plástica e escritora Camila Torrano tem 88 páginas e foi publicada em abril de 2012.

A trama é sobre dois tripulantes, Henry e Sarah, em um navio que sai da Irlanda rumo a Nova York no ano de 1847. Junto com eles, temos o Capitão James, um velho com uma perna de pau, o empregado Ulrich e alguns marujos bobos.

O texto é composto de falas e a narração aparece em uma parte específica do enredo. As ilustrações têm traços fortes e deixam as expressões das personagens bem marcantes, e muitos desenhos ilustram duas páginas inteiras.

Perigos, tristezas, dúvidas, ameaças, incertezas, crenças e medo fazem o leitor se envolver tanto como se fosse um livro literário – e o objetivo aqui não é discutir se HQ é literatura ou não.

A lenda dos navios piratas ganha vida e horror nas páginas da obra, com uma história que é contextualizada e apresentada ao leitor em cores fortes e fracas que vão do preto ao marrom. A leitura é rápida e dinâmica, e por muitas vezes as imagens falam mais do que as palavras.

E como toda narrativa sobrenatural, possui um final que surpreende e deixa o leitor apreensivo. O navio chega ao seu destino, sim, mas se os tripulantes continuam os mesmos da partida, aí é outra história. Uma literatura de qualidade que pode agradar pequenos e grandes, prendendo a atenção na curiosidade de descobrir o que uma verdadeira lenda marítima pode nos revelar.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18991

Moonlight Books 25/08/2012

A Travessia
Leia a resenha no blog Moonlight Books, http://www.moonlightbooks.net/2012/08/resenha-travessia.html#more

Quando a Irlanda cai vítima da fome e o desespero se abate sobre seu povo, a fuga em massa para a América torna-se uma necessidade.
O único meio financeiramente viável de seguir em frente são os coffin ships, navios muito velhos e de muitos segredos.
Qualquer criatura sã pensaria duas vezes antes de se arriscar em tais embarcações, mas a miséria não conhece sanidade.
E é assim que hordas de irlandeses famintos tornam-se cegos diante das deploráveis condições de viagem.
Cruzar o Atlântico é uma questão de sobrevivência, ainda que, paradoxalmente, isso possa custar-lhes a própria vida.
Tal cenário é terreno fértil para lendas e crendices sobre perigos sobrenaturais do mar. Lendas e crendices que às vezes se tornam duramente reais, como Sarah e Henry logo descobrem em sua assustadora travessia.
A Travessia é uma fantástica graphic novel, que nos apresenta um conto de terror baseado em lendas marinhas.

O pano de fundo da história é uma profunda crise que assola a Irlanda em meados de 1847. A fome e devastação das plantações de batatas, leva o povo irlandês a deixar sua terra e tentar a sorte nos Estados Unidos.

A viagem é por mar, em antigos navios chamados de coffin ships, e entre os viajantes temos Sarah e Henry, jovens que desejam construir sua vida juntos em um novo país.
Sarah passa a viagem temendo as lendas sobre os perigos da travessia para as Américas, e Henry tenta animar sua companheira, porém logo eles perceberão que não são somente lendas , e que toda história tem seu fundo de verdade.
É uma leitura super rápida, enriquecida por suas fantásticas ilustrações, não há muitas descrições, temos diálogos breves e imagens que falam por si e dão bons arrepios.
As águas escondem terríveis segredos, criaturas além da imaginação.

Amei A Travessia, que conseguiu me surpreender com um final ímpar, e um suspense único.

Separei alguns trechos que dizem muito desta história, mas sem revelar seus segredos.

" A viagem desafia a sorte e a morte, cruel e cheia de mistérios"

" Mas quem carrega os segredos não são os mortos, e sim os vivos"

" É a lenda daqueles que chegaram à terra prometida, mas que na verdade nunca concluíram a travessia"

Coffin Ship é um navio que já fez muitas viagens e está muito velho. Foi o principal meio de transporte dos imigrantes irlandeses que fugiam da crise gerada pela Grande Fome. O navio não oferecia segurança, e os recursos - comida e água - eram escassos.

A Grande fome de 1845–1849 na Irlanda (em irlandês: An Gorta Mór ou A Grande Fome[1]) foi um período de fome, doenças e emigração em massa entre 1845 e uma data variável entre 1849 e 1852,[2] em que a população da Irlanda se reduziu entre 20 e 25 por cento.[3] A fome provocou a morte a cerca de um milhão de pessoas e forçou mais de um milhão a emigrar da ilha. (Fonte Wikipédia)

Espero que tenham a oportunidade de ler.
Boo!