Sexo e Evolução

Sexo e Evolução Walter Barcelos

Resenhas - Sexo e Evolução

Carla.Parreira 26/10/2023

Sexo e evolução

Alguns trechos: ??Os espíritos realmente não têm o sexo como o da organização física, pois no corpo espiritual não possuem o mecanismo de fecundação com possibilidades para a reprodução entre si?
O espírito continua, além-túmulo, com suas tendências de homem ou de mulher, pois elas estão guardadas na mente. A atração entre os sexos continua no Plano Espiritual, pois permanece também o namoro, o noivado e o casamento nas sociedades espirituais?
Uma prova de que o sexo é mental está no problema da homossexualidade?
O espírito, no curso das reencarnações, precisa habitar em corpo de homem ou de mulher, para a aquisição das experiências que lhe possibilitarão alcançar a perfeição?
Quando mais virtudes de ambos os sexos possuir o espírito, maior será o seu grau de evolução na hierarquia espiritual?
A medida que o espírito vai alcançando graus mais altos na hierarquia do aperfeiçoamento espiritual, vai ele perdendo as características acentuadas dos dois sexos, porque elas vão se fundindo para surgirem muito mais belas e superiores às qualidades humanas?
As emoções descontroladas, os desejos inferiores acalentados, os pensamentos infelizes cultivados, os sentimentos de posse exclusiva e os excessos de prazeres sexuais prejudicam e danificam profundamente a vida intima, a organização mental, o nosso corpo espiritual e, conseqüentemente, o corpo físico?
Distanciados do amor genuíno, nós, os humanos, em grande maioria, sabemos muito bem desejar para buscar desesperadamente ser amados mas não aprendemos ainda a doar amor no sentido de constituir a paz, o equilíbrio, a liberdade e a felicidade real do companheiro ou da companheira, a quem dizemos querer bem?
Toda doença do corpo físico está sempre acompanhada de uma desorganização na estrutura profundamente plástica do corpo espiritual?
Na esfera física, assimilamos continuamente os pensamentos de pessoas desencarnadas, que pensam, sentem e agem como nós. É a lei de atração das afinidades: ?semelhante atrai semelhante?. Portanto, espíritos libertos da vida corpórea, escravos da viciação sexual, podem participar de relações sexuais de criaturas encarnadas e mesmo dominá-las no período do sono, quando o espírito anseia por desprender-se do corpo denso, para satisfazer seus interesses inferiores?
O corpo humano tem seus limites e funções bem definidas para os nossos desejos e ações. Todos os nossos excessos, sejam para mais ou para menos, o corpo humano acusa?
A homossexualidade, enquanto manifestação das qualidades masculinas e femininas da estrutura psicológica do ser, independente do corpo que se manifeste, não é considerada transgressão da Lei Divina, ao passo que a pratica sexual dos homossexuais, ou seja, o homossexualismo, é transgressão da lei divina?
Em matéria de sexo, é necessário entender: não proibição, mas educação; não preconceito, mas compreensão da individualidade psicológica sexual de cada pessoa; não satisfação fácil do desejo, mas disciplina; não viciação do instinto sexual, mas uso com discernimento; não abstinência imposta, mas emprego digno. Devemos adquirir valores morais superiores, para purificar nossos desejos e aprimorarmos a energia sexual, a fim de sermos mais felizes no amor sexual, não somente no prazer momentâneo do orgasmo fisiológico, mas muito especialmente no prazer intimo e profundo de doar e permutar amor, carinho, simpatia, humildade e renuncia em nosso relacionamento afetivo e sexual, apesar das grandes dificuldades e imperfeições morais de todos nós em humanidade?
A pratica do amor livre pode atender à volúpia dos desejos e sensações inferiores da criatura, mas não fará bem para a alma de ninguém, pois todo coração somente alimentará alegria, através da afeição que garanta a estabilidade emocional e psíquica?
O prazer imediatista poderá manter a união sexual, mas não cultivará por si só os vínculos de entendimento e da harmonia na vida conjugal?
Educação sexual é, antes de tudo, reeducação dos sentimentos?
No mundo espiritual, a Justiça Superior analisa profundamente as questões morais, nossos pensamentos, sentimentos, emoções e, com o maior peso nas analises dos nossos atos, observa a abrangência de suas conseqüências benéficas ou prejudiciais para os semelhantes, para somente daí avaliar créditos ou débitos?
Não podemos confundir sexo e amor, pois, enquanto o sexo é força instintiva e inconsciente, o amor é energia consciente e espontânea?
Para a quase totalidade da humanidade, acredita-se que o sexo é o próprio amor, porque não conhecemos e nem experimentamos ainda outro grau superior de afeição?
O impulso do desejo e o sentimento de posse são as raízes do amor egoístico e da paixão?
As técnicas sexuais são ginásticas do prazer, mas não desenvolvem o amor que traz paz e alegria ao coração. Neste caso, o amor é prisioneiro do prazer egoísta e muito pobre em expressão de vibrações puras da alma?
O amor espiritualizado começará a surgir com o desenvolvimento das sementes das virtudes: a humildade, a bondade, a paciência, o perdão, a tolerância, a indulgência, a ternura, a delicadeza, o entendimento e o respeito. Sem os tesouros da fé sincera, guardada no cérebro e no coração, essas plantas divinas não germinarão no canteiro sublime da alma. Não basta ficar esperando pelo amor do companheiro ou da companheira: o importante é aprender a amar sem exigência, a fim de materializá-lo no dia-a-dia da convivência conjugal?
Cada mente está emitindo, numa velocidade vertiginosa, em direção a todos aqueles que estão na sua área de influencia, suas forças eletromagnéticas, elaboradas, trabalhadas e armazenadas em si mesma?
Quanto mais as almas se buscam e se atraem pelos laços de simpatia, de amizade e de sinceridade, maior será o grau de troca de recursos e valores psíquicos enobrecidos, em processo de alimentação mutua, fortalecendo o mundo intimo de ambos?
A monogamia não é a prisão de suas almas, mas, sim, a união espontânea, sincera e permanente das almas que desejam viver juntas para trabalhar, aprender, reconciliar-se, reajustar-se, educar e progredir, servindo, um ao outro, aos filhos, à família e a humanidade?
Há muitos espíritos de condição espiritual elevada que reencarnam na Terra e passam a vida inteira em situação afetiva solitária, sem as bênçãos do lar, dos filhos, de um companheiro ou companheira e que, apesar dessa ausência sexual fisiológica, não deixam de gastar suas energias sexuais em trabalho enobrecedor, com isso colaborando eficazmente para o progresso espiritual dos semelhantes, seja em atividades literárias, artísticas, cientificas, educacional ou religiosa??

Christofer 11/04/2012

Anotações (em construção)
"No relacionamento dos sexos, principalmente na época do namoro e do noivado, expressamos esses sentimentos: gostamos muito um do outro, com forte atração mútua, sentimos terrivelmente a ausência do outro, encontramos alegrias infinitas ao lado do ser amado, desejamos ardentemente viver juntos pelo resto da vida, queremos a vida do outro para completar a nossa vida, sonhamos juntos os melhores planos pro futuro, procuramos fazer o melhor de gentileza e carinho para agradar; tudo isso e mais outras aspirações humanas podem ter muito de desejo e de posse, mas ainda não é o amor, pois ele não se resume nesses anseios. O impulso do desejo e o sentimento de posse são as raízes do amor egoístico e da paixão. Enquanto nossos corações forem dominados pelo egoísmo e pelo orgulho, nossos melhores sonhos e nossas mais fortes afeições ainda terão muito de amor egoístico e de paixão. A pessoa dominada pela paixão tortura intensamente a si mesma, na busca desesperada de conquistar e ser amada por alguém a quem muito deseja. A paixão é a loucura do coração. A atividade sexual pode estar muito bem, ao passo que o amor se encontra em imensas dificuldades para surgir, mesmo em migalhas para alimentar as almas, na vida conjugal. Não notamos que, em vez de amar ao outro, estamos, na verdade, amando a nós mesmos, adorando-nos como nós somos, encontrando no outro somente a nossa satisfação." (página 194)

"(...) a união sexual não tem capacidade de manifestar toda a amplitude do amor que as almas necessitam para viverem em paz e alegria, em meio às lutas e trabalhos. Toda afetividade sexual é como se fora uma única gota de amor, diante do oceano de amor de que precisamos para vivermos e sermos mais felizes. Quem procura manifestar o amor somente na relação sexual é como alguém que quisesse sobreviver recebendo somente um raio de sol por um minuto diário, ficando o resto do tempo na escuridão e no congelamento." (página 196)

Rita Nunes 04/08/2013

Foi bom ler esse livro para conhecer um pouco da visão do espiritismo sobre a sexualidade. A maior parte das explanações ficaram dentro do que eu já esperava.

Vanessa.Silva 06/09/2018

Pesquisa bem estruturada sobre o sexo na doutrina espirita
O autor apresenta uma pesquisa relatando o assunto sexo que e tabu para muita gente de uma forma amorosa citando autores como Chico , Emmanuel e questoes do livro do espirito que explica varias temas como doencas venereas, aborto, matrimonio entre outros na doutrina espírita.