Sobrevivência dos vaga-lumes

Sobrevivência dos vaga-lumes Georges Didi-Huberman

Resenhas - Sobrevivência dos vaga-lumes

vagnerrg_ 30/01/2022

É possível sobreviver
DIDI-HUBEMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Editora UFMG, 2011.

Falar de um tema ao tratar desse livro é algo complexo. Neste ensaio, o autor se lança numa análise sobre o célebre ?Artigo dos vaga-lumes? de Pasolini (1975), no qual Pasolini tenta compreender o papel das visualidades diante da iminência da extinção de várias espécies de vaga-lumes, traçando um paralelo entre a extinção e o avanço da retomada de um programa político baseado no fascismo.

O autor nos propõe uma visão sobre o fascismo e os regimes totalitários mostrando que, apesar da morte de algumas visualidades, a perda da sensibilidade e da experiência, ainda assim é possível buscar formas de pensar o real sem se apegar em demasia ao pessimismo de nosso tempo.

Didi-Huberman, a despeito de posicionamentos mais pessimistas, como Benjamin, Arednt e Agamben, defende no texto a permanência e a sobrevivência da experiência.
Assumo que ler esse texto me deu mais ânimo em relação as minas perspectivas de futuro.

Depois da leitura me restaram muitas perguntas que agora faço a mim mesmo:
- A experiência de fato entrou em declínio, como aponta Benjamin, mas se findará?
- Diante de um mundo caótico, ainda é possível a sobrevivência de visualidades que evoquem em nossa consciência momentos de sublime beleza?
- Estamos perdendo nossa sensibilidade? O que fazer para que nossa sensibilidade não se perca totalmente num mundo tão insensível?

Toni 26/08/2019

Desde a leitura de “O que vemos, o que nos olha” que procuro manter uma distância saudável entre meus passeios pela teoria e os labirintos fenomenológicos do filósofo-historiador Didi-Huberman. Apesar do esforço e da medida preventiva, ‘Sobrevivência dos vaga-lumes’ foi uma imposição da tese que chegou para nos reconciliar. Primeiro porque, desta vez, Toni conseguiu entender Didi; segundo (para quem não considera o atestado de capacidade cognitiva razão suficiente), porque o texto fala de resistências, de uma forma de enxergar certas imagens como lampejos de experiências que não se deixam ofuscar pelos holofotes dos “genocídios culturais”.
O ponto de partida são 2 momentos na obra do italiano P. P. Pasolini em que vaga-lumes são evocados em sentidos completamente opostos: no primeiro, aos 19 anos, como seres de graça que resistem ao mundo do terror; no segundo, 34 anos depois, numa tese em que lamenta seu desaparecimento, sinal de aniquilação pelo fascismo triunfante. Articulando as já conhecidas teses de Walter Benjamin sobre nossa carência de experiências comunicáveis (“Experiência e pobreza” e “O narrador”) e o fatalismo de Agamben (em “O reino e a glória” e “Infância e história”), Didi-Huberman resgata uma espécie de teoria política na qual a imagem é lida como potencial capaz de transpor o horizonte das construções autoritárias.
”Busquemos, então,” diz o autor, “as experiências que se transmitem ainda para além de todos os ‘espetáculos’ comprados e vendidos a nossa volta (...). Somos ‘pobres em experiência’? Façamos dessa mesma pobreza—dessa semiescuridão—uma experiência.” Se lido com calma e sem pretensões teorizantes (quem está fazendo pós sabe o quanto queremos transformar em teoria quase tudo que se lê), é um livrinho ele mesmo vaga-lume: faz perceber imagens quando a imaginação parecia ofuscada e reafirma, no excesso de razão da contemporaneidade, “que a experiência é indestrutível, mesmo que se encontre reduzida às sobrevivências e às clandestinidades de simples lampejos na noite".
João Lúcio 26/08/2019minha estante
Didi é puro amor ?

João Lúcio 26/08/2019minha estante
Didi é puro amor!

Lucas 15/12/2022

Imagens-vaga-lumes
"Devemos, portanto, - em recuo do reino e da glória, na brecha aberta entre o passado e o futuro - nos tornar vaga-lumes ... Dizer sim na noite atravessada de lampejos e não se contentar em descrever o não da luz que nos ofusca." (pág. 155)