A Casa Negra

Stephen King
Peter Straub

Resenhas - A Casa Negra

grazisapienza 25/12/2018

Uma resenha sobre "A Casa Negra".
"O mestre do terror Stephen King e Peter Straub escrevem, 18 anos depois, a continuação do livro "O talismã". Vinte anos se passaram e Jack Sawyer não é mais um menino. Aos 32 anos, não se lembra dos acontecimentos terríveis de quando tinha apenas 12 anos e que o levaram a um estranho universo paralelo - os Territórios. Agora, Jack é um detetive aposentado e mora no vilarejo de Tamarak. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a policia, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore que ajude a polícia a encontrar o assassino."

Aqui estamos, muitos anos depois, nos deleitando com essa leitura que foi "A Casa Negra". O sucessor de "O Talismã" é bem mais violento e macabro que seu antecessor, gerando uma série de sentimentos sombrios à mim enquanto o lia. Aqui, acompanhamos um Jack Viajante adulto, por volta dos 30 anos e que se tornou um policial de sucesso resolvendo diversos casos durante a sua curta carreira. Agora, decide por ficar em La Riviera, para descansar e se afastar do seu passado de policial. Mas como diria nosso querido Parkus: "você é puliça, Jack", e um "puliça" nunca deixa de sê-lo.

Em "A Casa Negra", o delegado Dale está lidando com uma série de desaparecimentos e assassinatos, maioria infantis, e pede a ajuda de nosso querido Jack Viajante para ajudá-lo à capturar o temível Pescador, que vem aterrorizando a pacata French Landing. Uma coisa que me dificultou muito a leitura, e eu aviso aos possíveis leitores que isso é algo muito presente, é o tema girar em boa parte em volta do assassinato de crianças. Isso pra mim foi uma coisa que dificultou muito minha leitura, pelo fato de eles descrevem com riqueza de detalhes os cadáveres dos primeiros homicídios. E eu tenho uma certa sensibilidade quando os que estão a ser torturados são crianças, o que me fez atrasar muito a leitura do mesmo.

Mas, tenho que fazer jus à esse mesmo detalhe na leitura, que me fez continuar lendo por me prender às emoções e aos pensamentos de muitos dos personagens da história. É uma característica muito forte de King lhe apresentar todos os personagens e suas psiquês, para que ao envolver-los na história, você entenda seus motivos e suas motivações para fazer os diversos atos que eles fazem. King adora fazer personagens complexos. Não posso mais analisar o lado de Straub, pois foi o primeiro contato que tive com alguma obra que o envolvesse.

Apesar de ter um desenrolar meio lento, "A Casa Negra" tem a tendência de prender àqueles que se envolvem com a leitura e que não tem pressa de ver o desenrolar dos atos e suas consequências na trama. Tenho de parabenizá-los por fazer um personagem tão odioso quanto o "Chapa" Burnside e um ambiente que eu considero pior que as Terras Secas descritas em "O Talismã". O livro mostra muito sofrimento e como cada um lida de uma forma diferente com as diferentes formas de "resvalamento" que se podem ser apresentadas. É um ótimo livro.

Devo admitir que, comparado com seu antecessor, o final do livro foi meio morno. Realmente, eu não esperava que houvesse um final completamente feliz... Mas também não esperava algo como privação de liberdade como um final bom - até porque, Jack ficava se divindo entre os Territórios e sua dimensão sempre, e esse enredo acabou lhe dando mais motivos para ele ficar lá -, então meio que ficou pouco realista no contexto.

Ainda sim, recomendo bastante a leitura. Por isso acabei dando as 5 estrelas ao invés de 4.

Fabi.Leotta 23/04/2022

E Um livro precisa ler com atenção.. mas muito bom.. principalmente se a pessoa gosta da série Fringe vai amar...

Júliah 10/06/2011

O começo estava bem chato, confesso, mas ai foi chegando o meio, nossa.. foi chegando no fim MINHA NOSSA!!! Excelente continuação, gostei mais o Talismã, mas esse tb merece seus méritos. Muitooo bom!!! Como QUASE tudo que o SK faz... acho que ainda vai ter a 3 parte!

Suéllen 02/02/2022

Gostei muito
A história em si é muito boa, até porque mais uma vez o mestre uniu histórias que interligam aos territórios
Só demorei pra engatar na leitura

Milene Wi 29/09/2021

A Casa Negra
Esse livro é a continuação de O Ta lismã. Gostei muito mais da escrita de A Casa Negra, a leitura flui e o livro absorve muito mais o leitor. É um livro mais pesado que o anterior. Nele, o personagem Jack Sawyer é adulto e vai ajudar a desvendar o desaparecimento de uma criança pelas mãos de um serial killer. No livro também há referências e informações importantes sobre a saga A Torre Negra.

Luiz.Goulart 15/09/2021

excelente continuação de O Talismã
Este livro é a continuação de O Talismã, de Stephen King e Peter Straub, dois mestres do terror e suspense. Se no primeiro volume Jack Sawyer, com 12 anos, precisava demonstrar uma extrema coragem para enfrentar os mistérios dos Territórios, aqui ele está com 32 anos e voltará a enfrentar entidades sobrenaturais. Só que ele não se lembra de nada do que aconteceu 20 anos antes. Este livro é um calhamaço de mais de 600 páginas enquanto o anterior passava de 900 páginas. Li quase sem consegui parar para dormir.

Felipe 27/12/2012

Interlúdio: Reflexos de Outro Mundo
Vinte anos após a grande jornada de Jack Sawyer à procura de um talismã perdido, a magia dos Territórios ainda continua viva nas páginas de seu sucessor. Jack, agora um "puliça", se vê na missão de deter um mal que assola o vilarejo de Tamarak. Uma casa, cujas paredes e janelas são negras como a noite, localizada nos confins de uma mata densa e fechada, parece conter todas as respostas para esse novo desígnio. "A Casa Negra" é o tipo de romance apaixonante para aqueles que um dia tiveram a honra de se curvarem diante da exuberante Laura DeLoessian, e também para os que são "jovens" demais para terem conhecido a rainha dos Territórios. É de uma exuberância se descrição e para ser venerado sem dúvida, como dizia um velho amigo: "Aqui e Agora".

Wander.Santos 27/07/2022

Achei muito estranho o começo do livro! Acho que fui com muita sede ao pote, por conta de P Talismã, mas ele foi crescendo com o tempo e chegou muito bem ao final. A cena do estúdio é desesperadora, e o final aquele gosto amargo de quase todos os final do King.

Julia 24/08/2023

Quase na Torre
O livro é legal no geral, apesar de eu não gostar mt desses livros do king escrevendo com outra pessoa e tal. O grande problema pra mim é que ele é um livro desnecessariamente grande, mt coisa ali n era realmente necessária. De toda forma me diverti, então tá ótimo

Emy 17/08/2023

Sétimo livro que eu leio do King. Apesar, de saber que ele é muito prolixo, esse livro de todos que eu li dele foi o único que li arrastado, eu pulava 3 páginas e sentia que não fazia diferença nenhuma na leitura. Podia ser muito menor o livro.
Magne 19/08/2023minha estante
O que eu mais gostei do King foi o "Desespero", é diferente dos que li: contos, It, sob a redoma, insônia... O mais chato foi torre negra do segundo volume pra frente.

Emy 20/08/2023minha estante
Estou começando _Desespero" agora, espero que eu goste

Magne 20/08/2023minha estante
Espero que sim, depois me conta. King é muito bom em alguns cenários.

@dropsdeleitura 13/05/2016

Não está entre os preferidos
Especialista em criar atmosferas de suspense e medo a partir de contextos aparentemente exdrúxulos, SK desaponta um pouco nessa continuação de "O Talismã". Não sou muito fã dessas obras conjugadas, sempre acho que se perde um pouco do estilo do autor, e esse livro é um bom exemplo disso. A leitura flui fácil e vale a pena conferir, mas não espere encontrar SK em sua melhor forma. Eu não encontrei.

Rodrigo.Artioli 30/11/2022

Funciona em partes...
Após concluir o livro realmente me dei conta que como o Talismã ele funciona em partes. Alguns núcleos quebram demais a narrativa e tiram parte da empolgação. Deu uma leve melhorada dá página 480 em frente (será porque começou a citar a Torre Negra?) e concluiu até que bem.
Rodrigo 11/04/2024minha estante
Citar a Torre Negra ele cita desde as primeiras páginas, no comecinho tem vários personagens declamando versos sobre Torres e Reis Rubros, o que ora mim que não consigo entrar na vibe da Saga da Torre Negra é um saco

Doug 12/02/2015

Na segunda aventura de Jack Viajante e continuação d'O Talismã, Stephen King vai além e eleva o nível já estabelecido no primeiro volume da saga a níveis, no mínimo, épicos. Em A Casa Negra nos deparamos com Jack Sawyer já adulto e consagrado investigador da divisão de homicídios da polícia de Los Angeles. Após se deparar com o cadáver de um antigo conhecido, Jack decide se aposentar precocemente, se mudando para a pequena cidade de French Landing, Condado de Coulee, Wisconsin. Jack não é estranho a esta cidade. Já tinha sido conhecido por ela e pelos seus moradores por ter resolvido um caso de homicídio nela. Mas Jack está diferente. Já não se lembra ou perambula pelos Territórios, mundo fantástico magicamente apresentado por SK n'O Talismã. Jack se esqueceu que passou por toda a epopeia pelos territórios quando tinha apenas 12 anos. Mas agora Jack, mesmo contra sua vontade, é pressionado em direção a um caso que assola a pequena French Landing, um homem que se intitula O Pescador sequestra crianças e come partes de seus pequenos corpos. Sem conseguir fugir da sua missão como investigador da homicídios, Jack cede aos pedidos de Dale, seu amigo e chefe da polícia local e embarca na caçado ao Pescador. King e Straub (o outro autor do livro) nos apresentam um cenário incrivelmente aterrorizante. Não há pudores! Cadáveres estão descansando e apodrecendo em certos locais da cidade até que a polícia os encontrem e cataloguem como pertencentes a mais vítimas do Pescador. As descrições de certos cenários e cenas relativas às vítimas do Pescador são assombrosas, de verdade. O livro é longo, mas muito, muito menos tedioso do que O Talismã (que é ainda mais longo!). É impossível parar de ler e de acompanhar o desenrolar da trama tão bem escrita por King e Straub. E como se o livro já não fosse incrível por si só, dada uma parte da história todo o cenário e o desenlace da trama se mistura com o grandioso universo criado por Stephen King relativo a nada mais nada menos do que A Torre Negra! Sim! Eu demorei a ler A Casa Negra. Na verdade a li muitíssimo tempo após a leitura de toda a saga d'A Torre. E mais uma vez descobri que as referências em outras obras de Stephen King sobre o universo d'A Torre simplesmente não se esgotam. Enfim, é um dos melhores livros de King que já li em toda minha vida! É sensacional e o final é incrível! E com promessa de que haverá um terceiro volume para continuar contanto as peripécias de Jack Viajante, como prometido por King e Straub numa convenção em 2014.

Romulo.Fergutz 03/05/2024

Confusão no asilo
Triste ver uma sequência de um livro tão bom como o Talismã ser tão ruim. Maçante e confuso. Acredito que a coautoria neste em específico não deu muito certo. RIP Peter Straub ??