Histórias de Divã

Histórias de Divã Gabriel Rolón

Resenhas - Histórias de Divã

PauloRCC 13/08/2010

Um exemplo de livro viciador.
scrito por um pscicanalista, Gabriel Rolón, o livro trata de de 8 relatos reais de casos que ele teve que agir como profissional de pscicologia.

O livro, como citado acima, é dividido em oito partes, fazendo com que cada vez que começa uma parte, você só pare de ler quando acabar com o capítulo.

Este, verdadeiramente, é um daqueles livros que te prende na hora da leitura, fazendo quase um vício. Indico muito.

Sem contar com o fato de te ajudar em problemas pessoais.

Rafael 01/08/2012

Histórias
Histórias engraçadas e interessantes que se passaram no divã do Gabriel, livro de fácil leitura e acrescenta mais algumas histórias de casos clínicos ao acervo dos estudantes.

Fernanda.Gurski 09/01/2022

maravilhoso
conheci a escrita de Gabriel Rolon na faculdade de psicologia, e me apaixonei pelos seus livros. Historias de divã é para todos aqueles que se interessam pelas vivencias e traumas do humano, contadas da perspectiva de um psicologo é claro, mas de maneira acessivel e empolgante.

anaengelmann 07/04/2024

Leitura viciante
Não conseguia parar de ler até finalizar a história do capítulo. Um livro que prende os amantes da psicanálise. Leitura fluída e rápida. Interessante o quanto me identifiquei com alguns casos? Certamente levei para a terapia.

Gabriela 23/01/2013

Comprei pensando no modelo dos livros do Yalom e me surpreendi. Talvez por ser argentino achei que o autor falava mais minha língua. Como adoradora de psicanálise adorei do começo ao fim cada um das histórias relatadas no livro.

Eli Coelho 01/04/2013

Uma amostragem de um universo encantador.
O poder da palavra e sua representatividade; as manifestações do inconsciente;as entrelinhas do que não é dito mas expressa a dor da alma. Tudo isso apresentado e contextualizado pelo autor em dialogos e intervençoes terapeuticas e que nos levam a compreensão do que é terapia (e como é feita), e quais caminhos levam a conciencia e a cura.

Não é auto-ajuda mas é possivel se identificar com alguns relatos.
Cada história representa uma angusitia rejeição,conflito entre amor e desejo,luto,repressão sexual,ciúme,abuso,culpa e a dor do proprio psicanalista que revela sua fragilidade e impotencia em um dos relatos.

Um livro indicado a psicologos e leigos que se preocupam com a dor humana e a possibilidade de superação. Um tratado de esperança, na vida e na capacidade do homem de buscar seu equilibrio e ser feliz.

RECOMENDADISSIMO!

Nana 20/06/2016

Uma ótima terapia!
O livro tem uma escrita simples, clara e muito verdadeira. O autor nos conta sobre a psicoterapia feita em seu consultório com oito pacientes, sendo a cada capítulo uma história diferente e super envolvente. O leitor identifica-se com os assuntos, ou mesmo que não identifique-se, irá aprender um pouco mais sobre as angústias vividas por qualquer um de nós. Ao ler, tive a sensação de estar sentada no divã participando da consulta, e isso para quem gosta de psicologia é muito agradável.
Gabriel Rolón me pareceu ser um ótimo psicólogo deixando seus pacientes a vontade e demonstrando muito respeito e interesse em ajudá-los. Gostei muito e vou procurar outros livros dele.

Simone de Cássia 27/09/2016

Livro gostoso de se ler!!! É como uma conversa entre dois desconhecidos que a gente ouve por acaso e de repente se dá conta de que todos têm fantasmas assombrando. Gostei da abordagem e das reflexões a que nos conduz. Nota "S" de surpreendente!

Josy Rodrigues 21/07/2018

Maravilhoso
Claro e compreensível. Não é um livro de auto ajuda. Um livro que não foi escrito exclusivamente para psicólogos ou acadêmicos de psicologia, mas para toda pessoa sensível à dor humana e que tem interesse pela possibilidade de supera-lá.

Christiane 24/07/2021

São oito relatos de pacientes de Gabriel Rolón. O uso da palavra que permite a cura dentro de uma análise, as dores, sofrimentos, dúvidas, os conflitos. Quando alguém procura uma análise está em busca de ajuda para desvendar aquilo que só ele sabe, mas que não consegue acessar e para isto o analista está ali, na sua escuta flutuante ouvindo as associações livres, não "o que" diz o paciente, mas sim, "como diz".

Na infância nos ocorrem muitas coisas e algumas delas acabam se tornando traumáticas e são recalcadas por que não podemos admitir isto. A análise leva a simbolizar isto, a finalmente colocar em palavras o que está oculto e se manifestando em sintomas. Quando o sintoma causa dor, sofrimento, dificuldades na vida, as pessoas buscam ajuda, e é neste momento que ele entra pela porta do analista e se deita no divã, ou cara a cara, conforme o caso.

Neste livro há um relato que dói em todos nós, é o relato de Majo, e em como algumas vezes o psicanalista também deve enfrentar a dor, a dor da perda, da impossibilidade de fazer algo por mais que o deseje.

Não é um livro apenas para profissionais, pois todos que estão neste livro são seres humanos como qualquer um de nós, e o relato de Rolón é simples, verdadeiro, poético, como um romance, que é como tecemos nossa vida, um ficção, um romance.

Fatima 03/10/2021minha estante
Excelente!

RaquelTerezani 09/05/2022

Ótimo!
Esse livro meio que me "caiu no colo" e foi uma grata surpresa!
Histórias reais, que me fizeram refletir inúmeras coisas e, de quebra, ainda me emocionaram (coisa que não me acontece faz tempo, com livros).

Recomendo muito!

Larissia.Bezerra 17/03/2023

Esse livro mudou a minha vida... Foi aqui que aprendi que algumas vivências não foi culpa minha, quando eu achava que tinha sido eu que tinha provocado.